MONTALVÃO: Em resumo, Criaturo dos céus, as referências à mediunidade na Bíblia são circunstanciais e não consignam ensino, muito menos indicam que a prática fosse comum aos judeus de antanho.
CRIATURO: que o espiritismo era pratica recorrente aos hebreus não restam duvidas!
Não adianta só afirmar, tem que demonstrar: não vai conseguir isso com o episódio da vidente de En-Dor (que não consignava prática, ao contrário, Saul foi atrás de necromante em desespero por não conseguir resposta de Javé), tampouco com a transfiguração, que só caracteriza sessão mediúnica na cabeça de quem não consegue pensar noutra coisa. Já o desafiei a mostrar sequência de relatos que efetivamente indiquem a consulta aos mortos como atividade rotineira. Não consegue, então faz de conta que o repto não lhe diz respeito.
ja disse Moises ao sair do Egito proibiu aos hebreus a pratica de consultar os mortos sob pena de morte, anos a frente tal pratica ainda continuava sendo praticada pelos judeus, o que levou o Rei Saul a banir e ameaçar de morte todos os médiuns!
CRIATURO: quanto aos judeus jesus acompanhado por dois , conversou com dois mortos Elias e Moises....ha....ha..ha..ha..ha..ha ..quanta ironia o mesmo Moises que enquanto vivo mandava matar quem conversasse com mortos!
Mais corda para o enforcamento: Jesus não afrontava a lei, pois o que ali ocorria não tipificava consulta aos mortos: a visão de Moisés e Elias era parte de um acontecimento maior, mui distante de mediunidade. Compare o procedimento da necromante com o que ocorreu na transfiguração: nada a ver. Compare as diversas modalidades de evocar mortos no espiritismo e no espiritualismo e aponte similaridades: não existem. Qualificar a transfiguração de sessão mediúnica é nonsense. [/quote]
A menos que voce consiga diferenciar uma "visão" de uma consulta aos mortos, para mim foi sim uma consulta aos mortos:
E eis que
estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias,
Os quais apareceram com glória,
e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém.
Lucas 9:30,31
a questão aqui não é se foi um seção espirita, se Jesus e os outros dois discipulos eram mediuns ou não!
A questão aqui é que a biblia esta afirmando que aparição e comunicação de mortos com vivos é possivel!
Você defende que a finalidade da transfiguração foi mostrar aos discípulos presentes que os mortos estão vivos e comunicam. Se fosse por isso, o que é que Deus estava fazendo por lá?
a mesma coisa que ja tinha ido fazer no batismo de Jesus:
E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Mateus 3:16,17
Pra que Jesus se transfigurou? E por que Jesus precisava provar uma coisa da qual eles não tinham dúvidas? Não consta que os judeus duvidassem da vida além (com exceção dos saduceus).
judeus rejeitaram o relato biblico afirmando que o espirito de samuel falava através da médium, ou seja que mortos podem se comunicar com vivos, Jesus não fez não outra coisa! só que agora em um estagio mais avançado de mediunidade manifestação de mortos com áudio-visão!
mal grado toda rejeição cética evangélica rabina, este fato esta muito claro!
CRIATURO: agora é só esperar para sua interpretações ceticas rabinicas, e ai ? Vai continuar com ja tradicional argumento de substituir personagem biblicos!
Do tipo não foi o espirito de Moises e de Elias e sim mais demonios judaicos! a sim porque estes substitutos genéricos são sempre a aceitáveis, na falta de melhores argumentos!!
Nossa senhora! Fica difícil dizer algo diante de tanta confusão! Que raio de interpretação cética rabínica é essa? Substituir personagens bíblicos? De onde tirou isso? Será que estamos falando das mesmas coisas? Na mesma língua?
[/quote]
evangélicos dizem que não foi o espirito de samuel a falar através da médium e sim um demonio tentando engar os fiéis!
ja o Sergio disse que foi um genio da lampada magica!
Deus disse que enviaria o profeta Elias ,Jesus disse que João é Elias:
Pois todos os profetas e a lei até João profetizaram;
e se quereis recebê-lo,
ele mesmo é Elias que há de vir.
Mateus 11:13,14
mas Judeus, ceticos e evangélicos conseguiram modificar a biblia acrescentando um "substituto" qualquer !