A unipolaridade econômica ou cultural, depois do advento das armas nucleares é impossível, fiquem tranquilos.
China e Paquistão, com seus arsenais, vivem num regime de tolerância entre ambas, por exemplo. E a China não é tão aliada da Rússia como se pode imaginar.
A Rússia e o resto do Ocidente, a mesma coisa. Irã e Israel...
Sobre o índice de liberdade de imprensa internamente, o mapa revela a verdade. No entanto, quando se trata de acusações de países terceiros, há de se ter certo cuidado pois entra em jogo interesses geopolíticos, é onde o erro informativo é menos perdoável. Eu, como qualquer ocidental estou a mercê praticamente das versões ocidentais sobre o que rola no Oriente Médio. É interessante saber o que a MSM oculta ou desinforma, e na falta dessa confiabilidade plena resta-me recorrer com devida cautela às mídias independentes do mundo e tbm àquelas que refletem a versão oposta, no caso aqui, à Ocidental. Eu vejo como positivo o fato de mais pessoas buscarem se informar em mídias independentes/especializadas.
Também é essencial checar antes de acusar, se a informação publicada é verídica ou não. É isso.