Quase sempre o único que realmente perde é o dono. Os demais serão ou indenizados (funcionários) ou vão procurar outro fornecedor (clientes).
Funcionário desempregado é sempre um prejuízo.
Quando uma empresa estatal continua operando, mesmo sendo ineficiente (ou, para melhor entender, dando prejuízo), toda a população perde porque o dinheiro para cobrir o prejuízo (ou déficit, quando for o caso) provirá do Tesouro Nacional, via impostos.
Não se segue.
Da mesma forma que o dinheiro utilizado para cobrir o prejuízo de muitas empresas privadas, via BNDES, é público. Como eu já disse, são 16 bilhões por ano que saem majoritariamente do cofre público para o financiamento de empresas privadas que estão tendo prejuízos.
Não, o forista está correto.
Não, o forista está errado. Nenhuma das premissas são verdadeiramente fundamentadas. Novamente, você está fazendo panelinha.
Cite três.
Estou muito curioso.
Novamente, você leu com falta de atenção. Eu disse que para cada vantagem das privatizações que o forista DDV citasse, eu citaria uma desvantagem.
E como já é de costume, seu comentário foi esnobe.
E é o que frequentemente ocorre no Brasil.
Ocorre? Não deveria. Ao menos não é o que vejo. E se o boi está doente, a solução é vendê-lo?
Explique o porquê.
Outro comentário esnobe sem a mínima necessidade.
Pelo visto você nunca entrou em uma repartição pública.
Ser estagiário no Ministério Público serve?
Outro comentário esnobe.
As lotéricas não são empresas estatais e sim empresas privadas permissionárias da CEF. Mas você tem razão em um aspecto: Há muito menos procrastinação nas casas lotéricas do que nas agências da CEF.
Outro comentário esnobe e tendencioso.
Eu citei como exemplo. Se são empresas privadas, o erro foi meu.
É mesmo?
Outro comentário esnobe. Por favor, se for pra ser arrogante e tendencioso, é melhor nem comentar.
Eu posso citar para você, por MP, duas dezenas de casos de ineficiência de pessoas em repartições públicas que NUNCA foram punidas.
E eu posso citar duas dezenas de casos de ineficiência de pessoas em repatições públicas que FORAM punidas.
Aliás, frequento repartições públicas há mais de 30 anos, por demanda de minhas duas profissões, e cansei de encontrar não um ou dois funcionários mas repartições públicas inteiras procrastinando, especialmente em cidades do interior e em períodos que antecediam feriados extensos. Felizmente eu também conheço muitos funcionários públicos que são exemplares. São eles que ainda me fazem ter uma expectativa positiva em relação ao Estado.
Outra conclusão indutiva.
Ou seja, você conhece funcionários exemplares e funcionários não exemplares. Da existência de funcionários não exemplares você concluiu que a administração pública é ineficaz.
E a sua ilação sobre os funcionários de empresas privadas é completamente falsa porque há legislação disciplinativa e punitiva de várias áreas do setor privado, incluindo o Código Civil e CDC.
No setor privado, o admistrador pode fazer tudo aquilo que a lei não proíbe. Enquanto que no setor público, só pode fazer aquilo que a lei permite.
Soa mais liberal, não? E eu falei de ética. Novamente você está distorcendo as coisas.
Cada caso é um caso.
Mas, em tese, o melhor é não existir interferência (auxílio) do Estado para empresas privadas.
Infelizmente, é o que acontece.
Se você quis afirmar que eles deveriam ser eficientes e honestos, eu concordo. Mas não é o que mais se observa (no critério'eficiência', pelo menos).
Pois, então, seja um servidor público exemplar em vez de desmerecer o trabalho de muitos pela conduta de poucos.
Não possuem mas caso aconteça, os sócios arcam com toda as consequências.
Nas públicas praticamente nada acontece com os responsáveis, quando o critério é o da eficiência.
Há responsáveis para a falência de uma empresa? Não seria um conjunto de medidas?
E isto nem impede que as empresas públicas sejam mais ineficientes e nem que esta ineficiência não seja paga pela população.
Impede e, nem tudo é questão de ineficiência, há muitas boas empresas que vão à falência pelo acaso, e de toda forma, se os serviços da empresa privada forem essenciais ao país, é muito provável que o governo interfira e conceda empréstimos.
E como eu já disse, ser privada não é critério de eficiência, há muitas empresas privadas cujos serviços são péssimos - ainda que exista concorrência. Da mesma forma que o serviço da maioria dos hospitais particulares é melhor em comparação ao público. Falta de investimento em saúde? Percebe o que está fazendo? Você toma um ou outra exemplo e generaliza absurdamente para afirmar uma absoluta ineficácia do governo. As universidades públicas, em sua totalidade, são ruins também? Vai ser necessário privatizar as universidade públicas? Compare a eficácia - que você tanto ama julgar - de uma universidade pública com a de uma particular e depois venha me dizer se o problema é realmente entre a dualidade pública x privada.
De qualquer modo fiquei confuso. Ao que parece você considera que o servidor público é mais "virtuoso" que a sua contraparte do setor privado.
É isto mesmo?
Eu disse isso em algum momento?!
Não. Não considero. Ambos estão no mesmo pé de igualdade.
Refute ou concorde com o forista.
A sua conduta (ignorar e com desdém) não é a mais adequada.
Outro comentário esnobe e panelista. Eu não vou refutar porcaria nenhuma porque ele desviou totalmente da questão.
E eu peço que, como figura exemplar que o senhor tem o dever de ser neste fórum, deixe de lado a arrogância e seja mais humilde.