O Juca escreveu isso? Uau. É que... digo... uau! Lendo esse texto eu fico imaginando o autor fazendo uma colagem de fotos do Lula no teto do seu quarto, para poder dormir olhando pra ele...
*
Lembro que mesmo eu, que sempre desconfiei de Lula, cheguei a me emocionar quando ele assumiu o poder em 2003 (votei nele na época). Mas rapidamente essa admiração se transformou em desprezo, não só por causa de suas ações, mas pelo próprio culto à personalidade que surgiu em seguida. O pior é que inevitavelmente, um tal "líder supremo incorruptível", de tanto receber adulação acaba passando a acreditar no seu próprio mito. Vide as gravações da Lava Jato, que mostram um Lula claramente indignado por não estar sendo tratado com a deferência que acredita merecer ("um supremo acovardado," etc.). Hoje o que era desprezo evoluiu para asco. Em breve talvez este dê lugar à pena. Talvez.
*E Juca: não, não é um ad hominen. É só minha reação a esse seu post antigo.
Também votei em Lula quando ele se elegeu da primeira vez (ao menos no segundo turno, talvez no primeiro tenha votado em Ciro Gomes), e também achei emocionante um ou outro discurso, não lembro bem quando/quais. Não votei nele com a convicção de um fiel, mas como o menor dos males. Concordava com críticas nas linhas de que ele estava sendo eleito praticamente sem programa de governo, me dava algum receio. Mas logo em seguida veio o "Fome ZERO", nome que, nesse tom definitivo, passa uma tremenda impressão de uma "vontade política" diferencial que traria uma diferença significativa ao país.
Não me lembro bem quando minha opinião foi mudando de "menos pior" para pior. Ainda antes do mensalão. Me lembro de antes (antes mesmo das eleições) ter achado muito suspeitas algumas ocorrências relacionadas ao assassinato de Celso Daniel, como diversos outros petistas terem alegadamente recebido ameaças, acho que a coisa foi fermentando gradualmente.
Mas achava muito das críticas que o PT recebia infundadas, realmente muitas parecem (e uma porção significativa de fato é*) ter motivação exclusivamente classistas. Se houvesse menos disso talvez tivesse sido mais rápida a mudança de opinião (os petistas sabem disso, por isso tentam explorar ao máximo haver esse perfil de opositor, para desqualificação generalizada).
Depois votei cada vez menos próximo ao PT.
Para aqueles que ainda sofrem com algum complexo de culpa por ter votado em Lula, um consolo:

* com o risco de estar dizendo isso pela décima vez... o amor e o ódio que o PT desperta é um fenômeno singular. E do lado do ódio tem aqueles sedentos por acreditar em qualquer sujeira que ouvir falar. Uma vez vi num blog um cara esbravejando contra Dilma ter se gabado que as obras da Petrobrás protegerem o Brasil de terremotos, quando um havia atingido o Chile ou outro país sul-Americano. Mas a notícia era de um pseudo-jornal humorístico na linha d'"O Sensacionalista".
Eu procurei por textos meus defendendo o PT, mas eu não encontrei. Já era coxinha desde criancinha, e isso se deve a ler a Veja desde os 15 anos.
E a revista Recreio antes, que é da editora Abril também, e comprada sem concorrência por governos do PSDB.