Não faz muito sentido esse lado da discussão, de "comunismo versus capitalismo", na questão ambiental.
(Ou mesmo sobre "como funcionaria o comunismo", embora possa ser parte disso, com menor ênfase em meramente apontar o dedo para o "capitalismo" e dizer "que feio")
Nenhum é tão inerentemente mais "ecológico" do que outro, sempre dependerá de prioridades políticas do estado. De um lado pode ser "povo não come mata nativa", e do outro "mata nativa é muito menos lucrativa do que arrozal". Ou, "mata nativa é um patrimônio da humanidade/país e deve ser explorada de forma cautelosa e sustentável" de um lado, e "mata nativa tem grande potencial lucro e desenvolvimento através de turismo ecológico e pesquisa biotecnológica".
Se você enxerga a coisa não como "comunismo versus capitalismo", mas dentro do espectro de intervenção estatal e livre mercado, então "intervenção estatal" deve ganhar o ponto aqui.
Nos países não-comunistas, geralmente também não anarquias de livre-mercado, a preservação ambiental mais comumente deverá estar sendo resultado de regulações estatais*, ainda que sob alguma pressão de ONGs (geralmente sem fins lucrativos). Então mesmo que o histórico comunista incidentalmente tenha sido pior, é meio questionável atribuir a vitória a "livre-mercado" em vez de ao estado que o viabiliza e regula. Mesmo que os estados ganhando os pontos sejam de modo geral favoráveis ao livre-mercado, a regulação em si deverá tender a ser "anti" mercado, restrições.
Certamente pode acontecer do estado e de tendências comunistas levarem a perder essa preocupação ambiental (se não me engano no Brasil o PC do B coincide de ser bastante avesso às regulamentações ambientais), mas não sei se seria algo inerente. Acho que essa argumentação tenderia a espantalhos.
O histórico é de qualquer forma interessante, no mínimo para desfazer as noções mais românticas e simplistas das coisas.
* apesar de ainda poderem ocorrer desastres ambientais, já que "regulação" não decorre de onisciência e a imposição não é dotada de onipotência.
Tem um tópico antigo sobre
Conservação ambiental através do livre-mercado.