SPENCER:
[...] faço uma sugestão: leia o cap 10 de Missionários da Luz e compreenderá a grande diferença entre a materialização de espíritos e a de simples objetos.
Depois, se ficar alguma dúvida voltamos a falar.
O cap. 10 de “Missionários da Luz” pouco explica, nada esclarece: é tão somente mais uma dentre as muitas divagações de Chico. Como não poderia deixar de ser, típico dos devaneios espiritistas, para Xavier as materializações são dependendentes do eletromagnetismo. Uma exigência interessante é que o ambiente precisa receber altas doses de ozônio, trabalho realizado por servidores espirituais, com o fito de expurgar maus fluidos e contaminações.
Num linguajar rebuscado que, ao leitor desatento, parece carreado de sapiência, o médium não diz coisa com coisa que possa ser reputada científica.
=========================.
“Temos ali esclarecidos cooperadores do serviço, que preparam o ambiente, levando a efeito a ionização da atmosfera,
combinando recursos para efeitos elétricos e magnéticos. Nos trabalhos deste teor reclamam-se
processos acelerados de materialização e desmaterialização da energia. As entidades manifestantes, no campo visual de nossos amigos encarnados, quase sempre são criaturas eminentemente ligadas à Crosta e aos seus planos de sensações, mas
os organizadores legítimos da tarefa em curso são verdadeiros e competentes orientadores dos planos espirituais, com grandes somas de conhecimento e responsabilidade.”
[...]
"– Estes amigos – explicou o meu generoso instrutor – estão encarregados de operar a condensação do oxigênio em toda a casa. O ambiente para a materialização de entidade do plano invisível aos olhos dos homens requer elevado teor de ozônio e, além disso, é indispensável semelhante operação, a fim de que todas as larvas e expressões microscópicas de atividade inferior sejam exterminadas. A relativa ozonização da paisagem interior é necessária como trabalho bactericida."
=========================.
Até mesmo aparelhagem elétrica é utilizada pelos mentores espirituais!
=========================.
“Não decorreram muitos instantes e alguns trabalhadores de nossa esfera compareceram, trazendo
pequenos aparelhos que me pareceram instrumentos reduzidos, de grande potencial elétrico, em virtude dos raios que movimentaram em todas as direções.”
=========================.
Quando Chico escreveu esse livro a eletrônica ainda não ganhara a projeção que possui na atualidade, então, os aparelhos materializativos são eletromecânicos, não há descrição de nada que, por exemplo, se assemelhasse a um computador. Fosse hoje o descritivo seria bem mais sofisticado, mas a fantasia a mesma...
Como não poderia deixar de ser, o inexistente ectoplasma tinha que estar presente. Sendo substância afirmadamente produzida pelo médium, material portanto, admiravelmente, nunca foi isolada para estudo laboratorial. Há relatos sobre cientistas que teriam feito a análise química do ectoplasma, mas os estudos, curiosamente, não são publicados...
Agora vejam que bela descrição dos processos orgânicos sob o controle dos espíritos, a fim de que a médium estivesse gastricamente preparada para a atividade de materialização. Não riam que é sério (ao menos o era para Chico):
=========================.
"Ele, Verônica e mais três assistentes diretos de Alencar colocaram as mãos, em forma de coroa, sobre a fronte da jovem, e vi que as suas energias reunidas formavam vigoroso fluxo magnético que foi projetado sobre o estômago e o fígado da médium, órgãos esses que acusaram, imediatamente, novo ritmo de vibrações.
Concentraram-se as forças emitidas, gradualmente, sobre o plexo solar, espalhando-se por todo o sistema nervoso vegetativo e, com espanto, observei que se acelerava o processo químico da digestão.
As glândulas do estômago começaram a segregar pepsina e ácido clorídrico, em maior quantidade, transformando rapidamente o bolo alimentar. Admirado, reconheci a elevada produção de enzimas digestivas e vi que o pâncreas trabalhava ativamente, lançando grandes porções de tripsina, na parte inicial dos intestinos, que figuravam grande hospedaria de bacilos acidificantes.
Valendo-me da oportunidade, analisei o fígado, que parecia sofrer especial influenciação, notando-lhe a condição de órgão intermediário, não somente com funções definidas na produção da bile, mas também exercendo importante papel nos fenômenos nutritivos, relacionado com a vida dos glóbulos do sangue. As células hepáticas esforçavam-se, apressadas, armazenando recursos da nutrição ao longo das veias interlobulares, que se assemelhavam a pequeninos canais de luz.
Em poucos minutos, o estômago permanecia inteiramente livre."=========================.
Estômago vazio, intestino cheio...
Mas enfim, Chico constrói bela ficção que culmina, após extenuante trabalho, no sucesso de mais uma materialização de... fantasias...
=========================.
“Aos poucos, valendo-se da força nervosa exteriorizada e de vários materiais fluídicos, extraídos no interior da casa, aliados a recursos da natureza,
Alencar surgiu aos olhos dos encarnados, perfeitamente materializado.=========================.
“Astros” especialmente convidados para o evento:
- o inexistente André Luiz (dessa vez o inexistente Emmanuel não foi chamado);
- a imaginação de Chico.
É certo que o que se poderia aferir concretamente sobre o ambiente materializativo: atividade eletromagnética diferenciada, ozonização da sala, se fosse conferida por aparelhos terrenos mostraria que nada do que foi dito ocorre.
O relato de “Missionários da Luz” poderia ser intitulado “tudo o que você queria saber sobre materialização, e vai continuar querendo”.
Ah, mais uma coisinha: quem for participar de evento materializativo, vá pronto para doar ectoplasma e, por favor, não beba...