Olá Buck,
Acho que é mais complicado um pouco. Você pode ter teorias fundamentalmente erradas que ainda assim "prevêem eventos" (especialmente se tal previsão não decorre de fórmula/modelo, mas é apenas "narrativa"), e mesmo teorias essencialmente corretas que são usadas para explicar algo, de forma que pode soar convincente em algum grau, sem que isso seja de fato a explicação, o que realmente ocorre/ocorreu.
Primeiro, temos que separar as ciências naturais das econômicas. Nas naturais temos até mesmo que "inventar" conceitos. Em alguns casos, nem sabemos se os objetos físicos que criamos na teoria tem existência real (campos quânticos, por exemplo), e mesmo que não existam, a teoria ainda assim pode explicar a realidade (ela está fundamentalmente errada, mas explica a realidade).
Além do mais, não existe intenção! Isso é crucial na abordagem metodológica, pois nas ciências das ações humanas, analisamos sempre meios e fins, e as consequências lógicas das ações intencionais.
Uma teoria errada não irá consistentemente prever e explicar eventos ao longo do tempo! O Marxismo, por exemplo, tem problemas em tudo, inconsistência na teoria e a realidade que não colabora!
Exemplos:
"O tubérculo de Darwin, na orelha humana, está lá porque, ao longo das gerações, as pessoas que não tinham o tubérculo tiveram menos descendentes do que as que têm o tubérculo; isso deve ter ocorrido por diferenças mínimas na acústica do aparelho auditivo conferirem uma vantagem adaptativa aos portadores, aumentando suas chances de sobrevivência e perpetuação do traço."
"A teoria do criacionismo científico prevê que fetos prematuros não sobreviveriam na atmosfera primitiva do planeta Terra, quando os evolucionistas dizem que teria se originado a vida, e de fato, se reproduzimos essas condições em laboratórios, testamos com fetos de outros animais, e todos eles morrem."
Não manjo nada de economia, as coisas só me parecem mais complexas do que as escolas alternativas geralmente colocam. Isso não impede que qualquer posição alternativo que seja, austríaca ou marxista, nos seus próprios textos, se vanglorie e explique convincentemente por que é a bam-bam-bam das escolas econômicas. Esses textos no entanto terão maior ou menor aceitação de acordo com o viés ideológico do leitor. Se for leigo o suficiente, você até poderia trapacear, trocar substantivos nos textos para que os austríacos estejam se rotulando de marxistas e vice-versa, e isso tapearia uma porção de pessoas que se rotule de uma forma ou de outra.
A outra questão, é a diferença entre teoria e "história". Por exemplo, temos várias histórias evolutivas para explicar o formato dos punhos humanos. Apenas uma delas ocorreu de fato, porém, todas elas usam a teoria de evolução para essa explicação!
Da mesma forma, bolhas ciclos econômicos podem ocorrer de diferentes formas, com diferentes "caminhos" e histórias,em diferentes setores ou até mesmo na economia como um todo, porém, a teoria que tem explicado todos eles ao longo do tempo é a TACE, que coloca como a manipulação de juros, monetária e creditícia causa/aumenta esses tipos de comportamento dos agentes econômicos!
Veja, você colocou uma questão que nenhuma outra escola explica, a não ser pela "IRRACIONALIDADE" per se (sem nenhum problema econômico atuando junto)! Porém, quando vamos analisar o ocorrido, o que encontramos? Uma expansão monetária gigantesca começando um ou dois anos antes desse comportamento "IRRACIONAL" e continuando até o seu fim!
Ou seja, a EA vem explicando, através de uma teoria simples, elegante, internamente consistente e baseada na realidade, bolhas e ciclos desde as Tulipas. Vc acha que isso é coincidência? Uma teoria fundamentalmente errada?
Republicans Like Obama's Ideas Better When They Think They're Donald Trump's
A new poll shows how much Americans' policy opinions depend on the politician endorsing them.
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http://www.huffingtonpost.com/entry/donald-trump-republicans-democrats-poll_us_55e5fbb8e4b0c818f6196a82
Não foi a primeira vez que fizeram dessas.
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Economia NÃO é ideologia (como o Marxismo), não é uma posição política, é uma ciência da ação humana! Os probelmas que existem entre escolas é o mesmo que existe entre grupos de pesquisa (no sentido dado por Lakatos) nas ciências naturais.
Abs
Felipe