Que blablablá enfadonho e prolixo. Tanto esforço para, no fim, confessar que a economia de Mises utiliza um método não empírico e não formal-matemático. As predições científicas são carregadas de abordagem estatística, o que significa que precisamos de probabilidades para julgar o grau de convergência entre os dados e as predições de qualquer teoria. Mas se há um problema irremediável de mensuração probabilística, como você falou, então o método racionalista introspectivo de Mises não resolve o problema, já que ele é apenas tentativa de construir teorias baseadas em teorias, tal como na (Meta)Física de Aristóteles.
Muito interessante!
Eu apresento os argumentos sobre a questão da matematização e metodologia, justamente para mostrar porque a EA usa o método que usa e faz as criticas que faz, você não refuta, chama de blablabla - me parece estranho, para quem pretende tecer uma crítica fatal a EA, chamar os argumentos que, em tese deveria refutar, de blablabla -e ainda me acusa de confessar exatamente o que eu defendo DESDE O INÍCIO.
A EA não busca resolver essa problema do uso de estatística. Ela simplismente coloca que não é sequer necessário se recorrer a estatística para desenvolver leis econômicas ou propor políticas econômicas!
Vou postar aqui a resposta ao JJ. No final, está o empirismo que voce sente falta e que evidencia o sucesso da metodologia desenvolvida pelo Mises. Refute isso!
E os sistemas que originam os pensamentos das pessoas são formados de que e controlados pelo que ? São átomos que funcionam conforme as leis da física ou é algum tipo de alma/substância sobrenatural ?
Essa baboseira da teoria do mimises é fundamentada na falsa ideia de livre arbítrio, a qual implica que nossos sistemas nervosos não obedecem às leis da física.
Interssante que voce não refutou nenhum dos argumentos que o mises coloca, e que repliquei no meu post.
Me responda por favor, com sinceridade: voce já leu toda a linha argumentativa do Mises com relação a metodologia e ao uso da matemática/estatística na economia? Ou só viu frases pinçadas, em críticas de criticos que viram frases pinçadas de outros criticos que...?
O que vc falou acima (incluindo a questão do livre arbitrio) não tem relevância alguma na questão metodológica, como mises deixa claro no seu livro "Teoria e História" (
http://rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/arquivos/teoriaehistoria.pdf):
"O HOMEM MORTAL não sabe como o universo e tudo o que ele contém pode parecer a uma inteligência sobre-humana. Talvez uma mente assim esteja numa posição que lhe permita elaborar uma interpretação monista coerente e abrangente de todos os fenômenos. O homem – até agora, pelo menos – sempre fracassou redondamente em suas tentativas de construir uma ponte sobre o abismo que ele vê se abrir entre a mente e a matéria, entre o cavaleiro e o cavalo, entre o pedreiro e a pedra. Seria absurdo enxergar este fracasso como uma demonstração suficiente da solidez de uma filosofia
dualística. Tudo o que podemos deduzir a partir disso é que a ciência – ao menos por ora – deve adotar um enfoque dualístico, mais como um artifício metodológico do que como uma explicação filosófica.
O dualismo metodológico evita fazer qualquer proposição a respeito de essências e constructos metafísicos; ele apenas leva em conta o fato de que não sabemos como os eventos externos – físicos, químicos e fisiológicos – afetam os pensamentos, ideias e julgamentos de valor humanos. Esta ignorância divide o reino do conhecimento em dois campos separados, o
reino dos eventos externos, comumente chamado de natureza, e o reino do pensamento e da ação humana."
As ciências da ação humana se iniciam com o fato de que o homem tem como metas intencionais os fins que ele escolheu. É exatamente isto que todas as variantes do positivismo, behaviorismo e panfisicalismo querem ou negar eremptoriamente ou ignorar silenciosamente.No entanto, seria simplesmente tolo negar o fato de que o
homem se comporta manifestamente como se tivesse de fato fins específicos como metas. Logo, a negação da existência de um senso de propósito nas atitudes do homem só pode ser defendida quando se presume que a escolha, tanto dos meios quanto dos fins, é meramente aparente, e que o comportamento humano acaba sendo determinado por eventos fisiológicos que só podem ser descritos em sua integridade na terminologia da física e da química."
Ou seja sua base já é podre. É uma teoria podre, que se fundamenta em crença falsa.
Bases podres gerando uma teoria podre.
Teoria podre?
1) A Escola Austriaca é a única escola de economia que previu todas as grandes crises econômicas da grande depressão de 29 até a crise de 2008, é a única que, com a mesma teoria, explica todas elas,
2) é a única escola que tem uma teoria que explica satisfatoriamente a "Mania das Tulipas" (
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=267), que todas as outras escolas simplesmente colocam como culpa da "irracionalidade" e ganância;
4) foi a única escola que, com seu método, demonstrou que o socialismo total (estatização total dos meios de produção é impossível*). As outras escolas colocavam essa questão como uma simples escolha política.
* hoje se sabe que entre 30 e 50% da economia soviética era um capitalismo clandestino, tolerado pelo governo, e tocado por "eleitos". Não a toa, assim que a URSS ruiu, apareceu uma chuva de biliionários russos!
Para quem classifica as teorias da EA como podres, vc parece conhecer muito pouco delas.
Com relação ao empirismo, o sucesso explanatório das teorias da EA evidencia que o método desenvolvido pelo Mises tem se mostrado adequdado (e sim, existem melhorias a se fazer) para o desenvolvimento da economia.
Acho engraçado, pois a EA é a única escola que é extremamente conservadora com relação a capacidade preditiva da economia e a única preocupada em estudar o processo econômico real (dinâmico no tempo, criativo e com tendência coordenadora). Mas me parece que vocês se sentem emocionalmente atraídos por escolas que criam um mundo de Peter Pan, posutlando coisas inexistentes, mas como usam matemática e estatística para validar seus resultados,
Outro dia vi uma coisa surreal. Perguntaram para um Chicaguista uma boa previsão que a escola dele faz. Ele respondeu que , da eficiência de mercado, se voce tiver uma informação privilegiada sobre uma empresa, vc poderá investir e ganhar muito mais que a média do mercado! PORRA, isso sequer é um problema na EA, é a regra, dado que ela já parte da premissa de que a informação não está uniformemente distribuida no mercado, na sociedade; que agentes tem informaçõs diferentes!!
Videos simples e explicativos :
https://www.youtube.com/v/i77ZP6tnjAMhttps://www.youtube.com/v/YkG2hTO_R6U