Autor Tópico: Razão x Fé  (Lida 48853 vezes)

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Offline Aleister Crowley

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Re:Razão x Fé
« Resposta #600 Online: 11 de Maio de 2017, 19:23:52 »
Agora isso aqui virou a maior bagunça!


Puxa! mas que coisa  :hmph:
Claro que era um espiritismo "judaico" (no sentido daquelas populações como um todo visto que isso é antes do reino Judá, right?).

''Espiritismo judaico''? É a primeira vez que vejo falarem disso.


Citar
Em cada linha espírita os espíritos moram em seus respectivos habitats (evidentemente).
No kardecismo eles moram acampados em planetas desérticos (tipo como a Lua, asteroides &c);

Errado! O LE é claro quanto aos espíritos ficarem na erraticidade.


Citar
no chiquismo eles moram em "colônias" situadas em esferas aristotélicas sobre a terra;
no espiritismo anglo também.
E obviamente os espíritos aqueles moravam num שְׁאוֹל  subterrâneo.
Quem foi que disse que em todos espiritismos os espíritos têm que morarem nos mesmos lugares?
É como as curas. No espiritismo brasileiro elas são feitas por ex-médicos ou enfermeiros, preferencialmente alemães.
No 2° país espírita, as Filipinas, as curas são feitas por entidades locais que quando encarnadas não tinham carteirinha de médico ou enfermeiro.
"Espiritismo" não é uma coisa monolítica. O que o caracteriza como é aquela definição minimalista do Kardec. O resto são adereços qualificantes que vão definir linhas (ou seitas) específicas.

Mas agora você fez uma verdadeira salada pra forçar que seu ponto de vista se adeque à sua crença.

Samuel deveria ser um espírito superior, não é mesmo?

Então, volto a perguntar, subiu de onde?
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Offline Sergiomgbr

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Re:Razão x Fé
« Resposta #601 Online: 11 de Maio de 2017, 19:24:32 »
Esse sheol do Livro de Eclesiastes, é apenas a tumba onde a carne sem vida se desfaz, não fazendo qualquer alusão a nenhuma entidade post mortem.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Criaturo

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Re:Razão x Fé
« Resposta #602 Online: 11 de Maio de 2017, 19:24:58 »

Eu não sou cético!

neste caso esta sendo um cetico biblico

Que mal há nisso?


Citar
ok a imaginação é livre para poder interpretar toda a biblia da forma que mais lhe agrade ao ser mistico ou cetico!!
a questão nestas passagens especificas que sugerem ações de espiritos (jesus moises , elias e samuel) que estamos analisando em cima do dito biblico e não no nosso achismo livre  do tipo adulterando personagens para corroborar nossas crenças!

Citar
Vocês estão pegando fatos isolados e ignorando o contexto, distorcendo a doutrina.

ué voce que quer transformar samuel em diabo e eu que quero distorcer a biblia? diz que ele é um vidente doido que mesmo ja sabendo que vai morrer , ainda assim diante da morte ainda vai consultar outro vidente, alias mais burrice ja que voce tambem afirma que todos eram videntes e portanto que ja sabiam que iriam morrer !
Ceticos da própria videncia? ::)
e ai? eles tinham certeza que iriam morrer ou isto é apenas mais uma das suas visões furadas?

Citar
sugere entrar no mundo espiritual através  do inconsciente?
De maneira alguma. O ''mundo espiritual'' de Saul era seu próprio subconsciente. Mas como os antigos nada disso sabiam, interpretavam como anjos, demônios, espíritos, duendes e fadas.
caramba! então esta macumba estava forte mesmo foi capaz de tornar uma previsão real!

Citar
á vá dizer que todos os presentes ali tambem eram videntes,

Citar
Ninguém era vidente, isso não existe. Mas todos ali já sabiam o óbvio.
como assim prever o futuro agora tornou-se óbvio, só se for para a sua vidência!

Citar
se Saul ja conhecia seu futuro por que foi procurar por uma adivinha para lhe revelar ?
Citar
Já ouviu falar que ''há sempre uma luz no fim do túnel''? Que ''sempre há uma esperança''? Era o que Saul, nos seus dissabores, estava buscando ali. O desespero leva os crentes a agirem de tal forma.   
bom se ele mandou matar mediuns não era nada crente deles,mas por que será que que passou a acreditar mais na videncia da medium do que na dele? Não tinha certeza que iria morrer?

Citar
a biblia diz Samuel disse a Saul que ficou preocupado por causa das palavras de Samuel.

mais claro do que isto, impossivel!

O autor colocou assim (ou isso é frutos das péssimas traduções) porque Saul entendeu que aquele era Samuel. Mas não pode ser Samuel, como provei ali em cima.

entendi o autor biblico não corrobora suas teorias então os relatos biblicos não lhe servem como  testemunhas. Então faça o seguinte escreva sua propria biblia:

O Novo Testamento

segundo A lei ester

mas cuidado para também não acabar se contradizendo, pois ninguém merece mais contradições biblicas!  :hihi:

« Última modificação: 11 de Maio de 2017, 19:29:24 por Criaturo »
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Gorducho

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Re:Razão x Fé
« Resposta #603 Online: 11 de Maio de 2017, 19:31:33 »
Não é a bíblia que afirma, foi o autor quem escreveu assim uma vez que Saul reconhecera (por engano) a voz de sua consciência como sendo Samuel.
Onde que diz isso (que foi engano e que era a "voz da consciência" dele Saul) :?:
Citar
Então, me responda, por favor: Samuel subiu de onde?
Doשְׁאוֹל 

Citar
E vocês devem se decidir se era espiritismo ou judaísmo!
Claro que não era judaísmo no sentido de religião!
Eram as crenças espíritas daquelas populações. Muito provavelmente os filisteus creditassem semelhantemente.
Citar
O Livro dos Espíritos diz que os espíritos ficam na erraticidade; Chico Xavier e os swenderbogianos afirmas que habitam humbrais e colônias espirituais; outros espiritualistas alegam que erram em outras paragens...
Isso... isso... cada espiritismo tem seu habitat.
Onde é que descansam, dormen &c. os espíritos desencarnados kardecistas :?:
O espírito do Chopin junto com a troupe de músicos dele morava aonde quando se manifestou na Société :?:

Offline Aleister Crowley

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Re:Razão x Fé
« Resposta #604 Online: 11 de Maio de 2017, 19:35:20 »
ué voce que quer transformar samuel em diabo,

Você nem ao menos se deu ao trabalho de ler o que escrevi.
Afirmei que Samuel era a voz da consciência de Saul. Quem diz que era o diabo são os evangélicos.   :smartass:


Citar
diz que ele é um vidente doido que mesmo ja sabendo que vai morrer , ainda assim diante da morte ainda vai consultar outro vidente,

Você está distorcendo tudo o que falei, exatamente como fez na sua ''hermenêutica'' em 1 Samuel 28.


Citar
alias mais burrice

Ad hominem?


Citar
ja que voce tambem afirmam que todos eram videntes e portanto que ja sabiam que iriam morrer !
Ceticos da própria videncia? ::)
e ai? eles tinham certeza que iriam morrer ou isto é apenas mais uma das suas visões furadas?

Distorceu mais ainda!


Citar
caramba! então esta macumba estava forte mesmo foi capaz de tornar uma previsão real!

Não é preciso se prever algo quando os fatos já são óbvios demais.


Citar
como assim prever o futuro agora tornou-se óbvio, só se for para a sua vidência!

De fato, algumas pessoas (e não foram poucas) já disseram que eu tinha o dom da vidência. rss...

Mas nesse caso de Saul, não precisa ser um vidente para antever um destino que já era tão evidente.

 :amira:



Citar
bom se ele mandou matar mediuns não era nada crente deles,mas por que será que que passou a acreditar mais na videncia da medium do que na dele? Não tinha certeza que iria morrer?

Vai que ele estava ficando louco, já que estava no fundo do poço?! rs...


Citar
entendi o autor biblico não corrobora suas teorias então os relatos biblicos não lhe servem como  testemunhas. Então faça o seguinte escreva sua propria biblia:

O Novo Testamento

segundo A lei ester

mas cuidado para também não acabar se contradizendo, pois ninguém merece mais contradições biblicas!  :hihi:

Melhor não! De contradições bíblicas já basta aqui!  :b
« Última modificação: 11 de Maio de 2017, 19:38:37 por Aleister Crowley »
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Offline Aleister Crowley

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Re:Razão x Fé
« Resposta #605 Online: 11 de Maio de 2017, 19:41:32 »
Não é a bíblia que afirma, foi o autor quem escreveu assim uma vez que Saul reconhecera (por engano) a voz de sua consciência como sendo Samuel.
Onde que diz isso (que foi engano e que era a "voz da consciência" dele Saul) :?:
Citar
Então, me responda, por favor: Samuel subiu de onde?
Doשְׁאוֹל

Citar
E vocês devem se decidir se era espiritismo ou judaísmo!
Claro que não era judaísmo no sentido de religião!
Eram as crenças espíritas daquelas populações. Muito provavelmente os filisteus creditassem semelhantemente.
Citar
O Livro dos Espíritos diz que os espíritos ficam na erraticidade; Chico Xavier e os swenderbogianos afirmas que habitam humbrais e colônias espirituais; outros espiritualistas alegam que erram em outras paragens...
Isso... isso... cada espiritismo tem seu habitat.
Onde é que descansam, dormen &c. os espíritos desencarnados kardecistas :?:
O espírito do Chopin junto com a troupe de músicos dele morava aonde quando se manifestou na Société :?:

Mas você está misturando kardecismo, espiritualismo anglo, chiquismo e até judaísmo tudo numa panela só! Decida-se!

Subiu de onde?
 
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Offline Sergiomgbr

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Re:Razão x Fé
« Resposta #606 Online: 11 de Maio de 2017, 19:42:03 »
No episódio bíblico da 'bruxa' invocando Samuel para Saul, o autor faz uma narrativa neutra como acontece com um jornalista relatando um episódio qualquer que considere uma notícia. Um exemplo, jornalista X relatando a versão dada por uma entrevistada
 Z sobre um fato Y,

A mulher entrou em seu apartamento e viu um ET, os braços dele eram mais compridos que o corpo e sua pele era verde. O ET veio na direção dela gritando: - Cadê o Xuxu venusiano, cadê o Xuxu venusiano?

Como pode ver, Criaturo, o autor de uma passagem bíblica pode só ter reportado uma versão como foi passada a ele.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Aleister Crowley

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Re:Razão x Fé
« Resposta #607 Online: 11 de Maio de 2017, 19:43:04 »
No episódio bíblico da 'bruxa' invocando Samuel para Saul, o autor faz uma narrativa neutra como acontece com um jornalista relatando um episódio qualquer que considere uma notícia. Um exemplo, jornalista X relatando a versão dada por uma entrevistada
 Z sobre um fato Y,

A mulher entrou em seu apartamento e viu um ET, os braços dele eram mais compridos que o corpo e sua pele era verde. O ET veio na direção dela gritando: - Cadê o Xuxu venusiano, cadê o Xuxu venusiano?

Como pode ver, Criaturo, o autor de uma passagem bíblica pode só ter reportado uma versão como foi passada a ele.

Isso! Até que enfim...
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Offline Gorducho

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Re:Razão x Fé
« Resposta #608 Online: 11 de Maio de 2017, 19:45:33 »
Société 8/4/59 médium M. Bryon-Dorgeval
[evocado o espírito do Chopin - sequência resumida pra ater-nos ao que interessa]
– Poderíeis dizer-nos em que situação vos encontrais como Espírito?
– Ainda errante.
Sois errante?
– Sim; isto é, não pertenço, com exclusividade, a nenhum planeta.
Os vossos executantes também são errantes?
– Errantes como eu
.
Pergunta dirigida ao o espírito do Mozart que estava por desdobramento astral visto que estava (e ainda deve estar porque a vida média lá é 500 anos terrícolas) encarnado em Jupiter:
– Poderíeis explicar-nos o que acaba de dizer Chopin? Não compreendemos essa execução por Espíritos errantes.
– Compreendo vossa surpresa; entretanto, já vos dissemos que há mundos particularmente destinados aos seres errantes, mundos que lhes podem servir de habitação temporária, espécies de bivaques, de campos onde descansem de uma demasiado longa erraticidade, estado este sempre um tanto penoso
.

Offline Gorducho

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Re:Razão x Fé
« Resposta #609 Online: 11 de Maio de 2017, 19:53:43 »
Citar
Mas você está misturando kardecismo, espiritualismo anglo, chiquismo e até judaísmo tudo numa panela só! Decida-se!
Judaísmo não! Crenças das populações que lá moravam, na atual "Palestina".
Judaísmo é a religião.
Espiritismo é espiritismo, com várias variantes.
Citar
Subiu de onde?
Do שְׁאוֹל

DESCULPEM A CONFUSÃO MAS É QUE JÁ PERGUNTEI COMO SE ESCREVE EM HTML CÁ E NINGUÉM ME RESPONDEU
AO COLAR O HEBRAICO O EDITOR ASSUME A DIREÇÃO DIR - ESQ E FICA SEMPRE NELA

Offline Aleister Crowley

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Re:Razão x Fé
« Resposta #610 Online: 11 de Maio de 2017, 20:01:50 »
Société 8/4/59 médium M. Bryon-Dorgeval
[evocado o espírito do Chopin - sequência resumida pra ater-nos ao que interessa]
– Poderíeis dizer-nos em que situação vos encontrais como Espírito?
– Ainda errante.
Sois errante?
– Sim; isto é, não pertenço, com exclusividade, a nenhum planeta.
Os vossos executantes também são errantes?
– Errantes como eu
.
Pergunta dirigida ao o espírito do Mozart que estava por desdobramento astral visto que estava (e ainda deve estar porque a vida média lá é 500 anos terrícolas) encarnado em Jupiter:
– Poderíeis explicar-nos o que acaba de dizer Chopin? Não compreendemos essa execução por Espíritos errantes.
– Compreendo vossa surpresa; entretanto, já vos dissemos que há mundos particularmente destinados aos seres errantes, mundos que lhes podem servir de habitação temporária, espécies de bivaques, de campos onde descansem de uma demasiado longa erraticidade, estado este sempre um tanto penoso
.

Tô achando que não era o Mozart que falou isso aí não, mas sim o Salieri se passando por ele. rs...
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Offline Gorducho

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Re:Razão x Fé
« Resposta #611 Online: 11 de Maio de 2017, 20:11:50 »
Essa era a casa dele lá em Jupiter - naquela época, claro que não quer dizer que ainda more hoje nessa mesma.
Ou pode ter reformado.
Um certo mau gosto, mas gosto é gosto ainda mais lá tão longe...


Offline Aleister Crowley

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Re:Razão x Fé
« Resposta #612 Online: 11 de Maio de 2017, 20:19:53 »
Essa era a casa dele lá em Jupiter - naquela época, claro que não quer dizer que ainda more hoje nessa mesma.
Ou pode ter reformado.
Um certo mau gosto, mas gosto é gosto ainda mais lá tão longe...


Agora sim tenho certeza que era o Salieri mesmo!  :biglol:


Citação de: Aleister Crowley
Subiu de onde?
Do שְׁאוֹל

Mas não era para o Samuga ser um espírito superior? O que estaria fazendo então em שְׁאוֹל ?
Tipo assim, era para ele estar lá em Vega...
« Última modificação: 11 de Maio de 2017, 20:57:03 por Aleister Crowley »
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Offline Aleister Crowley

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Re:Razão x Fé
« Resposta #613 Online: 11 de Maio de 2017, 20:56:44 »
Citação de: Aleister Crowley
Citação de: Aleister Crowley
Subiu de onde?
Do שְׁאוֹל

Mas não era para o Samuga ser um espírito superior? O que estaria fazendo então em שְׁאוֹל ?
Tipo assim, era para ele estar lá em Vega...

Ainda temos mais outro relevante probleminha aí na sua alegação.

Perceba que a bruxinha claramente diz:
Citar
A mulher então lhe disse: A quem te farei subir?
1 Samuel 28:11

Ou seja, ela nem sabia a quem Saul iria consultar, então por que já foi perguntando quem ele queria subir?
Ora, e se Saul quisesse, digamos, consultar o espírito de Imhotep?

Obviamente Imhotep não estaria morando em שְׁאוֹל , não é mesmo?


E de vidente aquela bruxa não tinha nada, senão teria sabido de cara que aquele homem disfarçado era o Saul:
Citar
Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou com alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul.
1 Samuel 28:12


Como também já saberia de antemão a quem Saul iria consultar!

Logo, não era médium coisíssima nenhuma, senão uma baita embusteira!  :hihi:
« Última modificação: 11 de Maio de 2017, 21:15:33 por Aleister Crowley »
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Offline montalvão

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Re:Razão x Fé
« Resposta #614 Online: 11 de Maio de 2017, 20:59:16 »
Citar
CRIATURO: na discussão em pauta espiritismo biblico, ha muitas interpretações divergentes, principalmente se João era mesmo o  profeta Elias (reencarnado) ou apenas um substituto qualquer, então   abaixo apresento algumas versões e suas devidas edições, que na sua maioria afirmam que João era mesmo Elias:

Ed. Pastoral 1990 SOCIEDADE BIBLICA CATÓLICA INTERNACIONAL

João é Elias que devia Vir

SOCIEDADE BIBLICA DO BRASIL
João Ferreira Almeida
1965 e 1988
Se o quereis reconhecer ele mesmo é Elias que estava para vir

1969
Este é o Elias que havia de vir

1988
A BÍBLIA SAGRADA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE

E se voces querem crer na mensagem deles João é Élias que estava para vir

Criaturo, criatura...

A “discussão” que afirma existir, só existe na cabeça de reencarnacionistas, que querem, porque querem, introduzir as multi-existências onde não cabem. Não tem essa de que se debate se seria “Elias reencarnado ou um substituto”. O que está bem claro nas declarações de Jesus é que João Batista cumpriu a profecia, sendo “Elias que havia de vir” (com ou sem artigo). Quer dizer, simbolicamente, deu fecho ao vaticínio do profeta Malaquias.

Para que a reencarnação estivesse referida na Bíblia não basta selecionar expressões que tenham pequena parecença com declaração multividas e achar que resolveu a encrenca. Não é assim que se deve ler os textos bíblicos, tampouco é assim que se deve interpretá-los. Tem que demonstrar que o contexto aponta para a reencarnação, sem isso suas alegações se tornam frouxas e forçadas.

As diferenças de traduções têm vários motivos: o autor pode ter compulsado manuscritos distintos dos de versão outra; pode ter optado por expressões que considerasse melhor representativos do pensamento antigo, enquanto outros tiveram preferências por termos diferentes; pode ser que em certa língua uma construção seja gramaticalmente mais recomendável, etc.

Para garantir que há má fé da parte de alguns sábios que se dedicam ao afanoso exercício de traduzir a Bíblia, vai precisar  mais, muito mais,  que esses miúdos exemplos. Tem que mergulhar nas línguas originais (hebraico e grego) e,  de lá,  extrair material que sustente seu ponto de vista.

Contemple seus próprios e modestos ilustrativos e verá que seu argumento é frágil: a edição de 1969 traz “este é o Elias que havia de vir”, a de 1988 registra “João é Elias que estava para vir”, igualmente a de 1990. Se sua tese tivesse um mínimo de plausibilidade deveria “o Elias que havia de vir” constar nas versões mais próximas de nossa data e o  que pensa indique reencarnação (“é Elias que dcvia vir” – sem o artigo) nas mais antigas. Mas, em seus exemplos isso não corre. E mais,  precisaria esclarecer, bem esclarecidinho, que a ausência do artigo seja apontamento reencarnativo.

Mas o problema (seu problema) não findaria aí: deveria explicar porque tradutores do passado queriam expor a reencarnação e os atuais tencionam escondê-la.

Em português a presença do artigo antes do substantivo o particulariza, define, especifica. Ao dizer “este é Elias que havia de vir”,  o “Elias” fica meio indefinido, impreciso. Mas na frase “este é o Elias que havia de vir” tem-se uma maior precisão na pessoa citada, não é mais um Elias vago, mas se trata de alguém a quem o declarante quer destacar.

Desse modo, a presença ou ausência do artigo, por si só, não tem peso como indicativo de reencarnação. Somente o contexto é poderá indicar isso, tanto o contexto restrito (que atine diretamente ao declarado), quanto o contexto ampliado (o âmbito psicossociorreligioso de onde a declaração foi feita).

Selecionei o conteúdo de várias versões bíblicas, nos quais poderá observar que algumas vêm com o artigo antes de Elias, outras não. Todas circulam “impunementes”. Sendo assim,  a acusação de que “querem ocultar o sentido reencarnacionista do texto” carece de apoio documental.

======================.
Mateus 11:14
Almeida Corrigida Revisada Fiel
E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.

Nova Versão internacional
E se vocês quiserem aceitar, este é o Elias que havia de vir.

Sociedade Bíblica Britânica (versão em português)
e se quereis recebê-lo, ele mesmo é Elias que há de vir.

Versão Católica
E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar.

American Standart Version
And if ye are willing to receive [it,] this is Elijah, that is to come.
Mateus 11:14

King James
And if ye will receive it, this is Elias, which was for to come.
Mateus 11:14

Basic English
And if you are able to see it, this is Elijah who was to come.
Mateus 11:14

Darby John Nelson
And if ye will receive it, this is Elias, who is to come.
Mateus 11:14

Lexhan English Bible
and if you are willing to accept it, he is Elijah, the one who is going to come.
Mateus 11:14

Nova Vulgata – latim
 et si vultis recipere, ipse est Elias, qui venturus est.

Giovanni Diodati – italiano
E se voi lo volete accettare, egli è Elia, che dovea venire.
Mateus 11:14

Riveduta - italiano
E se lo volete accettare, egli è l’Elia che dovea venire. Chi ha orecchi oda.
Mateus 11:14

Cornilesco – romeno
Şi, dacă vreţi să înţelegeţi, el este Ilie, care trebuia să vină.
Mateus 11:14

Le bible de l’Epée – francês
Et si vous voulez recevoir ce que je dis, il est cet Élie qui devait venir.
Mateus 11:14
=======================.

Offline Aleister Crowley

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Re:Razão x Fé
« Resposta #615 Online: 11 de Maio de 2017, 21:09:24 »
Mas o Sérgio matou brilhantemente essa:

No episódio bíblico da 'bruxa' invocando Samuel para Saul, o autor faz uma narrativa neutra como acontece com um jornalista relatando um episódio qualquer que considere uma notícia. Um exemplo, jornalista X relatando a versão dada por uma entrevistada
 Z sobre um fato Y,

A mulher entrou em seu apartamento e viu um ET, os braços dele eram mais compridos que o corpo e sua pele era verde. O ET veio na direção dela gritando: - Cadê o Xuxu venusiano, cadê o Xuxu venusiano?

Como pode ver, Criaturo, o autor de uma passagem bíblica pode só ter reportado uma versão como foi passada a ele.

Isso! Até que enfim...

É como se um tablóide noticiasse algo mais ou menos assim:

Menina de 7 anos afirma que viu o saci pulando corda em frente a sua residência.
Segundo a menina, a corda que o saci estava pulando era invisível e ele ainda teria travado um diálogo com ela.

Menina: ''Saci-Pererê, nem acredito que você saiu lá do Sítio do Pica-Pau Amarelo pra vir brincar de pular corda em frente a minha casa!'' 
Saci-Pererê: ''Que pulando corda o quê, minha filha?! Eu sou morador de rua, já não tenho uma perna e ainda estou com uma baita coceira no pé que me atormenta!''
« Última modificação: 11 de Maio de 2017, 21:49:10 por Aleister Crowley »
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Re:Razão x Fé
« Resposta #616 Online: 11 de Maio de 2017, 21:16:22 »
Mas o Sérgio matou brilhantemente essa:

No episódio bíblico da 'bruxa' invocando Samuel para Saul, o autor faz uma narrativa neutra como acontece com um jornalista relatando um episódio qualquer que considere uma notícia. Um exemplo, jornalista X relatando a versão dada por uma entrevistada
 Z sobre um fato Y,

A mulher entrou em seu apartamento e viu um ET, os braços dele eram mais compridos que o corpo e sua pele era verde. O ET veio na direção dela gritando: - Cadê o Xuxu venusiano, cadê o Xuxu venusiano?

Como pode ver, Criaturo, o autor de uma passagem bíblica pode só ter reportado uma versão como foi passada a ele.

Isso! Até que enfim...

É como se um tablóide noticiasse algo mais ou menos assim:

Menina de 7 anos afirma que viu o saci pulando corda em frente a sua residência.
Segundo a menina, a corda que o saci estava pulando era invisível e ele ainda teria travado um diálogo com ela.

Menina: ''Saci-Pererê, nem acredito que você saiu lá do Sítio do Pica-Pau Amarelo pra vir brincar de pular corda em frente a minha casa!'' 
Saci-Pererê: ''Que pulando corda o quê, minha filha?! Eu estou é com uma baita coceira no pé!''

Sérgio, o phoda 8-)
Até onde eu sei eu não sei.

Offline montalvão

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Re:Razão x Fé
« Resposta #617 Online: 11 de Maio de 2017, 21:17:06 »

Subiu de onde?

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GORDUCHO: Do שְׁאוֹל

Os mortos, naqueles tempos, viviam num lugar debaixo da Terra, chamado Sheol (ou Xeol). Eram meros espectros, como que sombras do que foram em vida. Não havia separação entre o destino dos bons e dos maus: era um buraco só para receber as almas. Desse modo, quando algum falecido era evocado, ele "subia"...

"A primeira visão que os hebreus tinham da ação de Deus pautava-se pela que é hoje conhecida como "Teoria da Retribuição": o justo prosperava (aqui, na Terra, nesta vida, com vida longa, muitos descendentes, bens compatíveis com o seu "status" na sociedade...), e o injusto era castigado (também aqui, na Terra, nesta vida). Depois desta vida, todos desciam à morada dos mortos, o Sheol (o "Hades" dos gregos, o "Inferno" dos romanos). Simples assim. Há dezenas, ou mesmo centenas, de passagens bíblicas (especialmente nos Salmos) que confirmam isso." (José Carlos F. Fernandes)



Offline Aleister Crowley

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Re:Razão x Fé
« Resposta #618 Online: 11 de Maio de 2017, 21:22:54 »

Subiu de onde?

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GORDUCHO: Do שְׁאוֹל

Os mortos, naqueles tempos, viviam num lugar debaixo da Terra, chamado Sheol (ou Xeol). Eram meros espectros, como que sombras do que foram em vida. Não havia separação entre o destino dos bons e dos maus: era um buraco só para receber as almas. Desse modo, quando algum falecido era evocado, ele "subia"...

"A primeira visão que os hebreus tinham da ação de Deus pautava-se pela que é hoje conhecida como "Teoria da Retribuição": o justo prosperava (aqui, na Terra, nesta vida, com vida longa, muitos descendentes, bens compatíveis com o seu "status" na sociedade...), e o injusto era castigado (também aqui, na Terra, nesta vida). Depois desta vida, todos desciam à morada dos mortos, o Sheol (o "Hades" dos gregos, o "Inferno" dos romanos). Simples assim. Há dezenas, ou mesmo centenas, de passagens bíblicas (especialmente nos Salmos) que confirmam isso." (José Carlos F. Fernandes)

Obrigado! Mas isso também se aplicava a Imhotep?
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Offline Criaturo

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Re:Razão x Fé
« Resposta #619 Online: 11 de Maio de 2017, 21:34:38 »
No episódio bíblico da 'bruxa' invocando Samuel para Saul, o autor faz uma narrativa neutra como acontece com um jornalista relatando um episódio qualquer que considere uma notícia. Um exemplo, jornalista X relatando a versão dada por uma entrevistada
 Z sobre um fato Y,

A mulher entrou em seu apartamento e viu um ET, os braços dele eram mais compridos que o corpo e sua pele era verde. O ET veio na direção dela gritando: - Cadê o Xuxu venusiano, cadê o Xuxu venusiano?

Como pode ver, Criaturo, o autor de uma passagem bíblica pode só ter reportado uma versão como foi passada a ele.
Putz! e como fica a tal da inspiração divina?
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Aleister Crowley

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Re:Razão x Fé
« Resposta #620 Online: 11 de Maio de 2017, 21:49:36 »
No episódio bíblico da 'bruxa' invocando Samuel para Saul, o autor faz uma narrativa neutra como acontece com um jornalista relatando um episódio qualquer que considere uma notícia. Um exemplo, jornalista X relatando a versão dada por uma entrevistada
 Z sobre um fato Y,

A mulher entrou em seu apartamento e viu um ET, os braços dele eram mais compridos que o corpo e sua pele era verde. O ET veio na direção dela gritando: - Cadê o Xuxu venusiano, cadê o Xuxu venusiano?

Como pode ver, Criaturo, o autor de uma passagem bíblica pode só ter reportado uma versão como foi passada a ele.

Putz! e como fica a tal da inspiração divina?

Talvez esse exemplo aqui seja melhor:

Menina de 7 anos afirma que viu o saci pulando corda em frente a sua residência.
Segundo a menina, a corda que o saci estava pulando era invisível e ele ainda teria travado um diálogo com ela.

Menina: ''Saci-Pererê, nem acredito que você saiu lá do Sítio do Pica-Pau Amarelo pra vir brincar de pular corda em frente a minha casa!'' 
Saci-Pererê: ''Que pulando corda o quê, minha filha?! Eu sou morador de rua, já não tenho uma perna e ainda estou com uma baita coceira no pé que me atormenta!''
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Offline Aleister Crowley

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Re:Razão x Fé
« Resposta #621 Online: 11 de Maio de 2017, 21:58:09 »
Engraçado que ninguém até agora foi pescar ''evidências'' de espiritismo nos fantasmas de Shakespeare, como em Hamlet e Macbeth. Mas esperem só para ver!


Esqueçam o espiritismo!

O Montalvão já nos trouxe a informação de que o ''underworld'' fazia parte das crenças da época.
Almas penadas, fantasmas, assombrações e invocações são crenças tão antigas quanto a humanidade. Nada tem a ver com o espiritualismo dito moderno, como vimos nas contradições apontadas acima, senão com crenças relacionadas ao ocultismo, necromancia, feitiçaria e sortilégios.
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Offline Gorducho

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Re:Razão x Fé
« Resposta #622 Online: 11 de Maio de 2017, 22:14:50 »
Ficou clara a explicação mais clara - eu achei que estava sendo obvio e não estava...   :( - aportada pelo Analista Montalvão (reproduzindo o Sr. JCFF que é um erudito antigo colaborador do OP), ou se fazem necessários mais esclarecimentos :?:

Onde entra o Imhotep na história :?:
Quando ele morreu, nesta cosmologia da qual estamos tratando, é claro que ele foi pro שְׁאוֹל como todo mundo vai.
Note que o Elias foi pro céu porque ele NÃO MORREU, o que é diferente de quem morreu.
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Ou seja, ela nem sabia a quem Saul iria consultar, então por que já foi perguntando quem ele queria subir?
Ora, e se Saul quisesse, digamos, consultar o espírito de Imhotep?
¿Y qué?
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Obviamente Imhotep não estaria morando em שְׁאוֹל , não é mesmo?
Estaria morando onde?
Na barra da Tijuca?
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E de vidente aquela bruxa não tinha nada, senão teria sabido de cara que aquele homem disfarçado era o Saul
Claro que não; essas são palavras de sua lavra.
Ela era uma médium.
Se algum político procurar disfarçado de peruca e bigode postiços, say, o Divaldo na Mansão do Caminho ou em qualquer outro lugar, é claro que ele não vai saber de imediato mesmo que seja uma pessoa muito conhecida no país inteiro. E naquela época informo-lhe que não tinha TV e nem mesmo INTERNET.
Acha que a população conhecia a aparência dos governantes e altos funcionários. Aliás em geral era até proibido olhar pra eles mesmo que passassem pelo meio da rua de cara limpa.
« Última modificação: 11 de Maio de 2017, 22:21:30 por Gorducho »

Offline Gorducho

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Re:Razão x Fé
« Resposta #623 Online: 11 de Maio de 2017, 23:53:14 »
Almas penadas, fantasmas, assombrações e invocações são crenças tão antigas quanto a humanidade.
Kardec sempre fez questão de frisar esse ponto. Que não estaria inventado nada.
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Nada tem a ver com o espiritualismo dito moderno, como vimos nas contradições apontadas acima, senão com crenças relacionadas ao ocultismo, necromancia, feitiçaria e sortilégios.
Sempre que o ente tiver animado ou potencialmente possa vir a animar algum ser vivo nalgum planeta, e puder manter comércio de alguma forma com os vivos, é espiritismo.
Não era espiritismo a pitonisa de Delfos porque ali se manifestava o Apolo que era um deus, metafisicamente diferente.
Não é espiritismo quando se trata de demônios pois esses não encarnam em seres vivos corpóreos em qualquer planeta.
Não é espiritismo quando o comércio seja decorrente de Milagre Divino - pois que D·us quase tudo pode tanto no universo físico quanto no metafísico (muito poucas coisas, tal como e.g. se suicidar, Ele não pode).
No demais é espiritismo.
Se alguém (que então implicitamente tenha mediunidade vidente sem saber) ao avistar um espírito (ente com as características metafísicas citadas)  quiser chamar a aparição de fantasma ou alma penada está no seu direito.


« Última modificação: 11 de Maio de 2017, 23:59:50 por Gorducho »

Offline Aleister Crowley

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Re:Razão x Fé
« Resposta #624 Online: 12 de Maio de 2017, 00:21:48 »
Vocês estão arrumando uma baita confusão aqui!

A definição de Sheol que o Montalvão nos trouxe é imprecisa e equivocada.

Citarei dois excelentes estudos para elucidar melhor a questão com os trechos mais decisivos em negrito.

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No Antigo Testamento a palavra Sheol ocorre sessenta e cinco vezes e é traduzida na versão inglesa da Bíblia trinta e uma vezes como "sepultura", três vezes como "abismo" e trinta e uma vezes como "inferno", o que significa que os excelentes tradutores da versão inglesa de 1611 não consideraram a palavra como tendo um significado uniforme. Ela aparece na versão grega sessenta e uma vezes como Hades, duas vezes (2 Sm 22:6 e Pv 23:14) como "morte" (thanatos), enquanto em duas passagens (Jó 24:19 e Ez 32:21) não exista uma contrapartida exata das referências hebraicas que esteja reproduzida na Septuaginta, e por isso não há uma representação dessa palavra nestes casos.

Já nas passagens que se seguem (existem outras), como Gn 37:35; Gn 42:38; Gn 44:29, 31: Nm 16:30, 33; 1 Rs 2:6, 9; Sl 49:15; Sl 141:7, a palavra Sheol pode muito bem não significar nada além de "túmulo" ou "sepultura", e é assim que aparece na Versão Autorizada (King James) (exceto em Nm 16, onde aparece como "abismo"); enquanto nos demais lugares costuma ser feita uma referência genérica como o lugar para onde vão os espíritos que partiram. A sepultura recebe o corpo. Assim, no Antigo Testamento a palavra Sheol (ou Seol) é usada para ambos receptáculos.

Todavia, quando vamos para o Novo Testamento essa indefinição desaparece, pois vida e incorrupção são coisas que agora são desvendadas ao longo do evangelho. O Hades, uma representação genérica da palavra Sheol (Seol) aparece no Novo Testamento restrito ao mundo invisível dos espíritos separados, ou como "morte", ou como a sepultura, e aplica-se (Ap 20) apenas ao corpo, e não à alma ou ao espírito. É o corpo que morre; enquanto o espírito retorna para Deus que o deu. O espírito e a alma nunca deixam de existir, seja para o bem, seja para o mal. Além disso, o Hades recebe apenas os ímpios; enquanto o crente, quando chamado a morrer, não vai para o Hades, mas para o Paraíso.

Mesmo assim costuma-se pensar que tanto bons quanto maus poderiam ir para o Hades, apesar dessas duas classes de pessoas serem separadas por um grande abismo; mas em nenhum lugar as Escrituras falam dos bons no Hades, ao contrário, sempre aparecem bem longe dos que estão ali. É claro que, se considerarmos o Salmo 16:10 (que é duas vezes citado em Atos 2) como ensinando que nosso Senhor ao morrer foi para o Sheol (Seol), ou Hades, havendo sua alma não permanecido ali - como sabemos Ele foi para o Paraíso (um jardim de delícias, não de trevas), onde também o ladrão que morreu foi recebido - então devem ter existido neste caso duas áreas, respectivamente para os maus e os bons. Mas este erro vêm de uma tradução equivocada do Salmo na versão de 1611 (King James). O que o versículo realmente diz é, "Não deixarás (abandonarás ou relegarás) minha alma para (e não "no") Sheol (ver Revised Version), e esta forma é confirmada também pelo texto corrigido de Atos 2:27 (aceito pelos editores críticos Lachmann, Tischendorf, Tregelles, Westcott e Hort, e pelos revisores - isto refere-se à mais recente edição na época do valioso trabalho de W. Kelly, "The Preaching to the Spirits in Prison", 1910, pgs. 125, 133-139).

O Hades volta a ser mencionado no Novo Testamento em um bom sentido. Se existisse no Hades uma parte boa e outra ruim, por que deveríamos ler do destino dos ímpios ser invariavelmente ali sem que houvesse qualquer indício de ser também o destino dos bons?

http://www.respondi.com.br/2011/04/o-que-biblia-ensina-sobre-o-sheol-ou.html

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Nas Escrituras hebraicas, a palavra usada para descrever o reino dos mortos é Sheol. Ela significa simplesmente o "lugar dos mortos" ou o "lugar das almas/ espíritos que partiram." A palavra grega do Novo Testamento usada para "inferno" é hades, que também se refere ao "lugar dos mortos". A palavra grega  gehenna  também é usada no Novo Testamento para "inferno" e é derivada da palavra hebraica hinnom. Outras Escrituras no Novo Testamento indicam que Seol/Hades é um lugar temporário onde as almas dos infiéis são mantidas enquanto aguardam a ressurreição e julgamento final no julgamento do Grande Trono Branco. Ao morrerem fisicamente, as almas dos justos vão diretamente para a presença de Deus - céu/paraíso/seio de Abraão (Lucas 23:43; 2 Coríntios 5:8, Filipenses 1:23).
https://www.gotquestions.org/Portugues/sheol-hades-inferno.html

Logo, existe sim uma diferença quanto ao destino dos bons e dos maus. Portanto, aquele que a bruxa fez subir, em hipótese alguma, não poderia ser Samuel.
« Última modificação: 12 de Maio de 2017, 00:30:31 por Aleister Crowley »
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