Ok! Estudando mais um pouquinho aqui, eis o que descubro:
E o Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o Senhor entregará na mão dos filisteus.
1 Samuel 28:19
Será que o suposto espírito de Samuel disse mesmo a verdade? Vamos conferir:
a) Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus (1 Sm 28.19), mas se suicidou (1 Sm 31.4) e veio parar nas mãos dos homens de Jabes-Gileade: 1 Sm 31.11,13. Infelizmente, o pseudo-Samuel não podia prever este detalhe;
b) não morreram todos os filhos de Saul (“… tu e teus filhos”, 1 Sm 28.19) como insipua essa outra profecia obscura. Ficaram vivos pelo menos três filhos de Saul: Isbosete (2 Sm 2.8-10), Armoni e Mefibosete: 2 Sm 21.8. Apenas três morreram, como anotam clara e objetivamente as passagens seguintes: 1 Sm 31.6 e 1 Cr 10.2-6;
c) Saul não morreu no dia seguinte (“… amanhã… estareis comigo”, 1 Sm 28.19). Esta é uma profecia do tipo délfico, ambígua. Saul morreu cerca de dezoito dias depois: 1 Sm 30.1,10,13,17; 2 Sm 1.13. Afirmar que a palavra hebraica “mahar” (amanhã), aqui, é de sentido indefinido, é torcer o hebraico e a sua exegese, pois todos vão morrer mesmo, em “algum dia” no futuro, isto não é novidade;
d) Saul não foi para o mesmo lugar que Samuel (“…estareis comigo”, 1 Sm 28.19). Outra profecia inversossímil: interpretar o “comigo” por simples “além” (Sheol), é tergiversar. Samuel estava no “seio de Abraão”, sentia isso e sabia a diferença que existe entre um salvo e um perdido. Jesus também o sabia, e não disse ao ladrão que estava na cruz: “Hoje estarás comigo no além (Sheol)”, mas sim no “Paraíso”. Logo, Samuel não podia ter dito a Saul que este estaria no mesmo lugar que ele: no “seio de Abraão”. Porque com o ato abominável e reprovado de Saul em consultar uma feiticeira e não ao Senhor, foi completamente anulada a sua possibilidade de ir para o mesmo lugar de Samuel – o “seio de Abraão”.
http://www.cacp.org.br/quem-apareceu-a-saul/
Conclusão: o suposto espírito de Samuel
mentiu descaradamente e a profecia não se cumpriu, logo, não era Samuel.
Agora vamos analisar a dúvida que o Criaturo tinha levantado: por que então a bíblia cita nominalmente Samuel três vezes?
Fácil de responder! O Sérgio já tinha matado a charada:
No episódio bíblico da 'bruxa' invocando Samuel para Saul, o autor faz uma narrativa neutra como acontece com um jornalista relatando um episódio qualquer que considere uma notícia. Um exemplo, jornalista X relatando a versão dada por uma entrevistada
Z sobre um fato Y,
A mulher entrou em seu apartamento e viu um ET, os braços dele eram mais compridos que o corpo e sua pele era verde. O ET veio na direção dela gritando: - Cadê o Xuxu venusiano, cadê o Xuxu venusiano?
Como pode ver, Criaturo, o autor de uma passagem bíblica pode só ter reportado uma versão como foi passada a ele.
Putz! e como fica a tal da inspiração divina?
O narrador de 1 Samuel 28 precisou colher os detalhes através de testemunhas, correto? E quem seriam elas?
Ora, o texto diz que no evento havia apenas a bruxa, Saul, e os dois homens que foram acompanhando ele.
E Saul se disfarçou, e vestiu outras roupas, e foi ele com dois homens, e de noite chegaram à mulher
1 Samuel 28:8
Pois bem... Saul não poderia ter sido porque morreu, a bruxa, nem pensar! Logo, sobraram só os dois homens.
Porém... a bíblia diz claramente o seguinte:
Assim faleceu Saul, e seus três filhos, e o seu pajem de armas, e também todos os seus homens morreram juntamente naquele dia.
1 Samuel 31:6
''Todos os seus homens morreram juntamente naquele dia.''Ora, então quem foram as testemunhas que serviram de base para que o narrador de 1 Samuel 28 elaborasse a sua lorota?
Mas não é esse o problema que quero abordar aqui.
Vamos supor que um desses dois homens tenha milagrosamente sobrevivido e contou o relato para o narrador.
Vimos que Saul
acreditou que a ''entidade'' seria Samuel. Seus homens, por lhe servirem,
evidentemente acreditaram também. Logo, quem testemunhou a estória passou para o narrador que, de fato, era Samuel quem havia se manifestado em En-Dor. Elementar!
O narrador, para não cometer falso testemunho e mentir, precisou ser objetivo e fiel aos fatos ao elaborar sua narrativa bíblica, escrevendo então o que havia sido relatado para ele com exatidão, como o Sérgio tão bem salientou. Principalmente por estar sob ''inspiração divina'', segundo:
Putz! e como fica a tal da inspiração divina?
Mas... Apesar desses fatos inquestionáveis, será que o narrador,
''inspirado divinamente'', como o Criaturo afirma, concordava com tudo isso, ou seja, com a opinião da testemunha de que era o Samuel mesmo ali?
A resposta é um alto e sonoro
NÃO! Evidências:
E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou.
1 Samuel 28:14
O narrador diz que Saul
entendeu que aquilo, seja lá o que for, era Samuel. Notem que o texto ora nenhuma afirma tacitamente que, de fato, era Samuel.
Ora nenhuma também o narrador escreve que
a profecia de Samuel se cumprira quando na morte de Saul. Por quê? Porque duvidava que era Samuel?
Resumindo, o narrador de 1 Samuel 28 precisou ser objetivo e honesto com o relato da testemunha, mas justamente por estar sob ''inspiração divina'', segundo o Criaturo, ele também precisou ser cúmplice da verdade. Daí ter se recusado a dizer que a profecia de Samuel se cumprira, porque no fundo ele não acreditava nela. Sabia que aquilo tudo era uma mentira!
Não obstante tais fatos inquestionáveis, a minha opinião é que a maior contradição ainda continua a ser a questão problemática da palavra ''subir''.
Quem foi que subiu? E de onde?Ora, de acordo com este estudo:
d) Saul não foi para o mesmo lugar que Samuel (“…estareis comigo”, 1 Sm 28.19). Outra profecia inversossímil: interpretar o “comigo” por simples “além” (Sheol), é tergiversar. Samuel estava no “seio de Abraão”, sentia isso e sabia a diferença que existe entre um salvo e um perdido. Jesus também o sabia, e não disse ao ladrão que estava na cruz: “Hoje estarás comigo no além (Sheol)”, mas sim no “Paraíso”. Logo, Samuel não podia ter dito a Saul que este estaria no mesmo lugar que ele: no “seio de Abraão”. Porque com o ato abominável e reprovado de Saul em consultar uma feiticeira e não ao Senhor, foi completamente anulada a sua possibilidade de ir para o mesmo lugar de Samuel – o “seio de Abraão”.
http://www.cacp.org.br/quem-apareceu-a-saul/
Não restam mais dúvidas que realmente
não poderia ter sido o Samuel.
Veredito: não há nada de médiuns e espiritismo em 1 Samuel 28!
O suposto espírito de Samuel mentiu, a profecia não foi cumprida, Saul não morreu no dia seguinte, alguns filhos seus sobreviveram, o narrador parece não concordar com o relato da testemunha, e Saul nem poderia se juntar a Samuel depois de sua morte e nem Samuel poderia ter subido.
Logo, não era Samuel! c.q.d.E agora, meus caros Gorducho e Criaturo?