O erro foi do estado, quando o estado erra, o povo paga o pato. Seja com dinheiro de impostos para pagar multas e indenizações, seja com vagas em universidades.
Absurdo!
Não há como o Estado reparar o erro da escravidão. Isso é impossível.
Se os escravos libertos tivessem recebido terras, ou mesmo seus descendentes diretos, ou até seus netos, vá lá, faria algum sentido, e na prática seria um meio não de reparação, mas de atenuação.
Mas hoje não há como, não faz o menor sentido. O Estado pagar indenizações significaria que os recursos dos impostos de muitos descendentes de africanos e europeus ( como eu ) estaria sendo usado para indenizar muitos descendentes de africanos e europeus ( como o neguinho da Beija-Flor ). Um descendente de imigrantes japoneses estaria pagando indenização para um descendente de africanos ( mas que também possivelmente descende de europeus ).
Existem indenizações e multas de processos que o estado perdeu 30 anos atrás, sendo pagos até hoje, Ou seja Pessoas com 31 anos pagando por coisas que aconteceram antes deles nascerem. Essas coisas acontecem. Mas, anyway, o estado não esta pagando indenização, esta dando vagas em universidades.
E prejudicando meus filhos e fazendo bondades ineficientes e populistas com o dinheiro dos outros.
Vai reclamar com os caras que trouxeram escravos para o Brasil, vai reclamar com quem os libertou e os largou na miséria. Uma hora a conta chega.
pois é barata por isso o absurdo já estão todos mortos. E eu não tenho nada a ver com isso
Pense um cenário: vamos dizer que um sujeito trabalha muito, branco, paga muitos impostos, paga pela ineficiência do governo na forma de segurança e saúde e seus filhos não sejam QIs mais do que medianos. Não poderiam cursar a USP se passassem em cima devido a quotistas que desempenharam pior? E ai esse pai, quando seus filhos com 18 anos e ele com 55 anos perde o emprego!!! E ai ? Onde está sua justiça?
Isso não é justiça é apenas fazer uma catástrofe em todo o sistema com medidas disfuncionais e injustas contra quem não fez nada de mal a não ser pagar imposto para c.. Sua vida toda. É fazer com a sociedade o que a Dilma fez com a energia. Agora os pobres pagam a mais também.
Existe uma falácia enorme do que é ser mais rico. Posso ser considerado de um extrato mais alto mas basicente necessito de meu salário para viver. Esse 0.001% estão tão distante de mim, eu preciso que meus filhos entrem na USP para que eu possa ter tranquilidade que batalhei em minha velhice.
E advinhe.. Para os realmente ricos que conheço, eles estão cagando para USP... Veem seus filhos como seus sucessores.
Ao final, estou no mesmo barco que tantos outros, lutando para manter algo de seu padrão de vida durante a velhice.. Melhor posicionado que os pobres sem dúvida alguma mas a natureza da batalha não é diferente.
As pessoas babam de raiva contra a classe A da USP.. Deveriam pensar o que isso significa