Mas quando se estabelece este tipo de condição e ignora-se a possibilidade a realidade não case assim tão bem com as idéias que deram luz ao sistema eu acho que o resultado prático previsível é tornar o sistema cada vez mais benéfico para quem aplicou um 'jeitinho brasileiro" e cada vez mais inútil para quem pretensa e idealisticamente seria o alvo da medida compensatória.
Os sistemas de avaliação do PROUNI, do SISU e do FIES são excelentes, se teve problema foi falcatrua interna.
Não, não são, conheço casos de "falcatrua" (alguns com detalhes, porque são pessoas relativamente próximas) e não houve nenhum esquema interno de facilitação. Na verdade o Prouni e as cotas se baseiam basicamente em declarações de próprio punho e comprovação de renda e endereço, então não precisa ninguém facilitar nada.
Se você pegar por exemplo o sistema adotado na maioria das públicas pelo SISU as documentações exigidas para participar das cotas são:
1- declaração de próprio punho da composição familiar
2- comprovante de conclusão do ensino médio em qualquer escola pública e/ou declaração de próprio punho dizendo se considerar pardo ou negro ou indigena.
3- comprovante de renda
4- comprovante de residência
e fim.
Qualquer cidadão de qualquer família pode concorrer pelas cotas ou pelo Prouni desde que... declare de próprio punho ser negro (se tiver estudado em escola pública melhor ainda, mas a partir deste ano não é mais necessário) e declare de próprio punho morar sozinho e não tenha renda
comprovável em seu próprio nome superior a um salário mínimo e meio (ou omita, que seria o único caso que eu acho que tecnicamente poderia ser considerado fraude e talvez pudesse pegar alguma coisa se fossem cruzados dados da receita, por exemplo, mas duvido muito que na prática isso ocorresse, pelo menos pras cotas, mais provavelmente sim pro FIES).
Na prática, sobretudo para o grupo alvo dos vestibulares (pós-adolescentes que ainda não estão completamente inseridos no mercado de trabalho) não é nada difícil burlar os critérios, é só preencher o formulário assim:
Mora com quem? sozinho.
Mora onde? pode dar o endereço de casa mesmo que te garanto que NINGUÉM vai bater na sua porta pra conferir, mas se não quiser arriscar bota o endereço da casa de praia da avó que está sempre vazia.
Tem renda? não, ou muito pouca (nem precisa mentir quanto a isso, porque geralmente não tem mesmo)
Apresenta as declarações "comprovando" a situação, pronto, voilá.
Ps.: é sempre previsto em edital que as informações serão verificadas por assistentes sociais e em caso de comprovada fraude será cancelada a acota... desconheço qualquer cotista que já tenha recebido alguma investigação quanto a isso.
Ps2.: eu já fui cotista (não me formei) e minha mulher se formou pelo Prouni, ambos fazíamos jus aos sistemas quando entramos, mas se não fosse o caso também não faria a menor diferença, as informações nunca foram exigidas declarações além do mencionado acima, nunca recebemos qualquer investigação quanto a isso.