Lei do carma é outro conceito desconhecido dos judeus neotestamentários. E ela não cabe na história de Elias. O profeta realizara a degola (ajudado, é claro, sozinho não daria conta) autorizado por Javé. Note que fora confronto entre o deus de Israel e sacerdotes de deuses inimigos. A decapitação das cabeças firmara o poder de Javé sobre Baal e Azera.
pode ser desconhecido pelos judeus,mas foi ensinado por Jesus:
com medida que medires seras medido!
cada um colhe aquilo que planta! qa cada um sera dado conforme as suas obras
quem com espada fere com a espada sera ferido
post a passagem onde Deus (Javé) manda Elias se vingar dos seus perseguidores cortando a cabeça de 400 pessoas?
Pois não, pegue aí (atente para os destaques em CAIXA ALTA):
I REIS 18:
“17 E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu, perturbador de Israel?
18 Respondeu Elias: Não sou eu que tenho perturbado a Israel, mas és tu e a casa de teu pai, por terdes deixado os mandamentos do Senhor, e por teres tu seguido os baalins.
19 AGORA POIS MANDA REUNIR-SE A MIM TODO O ISRAEL NO MONTE CARMELO, COMO TAMBÉM OS QUATROCENTOS E CINQUENTA PROFETAS DE BAAL, E OS QUATROCENTOS PROFETAS DE ASERA, QUE COMEM DA MESA DE JEZABEL.
20 Então Acabe convocou todos os filhos de Israel, e reuniu os profetas no monte Carmelo.
21 E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada.
22 ENTÃO DISSE ELIAS AO POVO: SÓ EU FIQUEI DOS PROFETAS DO SENHOR; MAS OS PROFETAS DE BAAL SÃO QUATROCENTOS E CINQÜENTA HOMENS.
23 Dêem-se-nos, pois, dois novilhos; e eles escolham para si um dos novilhos, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo; e eu prepararei o outro novilho, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo.
24 ENTÃO INVOCAI O NOME DO VOSSO DEUS, E EU INVOCAREI O NOME DO SENHOR; E HÁ DE SER QUE O DEUS QUE RESPONDER POR MEIO DE FOGO, ESSE SERÁ DEUS. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.
25 Disse, pois, Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós: um dos novilhos, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do Senhor, vosso deus, mas não metais fogo ao sacrifício.
26 E, tomando o novilho que se lhes dera, prepararam-no, e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até o meio-dia, dizendo: Ah Baal, responde-nos! Porém não houve voz; ninguém respondeu. E saltavam em volta do altar que tinham feito.
27 Sucedeu que, ao meio-dia, Elias zombava deles, dizendo: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e necessite de que o acordem.
28 E eles clamavam em altas vozes e, conforme o seu costume, se retalhavam com facas e com lancetas, até correr o sangue sobre eles.
29 Também sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde. Porém não houve voz; ninguém respondeu, nem atendeu.
30 Então Elias disse a todo o povo: chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele. E Elias reparou o altar do Senhor, que havia sido derrubado.
31 Tomou doze pedras, conforme o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual viera a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome;
32 e com as pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois fez em redor do altar um rego, em que podiam caber duas medidas de semente.
33 Então armou a lenha, e dividiu o novilho em pedaços, e o pôs sobre a lenha, e disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha.
34 Disse ainda: fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. De novo disse: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez.
35 De maneira que a água corria ao redor do altar; e ele encheu de água também o rego.
36 Sucedeu pois que, sendo já hora de se oferecer o sacrifício da tarde, o profeta Elias se chegou, e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque, e de Israel, seja manifestado hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra tenho feito todas estas coisas.
37 Responde-me, ó Senhor, responde-me para que este povo conheça que tu, ó Senhor, és Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
38 Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
39 Quando o povo viu isto, prostraram-se todos com o rosto em terra e disseram: O senhor é Deus! O Senhor é Deus!
40 Disse-lhes Elias: Agarrai os profetas de Baal! que nenhum deles escape: Agarraram-nos; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, onde os matou.”
pois não mesmo!
pedi para voce postar Deus mandando Elias executar 450 dos seus descrente?
Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque, e de Israel,
seja manifestado hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra tenho feito todas estas coisas.sim até antes de por vingança pessoal ter matado 450 dos seus inimigos, que o procuravam matar!! Elias estava fazendo a vontade de Deus!
"jesus ensinou que quem lançar mão da espada por ela perecerá"
O que Jesus transmitiu foi que “violência gera violência”, não que quem degolar (inda mais a mando de deus: claro, no pensamento daquele povo) sofrerá igual pena.
negativo!
Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Nisto, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam.
E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha.
Então Jesus lhe disse: Mete a tua espada no seu lugar; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.
Mateus 26:50-52
Elias só foi vivenciar esta lei do carma reencarnado como profeta João Batista e digo mais cumpriu -se a promessa de da rainha jeezebel que disse: "QUE AINDA HOJE FARIA COM ELIAS A MESMA COISA que ele havia feito com os profetas dela" SÓ QUE ELA MORREU NAQUELE MESMO DIA e só foi cumprir a sua promessa de vingança reencarnada como Herodias pedindo a Herodes ( antigo rei Acabe)" dai me aqui a cabeça de João Batista em um prato"!
ha...ha..ha..ha..ha rainha jeezebel @ rei acabe reencarnaram como Herodias e Herodes e continuaram perseguindo Elias reencarnado como João Batista!
Curioso: o “hoje” de Jezabel é bem extenso, não?
Só que ela não prometeu a morte de Elias para o mesmo dia, sim para o seguinte:
“Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, SE ATÉ AMANHÃ a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles.”
E Jezabel não morreu no mesmo dia em que proferiu a ameça, sim vários anos depois...
Bom pode ser que ela de fato ela apenas prometeu que cortaria a cabeça de Elias até amanha e tenha acabado morrendo anos depois sem conseguir se vingar!
mas o que de fato importa na discussão é que Jesus disse que João era Elias que teve sua cabeça cortada a mando de uma mulher, pura coincidência né? uma unica decapitação descrita no NT e acontece justamente com quem ? Com alguem que Jesus afirmar ser Elias?
23 Também de Jezabel falou Jeová: Os cães comerão a Jezabel junto à muralha de Jezreel.
1 Reis 19
Ouvir
1 Ora, Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como matara à espada todos os profetas.
2 Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles.
Se Elias só “vivenciou” seu carma após encarnar em João Batista (teria encarnado em alguém antes, ou depois?), então na contabilidade cósmica ele está em débito, seu balanço não fecha: vai, pois, precisar de múltiplas outras vidas até zerar essa diferença...Essa lei do carma que aplica a Elias é coisa da cabeça de espírita mal informado. Nem no espiritismo ela é ensinada. O que os kardecistas propõem é uma “lei de causa e efeito” que, conquanto parecida com o carma, tem dele grande diferença.
Como a reencarnação não pode ser demonstrada fica fácil reencarnar qualquer pessoa em qualquer pessoa. Basta achar algumas similaridades (e desprezar as diferenças) e – pimba! – tem-se uma nova encarnação decifrada! Isso não significa nada: mero exercício de criatividade... Só que, no presente caso, o exercício parece falhado: Jezabel deveria ter reencarnado em Herodes, pois ele é que detinha o poder de decretar a sentença; na carne de Herodias ela só podia pedir, e se o rei recusasse: aí precisaria de outra encarnação, e isso só para vingar uma cabeça, ficariam ainda 449 a serem cobradas...
E voce ainda confunde lei do carma com a vingança de talião "olho por olho, cabeças por cabeças" contadas uma a uma!
prefiro pensar assim Elias indevidamente em nome do seu deus da vingança,matou 450 descrentes do seu deus (tambem quem deveria crer no seu deus dos exércitos vingativos?).
a vida levou alguns milhares de anos para poder da a eles oportunidades para aprenderem se perdoarem, Herodias e Acabe mais uma vez desperdiçaram sua chance.
porem o mal que intencionaram fazer foi recebido por Elias em forma de beneficio do aprendizado "quem fere com a espada pela espada perecerá!" e nem os que dizem profetizar em nome de Deus estão isentos desa lei!na verdade a perdição destes casal de reis foram o orgulho próprio transformado em vingança!
mas agora sim Elias ja conscientizado do mal feito aos seus 450 decapitados, poderá pagar sua divida com eles e claro! que ser tambem decapitado 449 vezes por eles não seria algo util para ninguem de bom senso!
Alem do que um deles acabaria ainda sendo lesado no seu direito de vingança! coisa de doidos! hihihihihihihihi