Autor Tópico: Razão x Fé  (Lida 48840 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Razão x Fé
« Resposta #275 Online: 28 de Abril de 2017, 20:59:54 »
Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.
E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.
Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.
E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Mateus 11:11-15

Interessante também para refletir, como Jesus fala sobre os do reino dos céus e afins em termos de qualidade, maior X menor, consistindo na ideia de que podem dali compor não um João que seja também um Elias, mas um João e um Elias, cada um representando um valor. Quem é maior, João ou Elias? Como poderia haver essa distinção em termos de qualidade se João fosse Elias?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #276 Online: 28 de Abril de 2017, 21:56:22 »
Sergiomgbr, acredito, pelo que tenho aprendido que as palavras:"...no céu, o menor deles é maior que João..." refere-se à natureza da pregação de JBatista, a voz do que clama no deserto: João profetizava com dureza, ameaçava com penas severas aos que permaneciam no pecado, etc, mas era venerado pelo povo - o maior dos nascidos de mulher.
Todos os profetas profetizaram até João, ou seja, a justiça, o acerto de contas, o Juízo, etc.

Depois dele vem Jesus, para o qual o precursor preparara o caminho. Até João o Reino dos céus era dos que atuavam dentro dos padrões da Justiça.

Jesus prega um evangelho de amor, esclarecendo ao homem sobre a nova lei: o amor, o perdão ao inimigo, etc.
Por isto, os que já se encontravam vivenciando a nova lei, o amor, qualquer deles seria maior que João, que ensinara apenas a justiça.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #277 Online: 29 de Abril de 2017, 00:08:32 »
Sergiomgbr, acredito, pelo que tenho aprendido que as palavras:"...no céu, o menor deles é maior que João..." refere-se à natureza da pregação de JBatista, a voz do que clama no deserto: João profetizava com dureza, ameaçava com penas severas aos que permaneciam no pecado, etc, mas era venerado pelo povo - o maior dos nascidos de mulher.
Todos os profetas profetizaram até João, ou seja, a justiça, o acerto de contas, o Juízo, etc.

Depois dele vem Jesus, para o qual o precursor preparara o caminho. Até João o Reino dos céus era dos que atuavam dentro dos padrões da Justiça.

Jesus prega um evangelho de amor, esclarecendo ao homem sobre a nova lei: o amor, o perdão ao inimigo, etc.
Por isto, os que já se encontravam vivenciando a nova lei, o amor, qualquer deles seria maior que João, que ensinara apenas a justiça.
Que seja, não é essa a questão, mas sim, a de que parece pouco plausível que João venha a ser um Elias reencarnado. Se há uns maiores que outros, logo, já um João e um Elias, João é maior ou menor que Elias, e não uma mesma entidade.

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #278 Online: 29 de Abril de 2017, 01:36:24 »
de fato ele falou muito a respeito do carma e da reencarnação,mas apenas por parábolas não quis desenhar e acrescentou que só os que possuem ouvidos conseguiram entender!

Não, não falou. Como eu já perguntei a você, se o carma (que é um conceito védico, não judaico-cristão) e reencarnação fossem tópicos marginalmente importantes para os autores dos Evangelhos (e não foram), você encontraria amplas discussões disso na Patrística ou mesmo no que chamavam de Heresiologia. Mencione um autor dos séculos II-IV (até mesmo entre os gnósticos, que eram bastante peculiares em sua interpretação do judaísmo e cristianismo) que discorria sobre reencarnação da maneira como espíritas compreendem (e sem forçar a barrar com Jesus como Elias Reencarnado, quanto Hebreus 9:27 nega isso cabalmente).
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #279 Online: 29 de Abril de 2017, 09:21:58 »
Hebreus 9:27 nega isso cabalmente
Curiosa, a força da interpretação particular, condicionando o pensamento e as idéias.
Refiro naturalmente ao meu modo de entender, sempre, esta passagem:
Óbvio que o homem morre apenas uma vez...
 - (condescendentemente não vou abordar os EQMs, Lázaro e outros mencionados nos Evangelhos.)
Mas sua alma, imortal e eterna, renasce em outros corpos, outros homens, que por sua vez também morrerão apenas uma vez.

O conceito do Carma, que aparece aqui e ali em textos dos espíritas, obedece simplesmente a uma abrangência do princípio:  -  a cada um será dado segundo suas obras... também, e com mais frequência, denominado, lei da ação e reação, ou, lei de causa e efeito, a explicitar a inquestionável Justiça Divina.

Acho que aqui cabe um desafio cordial:

expliquem, caros amigos, a Justiça Divina, (sem malabarismos teológicos), onde a dor, o sofrimento e a destinação humana é tão precária e casuística. Correndo o risco de ser sentencioso demais, digo, apenas a Reencarnação bem compreendida e estudada, pode justificar o horror e a miséria do mundo. Óbvio, se cremos em Deus e na sua Justiça.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #280 Online: 29 de Abril de 2017, 13:32:33 »

expliquem, caros amigos, a Justiça Divina, (sem malabarismos teológicos), onde a dor, o sofrimento e a destinação humana é tão precária e casuística. Correndo o risco de ser sentencioso demais, digo, apenas a Reencarnação bem compreendida e estudada, pode justificar o horror e a miséria do mundo. Óbvio, se cremos em Deus e na sua Justiça.
É como você diz, se acredita em misticismo ele comanda todos os aspectos da sua vida, seria de se admirar é se não fizesse tais questionamentos, muito menos considerasse  contextos mirabolantes, como reencarnações, carma, encostos, anjos...
« Última modificação: 29 de Abril de 2017, 15:59:53 por Sergiomgbr »

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #281 Online: 29 de Abril de 2017, 14:10:57 »
Curiosa, a força da interpretação particular, condicionando o pensamento e as idéias.
Refiro naturalmente ao meu modo de entender, sempre, esta passagem:
Óbvio que o homem morre apenas uma vez...
 - (condescendentemente não vou abordar os EQMs, Lázaro e outros mencionados nos Evangelhos.)
Mas sua alma, imortal e eterna, renasce em outros corpos, outros homens, que por sua vez também morrerão apenas uma vez.

Ao invés de condescendência devido a uma interpretação questionável de um versículo, foque-se em responder o detalhe mais importante - mencione um autor dos séculos II-IV (até mesmo entre os gnósticos, que eram bastante peculiares em sua interpretação do judaísmo e cristianismo) que discorria sobre reencarnação da maneira como espíritas compreendem. A Patrística e a Heresiologia Judaico-Cristã debatia sobre praticamente qualquer detalhe teológico possível, e mesmo assim, desconheço um autor que fale em ciclo de reencarnações guiado por princípios metafísicos universais.

expliquem, caros amigos, a Justiça Divina, (sem malabarismos teológicos), onde a dor, o sofrimento e a destinação humana é tão precária e casuística.

Não é do meu interesse debater teologia.
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #282 Online: 29 de Abril de 2017, 20:23:41 »

14 e se quereis recebê-lo, ele mesmo é Elias que há de vir.

Uma parte um pouco mais abrangente do trecho bíblico em questão,

Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.
E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.

Seja novamente bem vindo Senhor Sergio!

Jesus está falando sobre um indivíduo, João o Batista, que não é nenhum outro, como por exemplo, Malaquias ou Elias, e sim o João Batista mesmo.
então estando joão ainda vivo, por que Jesus se refere a ele no passado: "desde os tempo de  João tentam tomar o reino do céu pela violencia!

Mateus 11:12

Bom Elias queria anunciar o reino dos céus cortando 450 cabeças! 
Bem, que Jesus poderia estar se referindo a ele mesmo!

E a certa altura, ele, Jesus, informa que não há nenhum Elias que havia de vir, ou que há de vir, ou que era pra vir, ou que viria, ou que podia até vir mas por enquanto não veio... Não importa o tempo verbal, pois na verdade não há nenhum Elias por vir e

10E os discípulos lhe perguntaram: “Então, por que os escribas ensinam que é preciso que Elias venha primeiro?” 11Ao que Jesus lhes respondeu: “Elias, com certeza, vem e restaurará todas as coisas. 12Eu, todavia, vos afirmo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram e fizeram com ele tudo quanto desejaram. Da mesma forma, o Filho do homem irá sofrer nas mãos deles”. 13Os discípulos entenderam, então, que era a respeito de João Batista que Ele havia falado

sim, que João significa o que esperavam que fosse ter os predicados esperados da figura de Elias, e o famoso "aquele que tiver ouvidos para ouvir, ouça" de Jesus reforça exatamente essa ideia, para dissuadir aquele povo cheio de crendices e superticioso da idade do Bronze da ideia de que aquelas palavras dele fossem interpretadas de forma equivocada, dando suporte por exemplo, a algo sobrenatural.

Voce e maioria do ceticos anti reencarnação,mais os evangélicos interpretaram desa forma, mas o profeta malaquias disse que Deus enviaria Elias  para anunciar a vinda do cristo, e não outro profeta qualquer, ou seja distorcem o que esta sendo anunciado!
Assim como adulteraram a passagem biblica onde Jesus disse "se quereis acreditar João é Elias que havia de vir" portanto se tiverem ouvidos ouçam!

como ja argumentei as biblias mais antigas dizem claramente :  ele mesmo é Elias
mas tambem é fato que as mais recente implantaram é este o Elias induzindo que poderia ser qualquer pessoa fazendo  o  papel de Elias, pressionado pelos reecarnacionistas Evangelhos adulterara esta passagem para ficar mais de acordo com a crença deles de que  todos os mortos  dormem a espera pelo julgamento final, se bem que não é bem essa realidade dorminhoca que evidencia  o monte da transfiguração!

existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #283 Online: 29 de Abril de 2017, 21:03:10 »

14 e se quereis recebê-lo, ele mesmo é Elias que há de vir.

Uma parte um pouco mais abrangente do trecho bíblico em questão,

Jesus está falando sobre um indivíduo, João o Batista, que não é nenhum outro, como por exemplo, Malaquias ou Elias, e sim o João Batista mesmo.
então estando joão ainda vivo, por que Jesus se refere a ele no passado: "desde os tempo de  João tentam tomar o reino do céu pela violencia!

Mateus 11:12
[/s]

Bom Elias queria anunciar o reino dos céus cortando 450 cabeças! 
Bem, que Jesus poderia estar se referindo a ele mesmo!

E a certa altura, ele, Jesus, informa que não há nenhum Elias que havia de vir, ou que há de vir, ou que era pra vir, ou que viria, ou que podia até vir mas por enquanto não veio... Não importa o tempo verbal, pois na verdade não há nenhum Elias por vir e

10E os discípulos lhe perguntaram: “Então, por que os escribas ensinam que é preciso que Elias venha primeiro?” 11Ao que Jesus lhes respondeu: “Elias, com certeza, vem e restaurará todas as coisas. 12Eu, todavia, vos afirmo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram e fizeram com ele tudo quanto desejaram. Da mesma forma, o Filho do homem irá sofrer nas mãos deles”. 13Os discípulos entenderam, então, que era a respeito de João Batista que Ele havia falado

sim, que João significa o que esperavam que fosse ter os predicados esperados da figura de Elias, e o famoso "aquele que tiver ouvidos para ouvir, ouça" de Jesus reforça exatamente essa ideia, para dissuadir aquele povo cheio de crendices e superticioso da idade do Bronze da ideia de que aquelas palavras dele fossem interpretadas de forma equivocada, dando suporte por exemplo, a algo sobrenatural.

Voce e maioria do ceticos anti reencarnação,mais os evangélicos interpretaram desa forma, mas o profeta malaquias disse que Deus enviaria Elias  para anunciar a vinda do cristo, e não outro profeta qualquer, ou seja distorcem o que esta sendo anunciado!
Assim como adulteraram a passagem biblica onde Jesus disse "se quereis acreditar João é Elias que havia de vir" portanto se tiverem ouvidos ouçam!

como ja argumentei as biblias mais antigas dizem claramente :  ele mesmo é Elias
mas tambem é fato que as mais recente implantaram é este o Elias induzindo que poderia ser qualquer pessoa fazendo  o  papel de Elias, pressionado pelos reecarnacionistas Evangelhos adulterara esta passagem para ficar mais de acordo com a crença deles de que  todos os mortos  dormem a espera pelo julgamento final, se bem que não é bem essa realidade dorminhoca que evidencia  o monte da transfiguração!
Bom, pra ser bem breve, e não perder tempo com tergiversações, simplesmente risquei todos os seus argumentos que não tem antecedência sobre os meus acima citados.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #284 Online: 29 de Abril de 2017, 21:04:01 »

Interessante também para refletir, como Jesus fala sobre os do reino dos céus e afins em termos de qualidade, maior X menor, consistindo na ideia de que podem dali compor não um João que seja também um Elias, mas um João e um Elias, cada um representando um valor. Quem é maior, João ou Elias? Como poderia haver essa distinção em termos de qualidade se João fosse Elias?

joão nada realizou de milagroso,mas Elias ressuscitou o filho da viuva de serapta, ou seja voces deveriam se atentarem  para o fato de Jesus estar dando testemunho de quem era realmente João  falando do tempo que ele era  Elias.

"dos nascidos de mulheres ninguém é maior do que João,mas qualquer um que tenha vindo do céu é maior do que ele!"
Jesus dizia ter vindo do céu, assim podemos deduzir que Por joão ter matado 450 pessoas não foi subiu para o céu em em um redemoinho e se subiu desceu,não ficou la, claro porque tudo o que sobe desce! ou reencarna!
« Última modificação: 29 de Abril de 2017, 21:07:08 por Criaturo »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #285 Online: 29 de Abril de 2017, 21:08:08 »

Voce e maioria do ceticos anti reencarnação,
Não, meu caro eu não sou cético(e já disse isso mais de uma vez, se não me engano, aqui nesse fórum), e sim, aplico um eventual ceticismo, caso a caso. E  também não sou antiencarnacionista, e sim, antibobagens.
« Última modificação: 29 de Abril de 2017, 21:10:12 por Sergiomgbr »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #286 Online: 29 de Abril de 2017, 21:30:24 »
de fato ele falou muito a respeito do carma e da reencarnação,mas apenas por parábolas não quis desenhar e acrescentou que só os que possuem ouvidos conseguiram entender!

Não, não falou. Como eu já perguntei a você, se o carma (que é um conceito védico, não judaico-cristão) e reencarnação fossem tópicos marginalmente importantes para os autores dos Evangelhos (e não foram), você encontraria amplas discussões disso na Patrística ou mesmo no que chamavam de Heresiologia. Mencione um autor dos séculos II-IV (até mesmo entre os gnósticos, que eram bastante peculiares em sua interpretação do judaísmo e cristianismo) que discorria sobre reencarnação da maneira como espíritas compreendem (e sem forçar a barrar com Jesus como Elias Reencarnado, quanto Hebreus 9:27 nega isso cabalmente).

eu ja apresentei varia parabolas argumentando com logica que jesus se referia a reencarnação, se não concorda então deve apresentar a sua interpretação mais lógica!

http://www.infoescola.com/filosofia/reencarnacao-em-platao/
Os discípulos de Pitágoras foram profundamente influenciados por esta doutrina e, por sua vez, inspiraram Platão. Ele defendia igualmente que o espírito reencarnava diversas vezes e tinha a intuição de que o Planeta Terra era circundado por sete círculos planetários e uma oitava faixa de estrelas estáveis. A atuação do Criador emanaria de um campo situado além desta última esfera, e seria a responsável pela movimentação do Universo.

temos tambem a Antiga Ordem Rosae Crucis egipicia e muitas outras que ensinam a reencarnação como sendo um lei divina!

Sim naturalmente  Paulo como um ex fariseu  disse "ao homem é dado morrer uma unica vez" mais uma das grandes bobagens que ele ensinou"
se não vejamos: temos alguns ressucitados que morreram, mais de uma vez: Lazaro, o filho das viuvas de serapta, e de  naim!

Ja Jesus disse que para entrar no reino dos céus é necessario nascer de novo, por que não disse simples e claramente seja um bom homem?
porque ele sabe que a natureza humana é lenta para abandonar seu vicios de mau caraters que somente  vivenciando varias experiências é que conseguirá entrar no céu!

"os escravos (do pecado) nem sempre ficarão na casa do Senhor(céu), o filhos sim para sempre!"

os judeus não conheciam a reencarnação, talvez os essênios sim! ha boatos que pela maneira de vestirem e falar tanto Jesus quanto o seu primo João B teriam sido essênios!

Não argumento que judeus conheciam ou ensinavam reencarnação, fato evidenciado pelo mestre fariseu nicodemos, perguntando o que seria nascer de novo?
por outro lado era fato conhecido os pais de  Jesus e João que eram primos, então como  os judeus diziam ser jesus elias , joão ou  profeta ressuscitado ?

o que eu argumento é que Jesus ensinou a reencarnação através de parabolas!

« Última modificação: 29 de Abril de 2017, 21:41:07 por Criaturo »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #287 Online: 29 de Abril de 2017, 21:49:00 »

expliquem, caros amigos, a Justiça Divina, (sem malabarismos teológicos), onde a dor, o sofrimento e a destinação humana é tão precária e casuística.

Não é do meu interesse debater teologia.
não existe:
onipotência
milagres
sobrenatural
um fora e um dentro
justiça divina
bem ou mal
amor puro sem interesses
livre arbitrio é uma ilusão divina

Necessidade é o que existe

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #288 Online: 29 de Abril de 2017, 21:52:56 »

Não, meu caro eu não sou cético(e já disse isso mais de uma vez, se não me engano, aqui nesse fórum), e sim, aplico um eventual ceticismo, caso a caso. E  também não sou antiencarnacionista, e sim, antibobagens.

acredita na existência de vida fora da matéria?
Acredita na existência de Deus ?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #289 Online: 29 de Abril de 2017, 22:01:46 »

joão nada realizou de milagroso,mas Elias ressuscitou o filho da viuva de serapta, ou seja voces deveriam se atentarem  para o fato de Jesus estar dando testemunho de quem era realmente João  falando do tempo que ele era  Elias.

"dos nascidos de mulheres ninguém é maior do que João,mas qualquer um que tenha vindo do céu é maior do que ele!"
Jesus dizia ter vindo do céu, assim podemos deduzir que Por joão ter matado 450 pessoas não foi subiu para o céu em em um redemoinho e se subiu desceu,não ficou la, claro porque tudo o que sobe desce! ou reencarna!

Também aqui risquei seus "argumentos" que não considero consistentes.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #290 Online: 29 de Abril de 2017, 22:07:32 »
responder o que interessa, não tem coragem?

alem do que o que tenta provar apenas riscando o argumento dos outros?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #291 Online: 29 de Abril de 2017, 23:38:41 »

Risquei já disse, por que não são consistentes, não podem ser provados, não passa de especulação. Por que são argumentos sem cabimento insistentes que nem mosca que é espantada de um prato de sopa mas que na mesma hora volta.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #292 Online: 30 de Abril de 2017, 00:02:21 »

acredita na existência de vida fora da matéria?
Acredita na existência de Deus ?
Eita. Não acredito em nada(não sou crente), principalmente quando não fica claro do que está a falar, quando se refere a "matéria", ainda mais quando já é sabido que a única resposta possível ali fatalmente pode levar a alguma retrucação espúria, pela lógica de quem pergunta acreditar em coisas como reencarnação. Simplesmente vou passar essa.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #293 Online: 30 de Abril de 2017, 19:45:38 »

Risquei já disse, por que não são consistentes, não podem ser provados, não passa de especulação. Por que são argumentos sem cabimento insistentes que nem mosca que é espantada de um prato de sopa mas que na mesma hora volta.
não basta dizer que são inconsistentes tem que argumentar com uma lógica maior que a minha!
voce deveria é se atentar, por que após espantar uma mosca ela volta exatamente no mesmo lugar?
voce não acrescenta  apenas sendo cetico isto não poderá ser provado, talvez não por voce que é um pessimista incrédulo! 

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #294 Online: 30 de Abril de 2017, 19:58:24 »
putz! não é  cético, não é ateu ,não é crente ?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #295 Online: 30 de Abril de 2017, 20:04:25 »

não basta dizer que são inconsistentes tem que argumentar com uma lógica maior que a minha!
voce deveria é se atentar, por que após espantar uma mosca ela volta exatamente no mesmo lugar?
voce não acrescenta  apenas sendo cetico isto não poderá ser provado, talvez não por voce que é um pessimista incrédulo!
Qualquer lógica não especulativa é maior que a sua. Quando puder ir além da especulação com ad hocs enviesados aí sim.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #296 Online: 30 de Abril de 2017, 20:14:18 »
A sua argumentação resiliente está imprecisa e com sintaxe errática, está de uma tortuosidade ininteligível sem fundamentação a leitura de seus textos.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #297 Online: 30 de Abril de 2017, 20:21:22 »
mediunidade de incorporar ,  ver espiritos e de adivinhações do futuro estão cheias na biblia!
esta pratica era tão usada que levou Moises a proibi-la de morte!

mediunidade de incorporar ,  ver espiritos e de adivinhações do futuro estão cheias na biblia!
esta pratica era tão usada que levou Moises a proibi-la de morte!
[/quote]

Dizer que a bíblia esteja “cheias de mediunidade!” e não dar exemplos é mostra de que está mesmo forçando barra. Apoie sua afirmação com ilustrações que a corroborem.

Proibir algo sob pena de morte para nós soa exagerado, mas para os antigos era aceitável e comum. O valor que hoje boa parte do mundo dá a vida não é o mesmo ao longo da história.

A proibição não tinha nada a ver com a prática disseminada. É  admissível que nos tempos de cultos a outros deuses a consulta aos mortos fosse admitida, porém quando o culto a Javé se impôs toda atividade concorrente foi banida. Aos israelitas proibiu-se buscar em outros deuses, ou junto aos mortos, respostas para seus problemas.

Somente Javé podia responder ao clamor do povo, por intermédio dos profetas. Isso está muito claro nos textos proféticos. Portanto, não cabiam articulações com espíritos nas rotinas religiosas do povo judeu.

Espíritas “esclarecem” que a proibição de consultar os mortos, contida na lei mosaica, fora promulgada porque os israelitas não tinham maturidade para bem utilizar a faculdade. Defendem que o fato de haver proibição significa que a comunicação com espíritos seja realidade.

A consulta aos mortos era prática comum aos povos vizinhos de Israel, e estes eram tão ou mais imaturos que os hebreus.

Conforme foi dito,  entre os judeus Javé se apresentava como o único capaz de atender aos apelos feitos à espiritualidade. Portanto, a proibição nada tinha a ver com a falta de amadurecimento espiritual dos antigos, sim com o fato de que somente Deus poderia responder: nem alma desencarnada, anjos, ou qualquer outra entidade, estava incumbida de mediar os rogos dos vivos.

Outro tosco argumento espírita é o de que a proibição de invocar os mortos demonstra que os mortos podem ser acionados mediunicamente.  Pontuam que não se proíbe o que não existe: se havia restrição era porque os mortos podem se manifestar aos vivos, portanto, concluem: a Bíblia confirma a mediunidade!

Não se sabe de onde os respeitáveis mediunistas extraíram essa inferência. Basta substituir mortos por outras imaginadas entidades e ver-se-á a falta de base para tal raciocínio. Por exemplos,  se se dissesse: não consultarás duendes; ou, não invocarás os habitantes da lua, ou mesmo: não contatarás o feiticeiro cósmico de Saturno, etc., nenhuma dessas proibições atestaria a existência das figuras a que se referem. A vedação do intercâmbio com os mortos não valida a conjetura de os desencarnados poderem conversar com os vivos, o fundamento para a proibição era o de que Javé seria o único, capaz e suficiente, a receber os apelos de seu povo.

Por fim, caro Criaturo, estamos considerando o sistema de crenças daqueles tempos: mesmo que os judeus adotassem a mediunidade como prática, tal não significaria que mortos comunicam. O modo objetivo de sabermos se há espíritos agindo na natureza passa por esses espíritos darem mostras seguranças de que estão presentes, isso por meio de experimentações continuadas, que afastem hipóteses concorrentes e sempre deem resultados positivos.

Visto que esses resultados não são obtidos, nunca foram, podemos dar por certo que espíritos de defuntos, ainda que sobrevivam noutra dimensão, não comunicam com os vivos.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #298 Online: 30 de Abril de 2017, 20:45:19 »

O admirável na hipótese reencarnacionista é o fato de encantar a tanta gente, gente que pensa achar respostas para a justiça divina, origem e destino do homem. Reencarnar faria sentido se nos lembrássemos de nossas outras vidas, mas não lembramos: certamente porque não existiram outras vidas.

a maioria não lembra nem o que fez no dia anterior, mas é capaz de lembrar-se de fatos graves que marcaram o sua infancia, isso ocorre porque a memoria tende organizar seus arquivos por ordem de importância segundo o proprio ser, fatos considerados de  menor importância são são jogados la nos lugares menos acessivel tipo um arquivo morto , o porão da nossa casas onde guardamos coisas que não estão sendo utilizadas!
Mas os fatos que marcaram nossa existência esses são colocados no  local dos documentos mais importantes como se fosse a nossa identidade, que no momento oportuno devemos manifesta-lo no presente!

O fato de nosso sistema de memorização operar seletivamente, eliminando dos registros o que não é utilizado, não afeta o óbice do zeramento das recordações de outras vidas, que deveriam estar presentes caso houvesse reencarnação.

Ninguém esquece tudo de sua existência, a não ser em caso de certas doenças degenerativas em estado avançado. O mesmo deveria se dar com as rememorações de outras vidas, afinal, teríamos existido nessas vivências pregressas, portanto, deveríamos ter delas recordações. Sem explicação muito bem urdida, que realmente esclarecesse,  a ausência de lembranças indica inexistência de reencarnação.

Citação de: Criaturo
a questão é que se não houver continuação da vida aqui ou aculá em vão serão todas filosofias e ciencias, vai tudo para o ralo da inexistência!

Novamente, impõe sua expectativa em relação ao porvir, do qual não sabe absolutamente nada!(ninguém sabe). Se nosso destino for mesmo viver única e incontinuável existência, nem todos os lamentos do mundo mudarão esse quadro...

Aparentemente, seria bom continuar a viver, aqui ou acolá, principalmente se for uma vida boa: não vejo mal em conservar a esperança. Mas daí  afirmar conhecer o imperscrutável e garantir a continuidade existencial, baseando tão somente em especulações, equivale a falar sem nada dizer...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #299 Online: 30 de Abril de 2017, 20:55:51 »

Nada disso explica, nem justifica, a ausência de recordações.
Reencarnar sem lembrar do que fez anteriormente equivale a ter um projeto de construção cuja planta foi perdida. Então, o construtor tem que adivinhar o que precisa fazer e seguir tateando no escuro, sem a menor noção de se o que faz está certo ou o desvia do que foi programado. Coisa de louco mesmo!

talvez essas lembranças venham na forma intuitiva do tipo "não fui com a cara desse sujeito"
[...]
ainda temos "talentos natos" ,"tenho medo de agua" ,"fobias" e as  "manias"

"Talvezes" desse tipo que utiliza para justificar o injustificável não têm serventia. Do mesmo modo que podemos concluir que espíritos não comunicam,  porque espíritos não conseguem se mostrar presentes entre vivos, a ausência de recordações de outras vidas demonstra a irrealidade das multividas.

Talentos natos e fobias não são evidências de reencarnação: há explicações psicológicas e biológicas satisfatórias, desnecessário recorrer ao nebuloso para elucidar o que pode ser claramente esclarecido por meios triviais.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!