Autor Tópico: Razão x Fé  (Lida 48847 vezes)

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
Re:Razão x Fé
« Resposta #450 Online: 07 de Maio de 2017, 18:22:17 »
MONTALVÃO:
A proibição não tinha nada a ver com a prática disseminada. É  admissível que nos tempos de cultos a outros deuses a consulta aos mortos fosse admitida, porém quando o culto a Javé se impôs toda atividade concorrente foi banida. Aos israelitas proibiu-se buscar em outros deuses, ou junto aos mortos, respostas para seus problemas.
Somente Javé podia responder ao clamor do povo, por intermédio dos profetas. Isso está muito claro nos textos proféticos. Portanto, não cabiam articulações com espíritos nas rotinas religiosas do povo judeu.

CRIATURO: ok mas, isto não explica a conversa de Jesus com Elias e moises?

Claro que não explica, pois a aparição de Moisés e Elias foi singular e tinha objetivo distinto da suposição de que Jesus quisesse mostrar que mortos comunicam.
sim Eles estavam preocupados com a morte de Jesus, entendeu? Mortos se preocupando com os vivos?

Fixar-se tão somente na presença dos dois profetas, sem sequer tentar entender o motivo deles terem aparecido, e, mais: convenientemente “esquecer” tudo o mais que compôs o evento, demonstra tentativa mambembe de achar mediunidade na Bíblia, a qualquer custo. Jesus pretendia mostrar aos discípulos que estavam seguindo a pessoa certa, e não ficariam desamparados após sua partida.

João Batista acabará de ser assassinado e Elias aparece falando sobre a morte de Jesus, logo em seguida Jesus passa a dizer que Elias era João Batista, exatamente isso que os discípulos entenderam!

"tudo o mais que compôs o evento"

Desde quando Deus comparece nas sessões mediúnicas e fala com aquele vozeirão que só ele mesmo?
De novo:

E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Mateus 3:16,17

Esse nada a ver entre transfiguração e a mediunidade fica tanto mais claro pela conversa entre os discípulos e Jesus, quando desciam o monte. Eles nada questionaram a respeito da comunicação de vivos com mortos. A dúvida  que tinham era outra,  que dizia respeito à profecia sobre a vinda do Messias. Se o evento focasse a mediunidade a conversa tomaria outro rumo e, certamente, não precisaria de todos os componentes do espetáculo, incluindo a presença do chefe...
voce acha que ceticismo cego pode acabar se transformando em fanatismo?
parece que esse termo "mediunidade" não lhe é muito simpatico, ok chame esses fenomenos espirituais do que lhe aprouver, inclusive transfiguração!
Veja que até aqui Jesus, tinha feito cegos enxergarem, ressuscitado mortos, transformado agua em vinho, andando sobre as aguas, expulsado demônios, ja tinha ouvido a voz de Deus no seu batismo, a unica coisa que ainda não tinham visto era o que?................Exatamente verem mortos conversando com vivos!
o fato é que Jesus deixou bem claro"que é possivel os mortos se comunicarem com os vivos e pois eles ainda se  preocupam com os vivos", mas a preocupação dos vivos é livre para se apegar as vestes clara de Jesus, ou pelo fato de terem ouvido a voz de Deus novamente! 
« Última modificação: 07 de Maio de 2017, 18:27:41 por Criaturo »
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #451 Online: 07 de Maio de 2017, 19:25:57 »
CRIATURO: que me recorde não ha uma unica passagem no AT afirmando ser impossível a reencarnação e apenas 01 mencionando Fetos Brigões Pecadores Esau x Jacu.
se fosse possível dois fetos brigarem eles teriam que ter algum motivo pre existencial,mas se na pratica é impossível dois bebes recém nascidos se agredirem, menos crível seria conseguirem brigar ainda em formação no útero!

A ausência de referência à reencarnação no A.T. não testifica em favor da ideia, apenas mostra que o assunto não fez parte das cogitações daquele povo.

Meu jovem, novamente está impondo seu pensamento contra o pensamento dos antigos. Está tentando reformar as cabeças do passado. Isso é feio e não se faz... O que  alega presentemente de impossibilidades (qual a de bebês brigarem no útero), esteja certo ou não, não modifica como as crenças vigiam naqueles tempos.
sim é por isso que houve dissenções entre os Judeus pouco seguiram os fariseus e uma maioria mundial Seguiu a Jesus , porque este sim impôs o pensamento e a doutrina dele contra a dos Judeus e eu achei isto  bonito de mais, por isso gostaria de me tornar um cristão, sou um fã assumido de Jesus !
Jesus chegou a dizer que não tinha sido Moises que havia dado o verdadeiro alimento espiritual aos pais dos fariseus, que ele era  o verdadeiro alimento espiritual que desceu dos ceus, verdadeira doutrina que alimentava almas eternamente!
"em vão me adoram ensinado doutrinas de homens"
ouviste o que foi ensinado pelos antigos: "olho por olho, dente por dente"
Eu porem vos digo,ame ao seu proximo, perdoe e ore pelos seus inimigos, orque Deus faz nascer o sol para justo e injustos!
em fim por inveja e por serem contrariado suas crenças mosaicas , os fariseus crucificaram Jesus!
E voce vai querer me cruficar por tambem estar tentando evidenciar as bobajadas judaicas! :biglol:
Do tipo ensinarem que o deus de Isaias  castiga pecados dos pais nos filhos e depois o deus de Ezequiel desmentir esta besteira ? Veja só que dentre os judeus uns tinha maior discernimento espiritual que os outros!
outra bobajada é afirmar que pessoas nascem aleijadas por terem pecado no ventre, justificam isso usando um unico caso dos gemeos  Esau x Jacu,mas não saberiam explicar por que nenhum deles nasceu aleijado e pelo contrario  um deus mais cego do que o ancião Isaque ainda abençoa o irmão mais caloteiro, o Jacu !   hihihihiiihihihihihi

O que precisa lhe ficar claro é que as conversas entre Jesus e os discípulos nem de longe tocavam no tema reencarnação. Falei-lhe várias vezes e nunca é demais repetir: os judeus neotestamentários (e Jesus e os discípulos eram judeus) não conheciam o conceito de múltiplas existências.
Se Jesus pretendesse implementar conhecimento novo ele teria que ser mais claro: ainda que recorresse a parábolas estas indicariam a direção de seu ensino para a reencarnação. Mas não indicam. Tanto não indicam que seus seguidores, seja durante seu ministério ou após sua morte, não se pronunciaram sobre o assunto. E, no decorrer da elaboração das doutrinas cristãs a reencarnação não foi cogitada.

ja disse que Jesus não veio ensinar o conhecido:

Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo. Mateus 13:35

Então Pedro pediu-lhe: "Explica-nos a parábola".
"Será que vocês ainda não conseguem entender? ", perguntou Jesus:
Mateus 15:15,16

"Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora.
Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.
João 16:12,13

Só mil oitocentos e cacetada de anos depois de Jesus, primeiro na França, depois em alguns países da Europa,  quando surgiu uma tal de “3ª Revelação”,  e transformou o “derramamento do Espírito Santo” prometido por Jesus em um “liberou geral” de espíritos”, é que tomou forma a doutrina de a Bíblia anunciar reencarnação e mediunidade.

O Gorducho já pontuou várias vezes a intenção de Rivail: reformar o cristianismo, nele introduzindo as novidades que lucubrava e que atribuía a mortos superiores.

A reencarnação kardecista é coisa tão exótica que nem os “espíritos” ingleses, que comunicavam a poucos quilômetros da sede do espiritismo, falavam dela: quando falavam era condenatoriamente.

Coisa estranha, não? Espíritos de um lado informando que a sina do homem é um vaivém de vidas a perder de vista, com direito a esquecer tudo o que houve antes, e, espíritos de outro lado noticiando que isso é a maior bobajada! E aí?

existem alguma correntes misticas que creem no mundo dos mortos e tambem na reencaranção,mas não que eles possam se manifestar no mundo dos vivos,  Vendo o Sr. Spencer a defender tal crença questionei se o mesmo pertencia a uma delas a R+C,mas o mesmo se fez de rogado!

mas fale mais sobre esta bobajada espiritas que estou por fora!

CRIATURO: quanto ao texto do link ta meio contraditório:
Jesus e todos autores do NT e afirmam que as crianças são inocentes e não tem pecado, diz que a Biblia nega a doutrina que alguém possa nascer com pecados!
e depois diz que Os judeus acreditavam nos Fetos pecadores?

Onde foi que Jesus disse que crianças não têm pecado? Ele disse que elas são inocentes e fazem jus ao reino dos céus. O ensino bíblico é o de que o primeiro homem pecou e seus descendentes nascem contaminados pelo pecado: ninguém escapa. Estão irremediavelmente doentes. Por isso Jesus veio morrer por eles...
ué, Jesus afirma que para entrar no céu temos que ser igual a uma criança (se bem que existem tambem os demonios infantis disfarçados de crianças,basta fazer o teste de DNA para poder comprovar  a paternidade do capeta.....he..he..he..he..he..he)
então esta passagens carece de um maior estudo!
como o ceu não é lugar de pecadores presume-se que todos que forem igual uma criança entrarão no reino dos ceus por não possuirem pecados,certo?
Jesus veio foi aumentar ainda mais a culpa dos homens os tornando assassinos de inocentes,ainda pediu que Deus os perdoassem!

O judeus acreditavam em fetos pecadores, por mais que isso possa nos surpreender. Mas há coisa pior: tem quem acredite que pecamos em outras vidas e agora pagamos aqueles débitos, dos quais não temos a menor lembrança... acredita que tem quem pense assim?

Sim por isso que Jesus disse a nicodemos, não te admires em  dizer que é necessário nascer de novo , para entrar no céu!"
poie é mais lógico poder cometermos erros em outras vidas do que na barriga da mãe!
« Última modificação: 08 de Maio de 2017, 11:10:58 por Criaturo »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #452 Online: 07 de Maio de 2017, 19:38:11 »
Não existe reencarnação. Morte é morte, o corpo carnal morre e não desmorre. O "nascer de novo" é novo "espírito" na mesma carne.

crente com louvor!
Não, fio, é o que coaduna com  os fatos, o que passa disso é que é crentismo.

No dia que eu ver um frango congelado sem cabeça e sem as vísceras sair de dentro da embalagem e ciscar no meu quintal ai eu venho aqui e renego tudo o que disse.
confunde reencarnação com ressucitação high landers
Não confundo nada. Quem confunde é crente.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #453 Online: 07 de Maio de 2017, 20:35:11 »
MONTALVÃO: Conforme lhe falei antes: nos tempos do V.T., nos períodos de apostasia (em relação a Javé, claro),  é provável que a consulta a necromantes fosse praticada, mas depois que Javé se impôs como o deus único, somente ele era autorizado a responder aos rogos do povo. Com isso, a necromancia (evocar mortos para deles obter informações do futuro) tornou-se atividade proibida. Sendo assim, as poucas referências que achar à mediunidade não consignam ensino, tampouco a prática, entre os israelitas.

CRIATURO: ENTENDI então a partir do deus jave o restante  da biblia pode se descartada? agora o que vale  é a interpretaçãp dos judeus ceticos? mas essa proibição foi feita logo no levitico de moises dadas aos hebreus no tempo que ainda nem havia judeus!

Você quer dizer que a expressão “judeu” ainda não era utilizada, mas os hebreus do tempo de Moisés são os antepassados dos judeus pós-cativeiro, não se trata de um povo diferente.

Por outro lado, Criaturo, não, você não entendeu... talvez pense que sim, mas não...

A Bíblia, mais precisamente o A.T., todo ele,  é a história do deus Javé. As referências a outros deuses que transitaram entre os hebreus são incidentais, e sempre com apreciação negativa. A história é contada sob a ótica do vencedor. Essa história diz que Javé reuniu um povo para ser seu povo, o povo escolhido. E para que os hebreus fossem o povo de Javé deveriam seguir as instrução dadas pelo deus a que seguiam, um deus que se intitulava zeloso e justo: dava prosperidade a quem lhe fosse fiel e punia os ímpios.

Entre essas instruções estava a de não copiar os ritos dos povos vizinhos, dentre os quais se incluía a consulta aos mortos. Seria como se Javé lhes dissesse: “qualquer dúvida me consultem e a mais ninguém”.

CRIATURO: Não estou ca a questionar as bobajadas dos judeus, porque isso Jesus ja o fez com maestria!
a intenção aqui é apontar onde é que a biblia se refere atividades de espíritos

Realmente, Jesus corrigiu várias ideias tortas de seus contemporâneos, mas seria interessante saber se o que você nomeia “bobajada dos judeus” merece esse epíteto.

MONTALVÃO: O relato diz que a mulher tinha “espírito de adivinhação”. Que espírito seria esse, o de um morto? Provavelmente não. Na atualidade parapsicólogos e boa parcela dos espíritas concordaria que a vidente tivesse o dom da precognição (que também é ideia fantasiosa).

CRIATURO: entendi tipo espirito de ciganas que leem cartas! no caso este tipo de espirito deve ser substituido (de novo) por apenas um dom!
ja  o espirito do Seu Gorducho  devemos substituir (de novo) por "sopro de vida"

Bem, essa “substituição” do espírito do Gorducho é de sua lavra, se ele lhe apresentou manifestação equivocada corrija-o, caso possa...

Quanto ao talento divinatório da moça, falei que na atualidade seria considerado uma forma de clarividência. Se não credes nas minhas palavras, busque socorro com parapsicólogos (que não sejam espíritas, de preferência) e confirme. Seja como for, a moça adivinhava por inspiração do deus Apolo, não por influência de espírito morto...

CRIATURO: ta na hora de voces se reunirem para escrever o Novo Velho Testamento segundo atual  linguagem cetica judaica,  a unica biblia que afirmará que pessoas nascem deficientes por terem, pecado dentro do Ventre materno!

Não sei que coisa seja essa de “atual  linguagem cetica judaica”...

MONTALVÃO: No grego, a palavra utilizada para especificar a capacidade da sensitiva era píton (phyton), um termo genérico para qualquer tipo de arte divinatória, incluindo as sacerdotisas dos oráculos, dos quais o mais famoso era o de Delfos. Certamente, os gregos não pensavam em espíritos de mortos quando viam a arte da moça em ação.
Seja como for, ainda que espírito de falecido fosse (embora não seja), observe que Paulo não validou aquele procedimento e “expulsou” a entidade, fazendo com que ela tivesse  sua habilidade bloqueada. Isso é demonstrativo de que a pregação apostólica não agasalhava mediunidade.

CRIATURO: mais  do mesmo,deus ciumento de moises! essa pratica ainda é muito usada pelos evangélicos fariseus dos tempos modernos, eles dizem"na nossa igreja toda manifestação são profecias do espirito santo" nas casa dos outros é somente o diabo tentando enganar os falsos crentes!

O Deus de Israel chamava seu “ciúme” de zelo, ou seja, ele era zeloso para com seu povo, não lhe permitindo copiar rituais destinados a outros deuses. O fato de os evangélicos virem demônios onde espíritas enxergam espíritos de mortos significa que ambos acreditam que entidades espirituais atuam na natureza. Cada lado dá a interpretação que considere a melhor e, admiravelmente, os entes “comunicantes” respondem conforme seus acreditadores esperam que respondam! No kardecismo apregoam a reencarnação, no espiritualismo a renegam! E nas igrejas carismáticas são expulsos para os quintos dos infernos... mas depois voltam...

CRIATURO: aqui certamente este espirito de adivinhar  trata-se de uma médium!

Tá bom, se assim quer que assim seja... Só que, para ficar coerente,  deve incluir o deus Apolo entre as entidades que comunicam no espiritismo... Será que seu chefe Kardec assinaria essa declaração?

CRIATURO:
Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar. 1 Samuel 28:7

E o espírito do Egito se esvaecerá no seu interior, e destruirei o seu conselho; e eles consultarão aos seus ídolos, e encantadores, e aqueles que têm espíritos familiares e feiticeiros. Isaías 19:3

veja só aqui espirito de adivinhar tambem era chamado de:  espíritos familares,médiuns,necromantes , pitonisas, feiticeiras, ou seja a quem pudesse invocar os  mortos.

Criaturo, não estou certo se faz essas confusões intencionalmente ou por infantilidade: vou pensar na hipótese menos ruim...

Já lhe fiz comentário a respeito dessas passagens: deve ter lhe passado batido...

Nada a ver o que diz com coisa nenhuma... espírito familiar seria como que um espírito guia nos tempos atuais, resguardadas as diferenças de atuação e conjuração. Médium é expressão moderna, algumas traduções utilizam essa palavra para se referir a pitonisas e necromantes, entendo que inadequadamente.

A expressão “espírito de feiticeira” provavelmente foi preferência tradutiva de quem verteu o texto antigo para nossa língua, no caso, equivaleria a “espírito de adivinhação”...

Feiticeiros não são necromantes, são os que recorrem a feitiços e sortilégios.

A consulta aos mortos era feita para obter informações sobre o futuro. Se um mercador ia fazer uma longa viagem quereria saber se daria tudo certo; um rei que partisse para a guerra procuraria se informar se voltaria vitorioso... embora haja semelhanças entre a mediunidade antiga e a atual, há também diferenças notáveis.

CRIATURO: essa tradução fala claramente que a médium invocou o espirito do morto Samuel:

https://www.bibliaonline.com.br/ol/1sm/28/7+

Então Saul deu instruções aos seus ajudantes para tentarem encontrar alguém que consultasse o espírito dos mortos, e a quem perguntasse o que devia fazer; com efeito ainda acharam uma mulher que fazia isso, em Endor. Saul disfarçou-se, vestindo roupas de gente vulgar e dirigiu-se a casa dela, de noite, acompanhado por dois dos seus homens.Eu pretendia falar com um homem que já morreu, disse ele. Consegues chamar o seu espírito?
5 Mas tu queres que eu seja morta?, protestou ela. Sabes bem o que Saul mandou fazer a todos os adivinhos e feiticeiros. O que tu estás é a armar-me uma cilada!
9 A mulher, porém, lhe disse: "Certamente você sabe o que Saul fez. Ele eliminou os médiuns e os espíritas da terra de Israel. Por que você está preparando uma armadilha contra mim que me levará à morte? "
6 Saul jurou-lhe solenemente que não a trairia. E por fim a mulher disse: Bom, e então quem é que tu queres que eu faça vir em espírito? Traz-me Samuel.
7 Quando a mulher viu Samuel, gritou: Enganaste-me! Tu és Saul!
8 Não tenhas medo de coisa nenhuma! Diz-me o que é que estás a ver.Vejo um espectro subindo da terra.

Que a mulher pretensamente evocou o profeta morto não se discute; que ele tenha vindo é outra história, que se prolonga até os dias atuais. Quem crê que mortos se manifestam entre os vivos aceita qualquer historinha que pareça corroborar tal acreditamento. Quem tenha mesmo que uma pontinha de dúvida, ferrou!

O próprio texto que tão caridosamente selecionou demonstra essa incerteza quanto a real presença do evocado: “Vejo um espectro subindo da terra.”

Creio que já consertou sua má leitura precedente, de afirmar que a mulher fora “possuída” (no bom sentido mediúnico, naturalmente) pelo espírito do velho Samuel.

Pois então, agora corrija mais um pouquinho: ninguém ali podia ter a certeza de que havia mesmo um espírito em comunicação. Tudo o que tinham era a declaração da mulher de que vira um “vulto” subindo da terra.

Observe isso e entenda como os “espíritos” se manifestam de acordo com a forma com que são cridos. Hoje em dia nenhum morto “subiria da terra”, mas desceria de onde estivesse. Os  espíritos de antigamente subiam, os da atualidade descem...

Se “subiam”, de onde vinham? Antes do cativeiro os hebreus não tinham ideias elaboradas a respeito do além. Para eles os mortos, todos eles, fossem bons ou maus, iam para um lugar no fundo da Terra, chamado sheol. Ali viviam uma existência modorrenta e inexpressiva: eram como espectros do que foram em vida. Mesmo assim, não se sabe como nem porquê, eram habilitados a discorrer sobre o futuro. Para os israelitas e, provavelmente, para os demais cananeus, a existência que tinha importância era a vivida na vida presente. Depois da morte nada se esperava.

Então, pode-se apontar várias semelhanças entre a mediunidade antiga e a atual: o que Saul tinha era a palavra da médium. Até a voz de Samuel era a mulher falando por ele. Do mesmo modo que nos dias de hoje:  quem acredita em mortos comunicantes fica dependente de confiar que o médium esteja verdadeiramente em articulação com uma alma desencarnada. Espírito algum, ao que se saiba, se presta a conceder provas objetivas de estar presente, a convicção de que há um morto em ação é dada pelo médium, que assim o afirma...

CRIATURO: 3) “Rei Davi descrevendo toda crucificação de Jesus com riquezas de detalhes em salmos 23”

MONTALVÃO: O salmo 23 não alude à crucificação. Você deve ter errado a referência... Mesmo que ache a indicação que considere correta, já lhe adianto: seria mais um exemplo de (suposta) clarividência profética, nada de mediunidade!

CRIATURO:
Salmos 22
Ouvir

1 Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia?

2 Meu Deus! Eu clamo de dia, mas não respondes; de noite, e não recebo alívio!

3 Tu, porém, és o Santo, és rei, és o louvor de Israel.

4 Em ti os nossos antepassados puseram a sua confiança; confiaram, e os livraste.

5 Clamaram a ti, e foram libertos; em ti confiaram, e não se decepcionaram.

6 Mas eu sou verme, e não homem, motivo de zombaria e objeto de desprezo do povo.

7 Caçoam de mim todos os que me vêem; balançando a cabeça, lançam insultos contra mim, dizendo:

8 "Recorra ao Senhor! Que o Senhor o liberte! Que ele o livre, já que lhe quer bem! "

9 Contudo, tu mesmo me tiraste do ventre; deste-me segurança junto ao seio de minha mãe.

10 Desde que nasci fui entregue a ti; desde o ventre materno és o meu Deus.

11 Não fiques distante de mim, pois a angústia está perto e não há ninguém que me socorra.

12 Muitos touros me cercam, sim, rodeiam-me os poderosos de Basã.

13 Como leão voraz rugindo escancaram a boca contra mim.

14 Como água me derramei, e todos os meus ossos estão desconjuntados. Meu coração se tornou como cera; derreteu-se no meu íntimo.

15 Meu vigor secou-se como um caco de barro, e a minha língua gruda no céu da boca; deixaste-me no pó, à beira da morte.

16 Cães me rodearam! Um bando de homens maus me cercou! Perfuraram minhas mãos e meus pés.

17 Posso contar todos os meus ossos, mas eles me encaram com desprezo.

18 Dividiram as minhas roupas entre si, e tiraram sortes pelas minhas vestes.

19 Tu, porém, Senhor, não fiques distante! Ó minha força, vem logo em meu socorro!

20 Livra-me da espada, livra a minha vida do ataque dos cães.

21 Salva-me da boca dos leões, e dos chifres dos bois selvagens. E tu me respondeste.

22 Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembléia te louvarei.

Parabéns Criaturo, está lendo como bom cristão a mensagem do salmista. Deveras, o poema é tradicionalmente considerado visão profética do sofrimento de Cristo na cruz. Seja como for, conforme o alertei anteriormente (mesmo sem ter visto seu exemplo) não se pode extrair mediunidade de profecia. No caso desse salmo e de outros que parecem focar a mesma situação, como o salmo 69, teríamos a intuição profética ou, se preferir, clarividência mística, onde Javé inspirara seu servo Davi a prolatar as palavras vaticinadoras.

No entanto, a ligação entre a poesia de Davi e o acontecimento futuro só pôde ser feita após o acontecimento, antes disso, primariamente, a mensagem expressava o sofrimento psicológico vivido pelo rei. Não fica claro o que possa ter deixado Davi tão angustiado (pode não ter passado de expressão poética), mas vida de rei não era mole. Davi dera umas pisadas de bola feias (veja a safadeza que fez com Urias) e talvez estivesse amargando o remorso consequente.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #454 Online: 08 de Maio de 2017, 00:53:15 »
Vendo o Sr. Spencer a defender tal crença questionei se o mesmo pertencia a uma delas a R+C,mas o mesmo se fez de rogado!

Não vi este post e nem sei quem o postou.
Sou meio tardo para responder mas sempre respondo.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #455 Online: 08 de Maio de 2017, 08:44:50 »

A Bíblia, mais precisamente o A.T., todo ele,  é a história do deus Javé. As referências a outros deuses que transitaram entre os hebreus são incidentais, e sempre com apreciação negativa. A história é contada sob a ótica do vencedor. Essa história diz que Javé reuniu um povo para ser seu povo, o povo escolhido. E para que os hebreus fossem o povo de Javé deveriam seguir as instrução dadas pelo deus a que seguiam, um deus que se intitulava zeloso e justo: dava prosperidade a quem lhe fosse fiel e punia os ímpios.

Entre essas instruções estava a de não copiar os ritos dos povos vizinhos, dentre os quais se incluía a consulta aos mortos. Seria como se Javé lhes dissesse: “qualquer dúvida me consultem e a mais ninguém”.
importante destacar que entre os judeus havia dissensões religiosas , fariseus, saduceus .
Realmente, Jesus corrigiu várias ideias tortas de seus contemporâneos, mas seria interessante saber se o que você nomeia “bobajada dos judeus” merece esse epíteto.
isaias: "deus castiga os filhos pelos pecados dos pais até 3a e 4a geração!
Ezequiel: "deus não castigara o pecado dos pais no filhos" e bay bay pecado original de Adão! E remissão do pecado original pelo sacrifico do cristo!
Segundo fariseus os gemeos Esau e Jacu brigaram e cometendo pecado no utero,mas não conseguem explicar porque não foram castigados nascendo aleijados, pelo contrario ainda um deles foi indevidamente abençoado por Deus  ! :hein:

MONTALVÃO: O relato diz que a mulher tinha “espírito de adivinhação”. Que espírito seria esse, o de um morto? Provavelmente não. Na atualidade parapsicólogos e boa parcela dos espíritas concordaria que a vidente tivesse o dom da precognição (que também é ideia fantasiosa).
Quanto ao talento divinatório da moça, falei que na atualidade seria considerado uma forma de clarividência. Se não credes nas minhas palavras, busque socorro com parapsicólogos (que não sejam espíritas, de preferência) e confirme. Seja como for, a moça adivinhava por inspiração do deus Apolo, não por influência de espírito morto...
logo abaixo ** veremos que voce esta enganado, que no caso pessoas terem espirito de adivinhação assim tambem como "os espiritos familiares" era dado aos médiuns que se comunicavam com os mortos.

CRIATURO: ta na hora de voces se reunirem para escrever o Novo Velho Testamento segundo atual  linguagem cetica judaica,  a unica biblia que afirmará que pessoas nascem deficientes por terem, pecado dentro do Ventre materno!

Não sei que coisa seja essa de “atual  linguagem cetica judaica”...
uma ironia fazendo alusão concordância cetica das bobajadas judaicas, "fetos pecadores" e tambem por  colocarem um substituto qualquer para fazer papel de Elias, neste caso a biblia foi adulterada no seu sentido original!

MONTALVÃO: No grego, a palavra utilizada para especificar a capacidade da sensitiva era píton (phyton), um termo genérico para qualquer tipo de arte divinatória, incluindo as sacerdotisas dos oráculos, dos quais o mais famoso era o de Delfos. Certamente, os gregos não pensavam em espíritos de mortos quando viam a arte da moça em ação.
Seja como for, ainda que espírito de falecido fosse (embora não seja), observe que Paulo não validou aquele procedimento e “expulsou” a entidade, fazendo com que ela tivesse  sua habilidade bloqueada. Isso é demonstrativo de que a pregação apostólica não agasalhava mediunidade.

bom pelo menos reconheceu a possibilidade da moça ser uma médium

CRIATURO: mais  do mesmo,deus ciumento de moises! essa pratica ainda é muito usada pelos evangélicos fariseus dos tempos modernos, eles dizem"na nossa igreja toda manifestação são profecias do espirito santo" nas casa dos outros é somente o diabo tentando enganar os falsos crentes!

O Deus de Israel chamava seu “ciúme” de zelo, ou seja, ele era zeloso para com seu povo, não lhe permitindo copiar rituais destinados a outros deuses. O fato de os evangélicos virem demônios onde espíritas enxergam espíritos de mortos significa que ambos acreditam que entidades espirituais atuam na natureza. Cada lado dá a interpretação que considere a melhor e, admiravelmente, os entes “comunicantes” respondem conforme seus acreditadores esperam que respondam! No kardecismo apregoam a reencarnação, no espiritualismo a renegam! E nas igrejas carismáticas são expulsos para os quintos dos infernos... mas depois voltam...
verdade, parece que a imaginação das pessoas criam deuses conforme suas vontades

CRIATURO: aqui certamente este espirito de adivinhar  trata-se de uma médium!

Tá bom, se assim quer que assim seja... Só que, para ficar coerente,  deve incluir o deus Apolo entre as entidades que comunicam no espiritismo... Será que seu chefe Kardec assinaria essa declaração?Já lhe fiz comentário a respeito dessas passagens: deve ter lhe passado batido...

Nada a ver o que diz com coisa nenhuma... espírito familiar seria como que um espírito guia nos tempos atuais, resguardadas as diferenças de atuação e conjuração. Médium é expressão moderna, algumas traduções utilizam essa palavra para se referir a pitonisas e necromantes, entendo que inadequadamente
E a onde foi que "viu" que o espirito familiar é apenas um guia voluntario(sem ser invocado) ?
mas se entendi bem sua  ironia seria que pitonisas no templo do deus apolo 12 tinham o dom de adivinhar autônomas, sem ajuda dos mortos?
o problema dessa sua dedução é que ela evidencia uma vidência cetica maior ainda do  que a das   videntes do templo de apolo, ou seja voce tenta adivinhar por qual causa elas conseguiam fazer previsões, se continuar assim fará jus ao titulo de Pai Montalvão e sarava...mi..zé...feio! :biglol:
A consulta aos mortos era feita para obter informações sobre o futuro. Se um mercador ia fazer uma longa viagem quereria saber se daria tudo certo; um rei que partisse para a guerra procuraria se informar se voltaria vitorioso... embora haja semelhanças entre a mediunidade antiga e a atual, há também diferenças notáveis.

esta se contradizendo inicialmente argumentou  que videntes com espirito de adivinhação é que possuem o dom da previsão sem o auxilio dos mortos! Agora ja vem dizendo que são as médiuns com auxilio dos mortos? hihihihihihihihi

Criaturo, não estou certo se faz essas confusões intencionalmente ou por infantilidade: vou pensar na hipótese menos ruim...
sempre generoso e muito compreensivo, mas neste caso se houve uma equivocada má interpretação foi da sua parte! como provarei logo abaixo**

A expressão “espírito de feiticeira” provavelmente foi preferência tradutiva de quem verteu o texto antigo para nossa língua, no caso, equivaleria a “espírito de adivinhação”...

Feiticeiros não são necromantes, são os que recorrem a feitiços e sortilégios.
isto é o que voce diz, mas a passagem biblica abaixo diz que "espirito de feiticeira e Espirito familiares" foi dada a Médium de Endor procurada por Saul para falar com o morto Samuel!

CRIATURO:
Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar. 1 Samuel 28:7
** pois bem eis a passagens que da nome aos bois médiuns, ou seja ela deixa bem claro que "espirito de adivinhação e Espirito de feiticera" é dado a Médiuns capazes de comunicação com os mortos! ja que o objetivo claro de Saul era falar com o morto Samuel! ok?

E o espírito do Egito se esvaecerá no seu interior, e destruirei o seu conselho; e eles consultarão aos seus ídolos, e encantadores, e aqueles que têm espíritos familiares e feiticeiros. Isaías 19:3

veja só aqui espirito de adivinhar tambem era chamado de:  espíritos familares,médiuns,necromantes , pitonisas, feiticeiras, ou seja a quem pudesse invocar os  mortos.

CRIATURO: essa tradução fala claramente que a médium invocou o espirito do morto Samuel:

https://www.bibliaonline.com.br/ol/1sm/28/7+

Então Saul deu instruções aos seus ajudantes para tentarem encontrar alguém que consultasse o espírito dos mortos, e a quem perguntasse o que devia fazer; com efeito ainda acharam uma mulher que fazia isso, em Endor. Saul disfarçou-se, vestindo roupas de gente vulgar e dirigiu-se a casa dela, de noite, acompanhado por dois dos seus homens.Eu pretendia falar com um homem que já morreu, disse ele. Consegues chamar o seu espírito?
5 Mas tu queres que eu seja morta?, protestou ela. Sabes bem o que Saul mandou fazer a todos os adivinhos e feiticeiros. O que tu estás é a armar-me uma cilada!
9 A mulher, porém, lhe disse: "Certamente você sabe o que Saul fez. Ele eliminou os médiuns e os espíritas da terra de Israel. Por que você está preparando uma armadilha contra mim que me levará à morte? "
6 Saul jurou-lhe solenemente que não a trairia. E por fim a mulher disse: Bom, e então quem é que tu queres que eu faça vir em espírito? Traz-me Samuel.
7 Quando a mulher viu Samuel, gritou: Enganaste-me! Tu és Saul!
8 Não tenhas medo de coisa nenhuma! Diz-me o que é que estás a ver.Vejo um espectro subindo da terra.

Que a mulher pretensamente evocou o profeta morto não se discute; que ele tenha vindo é outra história, que se prolonga até os dias atuais. Quem crê que mortos se manifestam entre os vivos aceita qualquer historinha que pareça corroborar tal acreditamento. Quem tenha mesmo que uma pontinha de dúvida, ferrou!

O próprio texto que tão caridosamente selecionou demonstra essa incerteza quanto a real presença do evocado: “Vejo um espectro subindo da terra.”

Creio que já consertou sua má leitura precedente, de afirmar que a mulher fora “possuída” (no bom sentido mediúnico, naturalmente) pelo espírito do velho Samuel.

Pois então, agora corrija mais um pouquinho: ninguém ali podia ter a certeza de que havia mesmo um espírito em comunicação. Tudo o que tinham era a declaração da mulher de que vira um “vulto” subindo da terra. Então, pode-se apontar várias semelhanças entre a mediunidade antiga e a atual: o que Saul tinha era a palavra da médium. Até a voz de Samuel era a mulher falando por ele. Do mesmo modo que nos dias de hoje:  quem acredita em mortos comunicantes fica dependente de confiar que o médium esteja verdadeiramente em articulação com uma alma desencarnada.

Pois não! ja que insiste! he...he..he..he..he
ninguem ali afirma que que havia mesmo um espírito em comunicação,,,,,,,,,porque isto é o seu ceticismo que esta querendo induzir aa falsa interpretações anti espiritas, porque e´ a biblia que afirma por 03 vezes que o Espirito de Samuel quem falava através da médium:
de novo ,mas desta vez vê se presta mais atenção:

15 Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir?
16 Então disse Samuel: Por que, pois, me perguntas a mim, visto que o Senhor te tem desamparado, e se tem feito teu inimigo?
20 E imediatamente Saul caiu estendido por terra, e grandemente temeu por causa daquelas palavras de Samuel;

Observe isso e entenda como os “espíritos” se manifestam de acordo com a forma com que são cridos. Hoje em dia nenhum morto “subiria da terra”, mas desceria de onde estivesse. Os  espíritos de antigamente subiam, os da atualidade descem...
permita que minha "videncia" tambem possa se manifestar agora:
elementar meu caro Montalvão os espíritos que sobem , são os que veem do inferno, os que descem são os que estão no céu! hihihihhihihihihihi

Se “subiam”, de onde vinham? Antes do cativeiro os hebreus não tinham ideias elaboradas a respeito do além. Para eles os mortos, todos eles, fossem bons ou maus, iam para um lugar no fundo da Terra, chamado sheol. Ali viviam uma existência modorrenta e inexpressiva: eram como espectros do que foram em vida. Mesmo assim, não se sabe como nem porquê, eram habilitados a discorrer sobre o futuro. Para os israelitas e, provavelmente, para os demais cananeus, a existência que tinha importância era a vivida na vida presente. Depois da morte nada se esperava.

visão equivocada essa dos mortos dorminhocos inconscientes ensinada tambem pelo eclesiastes e adotadas pelos atuais fariseus evangélicos, visto que os mortos Moises, Elias e Samuel ativos deram o ar da graça entre os vivos   preocupados com eles! 

Espírito algum, ao que se saiba, se presta a conceder provas objetivas de estar presente, a convicção de que há um morto em ação é dada pelo médium, que assim o afirma..

o profeta Samuel em vida era  tambem vidente, quando morto seu espirito pode continuar fazendo previsões adivinhando que Saul e familia morreriam naquele mesmo dia, que foi um fato consumado!
moral da historia "Samuel conseguiu ser ser vidente até depois de morto!" hihihihihhhihihihihi

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #456 Online: 08 de Maio de 2017, 09:01:48 »
Parabéns Criaturo, está lendo como bom cristão a mensagem do salmista. Deveras, o poema é tradicionalmente considerado visão profética do sofrimento de Cristo na cruz. Seja como for, conforme o alertei anteriormente (mesmo sem ter visto seu exemplo) não se pode extrair mediunidade de profecia. No caso desse salmo e de outros que parecem focar a mesma situação, como o salmo 69, teríamos a intuição profética ou, se preferir, clarividência mística, onde Javé inspirara seu servo Davi a prolatar as palavras vaticinadoras.

No entanto, a ligação entre a poesia de Davi e o acontecimento futuro só pôde ser feita após o acontecimento, antes disso, primariamente, a mensagem expressava o sofrimento psicológico vivido pelo rei. Não fica claro o que possa ter deixado Davi tão angustiado (pode não ter passado de expressão poética), mas vida de rei não era mole. Davi dera umas pisadas de bola feias (veja a safadeza que fez com Urias) e talvez estivesse amargando o remorso consequente.

mediunidade é um termo usado para justificar uma manifestação de espiritos no mundo dos vivos, como por exemplo dizendo no "ouvidos" dos vivos fatos que  ainda irão acontecer! como fez o Espirito de Samuel alertando Saul que ele e familia iriam morrer!
mas no casos mais comuns são os espiritos de familiares que se comunicam e dão como prova não shows de magicas para tornarem ceticos em crentes , apenas descrevem fatos ocorridos enquanto eram vivos, da mesma forma que o espirito de Samuel convenceu  a Saul que era ele mesmo! Mas veja que qualquer pessoa pode em situações especiais favoraveis ter algum contato com espiritos, prevendo futuro ou até mesmo vendo cenas do passados:

Nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação.
Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação.

João 11:50,51

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #457 Online: 08 de Maio de 2017, 11:09:39 »
Vendo o Sr. Spencer a defender tal crença questionei se o mesmo pertencia a uma delas a R+C,mas o mesmo se fez de rogado!

argumentei que Jesus evidenciou que mortos podem se comunicar com os vivos na passagem do monte da transfiguração, onde Elias e moises aprecem conversando com ele!
se eu não me engano voce comentou que isso era impossivel, como a R+C apesar de pregar a reencarnação e diz a mesma coisa!
questionei se voce é um R+C ?

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #458 Online: 08 de Maio de 2017, 11:39:58 »

argumentei que Jesus evidenciou que mortos podem se comunicar com os vivos na passagem do monte da transfiguração, onde Elias e moises aprecem conversando com ele!
se eu não me engano voce comentou que isso era impossivel, como a R+C apesar de pregar a reencarnação e diz a mesma coisa!
Não, Criaturo. Não disse que aquela transfiguração seria impossível.
Você e todos aqui sabem que sou Espírita e sequer sei o que seja, R+C. Pode esclarecer?
Aliás, precisam parar com esta história de que mortos comunicam com vivos. Espíritos, sim. Exuberantemente vivos, podem se comunicar e o fazem constantemente.
Mas o certo é dizer-se que estão a nos influenciar de contínuo, em vez de comunicar.
« Última modificação: 08 de Maio de 2017, 11:48:33 por Spencer »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #459 Online: 08 de Maio de 2017, 11:40:47 »
Criaturo,
Suponho que já dispõe de subsídios suficientes para entender que não encontrará reencarnação, tampouco mediunidade na Bíblia. Desta última apenas referências esparsas que não indicam nem a prática nem o ensino. Da reencarnação nada achará, a não ser, conforme fazem alguns supostos exegetas espíritas, “sentidos reencarnatórios”, que consiste catalogar como reencarnação qualquer declaração que pareça indicá-la, sabendo-se que parecer não é ser...
Então, vou responder às suas últimas ponderações e depois quero esclarecer o caso Nicodemos, que os espíritas têm em alta conta, considerando-o prova cabal de que Jesus pretendia ensinar reencarnação. Mas, a única prova cabal que se tira da interpretação espírita é a de que o kardecismo interpreta mal pra chuchu o que lê...
Vamos, então, ver...

MONTALVÃO:
A proibição não tinha nada a ver com a prática disseminada. É  admissível que nos tempos de cultos a outros deuses a consulta aos mortos fosse admitida, porém quando o culto a Javé se impôs toda atividade concorrente foi banida. Aos israelitas proibiu-se buscar em outros deuses, ou junto aos mortos, respostas para seus problemas.
Somente Javé podia responder ao clamor do povo, por intermédio dos profetas. Isso está muito claro nos textos proféticos. Portanto, não cabiam articulações com espíritos nas rotinas religiosas do povo judeu.

CRIATURO: ok mas, isto não explica a conversa de Jesus com Elias e moises?

MONTALVÃO: Claro que não explica, pois a aparição de Moisés e Elias foi singular e tinha objetivo distinto da suposição de que Jesus quisesse mostrar que mortos comunicam.

CRIATURO]sim Eles estavam preocupados com a morte de Jesus, entendeu? MORTOS SE PREOCUPANDO COM OS VIVOS?

Não sei como pôde extrair da transfiguração a ideia de que Moisés e Elias apareceram por estarem preocupados com a morte de Jesus... como chegou a tão brilhosa conclusão?

Desde quando mortos se preocupam com vivos? São os vivos que com eles se preocupam e constroem as fantasias que a respeito se divulgam. Lembre-se,  e não se esqueça,  de que inexistem evidências da presença de espíritos atuando na natureza.

A presença de Moisés e de Elias tinha finalidade definida: o primeiro tipificava a Lei, o outro representava os profetas que falaram por Javé. Juntos simbolizam a antiga aliança (a Lei e os profetas),  que apontava para um fecho, a ser dado com a vinda do Messias. Aos discípulos foi demonstrado que a Lei e os profetas estavam intimamente irmanados com a pessoa de Jesus. Isso enfatizava na mente daqueles que Jesus era mesmo o Messias prometido.

MONTALVÃO: Fixar-se tão somente na presença dos dois profetas, sem sequer tentar entender o motivo deles terem aparecido, e, mais: convenientemente “esquecer” tudo o mais que compôs o evento, demonstra tentativa mambembe de achar mediunidade na Bíblia, a qualquer custo. Jesus pretendia mostrar aos discípulos que estavam seguindo a pessoa certa, e não ficariam desamparados após sua partida.

CRIATURO: João Batista acabará de ser assassinado e Elias aparece falando sobre a morte de Jesus, logo em seguida Jesus passa a dizer que Elias era João Batista, exatamente isso que os discípulos entenderam!

“Exatamente isso” o quê, que os discípulos entenderam? Certo que eles entenderam que Jesus se referia ao Batista, quando disse que Elias já viera. Entretanto, o que não lhe entra na cabecinha de santo onofre é que essa “vinda” de Elias não era reencarnativa. Se Jesus lhes estivesse falando de reencarnação quando ligou Elias a João Batista os discípulos nada entenderiam, pois não tinham noção dessa crença. Então, Jesus teria que acrescentar mais algumas informações para que eles, e seus pósteros, pudessem pescar que o assunto fosse múltiplas existências.

Acontece que não consta da Bíblia esse esclarecimento adicional e necessário, para que ficasse caracterizado que o mestre quisesse trazer a reencarnação à lume para aqueles que a desconheciam. Pode procurar à vontade que não vai achá-lo.

A reencarnação na Bíblia, no lado ocidental, só foi achada por Rivail, que claramente atropelou o conteúdo dos testamentos e deu a eles a interpretação que bem entendeu. Isso  trouxe novo significado à palavra “interpretação”, fazendo-a sinonímia de “vale tudo”.

MONTALVÃO: "tudo o mais que compôs o evento"

Desde quando Deus comparece nas sessões mediúnicas e fala com aquele vozeirão que só ele mesmo?

CRIATURO:
De novo:

“E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mateus 3:16,17

Criaturo dos céus: não se avecha dessa escandalosa forçação de barra? Insatisfeito por alquimizar a transfiguração, transmudando-a em sessão mediúnica, agora quer fazer o mesmo com o batismo de Jesus?  Devo entender que, no seu modo de ver as coisa, o próprio Deus poderia ser evocado mediunicamente? Explique melhor isso...

MONTALVÃO: Esse nada a ver entre transfiguração e a mediunidade fica tanto mais claro pela conversa entre os discípulos e Jesus, quando desciam o monte. Eles nada questionaram a respeito da comunicação de vivos com mortos. A dúvida  que tinham era outra,  que dizia respeito à profecia sobre a vinda do Messias. Se o evento focasse a mediunidade a conversa tomaria outro rumo e, certamente, não precisaria de todos os componentes do espetáculo, incluindo a presença do chefe...

CRIATURO: voce acha que ceticismo cego pode acabar se transformando em fanatismo?
parece que esse termo "mediunidade" não lhe é muito simpatico, ok chame esses fenomenos espirituais do que lhe aprouver, inclusive transfiguração!
Veja que até aqui Jesus, tinha feito cegos enxergarem, ressuscitado mortos, transformado agua em vinho, andando sobre as aguas, expulsado demônios, ja tinha ouvido a voz de Deus no seu batismo, a unica coisa que ainda não tinham visto era o que?................Exatamente verem mortos conversando com vivos!
o fato é que Jesus deixou bem claro"que é possivel os mortos se comunicarem com os vivos e pois eles ainda se  preocupam com os vivos", mas a preocupação dos vivos é livre para se apegar as vestes clara de Jesus, ou pelo fato de terem ouvido a voz de Deus novamente!

Ó santa criatura dos espíritos: querendo se explicar se complica... então não vem defendendo que a mediunidade fosse comum aos judeus (embora sem conseguir demonstrar)? Então, se fosse verdade, seria óbvio que aqueles homens já saberiam. Considerando que outra de sua alegação é a de que Jesus veio ensinar coisas novas, não caberia a ele repetir o que já fosse sobejamente vivenciado.

Sendo assim, meu caro, resolva-se: os discípulos (e os judeus em geral) conheciam e praticavam a mediunidade ou não? Será que agora vem com outra estratégia, igual a que utiliza para a reencarnação, de postular que mediunidade e múltiplas existências faziam parte dos ensinos “ocultos” de Jesus?

CRIATURO: que me recorde não ha uma unica passagem no AT afirmando ser impossível a reencarnação e apenas 01 mencionando Fetos Brigões Pecadores Esau x Jacu.

se fosse possível dois fetos brigarem eles teriam que ter algum motivo pre existencial,mas se na pratica é impossível dois bebes recém nascidos se agredirem, menos crível seria conseguirem brigar ainda em formação no útero!

MONTALVÃO: A ausência de referência à reencarnação no A.T. não testifica em favor da ideia, apenas mostra que o assunto não fez parte das cogitações daquele povo.

Meu jovem, novamente está impondo seu pensamento contra o pensamento dos antigos. Está tentando reformar as cabeças do passado. Isso é feio e não se faz... O que  alega presentemente de impossibilidades (qual a de bebês brigarem no útero), esteja certo ou não, não modifica como as crenças vigiam naqueles tempos.

CRIATURO: sim é por isso que houve dissenções entre os Judeus pouco seguiram os fariseus e uma maioria mundial Seguiu a Jesus , porque este sim impôs o pensamento e a doutrina dele contra a dos Judeus e eu achei isto  bonito de mais, POR ISSO GOSTARIA DE ME TORNAR UM CRISTÃO, sou um fã assumido de Jesus !

Prezado, tens senso de humor incomum, mesmo assim, não deixa de ser engraçado... De qualquer modo, esclareça:

Que história é essa de que poucos judeus seguiram os fariseus e a maioria mundial dos judeus ficou com Jesus?  Realmente, não consegui entender essa informação...

CRIATURO: Jesus chegou a dizer que não tinha sido Moises que havia dado o verdadeiro alimento espiritual aos pais dos fariseus, que ele era  o verdadeiro alimento espiritual que desceu dos ceus, verdadeira doutrina que alimentava almas eternamente!
"em vão me adoram ensinado doutrinas de homens"
ouviste o que foi ensinado pelos antigos: "olho por olho, dente por dente"
Eu porem vos digo,ame ao seu proximo, perdoe e ore pelos seus inimigos, orque Deus faz nascer o sol para justo e injustos!
em fim por inveja e por serem contrariado suas crenças mosaicas , os fariseus crucificaram Jesus!

Suas belas palavras pedem belas correções, mas isso seria desviar da discussão que já dura mais que o necessário. Estamos a falar da reencarnação que você vê na Bíblia, embora lá não esteja. O mesmo atinente à mediunidade...

Mas, só para lhe dar um esclarecimentozinho: Jesus não “destruiu” os ensinamentos do antigo pacto. O que ele ensinou é que a antiga dispensação era a sombra do novo acordo a ser firmado entre Deus e os homens, acordo este que se consubstanciou na crucificação, em resgate da humanidade pecadora.  Já que pretende se tornar cristão é bom tomar conhecimento dessas coisas...

CRIATURO: E voce vai querer me cruficar por tambem estar tentando evidenciar as bobajadas judaicas!
Do tipo ensinarem que o deus de Isaias  castiga pecados dos pais nos filhos e depois o deus de Ezequiel desmentir esta besteira ? Veja só que dentre os judeus uns tinha maior discernimento espiritual que os outros!
outra bobajada é afirmar que pessoas nascem aleijadas por terem pecado no ventre, justificam isso usando um unico caso dos gemeos  Esau x Jacu,mas não saberiam explicar por que nenhum deles nasceu aleijado e pelo contrario  um deus mais cego do que o ancião Isaque ainda abençoa o irmão mais caloteiro, o Jacu ! 

É, meu caro, para se tornar um cristão vai precisar rever várias de suas concepções...

O caso dos gêmeos, Esaú e Jacó, foi dado como ilustração da crença de que as pessoas podiam pecar no útero ou ter outras atividades. Não foi dado como evidência, entenda a diferença. A evidência se acha na literatura rabínica, que faz referência a essa idealização. Portanto, sendo bobajada ou não, era o que se acreditava.

De qualquer modo, bobajada por bobajada, bobajada maior é acreditar que nesta vida se paga por erros de outras existências, erros dos quais sequer há lembranças! Esta sim, é a grande bobajada!

Então, veja como a miopia acossa quem sequer dela tem consciência: considera-se tolice acreditar que seja possível pecar estando no ventre materno, mas acha-se muito natural pecar numa suposta existência pregressa e ter que saldar a dívida na vida presente!

MONTALVÃO: O que precisa lhe ficar claro é que as conversas entre Jesus e os discípulos nem de longe tocavam no tema reencarnação. Falei-lhe várias vezes e nunca é demais repetir: os judeus neotestamentários (e Jesus e os discípulos eram judeus) não conheciam o conceito de múltiplas existências.
Se Jesus pretendesse implementar conhecimento novo ele teria que ser mais claro: ainda que recorresse a parábolas estas indicariam a direção de seu ensino para a reencarnação. Mas não indicam. Tanto não indicam que seus seguidores, seja durante seu ministério ou após sua morte, não se pronunciaram sobre o assunto. E, no decorrer da elaboração das doutrinas cristãs a reencarnação não foi cogitada.

CRIATURO: ja disse que Jesus não veio ensinar o conhecido:

Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo. Mateus 13:35

Então Pedro pediu-lhe: "Explica-nos a parábola".
"Será que vocês ainda não conseguem entender? ", perguntou Jesus:
Mateus 15:15,16

"Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora.
Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. João 16:12,13

Difícil levar adiante uma conversa assim... seu melhor argumento em favor da reencarnação na Bíblia é o de que ela fazia parte dos ensinamentos velados de Jesus. Tão velados quem nem mesmo os discípulos, nem Paulo, o grande divulgador da mensagem de Jesus, nem os que a eles seguiram pescaram que o mestre lhes ensinava múltiplas existências. Pelo jeito, nem mesmo o Espírito da verdade, cuja missão era a de esclarecer o que ficara obscurecido, conseguiu entender que a reencarnação estivesse presente nas palavras de Cristo.

No dia de Pentecostes, narrado no livro de Atos, deu-se o derramamento do Espírito Santo, foi então que a compreensão dos discípulos se aclarou por inteiro e eles puderam levar adiante, com a firmeza e confiança necessária, a mensagem Evangelho. E nessa mensagem que levaram adiante não havia reencarnação! Então, o que que houve, para que o Espírito da verdade esquecesse de falar de reencarnação?

MONTALVÃO: Só mil oitocentos e cacetada de anos depois de Jesus, primeiro na França, depois em alguns países da Europa,  quando surgiu uma tal de “3ª Revelação”,  e transformou o “derramamento do Espírito Santo” prometido por Jesus em um “liberou geral” de espíritos”, é que tomou forma a doutrina de a Bíblia anunciar reencarnação e mediunidade.

O Gorducho já pontuou várias vezes a intenção de Rivail: reformar o cristianismo, nele introduzindo as novidades que lucubrava e que atribuía a mortos superiores.

A reencarnação kardecista é coisa tão exótica que nem os “espíritos” ingleses, que comunicavam a poucos quilômetros da sede do espiritismo, falavam dela: quando falavam era condenatoriamente.

Coisa estranha, não? Espíritos de um lado informando que a sina do homem é um vaivém de vidas a perder de vista, com direito a esquecer tudo o que houve antes, e, espíritos de outro lado noticiando que isso é a maior bobajada! E aí?[/quote]

CRIATURO: existem alguma correntes misticas que creem no mundo dos mortos e tambem na reencaranção,mas não que eles possam se manifestar no mundo dos vivos,  Vendo o Sr. Spencer a defender tal crença questionei se o mesmo pertencia a uma delas a R+C,mas o mesmo se fez de rogado!

A que “bobajada” se refere? A dos “espíritos” ingleses renegarem a reencarnação? Então não sabe disso? Hummm, estamos com problemas...

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #460 Online: 08 de Maio de 2017, 11:46:20 »
Você quer dizer que a expressão “judeu” ainda não era utilizada, mas os hebreus do tempo de Moisés são os antepassados dos judeus pós-cativeiro, não se trata de um povo diferente.
Como eles se chamavam entre sis no dia-a-dia não sei. Mas existiam 2 reinos: Israel (cap. Samaria) e Judá.
Provavelmente judeus chamassem-se os súditos de Judá.
Depois lá por -750 a Assíria anexou Israel; Judá pagou tributos e levaram livre até os babilônicos saquearem Nínive (que é onde é Mosul agora).
se ele lhe apresentou manifestação equivocada corrija-o, caso possa...
Equivocado nada. Expliquei pra Sr. Criaturo que ele está livre pra pensar o termo πνεῦμα ou como "sopro de vida" ou como "espírito". Com cujo melhor simpatize...
Já ciganas leem as linhas das mãos. Não tem espírito soprando na pineal delas, até onde sei.
Claro, ressaltado que entendo mesmo é de espiritismo.
na atualidade seria considerado uma forma de clarividência.
Não: evocar espíritos não é clarividência.
O Alexis Didier por exemplo era clarividente, não médium.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #461 Online: 08 de Maio de 2017, 11:47:19 »
Criaturo,

Agora tomei ciência de

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #462 Online: 08 de Maio de 2017, 11:50:06 »
Você e todos aqui sabem que sou Espírita e sequer sei o que seja, R+C.
Ia perguntar o mesmo...
Não sei donde Sr. Criaturo tirou isso :?:
E me jacto do meu pós Ph.D. em espiritismo mas também não faço a menor ideia do que ele quiz dizer com "R+C".

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #463 Online: 08 de Maio de 2017, 11:50:27 »
Criaturo,

Agora foi que tomei ciência de que não professa o kardecismo, apesar de ser mediunista e reencarnacionista.

Então, para que eu melhor me situe na conversa que tentamos levar a termo, diga qual a modalidade de reencarnação postula e como se dá a comunicação entre mortos e vivos no seu entendimento. Pelo que percebi tenho falado de coisas que parecem passar longe de sua compreensão, por isso preciso melhor conhecer suas crenças básicas, a fim de abordá-las condizentemente.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #464 Online: 08 de Maio de 2017, 11:51:40 »
Você e todos aqui sabem que sou Espírita e sequer sei o que seja, R+C.
Ia perguntar o mesmo...
Não sei donde Sr. Criaturo tirou isso :?:
E me jacto do meu pós Ph.D. em espiritismo mas também não faço a menor ideia do que ele quiz dizer com "R+C".

Desconfio que ele se refira ao Racionalismo Cristão... só desconfiança...

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #465 Online: 08 de Maio de 2017, 12:14:45 »
Que eu saiba não tem essa restrição no RC.
Saudades do Marden  :pula: em geral quando chove como agora me lembro dele!
Será que mora lá ainda :?:
« Última modificação: 08 de Maio de 2017, 12:17:28 por Gorducho »

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #466 Online: 08 de Maio de 2017, 12:22:11 »
Como eles se chamavam entre sis no dia-a-dia não sei. Mas existiam 2 reinos: Israel (cap. Samaria) e Judá.
Provavelmente judeus chamassem-se os súditos de Judá.
Depois lá por -750 a Assíria anexou Israel; Judá pagou tributos e levaram livre até os babilônicos saquearem Nínive (que é onde é Mosul agora).
se ele lhe apresentou manifestação equivocada corrija-o, caso possa...
Equivocado nada. Expliquei pra Sr. Criaturo que ele está livre pra pensar o termo πνεῦμα ou como "sopro de vida" ou como "espírito". Com cujo melhor simpatize...
Já ciganas leem as linhas das mãos. Não tem espírito soprando na pineal delas, até onde sei.
Claro, ressaltado que entendo mesmo é de espiritismo.
Não: evocar espíritos não é clarividência.
Gorducho, a página da Wikipédia sobre o Alexis Didier foi traduzida pelo Google e muitas partes interessantes ficaram meio sem sentido.
Mas dá para perceber que o Didier era um médium fantástico, e ele mesmo o confessa quando diz que seu propósito é revelar a espiritualidade da alma e não fazer espetáculos - mais ou menos isso.

Traz para nós, que pouco conhecemos do Francês, a parte em que, naquela página se comenta sobre seu confronto com Houdini.

O Magnetismo, ou o Mesmerismo, é um modo de se negar a ação dos espíritos transferindo os fenômenos produzidos para o chamado fluido magnético animal. Grande bobagem pois este fluido, que de fato existe, tem mínima força e é incapaz dos prodígios que afirmam os seguidores de FMesmer.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #467 Online: 08 de Maio de 2017, 12:35:12 »

Você e todos aqui sabem que sou Espírita e sequer sei o que seja, R+C. Pode esclarecer?
Aliás, precisam parar com esta história de que mortos comunicam com vivos. Espíritos, sim. Exuberantemente vivos, podem se comunicar e o fazem constantemente.
Mas o certo é dizer-se que estão a nos influenciar de contínuo, em vez de comunicar.

Agora sim! entendi ! voce tem razão ca estamos trocando espirito por mortos, havia entendido erroneamente que voce havia dito que os espiritos não podiam se comunicar com os vivos!
R+C é a antiga Rosa Cruz uma escola mistica que apesar de ensinar a reencarnação diz que não seja possível espíritos se comunicarem com os vivos!
mas o contrario sim!

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #468 Online: 08 de Maio de 2017, 12:36:44 »
Prezados, penso que o Cria se refere a isso aqui:

https://www.amorc.org.br/

GNOSE

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #469 Online: 08 de Maio de 2017, 12:45:44 »
O Rosacrucismo é a religião dos religiosos. Se religião é um buraco sem fundo, para quem é rosacruz o buraco é muiiiiiiiiiitooooooooooooo sem fundo.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #470 Online: 08 de Maio de 2017, 13:02:29 »

Não sei como pôde extrair da transfiguração a ideia de que Moisés e Elias apareceram por estarem preocupados com a morte de Jesus... como chegou a tão brilhosa conclusão?

Desde quando mortos se preocupam com vivos? São os vivos que com eles se preocupam e constroem as fantasias que a respeito se divulgam. Lembre-se,  e não se esqueça,  de que inexistem evidências da presença de espíritos atuando na natureza.

ca não estamos argumentando achismos pessoais, nem  evidências concretas , apenas  fatos relatados pela biblia que evidenciam atividades espiritas, ou seja de espiritos se comunicando com homens!
é exatamente isso que faz esta passagem:

E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar.
E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente.
E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias,
Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém.
Lucas 9:28-31

ou seja não sairiam do mundo dos espiritos para vir jogar conversa fora, vieram para conversar sobre a morte de Jesus, porque estavam preocupados fatos que iriam ocorrer com os vivos, ok? :ok:

A presença de Moisés e de Elias tinha finalidade definida: o primeiro tipificava a Lei, o outro representava os profetas que falaram por Javé. Juntos simbolizam a antiga aliança (a Lei e os profetas),  que apontava para um fecho, a ser dado com a vinda do Messias. Aos discípulos foi demonstrado que a Lei e os profetas estavam intimamente irmanados com a pessoa de Jesus. Isso enfatizava na mente daqueles que Jesus era mesmo o Messias prometido.

boa tentativa de querer transformar Jesus em um fariseu, mas na pratica Jesus detona o deus vingativo  de moises, seu preguiçoso deus que ordena o não trabalhar no sabado, e manda amar ao proximo , perdoar pecadores e não apedreja-los a té a morte!
por isso Montavalvão ouvistes o que foi dito pelo antigo Moises "dente por dente, olho por olho" mas Jesus diz ame ao proximo, "não foi moises que deu a voces o verdadeiro pão que desceu do céu que  sou eu" , de tanto querer anular o deus de moises foi parar na cruz!
se o caso fosse auto se promover por apelo a autoridade ele  a exemplo do proprio Elias teria convocado toda a Israel e não apenas 3 dos seus discipulos crentes!
Alem do que como ja disse e voce insiste em querer ignorar, a unica coisa inédita que essa passagem aponta até aquele momento é exatamente" que antes não houve outra aparição de espiritos se comunicando com homens" pode espernear a vontade tentando desviar o foco desta passagem tão clara quanto as vestes do cristo, mas esta ai escrita com todas as letras!

obs. os outros evangelhos mencionaram apenas 2 discípulos!

« Última modificação: 09 de Maio de 2017, 07:27:26 por Criaturo »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #471 Online: 08 de Maio de 2017, 13:46:04 »

GORDUCHO: Não: evocar espíritos não é clarividência.

Se se refere a comentário meu: não falei que evocar espíritos fosse clarividência, claro que não é. O que expliquei ao Criaturo é que a pitonisa que perturbou a paciência de Paulo, hoje em dia, seria qualificada clarividente...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #472 Online: 08 de Maio de 2017, 13:48:28 »
Gorducho, a página da Wikipédia sobre o Alexis Didier foi traduzida pelo Google e muitas partes interessantes ficaram meio sem sentido.
Mas dá para perceber que o Didier era um médium fantástico, e ele mesmo o confessa quando diz que seu propósito é revelar a espiritualidade da alma e não fazer espetáculos - mais ou menos isso.

Traz para nós, que pouco conhecemos do Francês, a parte em que, naquela página se comenta sobre seu confronto com Houdini.

Alexis Didier não teve confrontos com Houdini...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #473 Online: 08 de Maio de 2017, 13:57:00 »
Criaturo,

Enquanto aguardo resposta à consulta que lhe fiz, a seguir reproduzida:

====================.
para que eu melhor me situe na conversa que tentamos levar a termo, diga qual a modalidade de reencarnação postula e como se dá a comunicação entre mortos e vivos no seu entendimento. Pelo que percebi tenho falado de coisas que parecem passar longe de sua compreensão, por isso preciso melhor conhecer suas crenças básicas, a fim de abordá-las condizentemente.
===========================.

Acrescente mais esta inquirição: o que você entende por contexto?

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #474 Online: 08 de Maio de 2017, 14:32:24 »
Alexis Didier não teve confrontos com Houdini...
Isso é relatado pelo Mirville n'Os espíritos e suas manifestações fluídicas.
O Houdini diz que não consegue explicar - ou seja como seria possível fazer por magia (profissional, i.e., truques, claro...) - o que viu do Didier.

Repito: Didier não era médium, não canalizava falecidos (ou ainda não nascidos for that matter...).
O que expliquei ao Criaturo é que a pitonisa que perturbou a paciência de Paulo, hoje em dia, seria qualificada clarividente...
Ah! pensei que ainda era a médium de En-Dor que semi-materializou o espírito do Samuel.
 :ok:
« Última modificação: 08 de Maio de 2017, 14:37:30 por Gorducho »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!