Autor Tópico: Lava Jato chegou ao Lula  (Lida 208186 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #5950 Online: 25 de Junho de 2019, 10:55:07 »

Não se trata de temor ao Lula, tanto é que ele foi eleito com um número expressivo de votos que so podem ter vindo de uma parte dos que hoje o estão rejeitando. As pessoas apenas estão exasperadas e estão expressando em alto grau a criminalidade e a corrupção com cleptocracia associadas às ações dele.

Cleptocracia o Brasil tem há uns 120 anos ou mais..
Algum grau de sujeira cada ser vivente tem desde sempre, isso e inerente à vida, o que pesa na balança é a falta de saneamento em questões de higiene e de saneabilidade nos sistemas de governo.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5951 Online: 25 de Junho de 2019, 11:17:07 »

Não falando pela direita, enquanto que não nego considerável medo dessa possibilidade, acho que ele não é maior que a vergonha. Acho que só esse retorno poderia ser vergonha maior do que Bolsonaro. Empata com um retorno da monarquia.

Fala de "um velho de 73 anos," como se isso tivesse qualquer relevância para medo político. Como se fosse questão de precisar fisicamente se defender de um ataque dele. Trump também tem 73. Fidel Castro morreu só com 90. E passou a coroa para o irmão.

Concordo que essa parte aí de "velho" não foi muito boa (apesar de que se ele fosse um político com uns 45 anos o medo certamente seria ainda maior).

Seja como for, cada vez mais eu me convenço de que deveríamos  implementar o parlamentarismo.  Pois, assim minimizaria essa crença e essa busca por um político Pai Salvador da Pátria.

E além de implementarmos o parlamentarismo deveríamos aumentar bastante o número de parlamentares  no Congresso Nacional (para diminuir o poder de cada um), ao mesmo tempo em que deveríamos reduzir o gasto por parlamentar.

« Última modificação: 25 de Junho de 2019, 11:39:28 por JJ »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #5952 Online: 25 de Junho de 2019, 12:06:07 »
Eu me divirto como os petistas, que com a finalidade de livrar o ladrão-mor, estão dispostos a liberar todos os demais ladrões já condenados.

E me divirto mais ainda quando falam em 'ética' e 'respeito às leis'.

Aliás, isto é surreal.

Tenha vergonha Geotecton, se tiver que culpar alguém pela possibilidade do Lula se livrar totalmente das penas dele, credite isso ao Superministro, o paladino caçador de corruptos e herói da extrema direita, Sergio Moro. Ele cagou em todo o processo penal do "trófeu" dele.

Para que as partes em negrito de sua escrita supra fossem verdade, outros políticos, ex-políticos ou empresários importantes deveriam ser inocentes dos crimes a eles imputados.

E não foi isto o que se apurou até o momento das investigações na Lava Jato. Pelo contrário, ao ponto de vários deles fazerem acordo de delação para diminuir a pena.

O seu ídolo é o ex-político corrupto mais importante pego até o momento, seguido de outros membros da seita, como o José Dirceu.

Então, não!, eu não preciso ter vergonha de nada porquê nunca apoiei nenhum vagabundo depois de tipificados. Aqueles a quem votei em eleições passadas, e que foram descobertos depois como pilantras, como o Aécio Neves, perderam o meu suporte para sempre. E quero mais que apodreçam na cadeia.

Ao contrário de você, que continua sendo um defensor do ídolo.

O meu "ídolo" foi preso pelo seu "ídolo" de forma totalmente viciada, tente viver com isso. O seu "ídolo" é tão corrupto quanto você acha que o meu "ídolo" é. Você se tornou o "petista" com todas as pechas e ofensas que me acusou de ser todo esse tempo e é muito divertido verem vocês defendendo um justiceiro corrupto e totalmente sem ética depois de todos esses anos de "petralhas" e "esquerdopatas". Incrível, nunca pensei que numa reviravolta nessas proporções.

Renovando o caminhão de pipocas, acho que vou pedir uma frota inteira... :biglol:

« Última modificação: 25 de Junho de 2019, 14:45:16 por _Juca_ »

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5953 Online: 25 de Junho de 2019, 12:26:22 »
Eu me divirto como os petistas, que com a finalidade de livrar o ladrão-mor, estão dispostos a liberar todos os demais ladrões já condenados.

Aliás, isto é surreal.

Tenha vergonha Geotecton, se tiver que culpar alguém pela possibilidade do Lula se livrar totalmente das penas dele, credite isso ao Superministro, o paladino caçador de corruptos e herói da extrema direita, Sergio Moro. Ele cagou em todo o processo penal do "trófeu" dele.

Para que as partes em negrito de sua escrita supra fossem verdade, outros políticos, ex-políticos ou empresários importantes deveriam ser inocentes dos crimes a eles imputados.

E não foi isto o que se apurou até o momento das investigações na Lava Jato. Pelo contrário, ao ponto de vários deles fazerem acordo de delação para diminuir a pena.

O seu ídolo é o ex-político corrupto mais importante pego até o momento, seguido de outros membros da seita, como o José Dirceu.

Então, não!, eu não preciso ter vergonha de nada porquê nunca apoiei nenhum vagabundo depois de tipificados. Aqueles a quem votei em eleições passadas, e que foram descobertos depois como pilantras, como o Aécio Neves, perderam o meu suporte para sempre. E quero mais que apodreçam na cadeia.

O meu "ídolo" foi preso pelo seu "ídolo" de forma totalmente viciada, tente viver com isso. O seu "ídolo" é tão corrupto quanto você acha que o meu "ídolo" é. Você se tornou o "petista" com todas as pechas e ofensas que me acusou de ser todo esse tempo e é muito divertido verem vocês defendendo um justiceiro corrupto e totalmente sem ética, depois de todos esses anos de "petralhas" e "esquerdopatas". Incrível, nunca pensei que numa reviravolta nessas proporções.

Renovando o caminhão de pipocas, acho que vou pedir uma frota inteira... :biglol:

A condenação de Lula em primeira instância foi tão viciada que foi confirmada por outras duas instâncias do Judiciário. E o próprio Lula já chamou o triplex de "meu apartamento" duas vezes.

Já a "prova" de corrupção de Moro é a confiança na palavra de crackers criminosos, assim como suas interpretações idiossincráticas do que eles alegam sem prova ter interceptado.
« Última modificação: 25 de Junho de 2019, 12:30:21 por -Huxley- »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5954 Online: 25 de Junho de 2019, 12:43:17 »
Mas Moro conrrompeu o quê, afinal?

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5955 Online: 25 de Junho de 2019, 13:17:45 »

Moro se corrompeu para se vender a CIA e aos interesses do Departamento de Estado Americano, que querem forçar a privatização da Petrobrás e a exploração americana do Pré-Sal.

Você acha que Moro iria decretar sentença absurda de condenação de inocente barbudo de graça, é?

« Última modificação: 25 de Junho de 2019, 13:20:24 por -Huxley- »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5956 Online: 25 de Junho de 2019, 14:49:44 »

Aliás, isto é surreal.

O meu "ídolo" foi preso pelo seu "ídolo" de forma totalmente viciada, tente viver com isso. O seu "ídolo" é tão corrupto quanto você acha que o meu "ídolo" é. Você se tornou o "petista" com todas as pechas e ofensas que me acusou de ser todo esse tempo e é muito divertido verem vocês defendendo um justiceiro corrupto e totalmente sem ética, depois de todos esses anos de "petralhas" e "esquerdopatas". Incrível, nunca pensei que numa reviravolta nessas proporções.

A condenação de Lula em primeira instância foi tão viciada que foi confirmada por outras duas instâncias do Judiciário. E o próprio Lula já chamou o triplex de "meu apartamento" duas vezes.

Já a "prova" de corrupção de Moro é a confiança na palavra de crackers criminosos, assim como suas interpretações idiossincráticas do que eles alegam sem prova ter interceptado.

O que é pior, duas instâncias depois, todos os erros e vícios do processo se tornam ainda mais pertinentes e nos leva a indagar como é possível um processo tão cheio de erros e vícios ser confirmado por elas. Vai ter muito caroço nesse angu aparecendo. Se preparem para retransmitirem um caminhão de desculpas esfarrapadas que Moro e cia vão ter que inventar ainda para justificar a própria corrupção.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5957 Online: 25 de Junho de 2019, 14:54:14 »

Moro se corrompeu para se vender a CIA e aos interesses do Departamento de Estado Americano, que querem forçar a privatização da Petrobrás e a exploração americana do Pré-Sal.

Você acha que Moro iria decretar sentença absurda de condenação de inocente barbudo de graça, é?

Não ajuda o fato de Moro e seu cãozinho amestrado, o Delagnol, terem viajado aos EUA nesse momento, e pior ainda na agenda do justiceiro de Curitiba estar visitas aos departamentos de segurança estadunidense. Parece que o superministreco do Bolsonaro gosta de alimentar essas teorias conspirativas.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5958 Online: 25 de Junho de 2019, 15:49:03 »

Até hoje você não entende que juiz não pode agir em conluio com a acusação ?

Até hoje você ainda não sabe que um juiz tem que julgar apenas olhando para os autos  e abstraindo-se de seus valores e interesses políticos  ?

:?:

Você não entende que um juiz não deve agir politicamente ao fazer um julgamento ?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5959 Online: 25 de Junho de 2019, 15:53:09 »

Até hoje você não entende que juiz não pode agir em conluio com a acusação ?

Até hoje você ainda não sabe que um juiz tem que julgar apenas olhando para os autos  e abstraindo-se de seus valores e interesses políticos  ?

Você não entende que um juiz não deve agir politicamente ao fazer um julgamento ?

Tá, mas  afinal, o Moro corrompeu o quê mesmo?
« Última modificação: 25 de Junho de 2019, 15:57:06 por Sergiomgbr »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5960 Online: 25 de Junho de 2019, 16:17:27 »

Aliás, isto é surreal.

O meu "ídolo" foi preso pelo seu "ídolo" de forma totalmente viciada, tente viver com isso. O seu "ídolo" é tão corrupto quanto você acha que o meu "ídolo" é. Você se tornou o "petista" com todas as pechas e ofensas que me acusou de ser todo esse tempo e é muito divertido verem vocês defendendo um justiceiro corrupto e totalmente sem ética depois de todos esses anos de "petralhas" e "esquerdopatas". Incrível, nunca pensei que numa reviravolta nessas proporções.

PQP!!!

Desde quando o Moro é o meu "ídolo"?

Ele nada mais fez do que o seu trabalho, qual seja, julgar e condenar dezenas de criminosos de 'colarinho branco' (entre políticos, empresários e 'testas-de-ferro') baseando-se nas evidências e provas que constam nos autos.

Apenas petistas como você é que pedem 'uma escritura ou um registro de imóvel' em um caso de crime de propina com ocultação de patrimônio.

Quanto ao Moro. Sim, ele pode ter 'violado a ética'. Há órgãos que analisarão e responderão isto e o punirão, em caso positivo.

Mas qual foi o ato de corrupção dele mesmo?
« Última modificação: 25 de Junho de 2019, 16:19:38 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5961 Online: 25 de Junho de 2019, 18:48:30 »
É ou tentativa barata de desqualificar, ou um viés cognitivo de, ao se deparar com alguém que é de alguma forma problema para o próprio ídolo, não sendo execrado, mas defendido, assumir que isso só pode dever a idolatria.

Não ajuda o fato de Moro e seu cãozinho amestrado, o Delagnol, terem viajado aos EUA nesse momento, e pior ainda na agenda do justiceiro de Curitiba estar visitas aos departamentos de segurança estadunidense. Parece que o superministreco do Bolsonaro gosta de alimentar essas teorias conspirativas.

Isso é muito facilitado com o viés de confirmação ideológico. Se fosse toda uma inversão de partidos, ocorrendo as mesmas visitas e etc, tudo seria visto com a mais perfeita normalidade, ou talvez até algo do que se orgulhar.

Enquanto para os anti-petistas ainda assim deveria ser alguma forma de comunismo, os petistas-comunistas engendrando com o deep-state comunista anti-Trump.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5962 Online: 25 de Junho de 2019, 19:18:30 »
Hoje o Fachin foi perfeito para desmontar a tese de Gilmar Mendes, que quer soltar o ídolo da seita antes de ter o seu habeas corpus analisado.

Além disto, Fachin afirmou que 'imparcialidade' não significa 'neutralidade'. Os esquerdopatas ficaram preocupados.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5963 Online: 26 de Junho de 2019, 03:11:17 »
Daviel Columbre Davi Alcolumbre, diz que se Moro fosse deputado, já poderia estar preso.

https://oglobo.globo.com/brasil/presidente-do-senado-diz-que-se-conversas-vazadas-de-moro-fossem-de-um-parlamentar-ele-ja-estaria-preso-ou-cassado-23761754

...

— Do ponto de vista ético, ultrapassou. Porque o juiz não pode conversar com o procurador. Se aquilo ali for tudo verdade, esse é o problema — disse Alcolumbre. — Aquela conversa não era para ter sido naquele nível entre o acusador e o julgador. (Se verdadeiras) são graves, muito graves. Se isso for verdade, se comprovar que é verdade, vai ter um impacto grande. Não em relação à operação (Lava-Jato), ninguém contesta isso nunca, mas em relação a procedimentos. De maneira procedimental, isso não é coisa boa para um julgador. Na política, se fosse com deputado ou senador, tava no Conselho de Ética, tava cassado ou tava preso. E não precisava nem provar se era com hacker, se era legal.

...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5964 Online: 26 de Junho de 2019, 04:24:30 »
É o que eu vejo também mas sabe como é, a idolatria cega.

Já são dois posts seguidos com o discurso "você é fanático" e zero justificativa argumentativa. Coisa de fanático.
OOh se sou. Sou eu mesmo que estou tentando dar nó em pingo dagua pra justificar as falhas de um juiz que tem pretensões politicas e não tá nem ai pra minha vida.

Não ha o que justificar na conduta dele. Ta na lei. Juiz nao deve aconselhar Nenhuma das partes. Ponto

Se o que Moro fez foi ilegal, então teria que se defender a anulação da maioria dos processos judiciais no Brasil, coisa que não vejo os detratores de Moro fazerem.

Como o jurista Modesto Carvalhosa já mostrou num artigo a revista Crusoé, é uma peculiaridade do sistema jurídico brasileiro o juiz instrutor ser o juiz que julga. Não é como na França ou na Itália, em que o juiz que julga o processo é diferente do juiz que instrui o processo. Isso não foi inventado por Moro e nem pelos procuradores da Lava Jato. O Estado acusador na figura do juiz e o Estado acusador na figura do procurador têm uma diferenciação, mas eles estão intrinsecamente ligados. O aconselhamento do juiz a uma das partes pode ser causa de nulidade, mas a definição do que seja aconselhamento fica por conta da interpretação de cada jurista. Há normas que permitem que se entenda que as partes podem conversar com os juízes separadamente.

https://olivre.com.br/etica-e-imparcialidade-o-que-juristas-de-mt-pensam-sobre-os-vazamentos-da-lava-jato/

...

Ao LIVRE, magistrados, membros do Ministério Público e advogados foram quase unânimes em afirmar que não houve “ilegalidade” no caso. Isso porque, conforme os juristas, não há, na legislação atual, nada que proíba o juiz, promotores e advogados de conversarem fora dos autos.

Contudo, os juristas também destacam que as ações devem ser pautadas nos Códigos de Processo Penal e de Ética dos magistrados, nos quais, aí sim, poderia haver alguma irregularidade diante da conduta de Sérgio Moro.

Outros, porém, afirmam não ser possível avaliar a relação entre os envolvidos, uma vez que a credibilidade do conteúdo divulgado estaria em xeque, visto que, segundo o Ministério Público contestou, os dados teriam sido hackeados.

...

Entretanto, destacou: “No caso dos diálogos envolvendo acusadores e o então juiz da Lava Jato, o que se viu foi mais do que um mero contato entre os atores processuais para postulações corriqueiras. Se fosse isso estaria tudo bem. […] o que ficou claro, na ocasião, é que o juiz orientava a acusação de como deveria agir, aconselhando-a. Isso é vedado”.

...

“Uma das hipóteses que se encaixa no caso em voga do ministro Sérgio Moro e do procurador Dallagnol é o caso do inciso quatro, em que o magistrado aconselhou qualquer das partes. Essa relação é a que abominamos. Essa relação de um magistrado passar a influenciar, orientar ou fazer qualquer tipo de sugestão em uma causa que será julgada por ele mesmo”, disse.

Tanto Santin quanto Rabaneda, porém, destacaram a necessidade de uma investigação sobre o caso. Eles citaram, principalmente, a necessidade de entender o contexto verdadeiro da troca de mensagens. “Nos resta aguardar, esperar o contraditório e o devido processo legal, para que as responsabilidades sejam apuradas”, disse Santin.

..

Para o desembargador, “diálogos que sejam travados dentro de uma forma republicana, bem aberta e transparente, não significa nada de anormal”.

“Normalmente se dá no ambiente de trabalho, mas não é incomum. Quem trabalha no dia a dia sabe que muitas vezes você encontra com determinadas pessoas e interessados que vêm te abordar sobre determinado tema. Compete ao juiz ter cuidado de não externar uma posição pessoal dele, e reservadamente, apenas atender ao reclamo da parte”, destacou.

O promotor de Justiça Roberto Turin, presidente da Associação Mato-Grossense do Ministério Público, também destacou ao LIVRE que a conduta dos dois envolvidos no caso, Sérgio Moro e Deltan Dallagnol, não foi ilegal e nem mesmo “grave”.

“Nós temos, com todas as ressalvas, algumas questões que têm que ser analisadas no contexto, no conjunto de situações. Aparentemente, do que saiu até agora, e sendo absolutamente verídicas as falas e os contextos em que elas estão inseridas, não demonstraria nenhum elemento com gravidade suficiente para imputar nem ao Moro e nem ao Dallagnol prática de crime, por exemplo”, comentou.

“Por outro lado, se você olhar a questão processual, há alguma nulidade capaz de nulificar os processos que eles trabalharam, em virtude daquelas alegações? Também não vejo nada com gravidade suficiente para isso”, destacou.

...

[...] se aquelas mesmas conversas que estão sendo colocadas ali, como interceptadas no Whatsapp, tivessem sido realizadas dentro do gabinete do juiz, o procurador conversando, não teria absolutamente nada demais. É o tipo de conversa que os advogados e promotores têm com juiz”, ponderou.

...

“Eu não vejo parcialidade alguma. Nós não podemos fazer um questionamento disso [sobre Moro ter infringido o Código de Ética] sem termos certeza da credibilidade dessas gravações. E eu não falo em hipótese, jamais seria leviano em falar disso”, disse. E finalizou: “Não vamos enaltecer bandidos, pelo amor de Deus”.

...

https://www.conjur.com.br/2019-jun-19/associacao-juizes-democracia-repudia-moro-senado

....

No Senado, Moro negou conluio com MPF e citou várias vezes a "normalidade das relações entre magistrados e partes", sobretudo, segundo ele, no Direito Criminal, uma vez que o juiz é responsável por julgar atos de investigação, além da condenação ou absolvição do acusado.

A AJD repudia a alegação de que as conversas que Moro teve com o MPF sejam algo normal na magistratura. "Não aceitaremos, pois, que, para justificar sua conduta inapropriada, o Ministro tente imputar a toda a magistratura nacional a prática das mesmas ilicitudes", afirma a entidade.

...

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5965 Online: 26 de Junho de 2019, 08:50:48 »

:histeria: Muito bom !!! "Petistas com sinal trocado" são assim mesmo incapazes de enxergar os erros da própria seita.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5966 Online: 26 de Junho de 2019, 09:12:02 »

Bateu o desespero em Lula, revela Mônica Bergamo

A jornalista Mônica Bergamo revela que, ontem, pela primeira vez, o ex-presidente Lula ficou tenso e ansioso com a possibilidade de libertação. Ao narrar os bastidores do caso, ela aponta que Lula pressionou pela votação da suspeição de Sergio Moro, mesmo diante dos riscos envolvidos

26 de junho de 2019, 04:28 h Atualizado em 26 de junho de 2019, 07:42

247 – A sessão de ontem do Supremo Tribunal Federal deixou o ex-presidente Lula, pela primeira vez em muitos meses, tenso e ansioso, revela a jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna. Segundo ela, Lula acreditou pela primeira vez que poderia, enfim, sair da prisão.

“'Bateu o desespero'”, diz uma pessoa próxima. Lula então orientou os advogados a irem para o tudo ou nada, insistindo na votação do habeas corpus. As ponderações de que protelar o debate poderia ser positivo, já que novas revelações do escândalo das mensagens de Moro com procuradores poderiam surgir, não surtiram efeito", revela a jornalista. "O cálculo era o de que, se o STF não soltasse Lula agora, isso dificilmente ocorreria depois", diz ela.

Bergamo lembra do julgamento do caso Atibaia no TRF-4, que poderá manter Lula preso para sempre, mesmo após a eventual suspeição de Moro.

https://www.brasil247.com/midia/bateu-o-desespero-em-lula-revela-monica-bergamo

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5967 Online: 26 de Junho de 2019, 09:22:07 »

:histeria: Muito bom !!! "Petistas com sinal trocado" são assim mesmo incapazes de enxergar os erros da própria seita.

Voltando  ao assunto, qual foi o crime cometido pelo Moro?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5968 Online: 26 de Junho de 2019, 09:54:52 »

O seu ídolo foi preso por receber propina para favorecer empreiteiras em um esquema de retro-alimentação dentro do plano de manutenção de poder, como as provas nos autos demonstram, incluindo documentos e testemunhas.

No caso do Moro, eu volto a perguntar: qual foi o ato de corrupção dele?
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5969 Online: 26 de Junho de 2019, 10:36:01 »

O seu ídolo foi preso por receber propina para favorecer empreiteiras em um esquema de retro-alimentação dentro do plano de manutenção de poder, como as provas nos autos demonstram, incluindo documentos e testemunhas.

No caso do Moro, eu volto a perguntar: qual foi o ato de corrupção dele?

Pensa aí !!! Tenho certeza que você é plenamente capaz de descobrir, e se sinceramente você não percebeu até agora, depois de tudo que já veio à tona, aí já é caso para se preocupar seriamente.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5970 Online: 26 de Junho de 2019, 10:37:52 »
Não devia, mas vou te ajudar.

MORO PARTICIPOU DA CORRUPÇÃO DE FUNÇÕES
Sergio Moro se fez um expoente da escola “la garantía soy yo”. Suas condutas podem parecer suspeitas, seu senso de oportunidade pode favorecer a uns em prejuízo de outros, as regras gerais do direito podem ser desobedecidas, mas seu status moral o coloca acima desses desvios. Sua conduta será avaliada em nome da missão heroica que delegou a si mesmo, não da regularidade dos meios que usa para persegui-la. Quando praticado por ele, desvio se converte em virtude. Quem consegue ser admitido nessa escola passa a ser regido por um regime particularista, não pelo regime geral.

Lembremos que, anos atrás, quando interpelado pelo STF por seus atos ilegais no processo penal, respondeu assim: “Jamais foi a intenção deste julgador, ao proferir a aludida decisão, provocar tais efeitos e, por eles, solicito desde logo respeitosas escusas a esse Egrégio Supremo Tribunal Federal. O levantamento do sigilo não teve por objetivo gerar fato político-partidário, polêmicas ou conflitos, algo estranho à função jurisdicional (...)”.

O “regime de respeitosas escusas” blindou a conduta de Moro. Foi o que o TRF-4 chamou de “soluções inéditas para casos inéditos”, no voto do desembargador relator Rômulo Pizzolatti numa representação contra o juiz Moro. Aos casos comuns, regras comuns; aos casos particulares, regras particulares e heroísmo.

A reportagem do "Intercept Brasil", assinada por Glenn Greenwald e publicada nesse domingo, 9 de junho, trouxe luz e enredo ao que muitos observavam à distância: o julgador (Moro) orientava e cooperava com o acusador (força-tarefa da Lava Jato). Aquilo que a modernidade liberal separou em nome da justiça penal, a Lava Jato uniu. Não bastasse a desconfiança que já pairava sobre a operação, que se agravou no período eleitoral e piorou com a conversão do herói em ministro do governo que se beneficiou de seu heroísmo, agora podemos ler até as conversas. A missão de limpar o Brasil não era só retórica de declarações públicas, e permeava as trocas íntimas entre dois de seus principais atores, Moro e Dallagnol.

PUBLICIDADE

Houve corrupção de funções no maior processo de combate à corrupção da história do país. Se isso já não era claro, se isso ainda não está claro, quando estará? A filosofia morista, que autoriza o juiz a dobrar o Direito para fazer “o bem”, afetou irremediavemente a credibilidade das decisões tomadas ao longo dos anos da operação. Não fosse o bastante, o Intercept agora nos ajudou a dar um colorido literário ao caso.

Se tudo isso afeta o passado, o que dizer do presente e do futuro? Sergio Moro é hoje um ministro da Justiça reduzido ao tamanho que lhe quis dar o Presidente. Esse tamanho é muito menor do que qualquer um imaginava, mas ele esperava ao menos uma cadeira no Supremo Tribunal Federal como contrapartida. Em tempos de normalidade democrática, os fatos revelados dariam fim a esse sonho e tornariam inviável a continuidade de seu cargo no Ministério. No entanto, os tempos são outros, e o “la garantía soy yo” já se pronunciou: “Não se vislumbra qualquer anormalidade”, em suas palavras.

O combate à corrupção se faz com inteligência institucional, instrumentos sofisticados de controle e transparência. O judiciário, se quiser contribuir, pode fazê-lo por meio de juízes anti-heróis, que entendam a delicadeza de sua função e o valor de seu único capital — a imagem de imparcialidade. Isso já é muito, e é suficiente. Há heroísmo nessa tarefa, um heroísmo que pertence à instituição, não a seus indivíduos. O heroísmo de juízes faz estragos no estado de direito. É falsa virtude.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5971 Online: 26 de Junho de 2019, 10:48:30 »
Quando "nós petistas" dizemos que Lula foi o maior presidente do Brasil, o político mais popular do mundo, o herói martirizado, o homem que tirou milhões da pobreza e não levamos em conta que para fazer valer essa verdade a corrupção rolou solta nos seus governos, comprando apoios a torto e a direita, somos justamente massacrados. Agora é o mesmo com o seu "ídolo" Geotecton, não vale quebrar as regras do direito, a ética e a conduta moral que rege a magistratura em nome da "justiça", nem da Justiça que rege o direito penal e nem da justiça social. Nos dois casos as regras constitucionais são quebradas, e são dois casos de corrupção e de falta de ética, feitos em nome de um "Bem maior".

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #5972 Online: 26 de Junho de 2019, 10:53:35 »
Meu deus...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5973 Online: 26 de Junho de 2019, 11:00:20 »
Esse é outro...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5974 Online: 26 de Junho de 2019, 11:11:16 »
Assim você pode justificar tudo.

Quando nós do clube do crime PCT dizemos que Zé Firmino Carreirinha foi o maior criminoso sanguinário que tranformou o aviaozinho das quebrada em um grande conglomerado do tráfico mondiale etc. ...

%Agora é o mesmo com seus legalistas que sabem que não podem vir julgar crimes com o pé chulezento mas que insistem em vir de chinelo pra julgar os criminoso  empestiano o tribunal por que obviamente há uma catingueira so ja tem ai um juiz de pé dessapatado...
« Última modificação: 26 de Junho de 2019, 11:16:44 por Sergiomgbr »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!