Li o livro supracitado de Marco Vay. Pena que o forista Arthur Spencer desencarnou deste fórum e não poderá responder algumas considerações que tenho a fazer. Se houver algum médium aqui no CC, por favor, peço que contatem o Sr. Spencer afim de esclarecer os seguintes apontamentos:
ha...ha...ha...ha,...ha..ha..conheço o pai Gorducho dos ceticos,mas ele atende em outro terreiro RV
_Uma passagem do livro faz um paralelo com o mito de Noé e o dilúvio para analisar a eternidade do criador. Diz assim que deus não pode ser ferido porque os humanos são finitos e só podem fazer coisas finitas. Então se eles tivessem o poder de ferir deus, que é infinito, seriam também infinitos e então teria mais de um deus. Maaaaaasssss... uma outra passagem afirma que a alma é imortal e evoluirá por um tempo infinito. Se a alma evoluirá por um tempo infinito dá no mesmo dizer que a alma será infinitamente evoluída. Mas só deus pode ser infinito. Como se resolve esse paradoxo à luz do espiritismo?
pelo contrario quem necessita de uma eternidade para evoluir, não pode ser considerada ilimitada.
_Uma passagem que pretende provar que a inteligência, o pensamento e a consciência estão na alma, e não no cérebro, cita os resultados das observações do cardiologista Pin van Lommel, em que 344 pacientes que tiveram morte clínica declarada, vários desses que também atingiram morte cerebral conseguiram ser reanimados e declararam posteriormente terem tido lembranças de fatos ocorridos na sala de cirurgia durante o estado de coma (Não disponho desse estudo. Talvez o forista Gigas possa ajudar.)
Ora, isso não me parece prova coisíssima nenhuma. Esses pacientes podem muito bem ter criado falsas lembranças na hora da reanimação, quando seus cérebros voltaram a funcionar (daí as falhas de desempenho e delírios das falsas lembranças). Não é uma explicação muito mais convincente?
digamos que toda consciência é formada a partir dos cinco sentidos seja material, então essas falsas lembranças vieram da realidade conhecida!
_
Segundo a DE, os espíritos foram criados simples e ignorantes e a meta deles é sempre progredir, mas nunca regredir. A História prova que os Gregos atingiram um nível excepcional de conhecimento científico, filosófico, social e cultural. Mas esse progresso morreu e durante 1000 anos o conhecimento ficou esquecido e adormecido até ser re-animado no renascimento. Não houve então um grande retrocesso no Zeitgeist?
segundo os cristãos ir para o céu seria uma evolução humana, assim como os anjos caidos tipo capetas são uma regressão,mas contraditoriamente afirmam que Deus se encanou homem tambem isso seria uma regressão divina.
budistas creem na reencarnação de homens em corpos de animais.
eu acho que sim! ha tambem o livre arbítrio para homens desejarem ser animais, por força da vontade poderão auto regredir a própria consciência.