Que tal refutar meus argumentos antes jogar os teus aqui? É por isso que eu não gosto de debater contigo. Tu ignora tudo o que eu digo e sai jogando falsos elogios à ideologia que tu defende como se estivesse argumentando.
cara, você pode dizer que não é de ELA, mas pensa igualzinho.
Penso!? Em que sentido especificamente?
dinheiro da BR poderia voltar ao povo de maneira muito mais adequada, tanto quanto a redução do preço do petróleo nos EUA está fazendo a economia bombar porque está deixando mais dinheiro para a população.
Quão mais adequada? De que maneira?
Não há nada que impeça o governo de mudar os seus objetivos político-econômicos a fim de reduzir o preço da gasolina.
Se o preço da gasolina está alto em relação ao poder de compra do trabalhador, a causa disso é a gestão governamental.
Usar isso como argumento a favor de privatizações só demonstra o naipe dos defensores do liberalismo econômico.
Se a Petrobrás fosse vendida para diversas empresas?
Ela já pertence em parte aos investidores. E a desvalorização da Petrobrás se deu pela falta de credibilidade que a empresa anda tendo. Quanto aos motivos disso? Sãos problemas de gestão governamental.
1- Iria ter competição, os preços iriam flutuar, e não teríamos uma das gasolinas mais caras do mundo
E não há competição? Os preços não flutuam? E nós temos uma das gasolinas mais caras do mundo?
Nós não temos uma das gasolinas mais caras do mundo, temos, na verdade, uma das que mais pesam no bolso do consumidor ao relacionar com o poder de compra.
Vamos falar da Suécia novamente?
O preço médio da gasolina por litro em reais: R$ 4,46
A parcela da renda diária do sueco gasta com 1 litro: 1,35%
A Suécia consegue ser um país extremamente estadista cuja a gasolina é uma das MAIS caras do mundo e que MENOS pesa no bolso do trabalhador. Agora eu te pergunto: a Suécia consegue essa façanha através das privatizações? Não! É a gestão governamental.
O Brasil pode muito bem reduzir o preço da gasolina sem ter que privatizar a Petrobrás.
Portanto: outro argumento pró-liberal falso.
2- O Estado iria ganhar dinheiro com a venda
Se vender da forma que vendeu a Vale, não vai não.
E mesmo que vendesse bem, apesar da desvalorização, é dinheiro que vai de uma vez.
3- O valor marginal da flutuação do petróleo iria cair nas mãos da população
Iria?! Ele já não cai?
Tu tá a serviço de uma ideologia, Madiba.
Menos Mises, mais realidade.
4- O povo iria deixar de pagar bilhões em dinheiro subsidiado para a empresa.
Tu fala como se os cartéis estrangeiros não pudessem aumentar o preço nas bombas de gasolina enquanto a Petrobrás for privada. É a troca de um problema pelo outro. A vantagem é que sendo estatal, é possível aumentar a fiscalização (que no Brasil é horrível), assim como fizeram nos países desenvolvidos.
Vamos falar de realidade em vez de ficar no “iria isso” e ”iria aquilo”?
Depois que FHC privatizou a Light, vendendo-a para a EDF (e AES à princípio), e concedeu vários benefícios às empresas estrangeiras, inclusive a possibilidade da concessionária comprar energia – independente do preço ser maior – de empresas próprias ou do mesmo controlador, abriu-se oportunidade para formar o cartel estrangeiro. Resultado: a light aumentou a tarifa porque passou a comprar energia, pelo dobro do preço médio, de uma geradora que pertence à própria controladora. E isso não ocorreu apenas com a Light, ocorreu também com a CGTF no Ceará e com a AES Sul que comprava energia da térmica de Uruguaiana, do seu grupo controlador, por R$ 111 o MW/h, em vez de comprar pela Tractebel, por R$ 72,38 o MW/h.111
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,policia-federal-indicia-dois-ex-diretores-da-light,20050305p6604E não é que a corrupção também existe no setor privado, Madiba?
Note pelo balanço da estatal que a BR é a empresa mais endividada do mundo, não tem o melhor rating para empréstimos e ainda assim seu custo de capital é menor que todos os seus pares (incluindo-se aí as de primeiro mundo com acesso a capital infinitamente mais barato) Quem paga isso? Eu pago. Se você já trabalhar, também paga. O governo capta dinheiro mais caro e dá mais barato para a BR.
Ela é isso hoje. Mas já foi a 12 no ranking de melhores empresas no mundo. E é por ser estatal ou privada? Não! É gestão governamental.
Se tu privatizar a Petrobrás e a controladora resolver aumentar os preços, quem paga o preço é o povo, e até maior. Vamos imaginar que a Petrobrás foi privatizada, e a empresa estrangeira que a comprou recebe propina para aumentar o preço do petróleo. A mão invisível do liberalismo econômico vai lá autoregular a empresa e diminuir o preço? Ideia mais boba!
É o mesmo que ocorreu nos EUA, os americanos esperavam que a competição de mercado baixasse os preços, mas uma parte considerável das empresas se juntou e decidiram não deixar isso acontecer.
5- Não iria haver cabide de empregos.
Cabide de empregos só não existe onde não existe Estado.
E impedir o Estado de interver na economia é por si só um suicídio econômico.
6- Não haveria esses roubos e se houvessem eu não teria que pagar por eles
Haveria e você teria que pagar por eles. E tudo aconteceria legalizadamente. Como foi com as privatizações do FHC.
- A agilidade na exploração seria muito maior. Sem as babaquices do governo e dos marcos que esse inventou, poderíamos estar muito mais avançados no pré-sal por exemplo
Política econômica é essencial. Que haveria menos burocracia é verdade, mas avançar no pré-sal "sem as babaquices do governo e dos marcos que esse inventou" é radical.
8- Se a empresa ser mais irresponsável, teremos que pagar mais ainda
Não entendi. Se a Petrobrás privada for mais irresponsável, teremos que pagar ainda mais? É isso? Então, concordo. Isso é muito verdade.
9- Empresas privadas (ou públicas como falam os americanos) iriam despejar bilhões em impostos, dinheiro real.
Como?
Então, leia o cenário corretamente, que creio ser ainda um desafio para você. A BR não ajuda nada, pagamos demasiadamente caro pela gasolina, pagamos pela corrupção, pagamos para ela ter juro subsidiado, pagamos pelos seus erros e temos de volta algumas ações publicitárias desproporcionais.
Eu estou analisando o cenário. A diferença é que estou analisando sob a lógica do que é melhor para o país, você está analisando sob a lógica do que é melhor para o liberalismo provar que consegue enriquecer um país - o que nós sabemos que não é uma regra geral.
Há dois modelos a seguir. Eu fico com um, você fica com outro. Se o Brasil continuar estadista, é só partir pros EUA, Madiba. Eu já até considerei me mudar pra Alemanha, só desconsiderei porque teria que prestar outro curso de graduação e aprender a política de um país totalmente diferente.