“Quem não gostaria de poder ter a chance de recomeçar, de poder consertar seus erros de evoluir enquanto ser humano?
RESPOSTA: certamente, muitos gostariam de recomeçar e consertar as escorregadelas que deu, mas outros dizem pomposamente; “não me arrependo de nada do que fiz!”. Estes, provavelmente, não pretendem consertar nada...
A reencarnação, estamos fartos de saber, é proposta sem lembranças e sem os sentimentos correspondentes. Quem diz ter emoções de outras vidas confunde reações desta existência com o de imaginadas outras.
e como conseguiu chegar a esta certeza?
Quando diante de duas ou mais hipóteses concorrentes, via de regra, a que oferece menos dificuldades é a mais promissora.
voce cre que seu ser tenha sido construídos nestes poucos anos de vida?
Não creio, eu sei...
RESPOSTA: Pois é, para que cheguem a tal reflexão precisam lembrar o que fizeram. Como é que alguém agasalharia o pensamento de “se pudesse voltar consertaria as coisas” se não tivesse recordação do que praticou?
a coisa é mais complexa do que possa querer resumir seu manual de vidas passadas, se ele fosse na forma de um livro, iria lhe parecer um conto de horror donde teria seus "demonios" acusando seus erros e "anjos" lhe colocando bitolas por caminhos que talvez não desejasse seguir, como por exemplo ser o pai de um dos seus carrascos de vidas passadas.
Coisas complexas, que recorrem a soluções místicas, nada esclarecem, apenas tornam nebuloso o que já é, por si mesmo, confuso.
Manual de vidas passadas? Onde compro um desses?
De certo que se faria de rogado , vitima e isento de tais compensações cármicas, assim se fossem apenas lembranças sem sentimentos, acabariam sendo desprezadas e esquecidas!
Sentimentos e lembranças caminham juntos, nesta vida; no caso de recordações de outras o sistema conteria um inibidor que freasse reações de vingança. Parecido com isso ocorre nos sonhos, por que não poderia acontecer nas lembranças de outras existências? Nossa biologia está preparada para essa situação.
A negaça de que reencarnação só funciona sem lembranças é fuga para justificar a insustentabilidade de um imaginado projeto multividas com um limitador gigantesco como esse.
Se ao contrario fossem lembranças virtuais tão reais quanto as emoções provocadas por" sonhos lucidos" aquelas que nos fazem acordar molhados por um sonho erótico, ou por lagrimas sofridas ao vermos uma pessoa amada sendo morta, um acidente , uma despedida, arrependimentos saudades revividas pela alma , podem despertar monstro adormecidos no nosso passado!
Nosso aparato psíquico está preparado para suportar choques da espécie. Lembramos as coisas horripilantes que possamos ter feito e nos sentimos pesarosos por tê-las praticado, lembramos das pessoas que nos magoaram ao longo de nossa vida, mas dificilmente queremos vingança, ou, se queremos não nos atrevemos a levar o desejo às últimas consequências. Quer dizer, esta vida nos dá subsídios suficientes para sabermos que lembrar não significa desandar, ao contrario, ajuda a melhor caminhar.
Certamente lembranças sem emoções nos torna apaticos, tanto quanto ver algum ator representando nossa má vida, nãonos importaremos porque sempre pensaremos eu nunca faria tal coisa, claro este não sou eu!
Não construa espantalhos: lembranças e emoções andam juntas, mas existem emoções e emoções, se é que entende...
Ao passo que podermos revivênciar ações, reações e emoções de vidas passadas, certamente nos perturbaria o presente, claro que não estamos aqui, apenas para saldar um passado negativo,por que isto não é evolução e sim apenas a devida quitação, estamos aqui para tornar nossa existência positiva doando livres aquilo que não devemos!
Essa meia poesia não se aplica ao ente humano. Em nós, terrícolas, as coisas acontecem diferente do que sugere, ou seja: temos recordações de parte substancial do que vivenciamos. Se é assim com a vida presente, teria de assim ser com as vidas passadas. Poderíamos ter vivido mil vidas, em todas estaríamos limitados à condição humana, portanto, teríamos que lembrar das experiências, já que é assim que funcionamos.
Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer. Lucas 17:10
31 Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;
Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.
Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;
E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.
E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.
E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.
E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.
E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.
Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.
Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.
Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.
Lucas 6:27-38
Bíblia de novo, com que intenção agora?
voce é mais um discipulo de São Tomé? imagine voce assistindo um filme de uma vida passada com varios personagens e locais que lhe são estranhos, que não representam nada mais para voce, então alguem lhe diz que o personagem x é voce numa vida passada!
Que autoridade esse “alguém” teria para falar de minhas sonhadas vidas pregressas?
caso hipotético apenas argumentando que não basta saber tem que sentir!
Então me corrijo: que autoridade teria esse hipotético para falar de minhas vidas passadas se nem eu delas sei?
por exemplo não adianta voce querer falar para um surdo de nascença que o som existe, ou para um cego que as cores são assim ou assadas estas por que coisas não sentidas são coisas inexistentes!
Engano seu, cegos sabem que cores existem; surdos sabem do som, e podem sentí-lo!
imagine um ser literalmente sem sentido, tentando entender a realidade dos sentidos, então mostramos a ele a dor e alegria de ser humano! Ele vê humnos manifestando tais emoções e anota no seu manual, depois diz agora sim eu ja conheço o que é a dor, alegrias, a ira e até o amor, beleza agora ja posso dizer que sou humano?
Um ser sem sentido é, literalmente, sem sentido...
Não Pinóquio! :no:Continua sendo um ser sem sentimentos reais, não passa de um maquina programada para emular emoções que não são suas!
Saber o que fez e não sentir nada pelo que fez , não faz de ninguém um sábio antes um psicopata!
Acho que o Sérgio tem razão...
uma questão? A fada do carvalho transferiu parte da sua personalidade para a madeira, ou fez a magica de outro ser aparecer?
E por que diabos ja não criou um menino bonzinho de verdade ?
Sinceramente, não sei. Responda você, se souber...
o que voce sentira assistindo este filme?
Para poder lhe dizer o que sentirei assistindo "esse filme” precisarei assistir ao filme, onde está passando?
uma sensação de nada haver ,
Exatamente a sensação que estou tendo neste momento...
voce não conseguira se identificar com pessoas que lhe são totalmente estranhas.
Realmente, isso constantemente acontece comigo: não me identifico com pessoas estranhas...
Correto: me seriam tão estranhas que, com toda certeza, não seria minha pessoa aquela, nem nesta vida nem em imaginada outra...
exato mas, o dia que em sonhos voce for obrigado a sentir emoções de um personagem que hoje lhe é estranho, finalmente conseguirá se enxergar mesmo com outra cara!
Tudo bem, vou, então, esperar que esse sonho me venha: quando acontecer lhe digo o que senti...
Pois é, necessário lembrar e sentir. Se as lembranças e as sensações (ambas) não estão presentes (e presentes em todas as pessoas, já que todos reencarnam), então a conversa termina no nascedouro: não há reencarnação!
mesmo apenas assistindo o filme da sua vida passada sem poder revivência-la, voce ainda poderá guardar na memória a moral da historia de fatos que mexeram com o seu ser,mas se fosse levado a ao êxtase de poder sentir revivenciando fortes emoções , certamente que elas iriam perturbar o seu ser presente.
Gostei dessa: assistir o filme de minha vida passada sem revivencia-la. Pesquisei nos akhasicos, ainda não encontrei essa filmagem...
porque as memorias das ações se vão mas os sentimentos que elas nos causam, constroem o nosso ser!
Interessante, meu guru, que numa caverna no Himalaia mora nu, me disse que o que constrói o nosso ser é a soma das experiências que vivenciamos...
Sentimentos de vidas passadas sem memórias de vidas passadas? Quero saber como comprova isso!
"gato escaldado te medo de agua fria" não abriremos mão do nosso ser de uma vida para outra, somos muito apegados as nossas afinidades, claro que o recém chegado nato ainda apresenta maior fidelidade a imagem do seu passado !
assim é que manter-se apegado ao ser passado ou evoluir para o melhor ser, depende do próprio ser melhor ou ser pior!
Creio que acho, do verbo “tenho a impressão”, de que quase entendi o que está desexplicando: por isso, não abro mão de minha vida presente por nenhuma outra passada!
RESPOSTA: não possuímos livre arbítrio, isso é uma falácia. Temos um arbítrio muito limitado. Para que o livre arbítrio pudesse ser exercido em sua inteireza teríamos que conhecer todas as variáveis envolvidas nos acontecimentos, tanto no meio externo quanto interno. Nosso corpo funciona 99% no “automático” não temos consciência do que sucede no organismo a maior parte do tempo. Externamente a mesma coisa: a simples decisão de ir ao mercado fazer compras pode acarretar consequências inimagináveis...
ao ao contraio do que voce argumenta a onisciência anula a alguma possibilidade de escolha!
Anula ou permite fazer a melhor escolha? Escolha...
logo liberdade nasce da ignorância![/b]
O que nasce da ignorância é mais
inguinorança...
e como alguém que não possui libre arbitrio pode decidir, ou duvidar de alguma coisa?
Não temos o pleno livre arbítrio que se apregoa, mas temo-lo reduzido: não podemos saber com total segurança se fizemos a melhor escolha. Por exemplo, antes de lhe redigir estes comentários fiquei entre fazê-lo ou ir ao bar do bigode tomar um grau. Decidi pela primeira opção, mas não estou certo se escolhi o certo: o bigode tá com uma cachaça mineira que diz ser um arraso!
Conforme o expliquei: temos livre arbítrio restrito: decidimos com base nas variáveis conhecidas, então nunca temos plena certeza de que decidimos corretamente, embora que, em muitos casos, podemos fazer as escolhas com boa margem de certeza, visto já conhecermos os resultados gerais. Se tenho diante de mim a opção entre ser cidadão honesto ou assaltante, sei que a segunda não é a melhor alternativa. No entanto, podem haver pessoas que, por viverem em ambiente que estimule a escolha ruim, tendem achar que se podem pegar para si o que não lhes pertence estão fazendo a coisa certa. E não falo só de ladrões de galinhas...
ué mas não seria exatamente a falta de conhecimento a nos dar um maior numero de possibilidades de escolhas?
Certo,nos dá um leque de escolhas, saber qual a mais adequada eis a questão...
então no caso ao invés de responsabilizarmos pessoas que fazem coisas ruins, deveríamos tentar responsabilizar os ambientes que estimulam "os coisas" ruins?
Se tivesse lido lá atrás veria: somos o conjugado de nossas tendências íntimas com as influências que sobre elas exerce o ambiente.
Saberia me explicar por ambientes considerados propícios a criação dos "coisas ruins" também acabam gerando os "coisas boas"?
Saberia e sei...
POR EXEMPLO :porque irmãos criado pelos mesmo pais, nos mesmos pais na mesmas condições uns se tornam os "coisas ruins" e outros se tornam os "coisas boas" para sociedade?
Simples, basta consultar a sentença há pouco proferida:
“somos o conjugado de nossas tendências íntimas com as influências que sobre elas exerce o ambiente.”
Isso significa o quê? Respondo: que o ambiente exerce influências variadas sobre as variadas pessoas. Um tipo de orientação que a alguém é positiva pode ser danosa para outrem...
“Somos o resultado das ações do meio? Ou somos o resultado das nossas ações ?”
RESPOSTA: somos o resultado de nossas particulares inclinações conjugadas com as influências externas que recebemos ao longo da vida.
do tipo maquina pre programada com rotinas basicas,mas o software principal que caracteriza cada maquina vem de fora?
Não, nada disso...
desenvolva!
Creio que desenvolvi nestes atuais comentários...
Não. Justiça cármica e justiça divina não são necessariamente o mesmo...
quais as diferenças?
Justiça cármica funciona, em tese, até mesmo sem um administrador. Justiça divina pressupõe o todo-poderoso em pessoa gerenciando o processo.
A que produz melhores resultados. Sou inclinado à moral cristã: não façais aos outros o que não quereis que vos façam...
tem gente que adora levar no fio-fó então eles devem sair metendo o pau nos outros?
Depende, se encontrarem quem goste desse exercício nada a obtemperar. Suponhamos que você aprecie soltar o brioco (apenas um supositório, bem entendido). Se achar que seu gosto tem que ser gostado por todos, estará forçando quem não tenha igual predileção a fazer algo contra a vontade, o que contraria a essência da exortação. Quer dizer, se você não quer que lhe forcem a realizar o que não quer fazer, igualmente, não deverá forçar os outros a tal...
ok! e quando escreve sabe realmente o que estava fazendo?
Espero que sim, senão não estarei sendo coerente...
não questiono se sabe o que esta falando,mas se possui consciência do que seria o ato de escrever?
Até onde meu entendimento alcança, sim...