Autor Tópico: Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?  (Lida 84725 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #225 Online: 09 de Janeiro de 2013, 13:41:29 »
não quis refutar, só quis dizer que não é necessário ter vida boa pra conseguir uma vida boa.

Nem eu. Mas seu caso é evidência anedótica. Minha mãe mesmo, terminou o ensino médio aos 27 depois de vir do interior, entrou pra faculdade de direito aos 30, grávida e solteira, me criou sozinha, chegando até a passar fome, mas ralou e hoje tem um salário de +- 30 salários mínimos.

Mesmo assim, o fato é que existe uma grande diferença de condições entre um estudante que precisou quebrar pedra até para ter água pra beber e outro que nem os cadarços amarra sozinho. Mas dizer que basta ter a tal "força de vontade" quando nem dinheiro pra caderno o sujeito tem, é simplificar ao extremo.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Higor.

• Nível 03
  • *
  • muita calma nessa hora.
« Resposta #226 Online: 09 de Janeiro de 2013, 13:47:59 »
não quis refutar, só quis dizer que não é necessário ter vida boa pra conseguir uma vida boa.

Nem eu. Mas seu caso é evidência anedótica. Minha mãe mesmo, terminou o ensino médio aos 27 depois de vir do interior, entrou pra faculdade de direito aos 30, grávida e solteira, me criou sozinha, chegando até a passar fome, mas ralou e hoje tem um salário de +- 30 salários mínimos.

Mesmo assim, o fato é que existe uma grande diferença de condições entre um estudante que precisou quebrar pedra até para ter água pra beber e outro que nem os cadarços amarra sozinho. Mas dizer que basta ter a tal "força de vontade" quando nem dinheiro pra caderno o sujeito tem, é simplificar ao extremo.

É, realmente o mínimo é preciso. Confesso que eu tive uma colaboração dos meus pais.
faze o que tu queres será o todo da Lei.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #227 Online: 09 de Janeiro de 2013, 14:15:17 »
ALém da parte financeira o contexto familiar ajuda muito, não só pela (falta de) estabilidade das relações como pelo incentivo ao estudo, a leitura, etc...
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #228 Online: 09 de Janeiro de 2013, 14:52:23 »
Sou contra. O vestibular não descrimina o preto dos outros, nem o pobre dos outros, discrimina quem tem capacidade de passar no teste do que não tem. Simples.

Exatamente. A força de vontade vem de cada um.

Mas é muito mais fácil ter força de vontade quando papai e mamãe pagam todas as contas, colégio particular, material, carro pra ir pro cursinho de R$600, cursinho de língua estrangeira, baladinha pra descontrair, etc... ::)

Ah, então eu devo ser muito esforçado mesmo, porque só fiz um cursinho de R$150, trabalho pra caralho e o meu mínimo de inglês aprendi no livemocha.

Eu tenho renda maior e mais bens que os meus pais juntos e de boa parte de meus parentes com o triplo da minha idade, isso não importa para a sociedade pois eu sou minoria.
Sou excessão junto com os pobres que se deram bem financeiramente ou que chegaram à riqueza. A porcentagem destes é mínima; se no nosso país o crescimento financeiro e a possibilidade de ascensão econômica fosse tão fácil o salário médio da população não seria tão baixo, o homem não ganharia mais do que a mulher nem o branco ganharia mais que o preto por pura concepção dos empregadores que ou contratam e pagam sem considerar os fatores realmente relevantes na determinação de um salário justo ou mantém a média de salário baixo destes grupos específicos por falta de características desejáveis no todo e indesejáveis neles.

No caso do negro a situação se agrava. O meio em que ele é criado geralmente está minado com o crime e com péssimos costumes sociais, e ao contrário do que acontece nas classes altas a cooperação entre os indivíduos negros e pobres é minimamente intelectual, também não podemos esquecer do ensino público que não fomenta o fortalecimento da comunidade pobre perante a sociedade como um todo nem pode proporcionar interação com as outras classes - já que estas fogem do ensino de má qualidade - e o indivíduo que se forma neste tem menos conhecimento intelectual do que quase qualquer outro que pagou pelo ensino privado.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Higor.

• Nível 03
  • *
  • muita calma nessa hora.
« Resposta #229 Online: 09 de Janeiro de 2013, 15:00:40 »
Sou contra. O vestibular não descrimina o preto dos outros, nem o pobre dos outros, discrimina quem tem capacidade de passar no teste do que não tem. Simples.

Exatamente. A força de vontade vem de cada um.

Mas é muito mais fácil ter força de vontade quando papai e mamãe pagam todas as contas, colégio particular, material, carro pra ir pro cursinho de R$600, cursinho de língua estrangeira, baladinha pra descontrair, etc... ::)

Ah, então eu devo ser muito esforçado mesmo, porque só fiz um cursinho de R$150, trabalho pra caralho e o meu mínimo de inglês aprendi no livemocha.

Eu tenho renda maior e mais bens que os meus pais juntos e de boa parte de meus parentes com o triplo da minha idade, isso não importa para a sociedade pois eu sou minoria.
Sou excessão junto com os pobres que se deram bem financeiramente ou que chegaram à riqueza. A porcentagem destes é mínima; se no nosso país o crescimento financeiro e a possibilidade de ascensão econômica fosse tão fácil o salário médio da população não seria tão baixo, o homem não ganharia mais do que a mulher nem o branco ganharia mais que o preto por pura concepção dos empregadores que ou contratam e pagam sem considerar os fatores realmente relevantes na determinação de um salário justo ou mantém a média de salário baixo destes grupos específicos por falta de características desejáveis no todo e indesejáveis neles.

No caso do negro a situação se agrava. O meio em que ele é criado geralmente está minado com o crime e com péssimos costumes sociais, e ao contrário do que acontece nas classes altas a cooperação entre os indivíduos negros e pobres é minimamente intelectual, também não podemos esquecer do ensino público que não fomenta o fortalecimento da comunidade pobre perante a sociedade como um todo nem pode proporcionar interação com as outras classes - já que estas fogem do ensino de má qualidade - e o indivíduo que se forma neste tem menos conhecimento intelectual do que quase qualquer outro que pagou pelo ensino privado.

Então a questão é se a pobreza tem cor, porque também conheço muito branco que é pobre e não tem muita opção.

Inclusive eu me lembrei disso aqui:

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1083720-5604,00-ESTUDANTE+VAI+A+JUSTICA+APOS+PERDER+VAGA+DE+COTA+PARA+NEGROS+EM+UNIVERSIDAD.html
faze o que tu queres será o todo da Lei.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #230 Online: 09 de Janeiro de 2013, 15:08:56 »
Eu não falei somente sobre negros.
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #231 Online: 09 de Janeiro de 2013, 15:24:47 »
O Price falou da ralé em geral. Tipo eu...
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #232 Online: 09 de Janeiro de 2013, 18:29:06 »
'Nóis...'
Foto USGS

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #233 Online: 10 de Janeiro de 2013, 12:00:47 »
Eu, price e Geotecton, a esquerda no FCC só vai crescendo...  :histeria:
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #234 Online: 10 de Janeiro de 2013, 12:44:15 »

Daqui a pouco até o Arcanjo se converte  :hihi:...
"Deus prefere os ateus"

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #235 Online: 10 de Janeiro de 2013, 13:54:08 »
O Mercadante anunciou que a partir do ano que vem todos os cotistas vão receber bolsa de 400 reais EEEEEEEE que a manutenção da bolsa ao longo do curso será condicionada ao desempenho do aluno: aí que ao meu ver a porca continua torcendo o rabo.

Pelo que observo os alunos cotistas do meu curso que fazem de fato jus ao sistema têm péssimos resultados acadêmicos, o que é muito lógico quando você pensa que alunos efetivamente pobres em geral têm que conciliar empregos exaustivos com os estudos, não têm tanto acesso à meios de informação, se formaram em escolas públicas típicas, moram longe pra caraleo, etc...

O mesmo eu observava na UERJ... cotista que vai muito bem e que endossa a propaganda de que "por meio da força de vontade excepcional que lhes é característica os cotistas acabam apresentando resultados acadêmicos superiores aos dos não cotistas e blá e blá e blá, blá, blá..." é exatamente o pessoal que estudou no CPII, no CEFET, no Colégio Militar... e que acabou dando um jeitinho de maquiar os dados socioeconômicos, omitindo a renda do padrasto, declarando que mora sozinho quando na verdade vive junto e às expensas da mãe professora et cetera... Eu não digo nem que sejam pessoas tipicamente ricas, mas não são os tipicamente pobre estabelecidos pelas regras dadas pelo sistema (de cotas).

Se vai se aplicar cotas baseado na pretensão e no ideal de que a ele só vão concorrer pessoas comprovadamente pobres (segundo os critérios de corte estabelecidos em edital) é um tanto óbvio que se institua uma bolsa de auxílio automática a quem pretensa e idealisticamente foi beneficiado exatamente por conta de sua pretensa e idealística dificuldade socioeconômica.

Mas quando se estabelece este tipo de condição e ignora-se a possibilidade a realidade não case assim tão bem com as idéias que deram luz ao sistema eu acho que o resultado prático previsível é tornar o sistema cada vez mais benéfico para quem aplicou um 'jeitinho brasileiro" e cada vez mais inútil para quem pretensa e idealisticamente seria o alvo da medida compensatória.

Vamos ver no que esta m... toda dá :(
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2013, 14:09:09 por Donatello van Dijck »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #236 Online: 10 de Janeiro de 2013, 14:05:29 »
Que merda de moda é essa de inventar bolsa auxílio pra tudo? Investir diretamente no problema ninguém quer. PQP...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #237 Online: 10 de Janeiro de 2013, 14:47:14 »
Alguém tem o link para essa MP?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #238 Online: 10 de Janeiro de 2013, 15:00:53 »

Sou burguès detendor de meios de produção, não me junto com essa gentalha. :lol:

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #239 Online: 10 de Janeiro de 2013, 15:04:13 »
Mas quando se estabelece este tipo de condição e ignora-se a possibilidade a realidade não case assim tão bem com as idéias que deram luz ao sistema eu acho que o resultado prático previsível é tornar o sistema cada vez mais benéfico para quem aplicou um 'jeitinho brasileiro" e cada vez mais inútil para quem pretensa e idealisticamente seria o alvo da medida compensatória.
Os sistemas de avaliação do PROUNI, do SISU e do FIES são excelentes, se teve problema foi falcatrua interna.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #240 Online: 10 de Janeiro de 2013, 15:13:04 »

Sou burguès detendor de meios de produção, não me junto com essa gentalha. :lol:

Seria o Price um novo Suplicy?

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #241 Online: 10 de Janeiro de 2013, 15:41:53 »
Os sistemas de avaliação do PROUNI, do SISU e do FIES são excelentes, se teve problema foi falcatrua interna.
Não, não são, conheço casos de "falcatrua" (alguns com detalhes, porque são pessoas relativamente próximas) e não houve nenhum esquema interno de facilitação. Na verdade o Prouni e as cotas se baseiam basicamente em declarações de próprio punho e comprovação de renda e endereço, então não precisa ninguém facilitar nada.

Se você pegar por exemplo o sistema adotado na maioria das públicas pelo SISU as documentações exigidas para participar das cotas são:

1- declaração de próprio punho da composição familiar
2- comprovante de conclusão do ensino médio em qualquer escola pública e/ou declaração de próprio punho dizendo se considerar pardo ou negro ou indigena.
3- comprovante de renda
4- comprovante de residência

e fim.

Qualquer cidadão de qualquer família pode concorrer pelas cotas ou pelo Prouni desde que... declare de próprio punho ser negro (se tiver estudado em escola pública melhor ainda, mas a partir deste ano não é mais necessário) e declare de próprio punho morar sozinho e não tenha renda comprovável em seu próprio nome superior a um salário mínimo e meio (ou omita, que seria o único caso que eu acho que tecnicamente poderia ser considerado fraude e talvez pudesse pegar alguma coisa se fossem cruzados dados da receita, por exemplo, mas duvido muito que na prática isso ocorresse, pelo menos pras cotas, mais provavelmente sim pro FIES).

Na prática, sobretudo para o grupo alvo dos vestibulares (pós-adolescentes que ainda não estão completamente inseridos no mercado de trabalho) não é nada difícil burlar os critérios, é só preencher o formulário assim:
Mora com quem? sozinho.
Mora onde? pode dar o endereço de casa mesmo que te garanto que NINGUÉM vai bater na sua porta pra conferir, mas se não quiser arriscar bota o endereço da casa de praia da avó que está sempre vazia.
Tem renda? não, ou muito pouca (nem precisa mentir quanto a isso, porque geralmente não tem mesmo)

Apresenta as declarações "comprovando" a situação, pronto, voilá.

Ps.: é sempre previsto em edital que as informações serão verificadas por assistentes sociais e em caso de comprovada fraude será cancelada a acota... desconheço qualquer cotista que já tenha recebido alguma investigação quanto a isso.

Ps2.: eu já fui cotista (não me formei) e minha mulher se formou pelo Prouni, ambos fazíamos jus aos sistemas quando entramos, mas se não fosse o caso também não faria a menor diferença, as informações nunca foram exigidas declarações além do mencionado acima, nunca recebemos qualquer investigação quanto a isso.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2013, 16:45:47 por Donatello van Dijck »

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #242 Online: 10 de Janeiro de 2013, 15:45:02 »
Concordo!

Eu, meu irmão e um amigo próximo fizemos tudo pelo PROUNI, e a avaliação é bem ridicula. Desde que leve todos os documentos, tudo bem. Mesmo que sejam "maquiados".

EDIT: Meu irmão fez depois de mim, e com a soma do que eu ganhava com a do meu pai não dava teoricamente. Então não apresentei minha carteira. Fiz uma declaração meia boca no Word e passou.
A do meu amigo nem se fale....Todos da casa dele ganhavam acima de 3 salários minimos, menos a mãe dele.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2013, 15:55:15 por JohnnyRivers »

- Skid Row

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #243 Online: 10 de Janeiro de 2013, 15:52:11 »
O Price provavelmente está se baseando nos critérios do edital, e esses realmente são razoáveis... mas é exatamente isto que estou apontando (e você comprovou na prática). Os critérios do edital são só enfeite, eles não são verificados ou são de forma muito porca e burocrática, tipo: a conta de luz apresentada é do mês exigido? [carimbo] a declaração de próprio punho está assinada? [carimbo]

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #244 Online: 10 de Janeiro de 2013, 15:54:09 »
Que merda de moda é essa de inventar bolsa auxílio pra tudo? Investir diretamente no problema ninguém quer. PQP...

Este é um dos vieses de governos populistas. E antes que algum petista ressentido 'saia disparando a esmo', esta política (errônea se muito duradoura, em meu entender) vem desde o governo FHC.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #245 Online: 10 de Janeiro de 2013, 15:56:26 »

"Gentalha" seria a esquerda do FCC ou o Osler e eu?

Ou todos?  :hihi:
Foto USGS

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #246 Online: 10 de Janeiro de 2013, 16:06:25 »
EDIT: Meu irmão fez depois de mim, e com a soma do que eu ganhava com a do meu pai não dava teoricamente. Então não apresentei minha carteira. Fiz uma declaração meia boca no Word e passou.
A do meu amigo nem se fale....Todos da casa dele ganhavam acima de 3 salários minimos, menos a mãe dele.

Noutro dia eu cai num artigo da Desciclopédia que dizia que o Thor Batista passou numa universidade pela cota de negros, só não é verossímil porque ele é muito famoso e provavelmente daria muito estardalhaço na mídia, alguém com a mesma faixa de renda e tom de pele e só um pouquinho mais anônimo não teria problema nenhum em fazê-lo, se quisesse.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2013, 16:13:54 por Donatello van Dijck »

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #247 Online: 10 de Janeiro de 2013, 17:25:42 »

"Gentalha" seria a esquerda do FCC ou o Osler e eu?

Ou todos?  :hihi:

Todo o resto da humanidade. :lol:

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #248 Online: 10 de Janeiro de 2013, 17:30:59 »
O Price provavelmente está se baseando nos critérios do edital, e esses realmente são razoáveis... mas é exatamente isto que estou apontando (e você comprovou na prática). Os critérios do edital são só enfeite, eles não são verificados ou são de forma muito porca e burocrática, tipo: a conta de luz apresentada é do mês exigido? [carimbo] a declaração de próprio punho está assinada? [carimbo]

Mas é nele que o aluno se baseia, e que a insituição deve se basear. Eu recebia um auxílio de pesquisa na USP que foi suspenso pois a minha renda está acima do desejado, na PUC eu tinha bolsa integral que também foi suspensa. Na PUC, por exemplo, se o candidato tiver pais donos de empresas é necessário o extrato das contas, se não fornecido a PUC entra em contato com o Min. da Educação que por sua vez aciona a Receita Federal para descobrir a movimentação da empresa. A minha namorada recebe uma visita anual da Belas Artes.

Se a instituição não segue a lei e se o aluno é criminoso a culpa é destes, e não da legislação, a menos que esta em seus pormenores abra brechas.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #249 Online: 10 de Janeiro de 2013, 17:37:02 »

Mas é nele que o aluno se baseia, e que a insituição deve se basear. Eu recebia um auxílio de pesquisa na USP que foi suspenso pois a minha renda está acima do desejado, na PUC eu tinha bolsa integral que também foi suspensa. Na PUC, por exemplo, se o candidato tiver pais donos de empresas é necessário o extrato das contas, se não fornecido a PUC entra em contato com o Min. da Educação que por sua vez aciona a Receita Federal para descobrir a movimentação da empresa. A minha namorada recebe uma visita anual da Belas Artes.

Se a instituição não segue a lei e se o aluno é criminoso a culpa é destes, e não da legislação, a menos que esta em seus pormenores abra brechas.

Existe mais burocracia pra abrir crediário na Casas Bahia do que para adentrar em alguns destes programas populistas do governo...
Viva o jeitinho brasileiro.

E sim, está em seu pormenores as brechas.

- Skid Row

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!