Então dizer que há uma tradição greco-romana(europeia, branca) no pensamento ocidental é racismo para com os africanos e orientais?
Achar que as pessoas hoje, de qualquer origem, têm lá grande herança cultural de antepassados longínquos é ingênuo e potencialmente racista. Nem ser de família portuguesa e preferir cozinha portuguesa à italiana será algo lá muito "garantido".
Também acho meio inerentemente racistas esses rótulos raciais à cultura, como "cultura branca", "música negra", em vez de se usar a geografia mais específica, apenas, já que a "raça" original em si é apenas associação incidental.
A intenção de trazer o "Barata 2007" não foi de "ah-ha! pego no flagra? E agora, como é que você explica isso? Mudar de idéia???!!!! Isso é inadmissível!!!!1111111"
Apenas acho curiosa a mudança, e da forma que vi, fica parecendo "abrupta".
Para coisas que eu particularmente tenha mudado de idéia acho que posso delinear uma "gradação", o que levou a mudar de idéia. Geralmente não é uma coisa como, antes acreditava piamente num "slogan" ideológico e de repente o oposto que me convence.
Eu mesmo sou meio "meio-termo" nesse assunto (para variar), já tendo oscilado um pouco dos dois lados. Primeiro por imediatamente não ver falhas ou injustiças no sistema de cotas (o apelo da canetada mágica pode te pegar desprevenido), depois por ver, e depois por ter dúvidas sobre como as coisas ficam na balança. Na minha balança pessoal, oscilam.
(E não trouxe por memória; esbarrei com isso ao pesquisar pelo assunto no fórum e achei interessante).