Autor Tópico: Razão x Fé  (Lida 48837 vezes)

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
Re:Razão x Fé
« Resposta #200 Online: 23 de Abril de 2017, 18:15:30 »
Quanto ao Elias não tem problema porque ele nunca morreu.

Acontece que os espíritas insistem em matar Elias, a fim de fazê-lo reencarnar em João Batista...

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #201 Online: 23 de Abril de 2017, 18:29:12 »
Citação de: Sr. Criaturo
Até para Deus deve ser muito tedioso ser sempre mais do mesmo!
Sabia que uma das raras coisas que D·us não pode fazer é mudar a Si mesmo, ou se suicidar, Sr. Criaturo :?:

sabe aquele lance do :
Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. João 15:13

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:14

Então  Seu Gorducho!
de fato Deus  se anular segundo Lavosier é impossivel, mas segundo a biblia se transformar em homem é sim possível!
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #202 Online: 23 de Abril de 2017, 18:42:15 »

O Panteísmo implica num retorno ao todo, perdendo-se a individualidade e o valor da experiência acumulada.
Estar imerso no todo subentende a evolução constante da individualidade, em que a perfeição será como uma linha assintótica aproximando do criador sem jamais alcançá-lo.
isso é o que eu acredito!

João 17

João 17
 Ouvir

17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
20 E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;
21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
23 Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.

Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu. João 14:28

apesar De Jesus afirmar que ele e Deus são um, ele deixa claro que ha  individualidade dentro da unidade Deus!

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #203 Online: 23 de Abril de 2017, 19:15:00 »
Citação de: Gorducho
A lógica SEMPRE fracassou quando via dela se tentou apreender o real.A lógica só serve pra TENTAR trabalhar os espantosos dados que o real insere no nosso aparato perceptivo. Raramente se é que alguma vez por lógica conseguimos avançar conhecimentos acerca do real.
Citação de: Spencer
Por favor, poderia se estender um pouco mais sobre isto? Não compreendi, pois a lógica é a essência do raciocínio, é o parâmetro que define e direciona nossas escolhas nos terrenos mais obscuros tais como a filosofia, a ciência, etc.
A lógica não sofre a influência da opinião, pelo contrário, ela deve formar a opinião.
A única limitação à lógica é que ela se amplia com o conhecimento e sofre suas limitações, também por esta via.
Um homem com pouco conhecimento não saberá se  servir da lógica.

Uma piniãozinha de minha parte.

A lógica é a essência do raciocínio em termos restritos. Como bem pontuou o Gorducho, a  lógica nada tem a dizer sobre o real (falo da lógica tradicional), pois ela cuida tão somente da FORMA do raciocínio, dando as regras para que os dados disponíveis sejam adequadamente montados pelo pensamento. Quanto à veridicidade desses dados ela nada tem a dizer.

Alegar que essa ferramenta “define e direciona nossas escolhas nos terrenos mais obscuros” não só é exagerado como equivocado. Há raciocínios formalmente corretos e completamente falsos. Por exemplo, se digo: todos os marcianos são verdes, eu sou marciano, logo, sou verde. Formalmente é raciocínio correto, porém falso. Entretanto, se existissem marcianos e eles fossem verdes e eu fosse um deles, eu seria verde.

Então, a lógica não pode garantir a verdade de um argumento, pode apenas dizer que, seguidas as regras, se o conteúdo das premissas for verdadeiro a conclusão também será.

A lógica é útil para nos precaver contra falácias. Se eu dissesse: “todos os marcianos são verdes, eu sou verde, logo, sou marciano”, seria um raciocínio, além de falso, formalmente incorreto. Muita gente, inadvertidamente, comete tais deslizes.
a lógica do raciocinio é criada primeiramente no mundo da imaginação, quando pode ser realizada com o resultado previsto pela mente , então a consciência associa o raciocinio como sendo uma boa lógica! (tecnica)Know-how

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #204 Online: 23 de Abril de 2017, 19:20:19 »
muito interessante essa discussão Gorducho X Spencer, mas não se esqueçam de observarem uma coisa:

Lógicamente  :biglol:

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #205 Online: 23 de Abril de 2017, 20:02:17 »
Citação de: montalvão
Correto, devemos assumir nossas responsabilidades...
Correto, vivos podem ter colaborado para o móvel estar fora do lugar...
Quanto aos mortos, mesmo que vivos estejam, não participam das coisas dos homens, inseri-los ou não nalgum contexto, em termos elucidativos, não faz diferença. Se não me acredita acredite no Eclesiastes bíblico:

---------------------------------------------.
“Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento.
Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; NEM TÊM ELES DAÍ EM DIANTE PARTE PARA SEMPRE EM COISA ALGUMA DO QUE SE FAZ DEBAIXO DO SOL.”
------------------------------------------------.

Então veja só, Criaturo: suas alegações, que estão restritas aos limites de sua experiência e de seu conhecimento,  trombam de frente com a milenar sabedoria que, segundo se diz, teria provindo de inspiração divina. Então, com quem ficamos, com Criaturo que só sabe o que sabe, ou com o livro santo, que sabe mais?

Citação de: Criaturo
ha vá! dizer que adotou a essa crença ateista? fica até ironico dizer que um livro "santo" andou a pregar o ateistmo da inconsciência!
Crença por crença fico com a de Jesus que conversou com o espirito de moises e de joão batista(Elias) no monte da transfiguração demonstrando ali claramente que espiritos se ocupam com os vivos!

Não adotei “crença ateísta” apresentei-lhe a sabedoria milenar para que nela meditasse, o que não fez... Por outro lado, vejo que suas leituras das prédicas de Jesus são bem espiritistas, ou seja, fracas.

O que se prega no Eclesiastes não é “ateísmo da inconsciência”, o que se fala é da relação dos mortos (cujo destino o livro não cogita) em relação aos vivos. Em outras palavras, o Eclesiastes é um libelo contra a mediunidade. Vai ver seja por isso que tão celeremente o descarta...

A respeito da transfiguração, pelo texto neotestamentário não dá para afirmar que Jesus conversou com os espíritos. Jesus seria médium? Lá é dito que “apareceram” Moisés e Elias, e os discípulos os viram a conversar com o mestre. Então eles tiveram uma visão desses dois profetas, nada de espíritos em comunicação mediúnica. Além disso, o evento foi único, ou seja, ocorreu porque Jesus queria passar de forma categórica um ensinamento aos discípulos. Não dá para tirar desse episódio isolado a conclusão de que falecidos se ocupam com as coisas dos vivos (não teriam nada melhor a fazer do lado de lá?). Se assim se ocupassem  por que não dão mostras concretas de suas presenças? Pra piorar, ainda defende a tosca ideia de que Elias reencarnara em João Batista. De onde tirou essa? Da Bíblia é que não foi...

Passados uns oitos dias, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e subiu ao monte para orar.
Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e as suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura.
E eis que falavam com ele dois personagens: eram Moisés e Elias,
que apareceram envoltos em glória, e falavam da morte dele, que se havia de cumprir em Jerusalém.
Lucas 9:28-31

1) Jesus não era um esquizofrênico a conversar com personagens criados pela sua imaginação^, pois não existe esquizofrenia em grupo!
2) os espiritos falavam, se preocupavam com a morte de Jesus!

Reencarnação de Elias  como João Batista!

Responderam-lhe: Era um homem vestido de pêlos, e cingido duma correia em volta da cintura. Então disse ele: É Elias tesbita. 2 Reis 1:8
Ora o mesmo João usava uma veste de pêlo de camelo, e uma correia em volta da cintura; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Mateus 3:4

5 Vou mandar-vos o profeta Elias, antes que venha o grande e temível dia do Senhor, ML 4

Mas o anjo disse-lhe: Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua oração: Isabel, tua mulher, dar-te-á um filho, e chamá-lo-ás João.
Ele será para ti motivo de gozo e alegria, e muitos se alegrarão com o seu nascimento;
porque será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem cerveja, e desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo;
ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus,
e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto.
Lucas 1:13-17

Perguntaram-lhe os discípulos: Por que dizem, então, os escribas que Elias deve vir primeiro?
Respondeu ele: Na verdade Elias há de vir, e restaurará todas as coisas;
declaro-vos, porém, que Elias já veio, e não o conheceram, antes fizeram-lhe tudo quanto quiseram (cortaram -lhe a cabeça). Assim também o Filho do homem há de padecer às suas mãos.
Então os discípulos entenderam que lhes falara a respeito de João Batista.
Mateus 17:10-13

Ao partirem eles, começou Jesus a falar ao povo a respeito de João: Que saístes a ver no deserto? uma cana agitada pelo vento?
Mas que saístes a ver? um homem vestido de roupas finas? Os que vestem roupas finas, assistem nos palácios dos reis.
Mas para que saístes? para ver um profeta? Sim, vos digo, e ainda mais do que profeta.
Este é aquele de quem está escrito: Eis aí envio eu ante a tua face o meu anjo, Que há de preparar o teu caminho diante de ti.
Em verdade vos digo que não tem aparecido entre os nascidos de mulher outro maior que João Batista; mas o que é menor no reino dos céus, é maior do que ele.
Desde os dias de João Batista até agora o reino dos céus é tomado à força, e os que se esforçam, são os que o conquistam.
Pois todos os profetas e a lei até João profetizaram;
e se quereis recebê-lo, ele mesmo é Elias que há de vir.
O que tem ouvidos, ouça.

Mateus 11:7-15

perceba que Jesus fala do tempo que João era Elias e ainda temos a lei do carma, pois Elias mandou cortar a cabeça de 400 adoradores de Baal, por isso disse Jesus que desde o tempo de João (Elias) os violentos queriam tomar o céu a base da espada

"ebainha tua espada porque quem com ela ferir , por  ela sera morto"

Ela saiu e perguntou a sua mãe: Que pedirei? Esta respondeu: A cabeça de João Batista. Marcos 6:24

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #206 Online: 23 de Abril de 2017, 20:09:55 »

Acontece que os espíritas insistem em matar Elias, a fim de fazê-lo reencarnar em João Batista...
ok senhores Elias foi abduzido por ETs (eram os deuses astronautas?) em uma carruagem de fogo, mumificado por milênios e depois jogado no deserto ja no tempo de Jesus com o nome de João Batista!
só que não ele tinha pai e mãe e era primo de Jesus!

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #207 Online: 23 de Abril de 2017, 21:01:53 »
A respeito da transfiguração, pelo texto neotestamentário não dá para afirmar que Jesus conversou com os espíritos. Jesus seria médium? Lá é dito que “apareceram” Moisés e Elias, e os discípulos os viram a conversar com o mestre. Então eles tiveram uma visão desses dois profetas, nada de espíritos em comunicação mediúnica. Além disso, o evento foi único, ou seja, ocorreu porque Jesus queria passar de forma categórica um ensinamento aos discípulos. Não dá para tirar desse episódio isolado a conclusão de que falecidos se ocupam com as coisas dos vivos (não teriam nada melhor a fazer do lado de lá?). Se assim se ocupassem  por que não dão mostras concretas de suas presenças? Pra piorar, ainda defende a tosca ideia de que Elias reencarnara em João Batista. De onde tirou essa? Da Bíblia é que não foi...

Passados uns oitos dias, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e subiu ao monte para orar.
Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e as suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura.
E eis que falavam com ele dois personagens: eram Moisés e Elias,
que apareceram envoltos em glória, e falavam da morte dele, que se havia de cumprir em Jerusalém.
Lucas 9:28-31
1) Jesus não era um esquizofrênico a conversar com personagens criados pela sua imaginação^, pois não existe esquizofrenia em grupo!
2) os espiritos falavam, se preocupavam com a morte de Jesus!

Supondo que o evento tenha ocorrido. A transfiguração não pode ser comparada a episódio mediúnico: os componentes nela presentes não apontam para tal. Ou nas sessões de materializações os médiuns ficam resplandecentes, a mostrar que estão possuídos de poder celestial?

Ninguém está postulando esquizofrenia.  Por outro lado, pessoas influenciáveis podem ser contagiadas por ilusões de outrem (coisa bem diferente de “esquizofrenia em grupo”). Mas, vamos admitir que realmente os profetas apareceram. A dúvida é se em carne (materializados) ou em visão mística: isso o texto não esclarece e ambas interpretações são aceitáveis. De um modo ou de outro,  relembro (já que parece não ter lido o que falei): o acontecimento foi único na vida de Jesus. Se ele fosse médium e contatasse rotineiramente espíritos tal estaria documentado nos evangelhos.

Por que os profetas iriam aparecer para mostrar preocupação com a morte de Jesus se esta estava previamente decidida?

A transfiguração e a presença de Moisés e Elias tinha objetivos específicos: 1) firmar na mente dos discípulos que Jesus era o Messias prometido, e, 2) preparar-lhes o espírito para o período difícil que se avizinhava. E ainda havia um forte simbolismo com aquelas presenças: Moisés representava a Lei e Elias os profetas que falavam por Deus, a mostrar que a Lei e os Profetas estavam submetidos à autoridade de Jesus.

Responderam-lhe: Era um homem vestido de pêlos, e cingido duma correia em volta da cintura. Então disse ele: É Elias tesbita. 2 Reis 1:8
Ora o mesmo João usava uma veste de pêlo de camelo, e uma correia em volta da cintura; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Mateus 3:4

5 Vou mandar-vos o profeta Elias, antes que venha o grande e temível dia do Senhor, ML 4

Mas o anjo disse-lhe: Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua oração: Isabel, tua mulher, dar-te-á um filho, e chamá-lo-ás João.
[...]
e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto.

Perguntaram-lhe os discípulos: Por que dizem, então, os escribas que Elias deve vir primeiro?
declaro-vos, porém, que Elias já veio, e não o conheceram, antes fizeram-lhe tudo quanto quiseram (cortaram -lhe a cabeça). Assim também o Filho do homem há de padecer às suas mãos.

Ao partirem eles, começou Jesus a falar ao povo a respeito de João: [...]
O que tem ouvidos, ouça.

perceba que Jesus fala do tempo que João era Elias e ainda temos a lei do carma, pois Elias mandou cortar a cabeça de 400 adoradores de Baal, por isso disse Jesus que desde o tempo de João (Elias) os violentos queriam tomar o céu a base da espada

[...]

Ela saiu e perguntou a sua mãe: Que pedirei? Esta respondeu: A cabeça de João Batista. Marcos 6:24

Quando falo que sua interpretação espiritista é fraquinha seu arrazoado não nega... considere o seguinte.

As profecias, via de regra, estão recheadas de simbolismos. Releia a profecia de Malaquias, que você selecionou, e confira se o “grande e terrível dia do senhor” aconteceu conforme o profetizado? Os antigos intérpretes das escrituras ensinavam que o profeta Elias retornaria dos céus para preparar a vinda do Messias. Essa volta, porém, não seria reencarnativamente. Os judeus não conheciam o conceito de múltiplas vidas, portanto não poderiam cogitar de nada nesse sentido.

Então, esperava-se pela volta de Elias, mas não sabiam bem com aconteceria. Ora, Jesus anunciava-se como o Messias prometido, mas os doutores da lei questionavam: se fosse Jesus o Messias Elias deveria tê-lo antecedido, e cadê Elias? Então Jesus esclareceu que João era “o Elias que havia de vir”, ou seja, cumprira simbolicamente a palavra profética.

Lei do carma é outro conceito desconhecido dos judeus neotestamentários. E ela não cabe na história de Elias. O profeta realizara a degola (ajudado, é claro, sozinho não daria conta) autorizado por Javé. Note que fora confronto entre o deus de Israel e sacerdotes de deuses inimigos. A decepação das cabeças firmara o poder de Javé sobre Baal e Azera.

Se deixarmos de lado todos os óbices contra a reencarnação na história de Elias e João Batista e  admitir que Elias estava sob o efeito do carma que produziu e reencarnara em João para pagar essa dívida, teríamos um problemão a ser esclarecido: foram 400 decapitados! Quantas outras encarnações degolativas o infeliz não teria que experienciar, hem? Estaria reencarnando até hoje...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #208 Online: 23 de Abril de 2017, 21:57:20 »

ok senhores Elias foi abduzido por ETs (eram os deuses astronautas?) em uma carruagem de fogo, mumificado por milênios e depois jogado no deserto ja no tempo de Jesus com o nome de João Batista!

Parece que está percebendo, por si mesmo (parabéns!), as cambalhotas que precisa dar para transformar Elias em João Batista reencarnado. Quando Jesus anunciou que João era o Elias que havia de vir, os que o ouviam não se perguntaram: “quer dizer, então, que Elias reencarnou em João?”. Nada disso. Esse pensamento não estava presente na mente daquelas pessoas. Eles não tinham ideia do que fosse reencarnação. Compreenderam que João reunia os requisitos simbólicos para que a profecia nele se cumprisse.

A tese de que houve reencarnação entre Elias e João é moderna, e espiritista: não é apoiada por exegetas da Bíblia.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #209 Online: 24 de Abril de 2017, 01:22:30 »
Os 'exegetas' das obras da Marvel também discutem se o Capitão América é o mesmo Steve Rogers, no retorno do evento Siege.
Foto USGS

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #210 Online: 24 de Abril de 2017, 06:58:46 »
Admirável o conhecimento das minúcias do Evangelho, por parte do Montalvão e Criaturo.
Já do meu ponto de vista enxergo o Evangelho apenas como um grande movimento transformador, das leis draconianas para as leis do amor e perdão entre os homens.

Aqui uma piniãozinha, rs rs

Montalvão disse:
A tese de que houve reencarnação entre Elias e João é moderna, e espiritista: não é apoiada por exegetas da Bíblia.

“Os discípulos O interrogavam: Por que dizem, pois, os escribas que é mister que Elias venha primeiro?  Jesus lhe respondeu: Certamente Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas. Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim, farão eles também padecer o Filho do homem. Então entenderam os discípulos que lhes falara a respeito de João Batista”. (Mateus 17.10-13).

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #211 Online: 24 de Abril de 2017, 07:35:08 »

O link foi citado, vc não notou?
Se mencionei é porque notei 
  Poderia, como é praxe, selecionar um texto e buscar no Google. Bateu, palavra por palavra, cita-se o link.
O tópico, Razão e Fé, pressupõe um debate sutil e inteligente
Minha resposta foi porque o Sr. considerou "mito" o fato dos humanos não poderem apreender o que esteja fora das percepções humanas, i.e. Deus.
I.e., que poderia apreendel'O via lógica.
Não é mito: é fato. 
A lógica permite devanear acerca do que se queira, em particular acerca de Teologia. Isso não é apreensão, é imaginação.
A mim está parecendo que o Sr. tem um certo descaso pela Lógica. Experimente usá-la; pode gostar.
Livros e livros foram escritos sobre ela, nomes veneráveis entoaram loas, mas o Sr. a trata como um approach de devaneios.
Quanto a dogmas e axiomas, duas coisas bem diferentes, não fazem parte dos paradigmas espiritistas.
Dogma é sinônimo de axioma, só que tradicionalmente empregado em contexto religioso.
Né?
Dogmas do espiritismo:
i) Existência duma divindade com as Perfeições listadas no LE (que na verdade são as escolásticas como eu citei acima).
ii) Reencarnação romântica.
iii) Existência de "espíritos" e possibilidade deles se comunicarem via "médiuns"
se poderia seguir mas vou poupá-lo.
Como eu disse: lógica é uma coisa bem complexa. Muitas vezes os axiomas ficam ocultos e é difícil explicitá-los. 
É neste ponto que se destaca uma das mais fortes e pujantes diferença entre a DE e as religiões: todos os conceitos ali adotados como postulados doutrinários o foram após exaustivos debates, não somente intra muros, mas com céticos e religiosos. O Que É O Espiritismo, apresenta um excerto destes debates.
Naturalmente o objetivo, ali, não era convencer os opositores, mas estabelecer uma apologética ad hoc. Algo como justificar e expor as bases do que, naquela ocasião era, em termos religiosos ou filosóficos, grande novidade. Novas tiragens de O Livro dos Espíritos se sucederam em curto espaço de tempo. As gráficas andavam atulhadas...
« Última modificação: 24 de Abril de 2017, 07:38:58 por Spencer »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #212 Online: 24 de Abril de 2017, 08:17:58 »
Os 'exegetas' das obras da Marvel também discutem se o Capitão América é o mesmo Steve Rogers, no retorno do evento Siege.

Uai?

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #213 Online: 24 de Abril de 2017, 08:21:59 »

Ninguém está postulando esquizofrenia.  Por outro lado, pessoas influenciáveis podem ser contagiadas por ilusões de outrem (coisa bem diferente de “esquizofrenia em grupo”). Mas, vamos admitir que realmente os profetas apareceram. A dúvida é se em carne (materializados) ou em visão mística: isso o texto não esclarece e ambas interpretações são aceitáveis. De um modo ou de outro,  relembro (já que parece não ter lido o que falei): o acontecimento foi único na vida de Jesus. Se ele fosse médium e contatasse rotineiramente espíritos tal estaria documentado nos evangelhos.
materializado em carne? :hihi:
Jesus conversando com visões compartilhadas por duas testemunhas?
apenas 3 anos de evangelho não foram suficientes para Jesus ter ficar desenhando a vida, resumiu o amar ao próximo @ quem tiver ouvidos para ouvir que ouçam.
Por que os profetas iriam aparecer para mostrar preocupação com a morte de Jesus se esta estava previamente decidida?
"na verdade o espirito esta preparado mas a  carne é fraca"

A transfiguração e a presença de Moisés e Elias tinha objetivos específicos: 1) firmar na mente dos discípulos que Jesus era o Messias prometido, e, 2) preparar-lhes o espírito para o período difícil que se avizinhava. E ainda havia um forte simbolismo com aquelas presenças: Moisés representava a Lei e Elias os profetas que falavam por Deus, a mostrar que a Lei e os Profetas estavam submetidos à autoridade de Jesus.

mostrar que a vida continua alem  da morte e que o Eclesiastes falou M.....   hihihihihihihihiii

o monte da transfiguração não foi a primeira sessão mediúnica relatada na biblia e sim esta:
alias só para enfatizar a medium de endor ao invocar o Espirito de Samuel ele tambem demonstrou estar consciente do que estava acontecendo com rei Saul, este negócio de inconsciência pós morte é coisa de preguiçosos que tendem ao suicídio!

[...]

Ao partirem eles, começou Jesus a falar ao povo a respeito de João: [...]
O que tem ouvidos, ouça.

[...]

Quando falo que sua interpretação espiritista é fraquinha seu arrazoado não nega... considere o seguinte.

As profecias, via de regra, estão recheadas de simbolismos. Releia a profecia de Malaquias, que você selecionou, e confira se o “grande e terrível dia do senhor” aconteceu conforme o profetizado? Os antigos intérpretes das escrituras ensinavam que o profeta Elias retornaria dos céus para preparar a vinda do Messias. Essa volta, porém, não seria reencarnativamente. Os judeus não conheciam o conceito de múltiplas vidas, portanto não poderiam cogitar de nada nesse sentido.

ensinavam coisa nenhuma, não existe tal ensinamento biblico ,baseado no fato que supostamente Elias teria ido voando em um redemoinho de vento direto para o céu, poderiam crer que ele iria descer voando do céu!

eis a prova:

Evangélicos creem no profeta Elias Saci Pererê da Silva ....... :hihi:

Então, esperava-se pela volta de Elias, mas não sabiam bem com aconteceria. Ora, Jesus anunciava-se como o Messias prometido, mas os doutores da lei questionavam: se fosse Jesus o Messias Elias deveria tê-lo antecedido, e cadê Elias? Então Jesus esclareceu que João era “o Elias que havia de vir”, ou seja, cumprira simbolicamente a palavra profética.

evangélicos pressionados por questionamentos espiritas, vão aos poucos mudando o sentido biblico , minha biblia antiga diz : "se voces quiserem da credito ele mesmo é Elias que devia vir" esta versão que coloquei propositadamente diz : e se quereis recebê-lo, ele mesmo é Elias que há de vir.
O que tem ouvidos, ouça.

mas muitas versões atuais ja adulteram o sentido substituindo por "o Elias que deveria vir" como se Elias  fosse uma espécie de titulo que qualquer um pudesse assumir função!
mesmo assim ainda esta tentativa de desvirtuar a reencarnação, não justifica o fato do profeta malaquias ter dito claramente "eis que enviarei o profeta Elias " e não um substituto como tentam falsear os evangélicos!
e ainda ignoram que o anjo Gabriel disse que joão seria acompanhado pelo espirito e poder de Elias!
Nem tão pouco explica por que Jesus se refere a João Batista no passado (desse os tempos de João Batista) se naquele momento ele ainda estava vivo?   e depois ainda confirma que João era Elias mais claro do que isto, impossível mas só para os que tem ouvidos para ouvir!
pouco importa a crenças judaicas Jesus venho para ensinar as Leis de Deus e não de moises e por isso foi crucificado!

Lei do carma é outro conceito desconhecido dos judeus neotestamentários. E ela não cabe na história de Elias. O profeta realizara a degola (ajudado, é claro, sozinho não daria conta) autorizado por Javé. Note que fora confronto entre o deus de Israel e sacerdotes de deuses inimigos. A decaptação das cabeças firmara o poder de Javé sobre Baal e Azera.
post a passagem onde Deus (Javé) manda Elias se vingar dos seus perseguidores cortando a cabeça de 400 pessoas ?
"jesus ensinou que quem lançar mão da espada por ela perecerá"
Elias só  foi vivenciar esta lei do carma reencarnado como profeta João Batista e digo mais cumpriu -se a promessa de da rainha jeezebel que disse: "que ainda hoje faria com Elias a mesma coisa que ele havia feito com os profetas dela" só  que ela  morreu naquele mesmo dia e só foi cumprir a sua promessa de vingança reencarnada como Herodias pedindo a Herodes ( antigo rei Acabe)" dai me aqui a cabeça de João Batista em um prato" !
ha...ha..ha..ha..ha  rainha jeezebel @ rei acabe  reencarnaram como Herodias e Herodes e continuaram perseguindo Elias reencarnado como João Batista!

Se deixarmos de lado todos os óbices contra a reencarnação na história de Elias e João Batista e  admitir que Elias estava sob o efeito do carma que produziu e reencarnara em João para pagar essa dívida, teríamos um problemão a ser esclarecido: foram 400 decapitados! Quantas outras encarnações degolativas o infeliz não teria que experienciar, hem? Estaria reencarnando até hoje...

ja temos ceticos argumentando que a lei do carma é imoral e querer transforma-la na lei de talião só denigre ainda mais esta lei divina!
A ideia não é  punição nem vingança divina e sim ada auto conscientização pela experiência própria!
Veja só quantos milenios o universo não aguardou para proporcionar e reunir os antigos personagens para dar a eles a oportunidade do aprendizado  do perdão, Jeezebel e Acabe não perdoaram Elias então a vigança deles foi usada para conscientizar Elias (joão) que não devemos matar inimigos em nome de Deus! uma vez conscientizado disto não ha mais necessidade de ter que passar pela mesma experiência desagradável! porque isso passaria a ser um sadismo divino!
alias tambem não podemos levar ao pe´da letra a lei de reencarnação a denegrindo como se fosse uma lei de talião , ela sera aplica com o unico objetivo da auto conscientização na hora em que o espirito estiver mais apto a entender e aceitar  a lição recebida! ou seja no caso se Elias tambem  tivesse sido decapitado em sua época talvez se sentiria traido pelo Deus que ele havia defendido cortando cabeças dos seus descrentes! E por ironia da vida agora reencarnado como João ele haveria de ser decapitado pelos descrentes do seu Deus!  :diabo:

« Última modificação: 24 de Abril de 2017, 08:35:34 por Criaturo »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #214 Online: 24 de Abril de 2017, 08:42:46 »
Admirável o conhecimento das minúcias do Evangelho, por parte do Montalvão e Criaturo.
Já do meu ponto de vista enxergo o Evangelho apenas como um grande movimento transformador, das leis draconianas para as leis do amor e perdão entre os homens.

Grato por reconhecer-me “grande” conhecedor dos Evangelhos, mas estou longe disso.  Para conhecer aprofundadamente os escritos bíblicos necessário muito mais estudo que tenho  e continuada leitura, coisa que não faço...

Por outro turno, Seu enxergamento dessa transformação que citou mostra que enxerga bem...

Montalvão disse:

SPENCER:  “Os discípulos O interrogavam: Por que dizem, pois, os escribas que é mister que Elias venha primeiro?  Jesus lhe respondeu: Certamente Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas. Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim, farão eles também padecer o Filho do homem. Então entenderam os discípulos que lhes falara a respeito de João Batista”. (Mateus 17.10-13).
[/quote]

Suponho que tenha citado o trecho na intenção de demonstrar que a reencarnação seja falada na Bíblia. Se for isso, indago-lho: onde cabe reencarnação no contido em Mateus? Importante considerar mais que a aparência. O fato de os discípulos entenderem que Jesus falara de João não significa que entenderam que falasse de João reencarnado. Há grande diferença entre as duas leituras.

O que o leitor espírita precisa compreender, a fim de evitar longa e improfícua discussão, é que os judeus não tinham noção do que fosse reencarnação. Os ensinamentos religiosos que seus sacerdotes lhes passavam não contemplava essa concepção. As múltiplas vidas são achadas na Bíblia por meio de correlações espúrias. Se Jesus pretendesse trazer um novo ensino reencarnacionista precisaria dizer mais do que disse.

Procure no Novo Testamento (se quiser também no Antigo) e veja se acha a palavra reencarnação, ou termo que a sinonimize,  nele referida.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #215 Online: 24 de Abril de 2017, 08:43:53 »

Parece que está percebendo, por si mesmo (parabéns!), as cambalhotas que precisa dar para transformar Elias em João Batista reencarnado. Quando Jesus anunciou que João era o Elias que havia de vir, os que o ouviam não se perguntaram: “quer dizer, então, que Elias reencarnou em João?”. Nada disso. Esse pensamento não estava presente na mente daquelas pessoas. Eles não tinham ideia do que fosse reencarnação. Compreenderam que João reunia os requisitos simbólicos para que a profecia nele se cumprisse.

fio não ha magicas  na reencarnação o anjo Gabriel disse a respeito do nascimento de João: "ira adiante dele o espirito e poder de Elias" 
e agora vai negar tambem que eles não acreditavam em fantasmas vagando pela terra e por sobre a agua (hihihihihihi), e que não fazima sessões mediúnicas para invocar os espiritos dos mortos?
independentes do que acreditavam Jesus disse Ele é Elias ,ninguem na bibila disse que era um substituto qualquer, nem malaquias,nem o anjo nem Jesus somente os que se fazem surdos....hihihihihihihihihihi

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #216 Online: 24 de Abril de 2017, 08:56:51 »

iii) Existência de "espíritos" e possibilidade deles se comunicarem via "médiuns"

só reitero de que a comunicação com os  mortos em sessões mediunicas ja eram muito praticadas deste o  tempo de Moises, sendo que a mesma foi proibida por ele sobe pena de morte, do tipo " se gostam irão ter que se comunicar com os mortos "pessoalmente" hihihihihihihihihi

Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles. Levítico 20:27

PRIMEIRA SESSÃO MEDIÚNICA RELATADA NA BIBLIA

Então Saul disse aos seus auxiliares: "Procurem uma mulher que invoca espíritos, para que eu a consulte". Eles disseram: "Existe uma em En-Dor".
Saul então se disfarçou, vestindo outras roupas, e foi à noite, com dois homens, até a casa da mulher. Ele disse a ela: "Invoque um espírito para mim, fazendo subir aquele cujo nome eu disser".
A mulher, porém, lhe disse: "Certamente você sabe o que Saul fez. Ele eliminou os médiuns e os espíritas da terra de Israel. Por que você está preparando uma armadilha contra mim que me levará à morte? "
Saul jurou-lhe pelo Senhor: "Juro pelo nome do Senhor que você não será punida por isso".
"Quem devo fazer subir? ", perguntou a mulher. Ele respondeu: "Samuel".
Quando a mulher viu Samuel, gritou e disse a Saul: "Por que me enganaste? Tu mesmo és Saul! "
O rei lhe disse: "Não tenha medo. O que você está vendo? " A mulher disse a Saul: "Vejo um ser que sobe do chão".
Ele perguntou: "Qual a aparência dele? " E disse ela: "Um ancião vestindo um manto está subindo". Então Saul ficou sabendo que era Samuel, inclinou-se e prostrou-se, rosto em terra.
Samuel perguntou a Saul: "Por que você me perturbou, fazendo-me subir? " Respondeu Saul: "Estou muito angustiado. Os filisteus estão me atacando e Deus se afastou de mim. Ele já não responde nem por profetas nem por sonhos; por isso o chamei para dizer-me o que fazer".
Disse Samuel: "Por que você me chamou, já que o Senhor se afastou de você e se tornou seu inimigo?
O Senhor fez o que predisse por meu intermédio: rasgou de suas mãos o reino e o deu a seu próximo, a Davi.
Porque você não obedeceu ao Senhor nem executou a grande ira dele contra os amalequitas, ele lhe faz isso hoje.
O Senhor entregará você e o povo de Israel nas mãos dos filisteus, e amanhã você e seus filhos estarão comigo. O Senhor também entregará o exército de Israel nas mãos dos filisteus".
Na mesma hora Saul caiu estendido no chão, aterrorizado pelas palavras de Samuel. Suas forças haviam se esgotado, pois ele tinha passado todo aquele dia e toda aquela noite sem comer.
Quando a mulher se aproximou de Saul e viu que ele estava profundamente perturbado, disse: "Olha, tua serva te obedeceu. Arrisquei minha vida e fiz o que me ordenaste.
Agora, por favor, ouve tua serva e come um pouco para que tenhas forças para seguir teu caminho".
1 Samuel 28:7-22
« Última modificação: 24 de Abril de 2017, 12:34:28 por Criaturo »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #217 Online: 24 de Abril de 2017, 09:00:59 »

O que o leitor espírita precisa compreender, a fim de evitar longa e improfícua discussão, é que os judeus não tinham noção do que fosse reencarnação. Os ensinamentos religiosos que seus sacerdotes lhes passavam não contemplava essa concepção. As múltiplas vidas são achadas na Bíblia por meio de correlações espúrias. Se Jesus pretendesse trazer um novo ensino reencarnacionista precisaria dizer mais do que disse.

Procure no Novo Testamento (se quiser também no Antigo) e veja se acha a palavra reencarnação, ou termo que a sinonimize,  nele referida.
" VOU PARA O PAI, muito ainda tenho para vos revelar mas que no momento não estais preparados para aceitarem, eis que vos enviarei o Espirito da verdade que vos anunciará todas estas coisas"

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #218 Online: 24 de Abril de 2017, 09:03:47 »
Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: "Quem os homens dizem que o Filho do homem é? "
Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas".
"E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? "
Mateus 16:13-15

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #219 Online: 24 de Abril de 2017, 09:09:53 »
Provavelmente é só impressão, mas me parece haver uma certa impaciência pra com nós teólogos amadores...  :hmph:

Mas mesmo assim, sim!
É o que tou tentando explicar a Sr. Spencer: lógica for the sake of logica sobre entidades e fatos puramente imaginários dá nisso mesmo.
Discutir as Perfeições Divinas, como é que Jesus Cristo conseguiu andar sobre as águas, ressuscitar, &c. é exatamente a mesma coisa que discutir a identidade civil do Cap. America ou se os anõezinhos fizeram alguma sacanagem com a Branca de Neve...

Agora tem uma coisa: algumas passagens no NT parecem sugerir que alguma pessoa - say "Jesus" - de fato tenha existido por lá mesmo.
Se bem me lembro Sr. Fernando Silva já discorreu sobre isso lá no Rév.
Esse caso do cara ter cogitado armar uma barraquinha pra cada um dos 3 parece-me indicar que algum encontro houve desse rabi que inspirou a fundação da seita lá perto de Jerusalém. Porque se todo, 100% do NT tivesse sido imaginado por greco-romanos posteriormente, seria muita imaginação por esse trecho aliás bastante confuso.
Quem sabe essa pessoa "Jesus" marcou um encontro com 2 outros que achou ele poderiam ajudar a infiltrar o movimento, e esses caras, de Jerusalém, avisaram ele que as autoridades eclesiásticas já tinham decidido se livrar dele
 :?:
« Última modificação: 24 de Abril de 2017, 09:27:12 por Gorducho »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #220 Online: 24 de Abril de 2017, 09:20:52 »
Jesus bem que poderia ser a reencarnação do profeta Eliseu (assim o  discípulo Eliseu (jesus)  teria superado o seu mestre Elias (Jõao B)

E esta era a sua mensagem: "Depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias.
Eu os batizo com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo".
Naquela ocasião Jesus veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João no Jordão.
Marcos 1:7-9

depois João disse a dois dos seus discípulos que Jesus era o mestre que deveria ser seguido, poi convinha que ele diminuisse e Jesus crescesse!

Eliseu  no seu tempo tambem ressuscitou uma criança

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #221 Online: 24 de Abril de 2017, 09:27:11 »
Provavelmente é só impressão, mas me parece haver uma certa impaciência pra com nós teólogos amadores...  :hmph:

Mas mesmo assim, sim!
É o que tou tentando explicar a Sr. Spencer: lógica for the sake of logic sobre entidades e fatos puramente imaginários dá nisso mesmo.
Discutir as Perfeições Divinas, como é que Jesus Cristo conseguiu andar sobre as águas, ressuscitar, &c. é exatamente a mesma coisa que discutir a identidade civil do Cap. America ou se os anõezinhos fizeram alguma sacanagem com a Branca de Neve...

Agora tem uma coisa: algumas passagens no NT parecem sugerir que alguma pessoa - say "Jesus" - de fato tenha existido por lá mesmo.
Se bem me lembro Sr. Fernando Silva já discorreu sobre isso lá no Rév.
Esse caso do cara ter cogitado armar uma barraquinha pra cada um dos 3 parece-me indicar que algum encontro houve desse rabi que inspirou a fundação da seita lá perto de Jerusalém. Porque se todo, 100% do NT tivesse sido imaginado por greco-romanos posteriormente, seria muita imaginação por esse trecho aliás bastante confuso.
Quem sabe essa pessoa "Jesus" marcou um encontro com 2 outros que achou ele poderiam ajudar a infiltrar o movimento, e esses caras, de Jerusalém, avisaram ele que as autoridades eclesiásticas já tinham decidido se livrar dele
 :?:

esta mulher deu uma volta dentro da piscina andando na vertical

<a href="https://www.youtube.com/v/sYCGOg6O9lw" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/sYCGOg6O9lw</a>

http://gshow.globo.com/programas/domingao-do-faustao/O-Programa/noticia/2012/05/domingao-mostra-incrivel-historia-da-mulher-que-nao-afunda-na-agua.htm

<a href="https://www.youtube.com/v/24Cis8CVf7c" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/24Cis8CVf7c</a>
« Última modificação: 24 de Abril de 2017, 12:52:15 por Criaturo »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #222 Online: 24 de Abril de 2017, 09:59:21 »
É neste ponto que se destaca uma das mais fortes e pujantes diferença entre a DE e as religiões: todos os conceitos ali adotados como postulados doutrinários o foram após exaustivos debates
Não o dogma da existência do deus judaico-cristão (#4 a 13) não foi adotado após exaustivos debates. Foi tomado emprestado da escolástica. O fato de 2 ou mais religiões compartirem um determinado dogma não implica que esse dogma não seja integrante de todas elas individualmente.
Aliás uma passagem de enorme comicidade é na #14. O Kardec fica aporrinhando o "espírito" e o "espírito" sem argumentos (porque é um dogma, claro) perde a paciência e "apela":
Deus existe; disso não podeis duvidar e é o essencial. Crede-me, não vades além [...]
 :histeria:
EXAUSTIVOS DEBATES
Os dogmas da Santíssima Trindade e da Virgindade da Maria também foram estabelecidos após exaustivos - e até furiosos como no caso da Trindade...- debates.
A virgindade entre tantos outros foi exaustivamente debatida pelo S. Tomás, o S. Boaventura e o John Duns Scotus.
Tudo usando muita LÓGICA e com o auxílio da RAZÃO...
A maioria dos dogmas são estabelecidos após debates.
O dogma das paralelas definidor da geometria euclidiana, ou os das somas dor triângulos definido as hipebólica ouepliptica os foram após 1000+ anos de debates.

Naturalmente o objetivo, ali, não era convencer os opositores, mas estabelecer uma apologética. Algo como justificar e expor as bases do que, naquela ocasião era, em termos religiosos ou filosóficos, grande novidade.
:ok:
« Última modificação: 24 de Abril de 2017, 11:33:39 por Gorducho »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #223 Online: 24 de Abril de 2017, 11:18:32 »
31
os quais apareceram com glória e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém
33
Mestre, bom é que nós estejamos aqui e façamos três tendas, uma para ti, uma para Moisés, e uma para Elias, não sabendo o que dizia

Podando todos pindorocaios místicos, essa parte cheira autenticidade; fato acontecido.
Quiçá ele não marcou uma reunião com 2 caras que ele considerava razoavelmente importantes dentro do establishment eclesiástico, na tentativa de costurar algum acordo, alguma infiltração...
E os caras avisaram que as autoridades já tinham decidido se livrar dele.
« Última modificação: 24 de Abril de 2017, 11:34:44 por Gorducho »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #224 Online: 24 de Abril de 2017, 12:42:54 »

materializado em carne?
Jesus conversando com visões compartilhadas por duas testemunhas?

Repetindo: pessoas influenciáveis podem ser contagiadas por ilusões/visões de outrem...

A tese de que mortos se materializem é um bundalelê medonho, mas supostamente quando há materialização é “em carne”, pus o destaque porque não sei o que o outro lado pensa a respeito...

apenas 3 anos de evangelho não foram suficientes para Jesus ter ficar desenhando a vida, resumiu o amar ao próximo @ quem tiver ouvidos para ouvir que ouçam.

Dê sua interpretação do evento, sem ela fica difícil avaliar o que pensa...

"na verdade o espirito esta preparado mas a  carne é fraca"

E?...

mostrar que a vida continua alem  da morte e que o Eclesiastes falou M.....   hihihihihihihihiii

Repetindo dito anterior:

"O que se prega no Eclesiastes não é “ateísmo da inconsciência”, o que se fala é da relação situação dos mortos (CUJO DESTINO O LIVRO NÃO COGITA) em relação aos vivos. Em outras palavras, o Eclesiastes é um libelo contra a mediunidade. Vai ver seja por isso que tão celeremente o descarta..."

o monte da transfiguração não foi a primeira sessão mediúnica relatada na biblia e sim esta:
alias só para enfatizar a medium de endor ao invocar o Espirito de Samuel ele tambem demonstrou estar consciente do que estava acontecendo com rei Saul, este negócio de inconsciência pós morte é coisa de preguiçosos que tendem ao suicídio!

Para caracterizar a transfiguração como acontecimento mediúnico, precisa explicá-la por inteiro: não basta selecionar a aparição de Moisés e Elias para dar o caso por encerrado. Veja trecho do relato: (atente para os destaques em CAIXA ALTA)

“2 e foi transfigurado diante deles; O SEU ROSTO RESPLANDECEU COMO O SOL, E AS SUAS VESTES TORNARAM-SE BRANCAS COMO A LUZ.

3 E EIS QUE LHES APARECERAM MOISÉS E ELIAS, falando com ele.

4 Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.

5 Estando ele ainda a falar, EIS QUE UMA NUVEM LUMINOSA OS COBRIU; E DELA SAIU UMA VOZ QUE DIZIA: ESTE É O MEU FILHO AMADO, EM QUEM ME COMPRAZO; A ELE OUVI.

6 Os discípulos, ouvindo isso, cairam com o rosto em terra, e ficaram grandemente atemorizados.

7 Chegou-se, pois, Jesus e, tocando-os, disse: Levantai-vos e não temais.

8 E, erguendo eles os olhos, não viram a ninguém senão a Jesus somente.

9 Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou: A NINGUÉM CONTEIS A VISÃO, até que o Filho do homem seja levantado dentre os mortos.”

Aliás, se João fosse Elias reencarnado em vez deste seria o Batista quem teria de aparecer, pois a última encarnação é a que conta...

Então, as perguntas principais que o advogado da mediunidade bíblica precisa responder:

1.   Onde, em sessões mediúnicas, médiuns se transfiguram e se tornam resplandecentes?
2.   Onde, em sessões mediúnicas, surge a voz (supostamente) do próprio Deus, dando admoestação?
3.   Onde, em sessões mediúnicas, os espíritos contatadores aparecem para conversar (sem cabine fechada por cortinas, sem escuro)?

Já no caso de Saul, embora pareça que os antigos acreditassem que realmente o espírito de Samuel saiu compulsoriamente  de seu descanso,  pela força evocativa da necromante, o que houve ali foi, resguardadas as diferenças oriundas das crenças antigas e as de hoje, o mesmo que acontece nas atuais sessões espíritas, ou seja: os consulentes ficam à mercê do que dizem os médiuns. Se acreditam que por detrás das palavras do intermediário há mesmo um morto em comunicação ficam todos felizes. Se houver questionamento o castelo desaba.

As profecias, via de regra, estão recheadas de simbolismos. Releia a profecia de Malaquias, que você selecionou, e confira se o “grande e terrível dia do senhor” aconteceu conforme o profetizado? OS ANTIGOS INTÉRPRETES DAS ESCRITURAS ENSINAVAM que o profeta Elias retornaria dos céus para preparar a vinda do Messias. Essa volta, porém, não seria reencarnativamente. Os judeus não conheciam o conceito de múltiplas vidas, portanto não poderiam cogitar de nada nesse sentido.

ENSINAVAM COISA NENHUMA, não existe tal ensinamento biblico ,baseado no fato que supostamente Elias teria ido voando em um redemoinho de vento direto para o céu, poderiam crer que ele iria descer voando do céu!

Então, meu jovem, recomendo-lhe examinar melhor a Bíblia antes de tentar utilizá-la para justificar suas crenças. No trecho que você mesmo citou, da transfiguração, está a demonstração de que sua assertiva é falhada. Vamos continuar a leitura do episódio, em Mateus 17, a partir de onde paramos, para esclarecer:

“9 Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja levantado dentre os mortos.

10 Perguntaram-lhe os discípulos: POR QUE DIZEM ENTÃO OS ESCRIBAS QUE É NECESSÁRIO QUE ELIAS VENHA PRIMEIRO?

11 Respondeu ele: Na verdade Elias havia de vir e restaurar todas as coisas;

12 digo-vos, porém, que Elias já veio, e não o reconheceram; mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim também o Filho do homem há de padecer às mãos deles.

13 Então entenderam os discípulos que lhes falava a respeito de João, o Batista.

Nos tempos de Jesus era crença comum que, em circunstâncias especiais, profetas poderiam ressuscitar para cumprir alguma missão dada por Deus, isso fica claro no diálogo entre Jesus e os discípulos, relatado em Lucas cap. 9:

“18 Enquanto ele estava orando à parte achavam-se com ele somente seus discípulos; e perguntou-lhes: Quem dizem as multidões que eu sou?

19 Responderam eles: UNS DIZEM: JOÃO, O BATISTA; OUTROS: ELIAS; E AINDA OUTROS, QUE UM DOS ANTIGOS PROFETAS SE LEVANTOU.

20 Então lhes perguntou: Mas vós, quem dizeis que eu sou? Respondendo Pedro, disse: O Cristo de Deus.

21 Jesus, porém, advertindo-os, mandou que não contassem isso a ninguém;”

EVANGÉLICOS PRESSIONADOS POR QUESTIONAMENTOS ESPIRITAS, VÃO AOS POUCOS MUDANDO O SENTIDO BIBLICO , minha biblia antiga diz : "se voces quiserem da credito ele mesmo é Elias que devia vir" esta versão que coloquei propositadamente diz : e se quereis recebê-lo, ele mesmo é Elias que há de vir.
O que tem ouvidos, ouça.

mas muitas versões atuais ja adulteram o sentido substituindo por "o Elias que deveria vir" como se Elias  fosse uma espécie de titulo que qualquer um pudesse assumir função!
mesmo assim ainda esta tentativa de desvirtuar a reencarnação, não justifica o fato do profeta malaquias ter dito claramente "eis que enviarei o profeta Elias" e não um substituto como tentam falsear os evangélicos!
e ainda ignoram que o anjo Gabriel disse que joão seria acompanhado pelo espirito e poder de Elias!
Nem tão pouco explica por que Jesus se refere a João Batista no passado (desse os tempos de João Batista) se naquele momento ele ainda estava vivo?   e depois ainda confirma que João era Elias mais claro do que isto, impossível mas só para os que tem ouvidos para ouvir!
POUCO IMPORTA A CRENÇAS JUDAICAS JESUS VENHO PARA ENSINAR AS LEIS DE DEUS E NÃO DE MOISES E POR ISSO FOI CRUCIFICADO!

Esta discussão sobre reencarnação na Bíblia exigiria tópico específico, dada as ramificações que o assunto enseja e as ingenuidades espíritas, que precisariamm ser acertadas uma a uma. Antes de qualquer coisa, informo que minhas leituras não são eminentemente “evangélicas”,  como parece supor: examino ponderações de autores protestantes, católicos, liberais e – por que não? – espíritas, a fim de formar a melhor opinião.

O que você vê como “alterações do sentido” para fugir às pressões espíritas, é explicável pelas variações das várias versões do texto antigo disponíveis. A Bíblia não é traduzida linearmente: não existe total paralelismo entre  línguas. Os sábios que se dedicam ao mister tradutivo dão suas versões, algumas ficam melhores outras nem tanto. Em nenhum dos casos que cita como exemplo de “alteração” se vê o sentido da mensagem adulterado.

O profeta Malaquias disse muito mais do que "eis que enviarei o profeta Elias", então se você quer declarar literalidade na reencarnação de Elias como João Batista, teria que achar literalidade nos demais itens do discurso de Malaquias, observe:

MALAQUIAS 4:
1 Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo.

2 Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.

3 E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos exércitos.

4 Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, a qual lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e ordenanças.

5 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;

6 e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.

Parece que, para você, Criaturo, basta que Elias tenha reencarnado em João (embora o texto de Malaquias sequer toque nessa ideia) e a literalidade da profecia se cumpriu. E onde ficam o dia abrasador qual fornalha, o aniquilamento dos ímpios, a alegria dos justos, e a conversão generalizada dos sobreviventes?

A reencarnação não está na Bíblia porque tradutores a “esconderam”, isso é coisa de quem não sabe o que dizer, ela não está na Bíblia porque os judeus não tinham essa crença. Simples assim.

Então, seu fecho acima mostra que não leva em conta o contexto em que os ensinamentos de Jesus foram prolatados. O que é um enorme equívoco.  Observe que aos discípulos Jesus não disse coisa parecida com o que  você, Criaturo, profere, qual seja: “não importa o que os judeus ensinavam”. Imagina se ante a inquirição que lhe foi feita (“por que dizem então os escribas que é necessário que elias venha primeiro?”) Jesus respondesse: “não importa o que esses escribas ensinam, eles não sabem o que dizem”.  Nada disso, Jesus aproveitou o ensino vigente e o situou dentro da mensagem que apresentava.  Procure fazer isso e chegará a conclusão mais saudáveis.

A primeira dificuldade que precisa resolver, antes de advogar a reencarnação entre os ensinos de Cristo é explicar como é que poderia Jesus falar de múltiplas existências a um povo que não tinha a menor noção dela? Nem mesmo palavra para conceituar a crença possuiam. 

Seria algo parecido com afirmar que o catolicismo é panteísta e, para provar, citar frases isoladas do catecismo.

Kardec deu sua solução mambembe: alegou que quando os judeus falavam de ressurreição queriam dizer reencarnação, em outras palavras, na idealização espírita, os judeus acreditavam em reeencarnação, mas não sabiam disso!

Esclarecida essa dificuldade, aí sim, poderá voltar a (tentar) defender o reencarnacionismo bíblico.

Lei do carma é outro conceito desconhecido dos judeus neotestamentários. E ela não cabe na história de Elias. O profeta realizara a degola (ajudado, é claro, sozinho não daria conta) autorizado por Javé. Note que fora confronto entre o deus de Israel e sacerdotes de deuses inimigos. A decapitação das cabeças firmara o poder de Javé sobre Baal e Azera.

post a passagem onde Deus (Javé) manda Elias se vingar dos seus perseguidores cortando a cabeça de 400 pessoas?

Pois não, pegue aí (atente para os destaques em CAIXA ALTA):

I REIS 18:

“17 E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu, perturbador de Israel?

18 Respondeu Elias: Não sou eu que tenho perturbado a Israel, mas és tu e a casa de teu pai, por terdes deixado os mandamentos do Senhor, e por teres tu seguido os baalins.

19 AGORA POIS MANDA REUNIR-SE A MIM TODO O ISRAEL NO MONTE CARMELO, COMO TAMBÉM OS QUATROCENTOS E CINQUENTA PROFETAS DE BAAL, E OS QUATROCENTOS PROFETAS DE ASERA, QUE COMEM DA MESA DE JEZABEL.

20 Então Acabe convocou todos os filhos de Israel, e reuniu os profetas no monte Carmelo.

21 E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada.

22 ENTÃO DISSE ELIAS AO POVO: SÓ EU FIQUEI DOS PROFETAS DO SENHOR; MAS OS PROFETAS DE BAAL SÃO QUATROCENTOS E CINQÜENTA HOMENS.

23 Dêem-se-nos, pois, dois novilhos; e eles escolham para si um dos novilhos, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo; e eu prepararei o outro novilho, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo.

24 ENTÃO INVOCAI O NOME DO VOSSO DEUS, E EU INVOCAREI O NOME DO SENHOR; E HÁ DE SER QUE O DEUS QUE RESPONDER POR MEIO DE FOGO, ESSE SERÁ DEUS. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.

25 Disse, pois, Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós: um dos novilhos, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do Senhor, vosso deus, mas não metais fogo ao sacrifício.

26 E, tomando o novilho que se lhes dera, prepararam-no, e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até o meio-dia, dizendo: Ah Baal, responde-nos! Porém não houve voz; ninguém respondeu. E saltavam em volta do altar que tinham feito.

27 Sucedeu que, ao meio-dia, Elias zombava deles, dizendo: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e necessite de que o acordem.

28 E eles clamavam em altas vozes e, conforme o seu costume, se retalhavam com facas e com lancetas, até correr o sangue sobre eles.

29 Também sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde. Porém não houve voz; ninguém respondeu, nem atendeu.

30 Então Elias disse a todo o povo: chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele. E Elias reparou o altar do Senhor, que havia sido derrubado.

31 Tomou doze pedras, conforme o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual viera a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome;

32 e com as pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois fez em redor do altar um rego, em que podiam caber duas medidas de semente.

33 Então armou a lenha, e dividiu o novilho em pedaços, e o pôs sobre a lenha, e disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha.

34 Disse ainda: fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. De novo disse: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez.

35 De maneira que a água corria ao redor do altar; e ele encheu de água também o rego.

36 Sucedeu pois que, sendo já hora de se oferecer o sacrifício da tarde, o profeta Elias se chegou, e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque, e de Israel, seja manifestado hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra tenho feito todas estas coisas.

37 Responde-me, ó Senhor, responde-me para que este povo conheça que tu, ó Senhor, és Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.

38 Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.

39 Quando o povo viu isto, prostraram-se todos com o rosto em terra e disseram: O senhor é Deus! O Senhor é Deus!

40 Disse-lhes Elias: Agarrai os profetas de Baal! que nenhum deles escape: Agarraram-nos; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, onde os matou.”

"jesus ensinou que quem lançar mão da espada por ela perecerá"

O que Jesus transmitiu foi que “violência gera violência”, não que quem degolar (inda mais a mando de deus: claro, no pensamento daquele povo) sofrerá igual pena.

Elias só  foi vivenciar esta lei do carma reencarnado como profeta João Batista e digo mais cumpriu -se a promessa de da rainha jeezebel que disse: "QUE AINDA HOJE FARIA COM ELIAS A MESMA COISA que ele havia feito com os profetas dela" SÓ  QUE ELA  MORREU NAQUELE MESMO DIA e só foi cumprir a sua promessa de vingança reencarnada como Herodias pedindo a Herodes ( antigo rei Acabe)" dai me aqui a cabeça de João Batista em um prato"!
ha...ha..ha..ha..ha  rainha jeezebel @ rei acabe  reencarnaram como Herodias e Herodes e continuaram perseguindo Elias reencarnado como João Batista!

Curioso: o “hoje” de Jezabel é bem extenso, não?

Só que ela não prometeu a morte de Elias para o mesmo dia, sim para o seguinte:

“Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, SE ATÉ AMANHÃ a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles.”

E Jezabel não morreu no mesmo dia em que proferiu a ameça, sim vários anos depois...

Se Elias só “vivenciou” seu carma após encarnar em João Batista (teria encarnado em alguém antes, ou depois?), então na contabilidade cósmica ele está em débito, seu balanço não fecha: vai, pois, precisar de múltiplas outras vidas até zerar essa diferença...

Essa lei do carma que aplica a Elias é coisa da cabeça de espírita mal informado. Nem no espiritismo ela é ensinada. O que os kardecistas propõem é uma “lei de causa e efeito” que, conquanto parecida com o carma, tem dele grande diferença.

Como a reencarnação não pode ser demonstrada fica fácil reencarnar qualquer pessoa em qualquer pessoa. Basta achar algumas similaridades (e desprezar as diferenças) e – pimba! – tem-se uma nova encarnação decifrada! Isso não significa nada: mero exercício de criatividade... Só que, no presente caso, o exercício parece falhado: Jezabel deveria ter reencarnado em Herodes, pois ele é que detinha o poder de decretar a sentença;  na carne de Herodias ela só podia pedir,  e se o rei recusasse: aí precisaria de outra encarnação, e isso só para vingar uma cabeça, ficariam ainda 449 a serem cobradas...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!