Autor Tópico: Razão x Fé  (Lida 48844 vezes)

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
Re:Razão x Fé
« Resposta #375 Online: 04 de Maio de 2017, 11:46:49 »
Jorge vive, depois morre, depois reencarna mas agora é Zé, que vive e morre depois reencarna mas agora é Marilú...  Agora me expliquem os reencarnacionistas quem é quem. Se Jorge é Zé e também Marilu, ou então se há um espírito Jorge, um espírito Zé, e um espírito Marilu.
Só há um espírito, assexuado. Se ele lá nos registros Divinos tem algum nome (ou mais provavelmente uma ID PRIMARY KEY) ninguém sabe, nem o Kardec.
Não necessariamente desencarnou do morto, e que continuaria além do morto. Algo como as cordinhas de um títere.
:?
 :?: :?: :?: :?:

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #376 Online: 04 de Maio de 2017, 11:54:08 »
calma aí Seu Gorducho !  Não insinuei vidência apenas o dom das linguas estranhas!
Só quero saber se após eu ter lhe transcrevido o original - pra não alegarem que traduziram mal a bíblia blah blah blah... - conseguiu entender que a filha do Jairo MORREU e RESSUSCITOU
 :?:
nem sabia que o judaísmo moderno ja aceita a reencarnação como possibilidade, vai ver que repensaram melhor as passagens biblicas e tambem chegaram nesta conclusão!
Isso... isso...
Ao contrário dos cristianismo + islam o judaísmo não dogmatiza em contra.
Então é relativamente comum essa crença e nada obsta.
« Última modificação: 04 de Maio de 2017, 11:57:41 por Gorducho »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #377 Online: 04 de Maio de 2017, 12:26:33 »
calma aí Seu Gorducho !  Não insinuei vidência apenas o dom das linguas estranhas!
Só quero saber se após eu ter lhe transcrevido o original - pra não alegarem que traduziram mal a bíblia blah blah blah... - conseguiu entender que a filha do Jairo MORREU e RESSUSCITOU
 :?:
nem sabia que o judaísmo moderno ja aceita a reencarnação como possibilidade, vai ver que repensaram melhor as passagens biblicas e tambem chegaram nesta conclusão!
Isso... isso...
Ao contrário dos cristianismo + islam o judaísmo não dogmatiza em contra.
Então é relativamente comum essa crença e nada obsta.

a passagem diz que os judeus presentes acreditavam que a menina havia morrido e não que ela estava morta, claro da mesma forma que ainda hoje pessoas infelizmente são enterradas vivas, com atestado de óbitos!
tambem não diz que ela foi ressuscitada!
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #378 Online: 04 de Maio de 2017, 12:40:38 »

uma coisa que ficou muito claro nesta discussão é que os judeus acreditam na comunicação dos mortos com vivos evidênciado por 3 passagens:
A médium de Endor, o monte da transfiguração e Jesus sendo confundido com um fantasma ao andar sobre as aguas!
::)
No episódio da "médium de Endor" poderia ela estar falando não com um morto mas com o espírito dele, ou ainda, com o espírito que habitou o morto, ou ainda, com o espírito do morto do passado, o que é diferente, ou ainda, com um djin, se fazendo passar pelo morto. Morto é morto. Já no caso da tranfiguração, pode ter sido ETs hipnotizadores, ou mil e uma outras hipóteses, ainda assim não aludindo a contato de mortos. Já no caso do "fantasma", pode ser qualquer entidade fantasmagórica, que não relacionada a mortos. Portanto, nenhuma dessa passagens evidenciando nem de longe o reencarnacionismo. Outra?

quando eu penso que Montalvão ja atingiu o auge do desespero

Na verdade o Montalvão não está no"auge do desesdpero" coisíssima nenhuma, muito pelo contrário, ele apresenta argumentos muito superiores e 'isentos' que os seus, te tratando com muita paciência, elevando o nível do debate que a todo momento você insiste em desvirtuar seja com evasivas, seja com ad hocs incabíveis, seja com gracinhas mesmo.

com a sua Rabinica teoria  anti reencarnacionista a dos "Fetos Pecadores" me vem voce com sua teoria Extra terrestre do tipo era  Jesus um astronauta?

Ainda não respondeu o que eu te perguntei sobre os fetos.

e conseguiu fechar com chave de ouro maculando a o espirito do profeta samuel como se ele tivesse sido  substituído por um gênio da lampada magica!

O argumento está correto, mas você fugindo do assunto, tergiversa, fazendo juízos paralelos de valor.

alias para voce ceticos evangélicos e fariseus do dias modernos que tentam conspirar contra a reencarnação,  a falta de argumentos só faz mesmo apelar para adulteração das passagens biblicas, substituindo  personagens biblicos por seres da imaginação de voces  ou seja Deus fala que enviará o profeta Elias:
Tergiversação? Mais do mesmo? Poxa, se liga, criatura!

voces afirmam que ele enviou qualquer substituto!
A biblia afirma que espirito de Samuel falou através da medium!

vem voces e falam que não era o espirito de samuel e que ele teria sido substituido por um genio diabólico farsante!

Mais insinuação descabida. O "espírito" de Samuel pode ser qualquer coisa, como já foi suscitado. Principalmente lendo nas entrelinhas e traduzindo "espírito" da língua escrita do original.

os apostolos disseram que tinham um visto um fantasma, vem voce afirmando que fantasmas não são de pessoas mortas e sim do boi tatá, mula sem cabeça, currupira, saci perere, da cuca........em fim de toda turma do sitio do pica pau amarelo
"Fantasma" pode ser até imagem desfocada de televisão! Mas para fazer valer mais uma de suas especulações tem de ser de acordo com o que você acha, não é?

Faça o seguinte escrevam a biblia de voces e sejam crentes delas assim sempre estarão com a razão!
Mais tergiversação? Não tem fim não, é?

alem do que o Montalvão deveria levar um cartão amarelo por estar fazendo proselitismo da crença nos "Fetos Pecadores"  :baby:
E pra arrematar, as costumeiras fugas do Criaturo, em forma de gracinhas.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #379 Online: 04 de Maio de 2017, 12:44:51 »

Depois se apegaram na teoria dos "Fetos Pecadores" justificando  as deficiências natas! segundo essa lenda mal contada  os fetos podem pecar ainda dentro do utero, ou então nascerem aleijados por os antepassados deles até a 4a geração pecaram, disse o deus ciumento e  vingativo de moisés:

Diga, Criaturo, se o cara pode pecar até antes de nascer, segundo o reencarnacionismo, por que não já um sendo feto? Por que um espírito que reencarna por que precisa evoluir, pela mesma razão não continua sua sina de cometer os mesmos atos que o levem confirmem a lógica da reencarnação mesmo dentro do útero? Onde está a coerência nisso tudo? Qual o ad hoc reencarnacionista seria usado para explicar tamanha barafunda insolvente?

voce ja foi um feto , então diga voce mesmo!

quanto a evolução compulsória,vejo isso mais como uma tendencia natural do tipo a que um carro tem de descer uma ladeira,mas por ter vida própria nada o impedirá de ficar parado, ou ainda andar de ré!
Fingiu que não leu a pergunta(ou então nem entendeu mesmo) e respondeu qualquer coisa sem pé nem cabeça?
De fato sua pergunta não ficou  muito clara!

Sem essa, você que não entendeu.

mas a  unica bobajada que não respondi foi porque um feto não pode pecar,claro! porque diante da lei menores de 12 anos são inimputáveis!   :crianca: e fetos não podem ser responsabilizados pelo mesmo motivo que os animais tambem não podem.
Mais gracinhas?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #380 Online: 04 de Maio de 2017, 12:49:07 »

Não necessariamente desencarnou do morto, e que continuaria além do morto. Algo como as cordinhas de um títere.
:?
 :?: :?: :?: :?:
Sim, imagine esse "espírito" especificamente como uma entidade manipulando um títere, num show(a vida) e depois o descarta, quando o espetáculo termina.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #381 Online: 04 de Maio de 2017, 12:53:49 »
Jorge vive, depois morre, depois reencarna mas agora é Zé, que vive e morre depois reencarna mas agora é Marilú...  Agora me expliquem os reencarnacionistas quem é quem. Se Jorge é Zé e também Marilu, ou então se há um espírito Jorge, um espírito Zé, e um espírito Marilu.

voce pode afirmar que o feto do Sergio é hoje, fisica e moralmente  a mesma pessoa?
Posso te fazer qualquer afirmação mas não é com base no que eu sei ou acredito que  poderá responder, se possível, ao que foi perguntado.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #382 Online: 04 de Maio de 2017, 13:07:37 »
ou sou eu  que não estou entendendo sua pergunta , ou voce não esta entendendo minha resposta!

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #383 Online: 04 de Maio de 2017, 13:14:09 »
Parece que na falta de argumentos, você considera o que eu possa vir a achar como resposta, mas meu caro, se fosse pra eu achar alguma coisa eu nem teria perguntado. Pra mim, você está fugindo da pergunta.
« Última modificação: 04 de Maio de 2017, 13:19:54 por Sergiomgbr »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #384 Online: 04 de Maio de 2017, 14:00:20 »
/

Citação de: montalvão
Dizer que a bíblia esteja “cheias de mediunidade!” e não dar exemplos é mostra de que está mesmo forçando barra. Apoie sua afirmação com ilustrações que a corroborem.

Citação de: Criaturo
vou apenas comentar para não ficar muito massante:

1) espirito de adivinhação:
Paulo mandou que saisse um de uma mulher!

2) José prevendo sete anos de fome no egito!

3) Rei Davi descrevendo toda crucificação de Jesus com riquezas de detalhes em salmos 23

4) incorporação
Rei Saul possuido por um espirito do mal

5) Jesus expulsando demonios

6) Medium de Endor incorporando o espirito de Samuel

A mulher lhe respondeu: Tu bem sabes o que Saul fez, como exterminou da terra os necromantes e os adivinhos; por que, então, me armas um laço à minha vida, para me fazeres morrer? 1 Samuel 28:9

7) O homem ou mulher que consultar os mortos ou for feiticeiro, certamente será morto. Serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles. Levítico 20:27

Criaturo, fica você soltando textos a esmo, sem ter noção do que eles efetivamente reportam. Está apenas confirmando o que lhe falei, de que utiliza a tática do “se parece é”, que consiste em contabilizar qualquer aparência de mediunidade e reencarnação na Bíblia como demonstração de que esses ensinos constem dos testamentos.

Conforme lhe falei antes: nos tempos do V.T., nos períodos de apostasia (em relação a Javé, claro),  é provável que a consulta a necromantes fosse praticada, mas depois que Javé se impôs como o deus único, somente ele era autorizado a responder aos rogos do povo. Com isso, a necromancia (evocar mortos para deles obter informações do futuro) tornou-se atividade proibida. Sendo assim, as poucas referências que achar à mediunidade não consignam ensino, tampouco a prática, entre os israelitas.

Vamos examinar o que apresentou, que numerei de 1 a 7, para melhor esclarecimento.

1) “espirito de adivinhação”

Atos 16:

16 Ora, aconteceu que quando íamos ao lugar de oração, nos veio ao encontro uma jovem que tinha um espírito adivinhador, e que, adivinhando, dava grande lucro a seus senhores.

17 Ela, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: São servos do Deus Altíssimo estes homens que vos anunciam um caminho de salvação.

18 E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora saiu.

19 Ora, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro havia desaparecido, prenderam a Paulo e Silas, e os arrastaram para uma praça à presença dos magistrados.

20 E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, estão perturbando muito a nossa cidade.

21 e pregam costumes que não nos é lícito receber nem praticar, sendo nós romanos.

Este evento, Criaturo, não significa que a Bíblia esteja “cheia de mediunidades” conforme assevera. A simples leitura mostra seu equívoco.

O relato diz que a mulher tinha “espírito de adivinhação”. Que espírito seria esse, o de um morto? Provavelmente não. Na atualidade parapsicólogos e boa parcela dos espíritas concordaria que a vidente tivesse o dom da precognição (que também é ideia fantasiosa).

No grego, a palavra utilizada para especificar a capacidade da sensitiva era píton (phyton), um termo genérico para qualquer tipo de arte divinatória, incluindo as sacerdotisas dos oráculos, dos quais o mais famoso era o de Delfos. Certamente, os gregos não pensavam em espíritos de mortos quando viam a arte da moça em ação.

Seja como for, ainda que espírito de falecido fosse (embora não seja), observe que Paulo não validou aquele procedimento e “expulsou” a entidade, fazendo com que ela tivesse  sua habilidade bloqueada. Isso é demonstrativo de que a pregação apostólica não agasalhava mediunidade.

2) “José prevendo sete anos de fome no egito!”

Nada no relato das atividades místicas (ou parapsicológicas) de José indicam a ação de espíritos lhe passando informações privilegiadas. José seria um clarividente, na concepção moderna.

3) “Rei Davi descrevendo toda crucificação de Jesus com riquezas de detalhes em salmos 23”

O salmo 23 não alude à crucificação. Você deve ter errado a referência... Mesmo que ache a indicação que considere correta, já lhe adianto: seria mais um exemplo de (suposta) clarividência profética, nada de mediunidade!

4) “incorporação
Rei Saul possuido por um espirito do mal”

Nos tempos do rei Saul a ideia de alguém possesso por espírito, nos moldes que atualmente alguns acreditam,  não era conhecida. A crença em possessões demoníacas tomou forma mais tarde. Naquela época, o povo vivia sob uma teocracia (Deus no governo), e Satanás e equipe ainda não estavam presentes: tudo o que acontecia, de bom ou de mau, provinha do divino. Se você conferir em I Samuel 16, verá e entenderá que o “espírito” que atormentava Saul era “maligno” e, mesmo assim, fora enviado por Deus.

14 Ora, o Espírito do Senhor retirou-se de Saul, e O ATORMENTAVA UM ESPÍRITO MALIGNO DA PARTE DO SENHOR.

Esse espírito maligno seria, nos dias que correm, classificado como “demônio”. Psicologicamente entende-se que Saul estivesse mentalmente perturbado. A mediunidade fica distante desse episódio.

5) “Jesus expulsando demonios”.

Você mesmo já disse: “demônios”, demônios não são espíritos de mortos, mas anjos rebelados. Nada de mediunidade...

Até aqui, Criaturo, tá difícil você achar eventos mediúnicos na Bíblia... vamos ver se tem melhor sorte nos outros itens que relacionou...

6) “Medium de Endor incorporando o espirito de Samuel”

Neste caso sim, houve uma sessão mediúnica das antigas, que pouco difere das atuais, ou seja, a simulação está implícita. Primeiro, corrija sua apreciação: não houve “incorporação”, a narrativa não faculta essa leitura. Saul perguntou à vidente o que “ela via” e recebeu uma vaga descrição que foi suficiente para que o rei admitisse que fosse Samuel presente. Bem parecido com as sessões de Chico Xavier e seguidores, quando o pretenso espírito diz: “mamãe querida, estou com saudades, o avô Basso está aqui comigo e manda lembranças, cheguei debilitado, mas agora estou melhor” e basta para que o recebedor “identifique” o comunicador como o parente procurado.

6a) “A mulher lhe respondeu: Tu bem sabes o que Saul fez, como exterminou da terra os necromantes e os adivinhos; por que, então, me armas um laço à minha vida, para me fazeres morrer?” 1 Samuel 28:9

Então, Criaturo, você mesmo dá corda para se enforcar: note que a apreciação do acontecimento é inteiramente negativa. Não há como, com base na busca angustiada de Saul por uma orientação, conceber que a mediunidade fosse prática comum entre os judeus durante a égide de Javé.

7) “O homem ou mulher que consultar os mortos ou for feiticeiro, certamente será morto. Serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles. Levítico 20:27”

Isso não demonstra que fosse comum aos judeus consultar os mortos. A razão da proibição era que Deus não queria que seu povo copiasse os costumes dos  povos vizinhos, pois ele, Javé, era o único que podia responder às evocações. Basta ler um trechinho maior e poderá constatar:

“22 Guardareis, pois, todos os meus estatutos e todos os meus preceitos, e os cumprireis; a fim de que a terra, para a qual eu vos levo, para nela morardes, não vos vomite.
23 E NÃO ANDAREIS NOS COSTUMES DOS POVOS QUE EU EXPULSO DE DIANTE DE VÓS; porque eles fizeram todas estas coisas, e eu os abominei.
24 Mas a vós vos tenho dito: Herdareis a sua terra, e eu vo-la darei para a possuirdes, terra que mana leite e mel. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos separei dos povos.
25 Fareis, pois, diferença entre os animais limpos e os imundos, e entre as aves imundas e as limpas; e não fareis abomináveis as vossas almas por causa de animais, ou de aves, ou de qualquer coisa de tudo de que está cheia a terra, as quais coisas apartei de vós como imundas.
26 E SEREIS PARA MIM SANTOS; PORQUE EU, O SENHOR, SOU SANTO, E VOS SEPAREI DOS POVOS, PARA SERDES MEUS.
27 O homem ou mulher que consultar os mortos ou for feiticeiro, certamente será morto. Serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles.”

Em resumo, Criaturo dos céus, as referências à mediunidade na Bíblia são circunstanciais e não consignam ensino, muito menos indicam que a prática fosse comum aos judeus de antanho.

MONTALVÃO: Proibir algo sob pena de morte para nós soa exagerado, mas para os antigos era aceitável e comum. O valor que hoje boa parte do mundo dá a vida não é o mesmo ao longo da história.

A proibição não tinha nada a ver com a prática disseminada. É  admissível que nos tempos de cultos a outros deuses a consulta aos mortos fosse admitida, porém quando o culto a Javé se impôs toda atividade concorrente foi banida. Aos israelitas proibiu-se buscar em outros deuses, ou junto aos mortos, respostas para seus problemas.

Somente Javé podia responder ao clamor do povo, por intermédio dos profetas. Isso está muito claro nos textos proféticos. Portanto, não cabiam articulações com espíritos nas rotinas religiosas do povo judeu.

CRIATURO: aceitavel para o violentos deus dos exércitos hebreus!
ciumento não aceitava concorrências de outros deuses!
boa parte dos deus dos exercitos de moises era de general politico tentando se manter no poder usando o nome de Deus em vão!
isso fica bem claro quando bateu um cagaço no hebreus ao verem o tamnho e poder dos nefelins, ai moises disse o deus dos exercitos  esta mandando ele ira adiante de nós, ai sim atacaram!

Nossa, como embola o meio de campo, o ataque e a defesa!

Pois é isso mesmo: Deus se mostrava ciumento, não admitia concorrência, nem de outros deuses, nem de espíritos de mortos. Por isso a consulta aos defuntos não era admitida.

Os hebreus não toparam com nefilins, pois estes (dentro da mitologia judaica) estariam extintos desde o dilúvio. Quando os israelitas foram espiar a terra de Canaã, para ver o que lhes esperava, depararam uma tribo de homens de elevada estatura, que eram conhecidos por “anaquins”, ou seja, “filhos (ou descendentes) de Anaque”. Então, ligaram aqueles à lenda dos nefilins que, ao que tudo indica, lhes era de conhecimento.

A história dos nefilins tem gerado controvérsias teológicas. Alguns religiosos apregoam a literalidade da cópula de anjos com seres humanos, cujo resultante foi a geração de “gigantes” (coitadas das parturientes!).

Outros defendem que os “filhos de Deus” eram os descendentes de Seth, o filho bom de Adão e Eva, e as “filhas dos homens” geração de Caim. Os “gigantes” seriam os heróis antigos: homens de grandes feitos, daí “gigantes”.

O fato é que anjos, mesmo que pudessem se esfregar em xerecas humanas nada gerariam, pois são de natureza diferente. Além disso, soube-se depois que a espécie angélica não é ligada a sexo:  Jesus corrigiu a má interpretação, ao ensinar que anjos são assexuados.

O filósofo judeu-alexandrino, Fílon, defendia que a transa foi possível porque os “anjos” eram  de mesma categoria que os homens, constituiriam uma classe de almas sem corpo, que viviam entre a matéria e o reino de Deus. Estavam ali (mais próximos da matéria que da espiritualidade) por terem tendências licenciosas. Podiam descer à Terra e ocupar corpos.
.
Provavelmente, Fílon desconhecesse o esclarecimento dado por Jesus...

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #385 Online: 04 de Maio de 2017, 14:26:32 »
a passagem diz que os judeus presentes acreditavam que a menina havia morrido e não que ela estava morta, claro da mesma forma que ainda hoje pessoas infelizmente são enterradas vivas, com atestado de óbitos!
E quando diz que o espírito - traduza por sopro vital se preferir: sem dramas cá...- dela voltou, diz o que :?:
Aí não é o que os judeus presentes achavam, mas o que aconteceu. O texto não diz que os judeus "acharam" que o espírito (ou sopro vital que seja πνεῦμα...) voltou. Diz que voltou.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #386 Online: 04 de Maio de 2017, 15:01:07 »

O relato diz que a mulher tinha “espírito de adivinhação”. Que espírito seria esse, o de um morto? Provavelmente não. Na atualidade parapsicólogos e boa parcela dos espíritas concordaria que a vidente tivesse o dom da precognição (que também é ideia fantasiosa).
Seja como for, ainda que espírito de falecido fosse (embora não seja), observe que Paulo não validou aquele procedimento e “expulsou” a entidade, fazendo com que ela tivesse  sua habilidade bloqueada. Isso é demonstrativo de que a pregação apostólica não agasalhava mediunidade.

Montalvão, meu amigo, vc representa uma nova roupagem para o ceticismo. Lê, entende, e nega. Negar não é provar, assim como afirmar não é provar.
Resta o entendimento e isto não se pode negar que vc tenha.
Os textos que Criaturo postou, e vc comentou, sim, são evidências de mediunidade na Bíblia e vc simplesmente diz que não são e ponto final.
Diz que clarividência e premonição ou adivinhação não são fenômenos mediúnicos. São, embora de outra classe.
Existem os fenômenos espirituais denominados mediunismo e outros denominados medianimicos.
No primeiro caso o médium ou a assistência identifica objetivamente a presença de uma entidade comunicante. Este é um fenômeno mediúnico.
Já no fenômeno medianímico podem ocorrer duas situações: o médium tem acesso às informações que busca penetrando o ambiente espiritual, ou, recebe, em sono ou vigília, a ação de uma entidade que por meio da intuição o adverte, esclarece, ou informa. Esta ação costuma ser imperceptível ao médium e por isto recebe o classificação de medianímica ou medianimismo.

médium + anima + ismo . Ou seja, o agente (médium) + sua alma que acede à outra dimensão (anima) + (ismo) sufixo

2) “José prevendo sete anos de fome no egito!”

Nada no relato das atividades místicas (ou parapsicológicas) de José indicam a ação de espíritos lhe passando informações privilegiadas. José seria um clarividente, na concepção moderna.   
Que é a mesma mediunidade.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #387 Online: 04 de Maio de 2017, 15:34:08 »
Sergio, acredito que vc conheça a proposição reencarnacionista de uma alma imortal, e suas idas e vindas, entre o berço, o túmulo e outra vez o berço, com vistas ao aperfeiçoamento, determinismo divino.
Os nomes que assumimos não importa, a personagem será sempre a mesma, agregando a cada encarnação, conhecimentos novos, valores e virtudes, mas também reparando os erros do pretérito.
Por essa razão a imensa maioria de nós, e pois, com raras exceções, é totalmente feliz ou totalmente infeliz.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #388 Online: 04 de Maio de 2017, 15:34:41 »
MONTALVÃO: Você poderia estender a questão para outros fatos: como se explicariam as horríveis carnificinas que as múltiplas guerras engendraram ao longo da história? Biafra é um exemplo dentre muitos e muitos. A caminhada do homem por este mundo é feita por uma trilha interminável de sangue e dores.
Você deve achar que essas desgraceiras sejam sanadas pela reencarnação. Mas achar que nascer, morrer, nascer, morrer, nascer… infindamente esclareça as tendências humanas não tem significado algum.
SPENCER:
Algum entendimento sobre este assunto somente ocorre quando nós mesmos somos visitados por algum tipo de sofrimento inexplicável ante a ocorrência natural da vida. Buscaremos inutilmente as respostas pelas vias habituais… nada. Isto acontece com muita frequência.
Mas também, se já conseguimos, pelas vias da reencarnação, desenvolver um sentido que torne mais natural a compreensão do tema.
Não estou me referindo a uma percepção extra sensorial, não.
É aquele olhar crítico sobre as mil ocorrências do dia a dia que passam a consolidar aquilo que antes era apenas uma razoável peça da imaginação… um fenômeno possivel, apenas.
.
Meu caro, está impondo um modelo único para todos. O sofrimento acarreta reações variadas. Há quem se desespere ante a dor, há quem a aceite pacificamente. O consolo reencarnacionista que apregoa lhe atende às expectativas e, sendo assim, ótimo: ótimo para você. Nem todos, porém, se sentiriam gratificados com essa proposta. Por exemplo, haverá quem se anime ante a palavra de Jesus: “hoje mesmo estarás comigo no paraíso”, preferindo essa opção a ficar indo e vindo de um mundo ao outro.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #389 Online: 04 de Maio de 2017, 16:02:10 »

uma coisa que ficou muito claro nesta discussão é que os judeus acreditam na comunicação dos mortos com vivos evidênciado por 3 passagens:
A médium de Endor, o monte da transfiguração e Jesus sendo confundido com um fantasma ao andar sobre as aguas!
::)
No episódio da "médium de Endor" poderia ela estar falando não com um morto mas com o espírito dele, ou ainda, com o espírito que habitou o morto, ou ainda, com o espírito do morto do passado, o que é diferente, ou ainda, com um djin, se fazendo passar pelo morto. Morto é morto. Já no caso da tranfiguração, pode ter sido ETs hipnotizadores, ou mil e uma outras hipóteses, ainda assim não aludindo a contato de mortos. Já no caso do "fantasma", pode ser qualquer entidade fantasmagórica, que não relacionada a mortos. Portanto, nenhuma dessa passagens evidenciando nem de longe o reencarnacionismo. Outra?

quando eu penso que Montalvão ja atingiu o auge do desespero

Na verdade o Montalvão não está no"auge do desesdpero" coisíssima nenhuma, muito pelo contrário, ele apresenta argumentos muito superiores e 'isentos' que os seus, te tratando com muita paciência, elevando o nível do debate que a todo momento você insiste em desvirtuar seja com evasivas, seja com ad hocs incabíveis, seja com gracinhas mesmo.

voces dois acharam uma solução argumentativa padrão magico: basta substituir personagens biblicos por qualquer um ou, no seu caso por qualquer coisa como seres   magicos  e ETs e bay bay possibilidades reencarnacionistas! 

com a sua Rabinica teoria  anti reencarnacionista a dos "Fetos Pecadores" me vem voce com sua teoria Extra terrestre do tipo era  Jesus um astronauta?

e conseguiu fechar com chave de ouro maculando a o espirito do profeta samuel como se ele tivesse sido  substituído por um gênio da lampada magica!

O argumento está correto, mas você fugindo do assunto, tergiversa, fazendo juízos paralelos de valor.
voce que esta querendo escrever a biblia Segundo Sergiomgbr e somente nela que encontraremo genios mau malfazejos, ETs e um substituto para o profeta Elias!

Mais insinuação descabida. O "espírito" de Samuel pode ser qualquer coisa, como já foi suscitado. Principalmente lendo nas entrelinhas e traduzindo "espírito" da língua escrita do original.
somente na sua biblia do faz de conta

"Fantasma" pode ser até imagem desfocada de televisão! Mas para fazer valer mais uma de suas especulações tem de ser de acordo com o que você acha, não é?

no tempo de Jesus ainda não tinham inventado TV e se fosse hoje com imagem digital tambem não ha mais esse tipo de fantasma, mas com certeza o descrito pelos discípulos  era de um homem caminhando sobre as aguas!Até que ponto chegará seu malabarismos anti espiritismo?
pelo menos se tivessem alguma lógica,mas voce sópode estar de brincadeiras! :biglol:

alem do que o Montalvão deveria levar um cartão amarelo por estar fazendo proselitismo da crença nos "Fetos Pecadores"  :baby:
E pra arrematar, as costumeiras fugas do Criaturo, em forma de gracinhas.

o voto de prosélitos não serão considerados

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #390 Online: 04 de Maio de 2017, 16:03:40 »
MONTALVÃO:  A reencarnação é uma hipótese não demonstrada que pode ser inserida em muitos contextos sem que faça a menor diferença se ela está presente (e se existe) ou não. 

SPENCER: É muito difícil, quase impossível, transferir certas impressões, experiências, por meio das palavras.
A crença espírita na reencarnação traz enorme segurança para a vida e todas as coisas passam a ter significado. Deixam de existir os acasos e os chamados mistérios da vida.

A crença na reencarnação traz segurança e significado para quem com ela se identifique. Se o cliente não gostar da ideia de ficar em vaivém a perder de vista de um lado ao outro se sentirá desconfortável ante a proposta.
.
Supor que os mistérios sejam aclarados com a conjetura reencarnacionista é ingenuidade: nunca que concepções nebulosas são esclarecedoras. Só esclarecem se utilizadas superficialmente. Multidão de perguntas ficam pendentes de respostas se se aprofunda a avaliação dessa crença, a começar pela mais gritante: se há reencarnação por que não há recordações? O infeliz reencarnante sequer sabe seu saldo devedor na conta celestial, sequer tem noção se falta muito ou está prestes a entrar na santidade. Todas as dúvidas são jogadas para o outro lado: “lá” tudo se alumia, a memória se expande, tudo é recordado e o melhor planejamento é levado a cabo. Quando o desinfeliz chega à vida tudo se apaga... confuso não?

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #391 Online: 04 de Maio de 2017, 16:04:31 »
Parece que na falta de argumentos, você considera o que eu possa vir a achar como resposta, mas meu caro, se fosse pra eu achar alguma coisa eu nem teria perguntado. Pra mim, você está fugindo da pergunta.
ja que voce não acha nada eu acho é que voce não esta falando coisa com coisa!

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #392 Online: 04 de Maio de 2017, 16:17:06 »
{...}
voces dois acharam uma solução argumentativa padrão magico: basta substituir personagens biblicos por qualquer um ou, no seu caso por qualquer coisa como seres   magicos  e ETs e bay bay possibilidades reencarnacionistas! 

o voto de prosélitos não serão considerados

Postas nada de nada. Não argumentou nada, só mesmo o mesmo mimimi de sempre.
« Última modificação: 04 de Maio de 2017, 16:23:11 por Sergiomgbr »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #393 Online: 04 de Maio de 2017, 16:19:38 »
ja que voce não acha nada eu acho é que voce não esta falando coisa com coisa!
O que eu acho ou deixo de achar só vale pra mim, e você não está 'falando' só comigo, então, responda de uma vez por todas.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #394 Online: 04 de Maio de 2017, 17:17:26 »
Sergio, acredito que vc conheça a proposição reencarnacionista de uma alma imortal, e suas idas e vindas, entre o berço, o túmulo e outra vez o berço, com vistas ao aperfeiçoamento, determinismo divino.

Acho que você não está se atendo ao que está sendo perguntado.

Os nomes que assumimos não importa, a personagem será sempre a mesma, agregando a cada encarnação, conhecimentos novos, valores e virtudes, mas também reparando os erros do pretérito.
Por essa razão a imensa maioria de nós, e pois, com raras exceções, é totalmente feliz ou totalmente infeliz.
É até bom você ter considerado isso, já que há no espiritismo a figura de de espíritos guias como Emanuel, outros, fazendo cirurgias espirituais como o Dr. Fritz, e outros psicografando cartas, como oAndré Luiz, cada qual com um nome.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #395 Online: 04 de Maio de 2017, 17:37:37 »
E quando diz que o espírito - traduza por sopro vital se preferir: sem dramas cá...- dela voltou, diz o que :?:
Aí não é o que os judeus presentes achavam, mas o que aconteceu. O texto não diz que os judeus "acharam" que o espírito (ou sopro vital que seja πνεῦμα...) voltou. Diz que voltou.

Jesus disse que a menina não estava morta , ele mentiu ?
de onde tirou que se um espirito só sai do corpo quando ele morre?
nunca ouviu falar em viajens astral nem de EQMs ?

essa mulher da imagem tambem  morreu? veja bem que o espirito dela apenas foi dar uma volta !

Jesus disse: quando o espirito espirito imundo sai do homem, procura sem sucesso por algum lugar de descanso.

quer dizer que a partir deste seu argumento podemos substituir espirito por sopro de vida sem alterar o sentido biblico?
« Última modificação: 04 de Maio de 2017, 17:40:21 por Criaturo »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #396 Online: 04 de Maio de 2017, 17:52:45 »
É até bom você ter considerado isso, já que há no espiritismo a figura de de espíritos guias como Emanuel, outros, fazendo cirurgias espirituais como o Dr. Fritz, e outros psicografando cartas, como oAndré Luiz, cada qual com um nome.
Emmânuel (não é Emanuel), André Luiz, Joanna de Ângelis são noms de plume adotados por estes espíritos. Eles nunca se chamaram assim enquanto viandantes da carne.
Dr. (Adolfo Frederico) Fritz é o nome que teve na última encarnação. Assim como o Dr. Bezerra; Dr. Manoel Philomeno de Miranda; Dr. Inácio Ferreira; Eurípedes Barsanulfo...
Claro que se encarnarem de novo terão outro nome. O "Emmânuel" por exemplo reencarnou faz uns 17 anos no estado de SP (Brasil).
Não é que o espírito "tenha" "um" nome. Nem sexo.
« Última modificação: 04 de Maio de 2017, 18:01:44 por Gorducho »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #397 Online: 04 de Maio de 2017, 18:18:55 »
Emmânuel (não é Emanuel), André Luiz, Joanna de Ângelis são noms de plume adotados por estes espíritos. Eles nunca se chamaram assim enquanto viandantes da carne.
Dr. (Adolfo Frederico) Fritz é o nome que teve na última encarnação. Assim como o Dr. Bezerra; Dr. Manoel Philomeno de Miranda; Dr. Inácio Ferreira; Eurípedes Barsanulfo...
Claro que se encarnarem de novo terão outro nome. O "Emmânuel" por exemplo reencarnou faz uns 17 anos no estado de SP (Brasil).
Não é que o espírito "tenha" "um" nome. Nem sexo.
É muito buraco pra pouco fundo.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #398 Online: 04 de Maio de 2017, 18:45:47 »

SPENCER:Oras! Como alguém pode transformar algo que ele sabe ilusório em experiências emocionais dessa magnitude, tipo, segurança, fé na vida, otimismo, disciplina contra instintos inferiores, e por aí vai...
Sem generalizações; é preciso diferençar crença religiosa, da fé em Deus.
O homem que tem fé em Deus (ESTE É UM HOMEM INCOMUM) encontra caminhos onde muitos titubeiam e se desesperam.
Não que Deus lhe venha à frente como um farol, nada disto. Ele apenas sabe que o caminho existe.
Os infortúnios e dissabores, para ele não passam de provas, ou testemunhos monitorados... com prazo de validade vencível no devido tempo.

Nobre Spencer, apresentas questões contraditórias em si mesmas... se alguém sabe que algo é ilusório, certamente, não irá transformar essa ilusão em segurança, etc. Para que se sinta seguro é preciso que acredite ser o objeto de crença real. Imagine se alguém diria (seriamente): “eu sei que o incrível homem verde comedor de pedras não existe, mesmo assim levo a maior fé nele!”

O homem que tem firmeza em qualquer coisa, incluindo Deus, é como bem diz: “este é um homem incomum”, incomum para aqueles que não cultivem igual pensamento. Visto que no mundo a certeza de Deus ou de deuses predomina, quem diga que não crê em divindade alguma é olhado com desconfiança e suspeita: pode até ser agente do maligno infiltrado na humanidade, com a missão de levar o maior número possível à danação eterna...

Independentemente de se crer em Deus, pessoa bem resolvida consigo mesma sabe que há caminhos melhores que os piores...

SPENCER: Enfim, vc disse que a reencarnação não faz diferença naquela sucessão de fatos. Eu digo, torna o entendimento dos fatos diferente para os que creem nela.

Qualquer modalidade de discurso místico que abraçar tornará seu “entendimento dos fatos diferente”. Se você crê em reencarnação vai buscar indícios dela até nas pessoas que nascem com problemas físicos; se crê que mortos comunicam uma cartinha dita psicografada servir-lhe-á  como reforço de fé... Infelizmente, porém, nenhuma dessas pessoais certezas garante a legitimidade da coisa acreditada. Sem evidências robustas, essas e outras caem na conta do ASQ: acredite se quiser...

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #399 Online: 04 de Maio de 2017, 20:30:58 »

Conforme lhe falei antes: nos tempos do V.T., nos períodos de apostasia (em relação a Javé, claro),  é provável que a consulta a necromantes fosse praticada, mas depois que Javé se impôs como o deus único, somente ele era autorizado a responder aos rogos do povo. Com isso, a necromancia (evocar mortos para deles obter informações do futuro) tornou-se atividade proibida. Sendo assim, as poucas referências que achar à mediunidade não consignam ensino, tampouco a prática, entre os israelitas.

entendi então a partir do deus jave o restante  da biblia pode se descartada? agora o que vale  é a interpretaçãp dos judeus ceticos? mas essa proibição foi feita logo no levitico de moises dadas aos hebreus no tempo que ainda nem havia judeus!
Não estou ca a questionar as bobajadas dos judeus, porque isso Jesus ja o fez com maestria!
a intenção aqui é apontar onde é que a biblia se refere atividades de espíritos

Vamos examinar o que apresentou, que numerei de 1 a 7, para melhor esclarecimento.

entendi tipo espirito de ciganas que leem cartas! no caso este tipo de espirito deve ser substituido (de novo) por apenas um dom!
ja  o espirito do Seu Gorducho  devemos substituir (de novo) por "sopro de vida"

ta na hora de voces se reunirem para escrever o Novo Velho Testamento segundo atual  linguagem cetica judaica,  a unica biblia que afirmará que pessoas nascem deficientes por terem, pecado dentro do Ventre materno!
No grego, a palavra utilizada para especificar a capacidade da sensitiva era píton (phyton), um termo genérico para qualquer tipo de arte divinatória, incluindo as sacerdotisas dos oráculos, dos quais o mais famoso era o de Delfos. Certamente, os gregos não pensavam em espíritos de mortos quando viam a arte da moça em ação.

mais  do mesmo,deus ciumento de moises! essa pratica ainda é muito usada pelos evangélicos fariseus dos tempos modernos, eles dizem"na nossa igreja toda manifestação são profecias do espirito santo" nas casa dos outros é somente o diabo tentando enganar os falsos crentes!

aqui certamente este espirito de adivinhar  trata-se de uma médium!

Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar. 1 Samuel 28:7

E o espírito do Egito se esvaecerá no seu interior, e destruirei o seu conselho; e eles consultarão aos seus ídolos, e encantadores, e aqueles que têm espíritos familiares e feiticeiros. Isaías 19:3

veja só aqui espirito de adivinhar tambem era chamado de:  espíritos familares,médiuns,necromantes , pitonisas, feiticeiras, ou seja a quem pudesse invocar os  mortos.

essa tradução fala claramente que a médium invocou o espirito do morto Samuel:

https://www.bibliaonline.com.br/ol/1sm/28/7+

Então Saul deu instruções aos seus ajudantes para tentarem encontrar alguém que consultasse o espírito dos mortos, e a quem perguntasse o que devia fazer; com efeito ainda acharam uma mulher que fazia isso, em Endor. Saul disfarçou-se, vestindo roupas de gente vulgar e dirigiu-se a casa dela, de noite, acompanhado por dois dos seus homens.Eu pretendia falar com um homem que já morreu, disse ele. Consegues chamar o seu espírito?
5 Mas tu queres que eu seja morta?, protestou ela. Sabes bem o que Saul mandou fazer a todos os adivinhos e feiticeiros. O que tu estás é a armar-me uma cilada!
9 A mulher, porém, lhe disse: "Certamente você sabe o que Saul fez. Ele eliminou os médiuns e os espíritas da terra de Israel. Por que você está preparando uma armadilha contra mim que me levará à morte? "
6 Saul jurou-lhe solenemente que não a trairia. E por fim a mulher disse: Bom, e então quem é que tu queres que eu faça vir em espírito? Traz-me Samuel.
7 Quando a mulher viu Samuel, gritou: Enganaste-me! Tu és Saul!
8 Não tenhas medo de coisa nenhuma! Diz-me o que é que estás a ver.Vejo um espectro subindo da terra.

3) “Rei Davi descrevendo toda crucificação de Jesus com riquezas de detalhes em salmos 23”

O salmo 23 não alude à crucificação. Você deve ter errado a referência... Mesmo que ache a indicação que considere correta, já lhe adianto: seria mais um exemplo de (suposta) clarividência profética, nada de mediunidade!

Salmos 22
Ouvir

1 Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia?

2 Meu Deus! Eu clamo de dia, mas não respondes; de noite, e não recebo alívio!

3 Tu, porém, és o Santo, és rei, és o louvor de Israel.

4 Em ti os nossos antepassados puseram a sua confiança; confiaram, e os livraste.

5 Clamaram a ti, e foram libertos; em ti confiaram, e não se decepcionaram.

6 Mas eu sou verme, e não homem, motivo de zombaria e objeto de desprezo do povo.

7 Caçoam de mim todos os que me vêem; balançando a cabeça, lançam insultos contra mim, dizendo:

8 "Recorra ao Senhor! Que o Senhor o liberte! Que ele o livre, já que lhe quer bem! "

9 Contudo, tu mesmo me tiraste do ventre; deste-me segurança junto ao seio de minha mãe.

10 Desde que nasci fui entregue a ti; desde o ventre materno és o meu Deus.

11 Não fiques distante de mim, pois a angústia está perto e não há ninguém que me socorra.

12 Muitos touros me cercam, sim, rodeiam-me os poderosos de Basã.

13 Como leão voraz rugindo escancaram a boca contra mim.

14 Como água me derramei, e todos os meus ossos estão desconjuntados. Meu coração se tornou como cera; derreteu-se no meu íntimo.

15 Meu vigor secou-se como um caco de barro, e a minha língua gruda no céu da boca; deixaste-me no pó, à beira da morte.

16 Cães me rodearam! Um bando de homens maus me cercou! Perfuraram minhas mãos e meus pés.

17 Posso contar todos os meus ossos, mas eles me encaram com desprezo.

18 Dividiram as minhas roupas entre si, e tiraram sortes pelas minhas vestes.

19 Tu, porém, Senhor, não fiques distante! Ó minha força, vem logo em meu socorro!

20 Livra-me da espada, livra a minha vida do ataque dos cães.

21 Salva-me da boca dos leões, e dos chifres dos bois selvagens. E tu me respondeste.

22 Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembléia te louvarei.

Até aqui, Criaturo, tá difícil você achar eventos mediúnicos na Bíblia... vamos ver se tem melhor sorte nos outros itens que relacionou...

6) “Medium de Endor incorporando o espirito de Samuel”

Neste caso sim, houve uma sessão mediúnica das antigas, que pouco difere das atuais, ou seja, a simulação está implícita. Primeiro, corrija sua apreciação: não houve “incorporação”, a narrativa não faculta essa leitura. Saul perguntou à vidente o que “ela via” e recebeu uma vaga descrição que foi suficiente para que o rei admitisse que fosse Samuel presente. Bem parecido com as sessões de Chico Xavier e seguidores, quando o pretenso espírito diz: “mamãe querida, estou com saudades, o avô Basso está aqui comigo e manda lembranças, cheguei debilitado, mas agora estou melhor” e basta para que o recebedor “identifique” o comunicador como o parente procurado.

:nao3: negativo!

ca estamos a discutir se houve sessões mediunicas na biblia sendo esta uma autentica afirma, pois não trata-se apenas do achismo interpretativo da médium @ Saul, a biblia afirma por três vezes,  que o morto Samuel falou através da medium:

15 Samuel perguntou a Saul: "Por que você me perturbou, fazendo-me subir?
16 Disse Samuel: "Por que você me chamou, já que o Senhor se afastou de você e se tornou seu inimigo?
20 Na mesma hora Saul caiu estendido no chão, aterrorizado pelas palavras de Samuel.

6a) “A mulher lhe respondeu: Tu bem sabes o que Saul fez, como exterminou da terra os necromantes e os adivinhos; por que, então, me armas um laço à minha vida, para me fazeres morrer?” 1 Samuel 28:9

Então, Criaturo, você mesmo dá corda para se enforcar: note que a apreciação do acontecimento é inteiramente negativa. Não há como, com base na busca angustiada de Saul por uma orientação, conceber que a mediunidade fosse prática comum entre os judeus durante a égide de Javé.
de tão procurada levou o deus ciumento de moises proibi-la de morte, o proprio Saul a proibiu mesmo sendo mais um crente do espiritismo!
interessante que ontem vi o padre ramazotti dizendo que segundo esta passagem a comunicação com os mortos é possivel  , porem esta proibida!

7) “O homem ou mulher que consultar os mortos ou for feiticeiro, certamente será morto. Serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles. Levítico 20:27”
Isso não demonstra que fosse comum aos judeus consultar os mortos. A razão da proibição era que Deus não queria que seu povo copiasse os costumes dos  povos vizinhos, pois ele, Javé, era o único que podia responder às evocações. Basta ler um trechinho maior e poderá constatar:

ta bom vai ver que moises proibiu consultar mortos por que  no seu tempo "quase ninguém fazia isso" os hebreus curtinham mais eram os bezerrinhos de ouro!
só que não! pois muito anos depois o rei Saul tambem proibiu ainda a continuação dessa pratica mais ironicamente se viu obrigado a praticar o espiritismo que condenava a morte!

Em resumo, Criaturo dos céus, as referências à mediunidade na Bíblia são circunstanciais e não consignam ensino, muito menos indicam que a prática fosse comum aos judeus de antanho.

que o espiritismo  era pratica recorrente aos hebreus não restam duvidas!
quanto aos judeus jesus acompanhado por  dois judeus, conversou com dois mortos Elias e Moises....ha....ha..ha..ha..ha..ha ..quanta ironia  o mesmo Moises que enquanto vivo mandava matar quem conversasse com mortos!
agora é só esperar apar sua interpretações  ceticas rabinicas, e ai ? Vai continuar com ja tradicional  argumento de substituir personagem biblicos!
Do tipo não foi o espirito de Moises e de Elias e  sim mais  demonios judaicos! a sim porque estes substitutos genéricos são sempre a aceitáveis, na falta de melhores argumentos!!
A proibição não tinha nada a ver com a prática disseminada. É  admissível que nos tempos de cultos a outros deuses a consulta aos mortos fosse admitida, porém quando o culto a Javé se impôs toda atividade concorrente foi banida. Aos israelitas proibiu-se buscar em outros deuses, ou junto aos mortos, respostas para seus problemas.
Somente Javé podia responder ao clamor do povo, por intermédio dos profetas. Isso está muito claro nos textos proféticos. Portanto, não cabiam articulações com espíritos nas rotinas religiosas do povo judeu.

ok mas, isto não explica a conversa de Jesus com Elias e moises?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!