Autor Tópico: Uma refutação da Teoria da Evolução  (Lida 70117 vezes)

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
Re:Uma refutação da Teoria da Evolução
« Resposta #725 Online: 19 de Janeiro de 2014, 23:40:10 »
Fundamente como um moderador pode insultar um debatedor, puni-lo e sair livre... Não é um debate de iguais, pois não insultei nem floodei nada.

Tudo foi fundamentado, e ainda fui chamado de mentiroso, pernóstico, ignorante, entre outros insultos que não faço questão de guardar, mas quem está acompanhando está vendo....

Se você não concorda com o cartão amarelo ou considera que eu o tratei de forma inadequada, faça uma reclamação formal para a Moderação.

Se o pessoal tivesse feito a lição de casa teria achado a experiência que eu procurava- da unicelularidade para a multicelularidade...

http://evolucionismo.org/profiles/blogs/evolucao-do-ciclo-reprodutivo-multicelular-licoes-da-evolucao-exp

Não sabem nem quem é a Marilena Chauí. É ruim hein...
[/quote]

Eu sei quem é Marilena Chauí e já li esse livro "Convite à Filosofia" citado.

Você conhece Schopenhauer? Sim, né?

Você já leu o livro que citei? Não, né?

Rá! 2x1 agora.

Totalizando 3x1.

VENCI NOVAMENTE!

Acabou! O debate era em "melhor de 5".

Até o próximo jogo.

Abraços!
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2014, 23:42:34 por ReVo »
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #726 Online: 19 de Janeiro de 2014, 23:41:31 »
Esse cartão amarelo ficou assim com um jeito meio estranho, com justificativas estranhas, mais ainda porque moderador e punido estão numa discussão acirrada. Até parece ato de vingança.
Sim, temos uma regra de não-envolvimento. O cartão está suspenso até deliberação do Conselho.
Obrigado, Gaúcho. Por pouco cheguei a acreditar que isso aqui tinha virado uma espécie de Cuba, que alívio.

Você realmente acredita que o cartão amarelo foi dado por motivo pessoal, como um tipo de vingança?

Então você não leu nada do tópico e nem me conhece.

Mas, como há a regra do não-envolvimento, reconheço que errei e por isto me retiro da discussão e ressalto que considero válida a suspensão do cartão amarelo.

Foto USGS

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #727 Online: 19 de Janeiro de 2014, 23:44:35 »
Esse cartão amarelo ficou assim com um jeito meio estranho, com justificativas estranhas, mais ainda porque moderador e punido estão numa discussão acirrada. Até parece ato de vingança.
Sim, temos uma regra de não-envolvimento. O cartão está suspenso até deliberação do Conselho.
Obrigado, Gaúcho. Por pouco cheguei a acreditar que isso aqui tinha virado uma espécie de Cuba, que alívio.

Você realmente acredita que o cartão amarelo foi dado por motivo pessoal, como um tipo de vingança?

Mas, como há a regra do não-envolvimento, reconheço que errei e por isto me retiro da discussão e ressalto que considero válida a suspensão do cartão amarelo.

Geotecton, relaxa.

O debate já acabou, eu venci.

Foi 3x1 para mim numa "melhor de 5".

Expliquei tudo direitinho nos 2 posts anteriores.

Abraços!

:)
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #728 Online: 20 de Janeiro de 2014, 08:19:08 »

1. Não disse que acreditava em coisa alguma.
2. Sim, considero que o motivo foi pessoal, pois moderador/forista, no caso, são a mesma pessoa. 
3. Lí o suficiente. Não conheço nem um nem outro, logo minha observação é isenta de motivos pessoais.
4. Quem deve abandonar a discussão é o moderador que já reconheceu que errou. O forista deve continuar no debate para defender seus pontos de vista com o mesmo brilhantismo de sempre. Por favor, reconsidere a sua decisão.

Uma vez esclarecido, vamos em frente deixando essas bobagens de lado. Ok?

Uma beijoca.  :beijinho:
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2014, 11:57:56 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #729 Online: 20 de Janeiro de 2014, 15:46:06 »
Caros,

Estou repassando item por item desde a página 1, salvei no computador, passei para o Office e transformei em pdf.

Todas as respostas que ficaram para trás por eu não achar pertinente estão sendo reconsideradas. Mesmo as não fundamentadas.

Vai dar trabalho.

Não é dinheiro, por que ganho razoavelmente bem. É busca de conhecimento.

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #730 Online: 20 de Janeiro de 2014, 15:56:47 »
Eu gostaria muito que as colocações fossem mais organizadas e sucintas, partindo de um resumo da conclusão, e então a elaborando.

Sem tempo agora, apenas comentando brevemente:

A ideia que começou a surgir é que pequenos aumentos de complexidade DIMINUEM O SUCESSO REPRODUTIVO.

[...]

Ora, a TE basicamente é baseada em que A SELEÇÃO NATURAL (não interessa a que nível atue) vai selecionar o mais APTO, QUE É O QUE SE REPRODUZ MAIS...

Parece que muito do que está sendo colocado, deriva disso.

A seleção natural não atua como um "projetista inteligente" supervisionando o desempenho de toda variação dentro de uma espécie.

Seleção natural é simplesmente reprodução diferencial de variações hereditárias em diferentes ambientes, ou diferentes nichos.

Suponhamos que há um tipo de musgo que cresce diretamente no solo, mas não em pedras. Há no entanto variações um pouco melhores em crescer em pedras, mas no entanto, inferiores em se reproduzir no solo.

Disso simplesmente resultará que a emergência de um musgo que cresce na pedra divergindo desse do solo, mesmo que em absoluto ele seja "menos apto" que o musgo do solo. Pois eles não estão competindo diretamente, e nem há qualquer processo/mecanismo natural que fizesse as contas, que visse que o musgo que está lá cuidando de sua vida e proliferando na pedra, se prolifera proporcionalmente menos eficientemente do que o musgo do solo do qual deriva. O nicho do musgo da pedra pode ser até mais energeticamente dispendioso, simplesmenten não importa. O musgo, nem nada na natureza, é capaz de fazer uma avaliação tal como, "bem, a adaptação do musgo da pedra é mais dispendiosa do que a de musgo do solo, então é melhor ficarmos só com a de musgo do solo mesmo." Não. Se houver variação com algum grau de adaptação nesse sentido, que a permita sobreviver em um ambiente/nicho não-explorado (ou não-tão explorado) por seus descendentes, é isso que ocorrerá, simplesmente. Ela não será "abortada" preventivamente. Isso requereria algo como um "Supervisor Inteligente" da seleção natural para ocorrer. Sem tal SI, o musgo da pedra vai divergir/proliferar, mesmo que sua adaptação se dê ao custo de se reproduzir menos eficientemente no solo.

Isso já foi avaliado com os Pseudomonas, mas tudo bem. Veremos o que tange a isolamento geográfico.

Lembremos que SIM, há uma competitividade entre espécies, tanto que há destruição de umas por outras.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe0602200801.htm

No caso das bactérias inicialmente, não haveria nenhum competidor, nem nunca houve, a altura, para ocupar nichos ecológicos.

As bactérias exitem há 32 km de altura e 3 km de profundidade, se seu biota consiste em todo os  demais biotas somados...

Voltando aos musgos do solo para um musgo que cresce na pedra- A FISIOLOGIA PREPONDERARÁ- se houver alta pressão seletiva, com pouco alimentação, alta predação e doenças na pedra, O MUSGO FICA NO SOLO SIM.

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #731 Online: 20 de Janeiro de 2014, 16:04:37 »
[...]

E? Seleção artificial, coloque as bactérias na natureza e o gigantesco biota engolirá essas mutações

[...]

Esse experimento demonstrou a evolução. Simples. Não importa se a bactéria modificada irá sobreviver ou não na natureza.

Agora mudando de assunto: você está dizendo que seleção artificial está fadada ao fracasso? Por que então que cães, cavalos, muitas plantas depois de submetidos à seleção artificial estão aí, firmes e fortes?

Não são firmes nem fortes...

Vejamos um pequeno exemplo do excelente planejamento. Eu disse que os doze frascos fundadores foram semeados a partir de um mesmo clone e, portanto, começaram geneticamente idênticos. Mas não foi exatamente assim, por uma razão interessante e sagaz. O laboratório de Lenski havia estudado previamente um gene chamado ara que ocorre em duas formas, Ara+ e Ara-. Só é possível distinguir um do outro extraindo uma amostra das bactérias e incubando-as, segundo a técnica conhecida como plating out, sobre uma placa de ágar que contém um caldo nutritivo enriquecido com o açúcar arabinose e um corante químico chamado tetrazolium. O plating out é uma técnica dos bacteriologislas que consiste em pôr uma gota de líquido contendo bactérias em uma placa coberta com uma fina camada de ágar e incubar a placa. As colônias de bactérias expandem-se em círculos lembrando o estilo de crescimento dos cogumelos conhecidos como "anéis de fada" — a partir das gotas de líquido, alimentando-se dos nutrientes misturados ao ágar. Se a mistura contiver arabinose e o
corante indicador, a diferença entre Ara+ e Ara- é revelada, como quando aquecemos tinta invisível: as colônias aparecem respectivamente em branco e vermelho. A equipe de Lenski usou essa distinção de cores para fins de rotulagem, como veremos, e previu essa utilidade compondo suas doze tribos com seis Ara+ e seis Ara-. Só para dar um exemplo de como eles exploraram a codificação por cor das bactérias, direi que eles a usaram para checar seus procedimentos laboratoriais. Quando realizavam seu ritual diário de infectar novos frascos, tinham o cuidado de manusear os frascos de Ara+ e Ara- alternadamente. Ou seja, se por acaso cometessem um erro — deixassem espirrar líquido em uma pipeta transferidora, ou coisa parecida — isso apareceria depois, quando eles fizessem o teste do vermelho/ branco nas amostras. Engenhoso? Sim. E escrupuloso. Cientistas bons de verdade têm de ser as duas coisas.

Você disse nem firmes e nem fortes...

Só isso. Só se esqueceu de dizer o porquê.

O maiúsculo é enfase, como num diálogo...

Na época eu não tinha boa ideia SOBRE SELEÇÃO ARTIFICIAL- comparando com a seleção artificial de animais- mamíferos em geral- verifico que há alteração de complexidade, mas não há diversificação com novas espécies, com exceção do REINO VEGETAL.

Mas o que temos aí- BOA ALIMENTAÇÃO, AUSÊNCIA DE PREDAÇÃO OU DOENÇAS. O ambiente é PLANEJADO.

Ora, o que comprovei é que QUANDO UMA PESSOA É COLONIZADA POR UMA BACTÉRIA MULTIRRESISTENTE- é mandada ao domicilio, pois o O BIOTA se encarrega de eliminar essas bactérias em MÉDIA EM SEIS MESES...

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&ved=0CD4QFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.agih.com.br%2Fadm_agi%2Farquivos%2Fver_arquivo.php%3Fid_arquivo%3D9&ei=gzhMUuSyH4iUqwHrioDoBw&usg=AFQjCNFCO_gXTJWFDZdKXI_xu6vsJN6XnA&sig2=q45V7hhy-QSwDeFCzawbgg&bvm=bv.53371865,d.aWM
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2014, 16:08:27 por docdeoz »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #732 Online: 20 de Janeiro de 2014, 16:07:43 »
Caros,

Estou repassando item por item desde a página 1, salvei no computador, passei para o Office e transformei em pdf.

Todas as respostas que ficaram para trás por eu não achar pertinente estão sendo reconsideradas. Mesmo as não fundamentadas.

Vai dar trabalho.

Bicho, acho que não precisa desse esforço todo. Basta você afirmar: "acho que um homem mágico criou os seres vivos do jeito que são porque um livro antigo escrito por homens da Idade do Bronze disse que foi assim." Pronto, taí seu argumento.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #733 Online: 20 de Janeiro de 2014, 16:09:27 »
Caros,

Vai dar trabalho.

Bicho, acho que não precisa desse esforço todo. Basta você afirmar: "acho que um homem mágico criou os seres vivos do jeito que são porque um livro antigo escrito por homens da Idade do Bronze disse que foi assim." Pronto, taí seu argumento.

Não é tão simples assim. Há muito em jogo- O somos, de onde viemos e para onde vamos?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #734 Online: 20 de Janeiro de 2014, 16:11:35 »
Caros,

Vai dar trabalho.

Não é tão simples assim. Há muito em jogo- O somos, de onde viemos e para onde vamos?

De fato, o conceito do "Homem mágico do céu que fez os animais" é muito complexo mesmo.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #735 Online: 20 de Janeiro de 2014, 16:16:35 »
Caros,

Vai dar trabalho.

Isso me parece bem simples. Medo da morte, só.

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #736 Online: 20 de Janeiro de 2014, 16:18:03 »
QUARENTA E CINCO MIL GERAÇÕES DE EVOLUÇÃO EM LABORATÓRIO

1-Seleção artificial, não natural...

Acho que você faz uma confusão entre seleção artificial e testagem laboratorial, não são sinônimos.  Experimente perguntar aos (médicos) seus colegas da comissão de infecção hospitalar que eles podem te explicar.

2-Larga essas bactérias no ambiente e elas sumirão do mapa...

Prova: colonização por Acinetobacter pan- resistente a todos os antibióticos...

...

Isso porque o ambiente destrói a bactéria mutante, que não compete FORA do seu isolamento geográfico hospitalar.

Isso acontece na natureza...
Aqui você incore num erro, sendo benevolente, de amostragem.  A descolonização de germes multiresistentes como o acineto do caso citado acontece por concorrências com outros patógenos mais aptos ao regime extra-hospitalar, o que diga-se de passagem é o esperado quando se leva em conta a "seleção naural".  O mesmo não acontece com outras bacterias, que "mutaram" graças ao uso de anibióticos e "venceram" a competição com os germes extra-hospitalares.  E.coli resistente a sula (e quinolonas), pneumococcos reistentes a penicilina e até mesmo gram negativos multireistentes de coomunidade (sim, infelizmente isso acontece).

Mas é muito raro apesar de estarem imergindo. Mas o que se faz- se usa menos antibiótico e a mutação desvanece.

Eu postei vários exame urina (culturais) demonstrando que tem muitas bactérias sensíveis a TUDO.

E o tratamento inicial de BCP comunitárias continua sendo a penicilina....

Ademais é quase impossível definir espécie em bactérias
http://www.pitt.edu/~biohome/Dept/pdf/1400.pdf

De modo que é um péssimo exemplo de evolução, mesmo porque você diz que o ser mais inteligente da terra está tomando uma sova do ser mais "burro"...

Não esquece o meu ponto de vista O MENOS COMPLEXO É O MAIS APTO....

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #737 Online: 20 de Janeiro de 2014, 16:19:18 »
Caros,

Vai dar trabalho.

Eu não tenho medo da morte. Ademais, a vida é TELEOLÓGICA e busca reproduzir-se. Essa é uma realidade irrefutável, O DNA TEM PROPÓSITO- reprodução.

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #738 Online: 20 de Janeiro de 2014, 16:24:08 »
Caros,

Vai dar trabalho.

De fato, o conceito do "Homem mágico do céu que fez os animais" é muito complexo mesmo.

É tão simples que até um homem do povo entende. É a explicação mais simples- Navalha de Occam

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #739 Online: 20 de Janeiro de 2014, 16:36:38 »
Caros,

Vai dar trabalho.

Eu não tenho medo da morte. Ademais, a vida é TELEOLÓGICA e busca reproduzir-se. Essa é uma realidade irrefutável, O DNA TEM PROPÓSITO- reprodução.

Tem sim, na medida que procura a salvação religiosa. Religião é isso, uma troca, lhe dão a salvação em troca da sua obediência cega e doutrinada, te vendendo ( impondo) a ilusão da imortalidade, enquanto você tenta vendê-la a outros.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #740 Online: 20 de Janeiro de 2014, 18:03:12 »
Citação de: Juca
Tem sim, na medida que procura a salvação religiosa. Religião é isso, uma troca, lhe dão a salvação em troca da sua obediência cega e doutrinada, te vendendo ( impondo) a ilusão da imortalidade, enquanto você tenta vendê-la a outros.

Excelente resumo. É isso aí mesmo. Medo de morrer, de perder entes queridos. Realmente não é fácil, compreensível que as religiões sejam muletas tão úteis. Pena que elas não sosseguem nisso...
"Deus prefere os ateus"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #741 Online: 20 de Janeiro de 2014, 18:06:56 »
Caros,

Vai dar trabalho.

É tão simples que até um homem do povo entende. É a explicação mais simples- Navalha de Occam

E comprovada experimentalmente.

Para provocar geração espontânea de camundongos, deixar uma roupa suja largada com trigo por 21 dias; para geração espontânea de escorpiões, deixar manjericão entre dois tijolos, sob o sol.

Vespas que não são prole de outras vespas, mas do figo, refutando a continuidade das linhagens evolucionista.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #742 Online: 20 de Janeiro de 2014, 18:23:08 »
Voltando aos musgos do solo para um musgo que cresce na pedra- A FISIOLOGIA PREPONDERARÁ- se houver alta pressão seletiva, com pouco alimentação, alta predação e doenças na pedra, O MUSGO FICA NO SOLO SIM.

É, de modo geral, os seres não existirão onde não puderem sobreviver.

Contudo, continua existindo uma boa diversidade de seres,  que se adaptaram a diferentes ambientes; adaptações essas requerendo variados graus de complexidade, como observado.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #743 Online: 20 de Janeiro de 2014, 23:29:35 »
Citação de: Juca

Excelente resumo. É isso aí mesmo. Medo de morrer, de perder entes queridos. Realmente não é fácil, compreensível que as religiões sejam muletas tão úteis. Pena que elas não sosseguem nisso...

Medo do fim, que todos temos naturalmente.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #744 Online: 21 de Janeiro de 2014, 09:54:07 »
Caros,

Vai dar trabalho.

Eu não tenho medo da morte.

Duvido muito dessa afirmação, para mim isso é um belo exemplo de auto engano.  Muitos gostam de falar isso, mas a grande maioria se estivessem numa situação de alto risco de morte iminente, como num assalto efetuado por  um bandido violento, que estivesse lhe apontando uma .380 para sua cabeça  e ameaçando disparar a qualquer momento,  ficariam  com medo, com muito medo.    Certamente que você está dentro dessa maioria e teria reações semelhantes.

Mas as pessoas são livres para se auto enganarem, são tantas as formas de auto engano, esta é apenas mais uma delas.

.

« Última modificação: 21 de Janeiro de 2014, 10:00:31 por JJ »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #745 Online: 21 de Janeiro de 2014, 15:37:43 »
Vários ateus falam isso também, acho a mais pura balela.

A melhor distinção que podem fazer é que não tem medo "da morte", mas tem medo "de morrer", mas isso parece coisa de político se desculpando.

Offline Alexssc

• Nível 08
  • *
    • Digressões Filosóficas
« Resposta #746 Online: 21 de Janeiro de 2014, 17:00:04 »
Cá estou eu para começar a dar meus pitacos. Era para ter postado no sábado, mas na sexta, ao sair do trabalho, esqueci o pendrive com o texto. Bom, aos experts, minhas desculpas caso eu utilize algum termo ou conceito de forma equivocada, visto que sou um mero entusiasta das ciências biológicas (quem sabe um dia não as curso?). Aceito de bom grado as correções que vierem. Ao decdeoz, a bem da exposição direta das ideias, vou deixar para o fim a enumeração das fontes e autores que utilizei para fazer este “longo pequeno texto”. Se não objeta, sigo em frente...

Parte 1.

Por tudo o que li nas páginas deste tópico, o que pude perceber é que o forista docdeoz, para tentar vencer as “contradições internas” da Teoria da Evolução, atrapalha-se um pouco com os termos que utiliza. Por exemplo, que da maior “complexidade” resulta menor “sucesso reprodutivo”, sendo este, segundo ele, um paradoxo intransponível, ainda que, nas fontes que utiliza para, supostamente, se fundamentar, não é falado – salvo engano – nada acerca da “complexidade” dos objetos de estudo.

Segundo o seu “entendimento”, sua “intuição”, quanto mais simples maior o sucesso reprodutivo (talvez assumindo que sucesso reprodutivo signifique maior prole, vide o exemplo dado por ele – na forma de desafio – das bactérias que se reproduzem a cada 20 minutos), quando, na verdade, sucesso reprodutivo tem a ver com descendência fértil. Se, por exemplo, uma giraforínea® tipo A tem 2 filhotes em 2 anos, e estes sobrevivem o suficiente para repassar seus genes, terá mais sucesso reprodutivo que uma giraforínea® tipo B, que tem 10 filhotes em 2 anos, mas apenas 1 sobrevive até a idade de se reproduzir. Quanto às bactérias, se houver prole fértil, a que se reproduz a cada 20 minutos terá mais sucesso que uma que se reproduza a cada 2 horas, mas isso nada dirá acerca de outras formas de vida, se não competirem umas com as outras. Ou acerca da complexidade – a priori.

Outro ponto controverso é utilizar-se do termo “bactérias” ignorando que não se trata de uma coisa só (um só ente, digamos assim), mas sim de várias espécies distintas, muitas das quais com diferenças marcantes entre si, inclusive podendo competir umas com as outras por recursos. Dessa forma, quando ele diz que
formas simples são muito estáveis, pois muito bem adaptadas...
ignora que mesmo as formas simples das bactérias não ocupam todas o mesmo habitat. Por exemplo, bactérias que ocupam o sistema digestivo humano – “muito bem adaptadas” a este habitat – dificilmente sobreviveriam no habitat das hipertermófilas – visto que, ainda que simples e estáveis, não estariam “muito bem adaptadas” a este habitat. Sim, bactérias (num todo) podem ser consideradas vencedoras na corrida evolutiva (quem sabe um dia não sejam superadas pelas baratas, não é?), mas apenas no sentido que evoluíram/evoluem para sobreviver em um amplo espectro de possibilidades (reiterando-se que existem diversas espécies, cada uma especializada em seu habitat, e que fatalmente falhariam se transpostas a outro).

E é exatamente esta capacidade de se adaptar que possibilitou que uma linhagem ancestral buscasse novos nichos para ocupar. E, a partir daí, desse origem a toda diversidade. O fato de determinada geração destacar-se em direção à complexidade não vai de encontro à Teoria Evolutiva. Nada há na Teoria que impeça isso. Inclusive o iconográfico apresentado pelo decdeoz mostra exatamente que uma geração descendente pode galgar a complexidade, vencendo a Seleção Natural, enquanto as gerações pretéritas permanecem quase que sem alterações, se nada houver que abale sua estabilidade. É muito tentador, como diz FORTEY,
acreditar que existe um propósito em toda a atividade evolutiva, como se toda a criação estivesse lutando para atingir uma perfeição
Mas devemos perceber que não é assim que as coisas ocorrem.

De todas as primitivas – e simples – formas de vida que existiram, apenas uma parcela ínfima tornou-se complexa. E dessa parcela ínfima, apenas outra parcela ínfima continuou galgando essa “escalada de complexidade” até chegar aos Homo sapiens. Que de forma nenhuma podem ser considerados o modelo de perfeição da natureza, o modelo de sucesso evolutivo final. Afinal, por qual método comparativo poderíamos chegar a essa conclusão? E se a característica comparativa fosse a velocidade? Os guepardos ficariam impressionados? E se fosse a capacidade respiratória? Ficariam as baleias impressionadas? Força física? Vamos tentar ganhar uma luta contra um gorila. Capacidade reprodutiva? Os ratos ririam na nossa cara. Capacidade de sobrevivência? Perguntem às amigas baratas, citadas ali em cima.

Sim, organismos mais simples adaptam-se melhor. Sim, uma pequena parcela galgou a complexidade – especializando-se – e gerou descendência fértil e venceu a Seleção Natural.
(...) a especialização gerou a complexidade. Procariotos, eucariotos, organismos multicelulares: cada etapa transformou-se gradualmente na seguinte.
... nos diz IMPEY. E sim, isso não é uma contradição interna da Teoria Evolutiva.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2014, 17:19:36 por Alexssc »
"A vida é prá valer. E não se engane não... Tem uma só. Duas mesmo, que é bom, ninguém vai me dizer que tem sem provar muito bem provado, com certidão passada em cartório no céu, e assinado embaixo: Deus. E com firma reconhecida!"
Vinícius de Moraes & Baden Powell - Samba da Bênção/1967.

Offline Alexssc

• Nível 08
  • *
    • Digressões Filosóficas
« Resposta #747 Online: 21 de Janeiro de 2014, 17:03:51 »
Parte 2.

Com relação às homologias serem inferidas, sim. Infere-se, por exemplo, que um osso da perna de uma ave possa ter a mesma função do osso da perna de um mamífero. E que um osso da pena de um Tiranossauro possa ter a mesma função do osso da pena de um docdeoz. Dentro dos parâmetros propostos pela Teoria Evolutiva, algumas previsões podem ser feitas, e dentro dessas previsões alguns fósseis, devido ao estudo das homologias, podem encaixar-se. Exemplificando (de forma bem tosca, mas válida, acredito): um fóssil que apresentasse dentes cuja configuração fosse mais apropriada a triturar, certamente estaria na linhagem descendente dos mamíferos, e não na dos répteis, cujos descendentes mantiveram padrão dentário diverso. O mesmo com relação a determinada configuração da pélvis, que é extremamente diferenciada para os bípedes e para os quadrúpedes, e assim uma configuração bípede estaria muito mais próxima, por exemplo, da linhagem homo que da linhagem canis.

O fato de ser inferida não diminui em nada a validade do estudo das homologias, visto que órgãos e sistemas similares, em regra, desempenham as mesmas funções. Se todos os olhos que vemos hoje em dia são “utilizados para ver”, inferimos que órgãos similares antigamente desempenhavam a mesma função. Se, como explana SHUBIN, o modelo
um osso-dois ossos-pequenas bolotas-dedos
que se encontra nos membros de mamíferos (o homem entre eles) for encontrado em outro animal, podemos inferir que tinham um descendente comum que transmitiu aos dois este modelo estrutural. E é pela avaliação destes modelos naturais que fósseis são estudados e catalogados.

E este sistema é tão bom, e permite fazer previsões tão boas (inclusive quanto ao melhor local onde se achar fósseis – foi por este caminho que o autor acima citado encontrou, no extrato geológico certo, o fóssil certo – o tiktaalik – para preencher a lacuna entre peixes e animais de vida terrestre), que a melhor explicação é a evolução das espécies a partir de um ancestral comum.

Tenho, talvez, mais uma ou duas linhas a escrever, e creio que o farei. Mas por enquanto fico por aqui. Bibliografia e Fontes consultadas (algumas mais, algumas menos):

CARROLL, Sean B. Infinitas formas de grande beleza. Jorge Zahar Editor. 2006.
DAWKINS, Richard. A escalada do monte improvável. Cia. das Letras. 2009.
_________. O maior espetáculo da Terra. Cia. das Letras. 2009.
_________. O relojoeiro cego. Cia. das Letras. 2009.
ELDREDGE, Niles. O triunfo da evolução e a falência do criacionismo. FUNPEC-Editora. 2010.
FORTEY, Richard. Vida: uma biografia não autorizada. Record. 2000.
IMPEY, Chris. O universo vivo: nossa busca por vida no cosmos. Larousse. 2009
MAYR, Ernst. Isto é biologia. Cia. das Letras. 2008.
RIDLEY, Mark. Evolução. Artmed. 2008.
RUMJANEK, Franklin David. Ab initio: origem da vida e evolução. Vieira & Lent. 2009.
SHUBIN, Neil. A história de quando éramos peixes. Campus. 2008.

Effects of body size and lifestyle on evolution of mammal life histories:
(http://www.pnas.org/content/104/45/17707)
Evolution in the hypervariable environment of Madagascar:
(http://www.pnas.org/content/104/34/13723.full)
Evolution of biological complexity:
(http://www.pnas.org/content/97/9/4463.full)
Evolution of individuality during the transition from unicellular to multicellular life:
(http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1876437/)
Evolution in (brownian) space: a model for the origin of the bacterial flagellum:
(http://www.talkdesign.org/faqs/flagellum_background.html)
The evolution of gene collectives: how natural selection drives chemical innovation:
(http://www.pnas.org/content/105/12/4601.abstract)
Natural selection maximizes Fisher information:
(http://arxiv.org/abs/0901.3742)

Em tempo 1. No post anterior não entrei no mérito do que seja a “complexidade”, ou do que o docdeoz entende por “complexidade”, ou de como poderia ser demonstrado o seu real incremento. Apenas quis discorrer acerca dela não ser contra a evolução.

Em tempo 2. Giraforíneas® são uns animaizinhos – às vezes bem grandes – muito úteis em experimentos teóricos. Gosto muito de utilizá-los, pois podem demonstrar uma diversidade que facilita encontrar exemplos do que estou a falar.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2014, 17:20:15 por Alexssc »
"A vida é prá valer. E não se engane não... Tem uma só. Duas mesmo, que é bom, ninguém vai me dizer que tem sem provar muito bem provado, com certidão passada em cartório no céu, e assinado embaixo: Deus. E com firma reconhecida!"
Vinícius de Moraes & Baden Powell - Samba da Bênção/1967.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #748 Online: 21 de Janeiro de 2014, 18:39:37 »
Vários ateus falam isso também, acho a mais pura balela.

A melhor distinção que podem fazer é que não tem medo "da morte", mas tem medo "de morrer", mas isso parece coisa de político se desculpando.

Mas depende do sentido. Medo da morte pode significar e comumente significa também "medo do que me aguarda após a morte" e não simplesmente medo de perder a vida.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #749 Online: 26 de Janeiro de 2014, 15:03:33 »

4. . O forista deve continuar no debate para defender seus pontos de vista com o mesmo brilhantismo de sempre.

Realmente ele colocou muitas questões interessantes, e usou textos de cientistas  estudiosos da TE .

.

« Última modificação: 26 de Janeiro de 2014, 15:11:53 por JJ »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!