Presos não, são internados na fundação casa por um período que não pode exceder 3 anos, independente da gravidade do crime cometido.
Lindo jogo de palavras, eles não são presos (palavra feia) , eles são internados ( palavra mais bonitinha, mais leve ). A realidade é que os tais locais de internação/prisão são filiais do inferno . E lá os menores são agredidos de variadas maneiras. São humilhados, são vilipendiados , são injuriados . São agredidos verbalmente, fisicamente.
E os bacanas da nossa sociedade não estão nem aí com isso.
E eles estão lá porquê?
Eu te digo que não foi por livre arbítrio, pois não existe livre arbítrio/não existe livre escolha, este é um conceito falso como já discutido em outro tópico. De forma resumida eles estão lá e nós não estamos por causa de uma série de aleatoriedades. Nós recebemos uma longa série de informações/estímulos ambientais, que geraram uma longa série de pensamentos interligados numa longa e ininterrupta seqüencia de pensamentos/atividade cerebral ( na esmagadora maioria inconscientes), que por sua vez geraram nossas ações, as quais fizeram chegar onde chegamos, eles receberam outras séries de informações/estímulos ambientais que geraram uma longa série de pensamentos interligados numa longa e ininterrupta seqüencia de pensamentos/atividade cerebral ( na esmagadora maioria inconscientes), que por sua vez geraram nossas ações, as quais os fizeram chegar onde chegaram.
Nós poderíamos estar lá se tivessemos recebido a mesma longa série de informações/estímulos ambientais, não estamos por pura aleatoriedade boa que também pode ser chamada de sorte. Apenas por isso.
Desculpe JJ, mas a sua explicação não é convincente.
Eu cresci em uma família que passou por muita penúria até chegar a minha idade de adolescente. Meu pai trabalhava como autônomo em três atividades distintas em pelo menos dois turnos (algumas vezes em três) e minha mãe tinha uma atividade como autônoma.
Fizemos apenas uma viagem mais longa (para conhecer Brasília, cruzes!) nos meus primeiros 12 anos de vida. Meus pais tinham, de início, uma casa de madeira pequena (com 4 cômodos), montada no terreno de meus avós maternos. O banheiro era externo e não havia chuveiro.
Roupas eram reaproveitadas, compras em mercados eram restritas a mantimentos e de limpeza, brinquedos somente eram dados em duas ocasiões (aniversário e natal) e sempre eram muito simples.
E muito próximo de onde morávamos, existiam famílias muito abastadas, que possuíam carro, telefone, televisor, banheiros com água corrente aquecida, diversos imóveis (incluindo fazendas), que viajavam com frequência para a Europa e EUA e com filhos e filhas que desfrutavam destas benesses, vários dos quais não tínhamos contato. E eu não conheço nenhum caso sequer de uma só pessoa destas famílias que tenha sido assaltada ou molestada por causa da 'desigualdade social'.
O motivo disto chama-se "educação familiar lastreada em ética e moral".