Autor Tópico: Razão x Fé  (Lida 48858 vezes)

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
Re:Razão x Fé
« Resposta #725 Online: 15 de Maio de 2017, 20:41:55 »
Imitação de outros autores pelo que sei chama-se "pastiche".
Claro, me corrija se achar pertinente

Quer debater o Evolução  :?:
Ja fugiu do LE mas sem rancores... o Ee2M e bem mais legal 👍 da gente debatermos  :twisted:

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #726 Online: 15 de Maio de 2017, 21:03:33 »
Sabe com que idade Xavier psicografou Parnaso de Além Túmulo? Foi sua primeira obra publicada e tinha apenas 21 anos de idade. Qualquer um que se desse ao trabalho de tal Pastiche, rearranjando os temas para moldá-los ao estilo do autor, gastaria uma vida inteira. Sua resposta é tipica de quem é pego de surpresa mas não pode deixar de responder, né?

Quer debater o Evolução  :?:
Ja fugiu do LE mas sem rancores... o Ee2M e bem mais legal 👍 da gente debatermos  :twisted:

Não sei se você conhece o propósito em que se empenha o autor espiritual, naquela obra. É pura DE, na essência mesma, dissertando sobre a evolução do PI, desde sua origem, intercalando estágios necessários fora da matéria para, digamos, mutações que possibilitem o estágio posterior da espécie em evolução, etc.
Mesmo sendo um terreno sáfaro para debates, deixo a seu critério o formato da apresentação dos temas.
« Última modificação: 15 de Maio de 2017, 21:07:55 por Spencer »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #727 Online: 15 de Maio de 2017, 21:41:24 »
Quer debater os cadernos de colagens dele :?

Eem 2 Mundos...
Fine... fine... vamos debater se não é tudo um amontoado de abobrinhas de enciclopédias a nível juvenil?

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #728 Online: 15 de Maio de 2017, 22:09:44 »
Sim e isso - safaro!
Quao profundo... somesmo Espíritos Superiores teriam semelhante linguajar, não?
Abra a rubrica Ee2M como quiser e conversamos

:superamigos:

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #729 Online: 15 de Maio de 2017, 22:46:48 »
Citação de: Spencer
Experimente ler Parnaso de Além-Túmulo. Veja se conseguiria identificar cada autor ali retratado pelo o seu estilo próprio.
Não, claro que não... então não fale bobagens.

Dou minha apreciação a respeito:

O Parnaso expressa a versatilidade de Chico, que conseguia com facilidade captar o estilo dos autores que apreciava. É talento um tanto incomum, mas não único. Vários conseguem fazer isso, não só na literatura, com a voz, na música.

Mas, mesmo no Parnaso percebe-se facilmente a mão de Chico: os autores pastichados todos voltam a poetizar espiriticamente.  Até mesmo os que não eram chegados a assuntos religiosos na mediunidade chicoxaveriana se tornam adeptos do kardecismo!

O melhor exemplo (saindo um pouco do Parnaso) encontramos em Humberto de Campos mediunizado: escritos que Campos jamais assinaria em vida, qual o medíocre “Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, o escritor se viu constrangido a assumir a autoria pela caricaturagem de Xavier.

Experimente ler Evolução em Dois Mundos. Veja se consegue compreender o tema desenvolvido, sem ficar recorrendo ao Google ou a dicionários para embasar suas críticas.

O desafio deveria ser um tanto diferente: “Experimente ler Evolução em Dois Mundos. Duvido que consiga.”  Esse livro não agradou nem a gregos nem a troianos, nem a cariocas nem a baianos.

Intelectuais espíritas ao examiná-lo vociferaram irados contra a forma como o imaginário André Luiz se manifestava. Evolução foi exercício de vaidade mediúnica, ainda assim,  a linguagem rebuscada e insossa usada na obra não esconde que nada ali contido estivesse além do conhecimento científico da época, com vários erros.

O palavreado ali é "rasteirinho"?
Leia A Caminho da Luz, e verá teorias interessantes e curiosas, vazadas em linguajar de rara erudição.
Certes, Chico era um erudito, mediano, mesmo assim, erudito. Isso contraria a lenda que em torno dele se criou, de ser um jeca iletrado, que escrevia o que escrevia graças ao beneplácito dos espíritos que o escolheram. As “teorias curiosas” que prolatava em seus escritos são frutos da criatividade do médium-homem, mostrando que os entes comunicantes  estão nas cabeças que os grafam, sempre limitados  à capacidade dessas mentes que os trazem de volta à vida.

Se você não gosta ou não acredita, tem todo o direito de expressar sua opinião.
Se tem argumentos que justifiquem sua descrença, é correto apresentá-los, embasando sua descrença.
Este tópico tem este propósito, cotejar razão e fé.

Que mortos, mesmo que vivos, não comunicam poder dar como certo. Nenhum ente supostamente comunicante é capaz de demonstrar-se presente nos encontros mediúnicos. Tudo o que o “espírito” realiza está limitado pela capacidade do médium. Até presença do morto é garantida não pelo morto, mas pelo medianeiro que assevera estar em sintonia com desencarnado.

É muito simples conferir. Dou uma ideia dentre muitas possíveis: em experimento controlado, com a presença de crentes e céticos, põe-se no médium uma venda. Por trás dele alguém levanta cartazes em que pequenas frases ou imagens são mostradas. O espírito teria tão somente que ler o conteúdo e sussurar ao ouvido do médium o que viu, o qual noticiaria (corretamente, claro) o que a entidade invisível lhe passou.

Experimente e diga o resultado...

Offline Aleister Crowley

• Nível 10
  • *
  • Secretum Finis Africae: ?
« Resposta #730 Online: 15 de Maio de 2017, 23:34:07 »
Sabe com que idade Xavier psicografou Parnaso de Além Túmulo? Foi sua primeira obra publicada e tinha apenas 21 anos de idade. Qualquer um que se desse ao trabalho de tal Pastiche, rearranjando os temas para moldá-los ao estilo do autor, gastaria uma vida inteira. Sua resposta é tipica de quem é pego de surpresa mas não pode deixar de responder, né?

CX bem que poderia ser um pastichador de sucesso, se não tivesse sido desmascarado por diversas vezes, e se não fosse pelo programa Pinga-Fogo, em 1971, da extinta TV Tupi, Chico hoje seria apenas uma nota de rodapé no Brasil.
Mas o Chico não era bobo. Aproveitou a nova onda de fama que angariou e decidiu mudar de estratégia: ao invés de psicografar celebridades, por que não ''telegrafar'' mensagens espirituais de gente simples, entes queridos que se foram, filhos falecidos de mães inconformadas? Deu certo! A nova fórmula de Chico foi tão bem sucedida, que basta perguntar a alguém (que não seja um erudito em matéria de espiritismo e suas vertentes) porque considera sua figura relevante que a resposta será: ''porque ele ajudou muitas mães e foi um verdadeiro exemplo de caridade!'', mas nunca é lembrado pela gente simples como o autor de ''Parnaso''.

Assim é a gente simples! O Brasil pode até ser o país do roustainguismo espiritismo, porém a maioria das pessoas sequer faz ideia do que postula a DE. Ontem mesmo estive conversando com uma pessoa que acredita que o espírito reencarna numa borboleta (metempsicose reversa).  :hihi:
Secretum Finis Africae: ?

Offline Aleister Crowley

• Nível 10
  • *
« Resposta #731 Online: 15 de Maio de 2017, 23:57:26 »

Meu caro Spencer, você tem ciência do que um Mozart, ou um Ramanujan ou um Gauss tinha feito até os 21 anos de idade? Do mesmo modo, e com toda razão, um estudioso poderia muito bem argumentar que se desse ao labor de replicar os feitos de tais prodígios, nem mesmo um vida inteira ainda seria suficiente.

Chico tinha apenas uma habilidade, só isso! Seu sobrinho mesmo o delatou... Assim, sua obra juvenil torna-se nada surpreendente ou exclusiva (e até mesmo supérflua) se comparada à imensa produção intelectual de gênios precoces.   

Não, não é trabalho do ''além túmulo''.
« Última modificação: 16 de Maio de 2017, 00:36:50 por Aleister Crowley »

Offline Aleister Crowley

• Nível 10
  • *
« Resposta #732 Online: 16 de Maio de 2017, 03:22:43 »
Razão x Fé ?

''Crer para entender'' ou ''entender para crer''? Ou nenhum dos dois?

Colegas, o que acham do argumento ontológico de Santo Anselmo da Cantuária?

Se é possível se pensar em ''algo tal que não se possa pensar em algo maior'', então ''algo tal que não se possa pensar em algo maior'' existe na inteligência. Mas se ''algo tal que não se possa pensar em algo maior'' só existir na inteligência, então na realidade existe, de fato, algo maior. Mas como que ''algo tal que não se possa pensar em algo maior'' na inteligência é também ''algo tal que se possa pensar em algo maior''? Portanto, ''algo tal que não se possa pensar em algo maior'' existe também na realidade.

Então?
« Última modificação: 16 de Maio de 2017, 03:38:27 por Aleister Crowley »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #733 Online: 16 de Maio de 2017, 07:59:04 »
iniciou questionando: "  e por que  deveria ter alguma razão na vida e agora ja diz ter encontrado a razão dentro do seu cérebro? O que isto evolução da ignorância a sabedoria em apenas um post?
A Natureza não tem porque ter alguma "razão" porque "razão" é uma decorrência da estrutura mental nossa.
Nosso cérebro sempre tentará elaborar uma (fundamentada na realidade ou não) razão.
Então afirma que a  razão da vida esta dentro do cérebro! E como posso ter certeza disto?
Não falei isso. Aliás sublinhei muito o contrário!
UNIVERSO FÍSICO é uma coisa UNIVERSO METAFÍSICO é outra. Realidades IMISCÍVEIS.
Uma das maiores (são tantas...) besteiras do espiritismo foi tentar misturar universos imiscíveis.
a maioria do espiritos brasilieiros mal sabem falar o portugues corretamente, talvez para facilita a comunicação o espirito selecione as palavras ja memorizadas pelo médium

de qualquer forma a razão humana faz parte e esta dentro da natureza!
UNIVERSO FÍSICO e UNIVERSO METAFÍSICO tabem pertence a razão humana, logo tambem fazem parte da natureza!

Então... um "espírito" nada acrescenta aos conhecimentos e à capacidade literária do "médium".
E, sim, quem conhece o ramo como nós 2 sabe que grande parte do vocabulário é pré-decorado. Coisa que "ex-médicos" jamais falariam &c...
pelo que percebo as comunicações autenticas possuem um grau muito alto de dificuldades:

22 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
26 E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
27 E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
28 Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
30 E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
31 Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.

são  raras em circunstancias muito especiais e dificilmente são claras e diretas, mais comum por sonhos que requerem interpretações ou por algum comentário aleatório  de outra pessoa, ou seja parece que não ha muito interesse que o mistério da morte seja revelado pelo mundo espiritual, ou se ha eles não tem passe livre para comunicação!
outro detalhe importante é que a mente humana não consegue permanecer consciente em dois mundo ao mesmo tempo, ou seja para adentrar o mundo espiritual é necessário desligar-se do mundo fisico,mais ou menos é o que acontece durante o sono! Dai am,emória volta para a pessoa conforme o seu grau de adiantamento,  ou interesse pelo fatos que marcam o seu ser!
dai que os melhore s médiuns são os inconscientes, pois são usados apenas como marionetes tornando a comunicação mais autentica!

Mas perceba que nem só do real vive a imaginação, ela tambem é compostas por sentimentos subjetivos, como é possível isto a haver coisas imateriais ? o amor é algo sobrenatural?
Claro que é bem real.
Mas tem sobre o cérebro o mesmo efeito da fé, i.e., atua no âmbito da irracionalidade.
Quantas vezes dizem: Grassouillet essa pomba não é pra você, não vale nada...
Grassouillet entende, até concorda, mas não adianta: segue apaixonado...
E, muitas vezes o casamento dura 30+ anos e todos dizem: quão excelente é a esposa do Grassouillet, que sorte ele teve.
Ou não.
O Hitler tinha Fé que o reino que ele fez ia durar 1000+ anos e escravizar no mínimo todo leste europeu...
E agora, segundo o chiquismo, tá é cumprindo 1000 anos lá em Plutão :rola:
Então: amor e fé podem resultar em qualquer resultado...

mas ja concordamos que toda consciência humana é formada pela realidade captada pelos sentidos, então de onde veio esse amor da realidade externa é que não foi, dai que argumento que de coisa concretas é geradas coisas imateriais reais como o amor !
Mas como pode ser isso? matéria gerando algo imaterial? seria mais ou menos como o eletro magnetismo?

"hitler um homem de fé?"

Amor e fé podem resultar em milagres?
o amor e fé pode transformar o ser ? são uma alquimia?
a fé é capaz de remover montanhas?

no tempo do Julio Verne tambem não haviam maquinas sub aquáticas , mas de dentro da imaginação dele é que sairam as atuais realidades!
Mas convenhamos que não é impossível imaginar um vaso fechado com gente dentro... tanto que o Bourne imaginou isso já antes de 1600.

E na Guerra Civil Americana se bem me lembro teve real, claro que movimentado a muque   :twisted:

Eletricidade já tinham descoberto e ele (Jules Verne) passava um tempão na Biblioteca Nacional e fez amizade c/o Arago.
Vingt mille lieues sous les mers é de '70;
De la terre à la lune de '65.
O que ele não sabia, i.e., que os caras morreriam pela aceleração, ele não pôs  :D
A física quântica ninguém conseguiu imaginar...

se fosse impossível não teria sido imaginado! mas depois que alguem conseguiu botar o primeiro ovo em pé! ficou facil para todo mundo!
assim como eu acho que o homem ainda conseguira dominar a força gravitacional,mas hoje quem é que consegue visualizar homens voando sem ajudada de maquinas?

existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #734 Online: 16 de Maio de 2017, 08:23:18 »

Que mortos, mesmo que vivos, não comunicam poder dar como certo. Nenhum ente supostamente comunicante é capaz de demonstrar-se presente nos encontros mediúnicos. Tudo o que o “espírito” realiza está limitado pela capacidade do médium. Até presença do morto é garantida não pelo morto, mas pelo medianeiro que assevera estar em sintonia com desencarnado.

É muito simples conferir. Dou uma ideia dentre muitas possíveis: em experimento controlado, com a presença de crentes e céticos, põe-se no médium uma venda. Por trás dele alguém levanta cartazes em que pequenas frases ou imagens são mostradas. O espírito teria tão somente que ler o conteúdo e sussurar ao ouvido do médium o que viu, o qual noticiaria (corretamente, claro) o que a entidade invisível lhe passou.

Experimente e diga o resultado...
de onde surgiu essa sua fé?
que os mortos não se comuniquem conforme a nossa vontade e talvez com a deles é fato,mas que se comunicam de alguma forma tambem é fato!

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #735 Online: 16 de Maio de 2017, 08:31:13 »

CRIATURO  pergunta: 1-quais seriam seus motivos pro reencarnação?
Resposta: pró-reencarnação, motivo algum. Não vejo sentido, nem  prático nem lógico, na ideia de ficar indo e vindo de uma dimensão a outra.

pré conceitos enraizados fecham as portas da razão , limitam conhecimentos!
é logico a necessidade de querer-se aproveitar o melhor de cada possibilidade!
tudo tem o seu lado aproveitavel estou pedindo que faça  "exercício do outro" by paulo coelho, pense como se fosse simpático a doutrina espirita, incorpore  o espirito da fé!

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #736 Online: 16 de Maio de 2017, 08:46:20 »
Sabe com que idade Xavier psicografou Parnaso de Além Túmulo? Foi sua primeira obra publicada e tinha apenas 21 anos de idade. Qualquer um que se desse ao trabalho de tal Pastiche, rearranjando os temas para moldá-los ao estilo do autor, gastaria uma vida inteira. [...]

Esse argumento deve soar bom para os espíritas mas, mesmo que fosse aceitável, ou seja, outra pessoa gastaria uma vida para fazer o que Xavier fez (embora não seja correta tal afirmação), ele não serve como evidência de que o homem de Uberaba interagia com mortos.

O espiritismo costuma dar interpretações românticas a certas ocorrências incomuns. Por exemplo, pessoas que precocemente exibem habilidades acima da média são reputadas prova da reencarnação. E por que seriam? Porque Kardec explicou que os talentos exibidos demonstravam se tratar de almas que acumularam experiências e conhecimentos em outras vidas.

Jogando para o nebuloso e desconhecido as explicações de casos atípicos, os kardecistas acreditam estar municiados de provas categóricas de que mortos comunicam e todos reencarnam, contudo,  além de se tratar de argumento falacioso, ainda fomenta crença carecente de fundamentos...

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #737 Online: 16 de Maio de 2017, 08:47:55 »
Não poderia separar o que sejam citações dos seus (apreciados) comentários :?:
UNIVERSO FÍSICO e UNIVERSO METAFÍSICO tabem pertence a razão humana, logo tambem fazem parte da natureza!
Claro, só que não se pode tentar misturá-los.
Amor eu entendo que faça parte do universo físico. Mas claro que é um debate com muito pano-pra-manga.
pelo que percebo as comunicações autenticas possuem um grau muito alto de dificuldades
Não se tem nenhum motivo pra supor que existam comunicações (por definição se tiver havido será "autêntica").
"Espíritos", se existirem, não mantém comércio com os vivos.
dai que os melhore s médiuns são os inconscientes, pois são usados apenas como marionetes tornando a comunicação mais autentica!
Claro, "médiuns" se houvessem, somente seriam confiáveis se inconscientes.
Na minha infância, quando eventualmente íamos em terreiro, os médiuns eram inconscientes.
Mas como pode ser isso? matéria gerando algo imaterial? seria mais ou menos como o eletro magnetismo?
"Matéria" é um conceito vago e destituído de maior significação em física.
Como funciona o cérebro e a consciência não sabemos. É o que martelo sempre: por que é tão difícil ser humilde e admitir que não sabemos ao invés de ficar fantasiando "respostas" :?:
E daí alegar que elas sejam reais (as "respostas" fantasiadas...). Porque fantasiar claro que é o caminho para a descoberta. Mas desde que haja algum tipo de retorno empírico do universo físico quanto à realidade da resposta fantasiada.
No entanto qual a desculpa "de prateleira" como diz o Americano dos espíritas pra não ocorrência no mundo real das alegações deles :?: Que "era antigamente"... retornando todas alegações deles à categoria prévia dos milagres que fomentam as religiões clássicas.
"hitler um homem de fé?"
Claro.
Amor e fé podem resultar em milagres?
o amor e fé pode transformar o ser ? são uma alquimia?
a fé é capaz de remover montanhas?
Claro, e também em desastres.
Um "inventor" tem fé no seu invento e pode ficar consagrado e milionário... ou dilapidar um patrimônio familiar.
O Hitler queria um Reich de 1000 anos e arrumou (segundo o espiritismo...) 1000 anos de cadeia em Plutão!
se fosse impossível não teria sido imaginado! mas depois que alguem conseguiu botar o primeiro ovo em pé! ficou facil para todo mundo!
Bom, em 1° lugar não foi ele o 1° a imaginar como lhe mostrei.
2°) acha tão difícil assim alguém imaginar um barco fechado com ar dentro claro, navegando debaixo d'água :?:
Acha que antigos não terão pensado nisso, tirante, claro, as dificuldades práticas de fazer operacionalmente viável o engenho :?:
« Última modificação: 16 de Maio de 2017, 09:24:12 por Gorducho »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #738 Online: 16 de Maio de 2017, 09:14:48 »
Voltando a CX e o Parnaso... por isso é tão importante o livro da Drᵃ Magali em tela lá no OP.
Pouquíssimo surpreendentemente a 1ᵃ obra de fôlego, publicável, dele foi no ramo da poesia.
Com o tempo e a maturidade, achou um nicho de mercado bem mais fértil, como muito bem observou Sr. Aleister Crowley.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #739 Online: 16 de Maio de 2017, 10:38:37 »
pelo que percebo as comunicações autenticas possuem um grau muito alto de dificuldades:

22 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
26 E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
27 E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
28 Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
30 E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
31 Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.

Criaturo, agora o estou entendendo melhor: és um bandeirante de mediunidades e reencarnações! Acredita achá-las até onde impossível! Qual garimpeiro que faz festa ao encontrar veio de pirita, você tem o dom de transformar em mediunidade até mesmo textos que a negam!  Dentro do espiritismo seria considerado alma experiente, pois exibe talento raro!

Sugiro que releia a passagem que selecionou, pois contradiz a tese de que mortos se articulam com vivos, embora sejam mais diretamente negativa à reencarnação.

Citação de: Criaturo
  [as comunicações] são  raras em circunstancias muito especiais e dificilmente são claras e diretas, mais comum por sonhos que requerem interpretações ou por algum comentário aleatório  de outra pessoa, ou seja parece que não ha muito interesse que o mistério da morte seja revelado pelo mundo espiritual, ou se ha eles não tem passe livre para comunicação!

Sem levarmos em conta que seu discurso é eminentemente especulativo e especulação sem base alguma, ainda tem outro agravante: dentro do próprio espiritismo o que defende não encontra guarida.
Eis que mortos ditam livros inteiros aos seus médiuns, falam de suas intimidades, prescrevem medicamentos, etc. Como isso seria possível se as comunicações fossem essa dificuldade toda que descreve?

Agora, num aspecto você está certo (embora mesmo certo continue equivocado): os mortos parecem pouco interessados em aclarar o mistério da morte. Seu equívoco se deve em achar que isso seja devido a algum problema lá do outro lado. Porém, o que essa situação aponta é a real origem dos contatos mediúnicos, ou seja: o psiquismo dos médiuns. Se houvesse comunicação muitas dúvidas sobre o além e o aquém teriam sido elucidadas, mas nada disso ocorre, tudo o que os mortos passam está no âmbito do conhecimento dos médiuns. Quem tem ouvidos ouça, quem tem olhos vejam: mortos não comunicam...

outro detalhe importante é que a mente humana não consegue permanecer consciente em dois mundo ao mesmo tempo, ou seja para adentrar o mundo espiritual é necessário desligar-se do mundo fisico,mais ou menos é o que acontece durante o sono! Dai a memória volta para a pessoa conforme o seu grau de adiantamento,  ou interesse pelo fatos que marcam o seu ser!

Até que haja firme demonstração em contrário, a verdade é que ninguém em vida adentra o mundo espiritual (supondo-se que exista), seja de que modo for: dormindo, acordado, em alegada projeção astral, em situação de morte eminente... Se há mesmo uma dimensão espiritual quem nela entra é porque morreu e se morreu não volta.

Os melhores médiuns são os que conseguem convencer a galera de que efetivamente fazem contato com os mortos, mesmo não fazendo...

GORDUCHO:
A física quântica ninguém conseguiu imaginar...

A física quântica não foi imaginada, não conforme se imaginam mundos desconhecidos, reencarnações, mediunidades... ela foi fruto de situações encontradas pelos cientistas para as quais não havia respostas dentro das teorias conhecidas.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #740 Online: 16 de Maio de 2017, 11:26:45 »

CRIATURO  pergunta:  2-quais seriam seus motivos contra reencarnação?

Resposta: posso dizer “todos”?  :histeria: Pois, vamos ver alguns.

Primeiro motivo: ausência de lembranças, por que reencarnamos se não lembramos? Se a triste sina da humanidade é viver, morrer, reviver, morrer, tornar a viver, morrer... até Deus sabe quando, deveríamos ter recordação das vidas anteriores.

Essa de alegar que se lembrarmos vamos ter problemas não explica nada.Um processo nesse nível, envolvendo toda a humanidade não poderia ter essa tremenda limitação.

Então, a ideia de reencarnação morre no berço: sem recordação sem reencarnação, assim ensinam os espíritos superiores.

Depois falo mais, fique, por enquanto com essas.

-a mente humana não comporta duas existências, a consciência não consegue viver duas personalidades ao mesmo tempo .
é por isso que a psicologia não apresenta logo de cara, o mal ser a todo ser que se acha bom, porque ele não iria acreditar!
logo  o trabalho do  psicólogo é induzir o ser ao auto reconhecimento, é o que  costumo dizer: "conheça a ti mesmo é leve um bom susto!"
Que tal um racista se vendo escravo, um missionário pro juventude se vendo estuprador aliciador de crianças, um hétero machista se vendo um homossexual do tipo rapaz alegre!
Claro que aceitação ou negação implicaria  reações diferentes,mas com certeza na sua maioria as lembranças trariam mais efeito negativos do que positivos.
podemos pensar nas multiplas vidas como um ator que após interpretar muitos personagens deleta da sua memória a parte deles que não marcaram o seu ser,mas guardará para sempre na sua memoria espiritual traços do personagem que marcaram o seu ser e e isto é a evolução!
Seja a historia de um livro, de uma peça de teatro ou um filme nossa memória prioriza sempre fatos, ideias  e personagens  que  mais marcaram nosso ser, o restante vai pegar pó la no fundo dos nosso arquivo morto!
Então detalhes de quem foram os personagens não interessa mas sim o que eles nos ensinaram ficará guardado para sempre  na memória da nossa alma!
Disso resulta simpatias e repulsas por pessoas que nos são desconhecidas, como forma de intuição dizemos ao olhar para alguem"eu não fui com a cara desse fulano", ou ao contrario pessoas ao se olharem pela "primeira" vez se simpatizarem mutuamente!
Não estou ca  argumentar poesias fantasiosas,mas fatos constatados na vida pratica, inexplicáveis fobias, aversões e simpatias, aparentemente" gratuitas"!
por comparação os Judeus desconfiando que João poderia ser Elias, reencarnado, ressuscitado (mas não qualquer substituto) foram perguntar e ele negou dizendo que não era, nem Elias nem substituto dele!   :ordem2: hihihihihihihihihihihihi
ou seja como todo mortal não sabia quem teria sido na sua vida passada, mas ja imaginou o bom João Batista  pregando amor ao próximo sendo acusado de ter cortado a cabeça de  450 pessoas, na sua vida passada como Elias?
è como digo algumas pessoas sendo apresentadas a si mesmas podem acabar morrendo de susto, ou o mais provável ficando loucas! pois quando nossa realidade nos machuca demais   desejamos fugir dela!
Mas chegará o dia do nosso juizo afinal em que poderemos assistir aos  filmes da nossas vidas e chegarmos a nossa moral da historia, para tentarmos construir nosso próximos roteiros mais felizes! :quase-anjo:

palavra da salvação cética cap 171 vers 1/04 segundo São Criaturos!
« Última modificação: 16 de Maio de 2017, 11:29:38 por Criaturo »

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #741 Online: 16 de Maio de 2017, 11:47:31 »
Observem, vocês, meus caros, que tudo o que escrevem não passa de opiniões.
  - Xavier, fraudulento; médiuns com venda nos olhos não produzem qq coisa; com 21 anos escrever Parnaso não é vantagem alguma; escrever cartinha p as mães é melhor nicho editorial...

Pensem um pouco; sejam éticos aqui pois acredito que em outros ambientes o sejam. Devaneiam mais que os crentes a quem criticam.
Dou exemplo:
A história da fenomenologia espiritualista cita nomes e datas de médiuns que curavam e davam diagnósticos precisos, mesmo sendo parvos iletrados.
As cartinhas de mães chorosas, compiladas em "Eles Voltaram", muitas delas sem que sequer um parente estivesse presente (leitura fria).
Dois presumíveis "criminosos", inocentados em tribunal, após testemunho de Xavier através da psicografia em que detalhes desconhecidos foram trazidos à luz...
Qualquer dos fatos citados acima vocês encontrarão elaborada contestação afirmando que houve fraude, em sites pela internet... e a isto vcs darão crédito.

Existem três motivos básicos para se atacar sistematicamente o Espiritismo:

1. Diferente das religiões organizadas ele não avança na bolsa do crente e não precisa de qualquer hierático representante com funções salvíficas perante Deus. Com isto cria inimigos poderosos que ocultos nas sombras organizam e lideram ataques por meio de calúnias ou argumentação falaciosa.

2. Pseudo intelectuais que por vaidade, inação ou incapacidade não assimilam ou compreendem seus postulados ou,

3.aqueles outros que, apegados e comprometidos com suas próprias crenças ou igrejas, seja pela pregação verbosa ou pela militância, se convencem do erro em que se encontram, mas já percorreram um caminho sem volta e precisam se justificar ante seus pares.

Mas entre outras razões, e serão muitas com certeza, também há pessoas que ante a lógica insofismável que a DE ensina, baseada na reencarnação, se sentem vexadas por crerem que "as muitas vidas" é superstição e como tal o embasamento do Espiritismo é falso e insustentável.

Mas vocês, meus amigos, devem continuar no combate pois talvez um dia passem a crer que estão de fato com razão. Atualmente é apenas birra e teimosia.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #742 Online: 16 de Maio de 2017, 12:39:31 »

-a mente humana não comporta duas existências, a consciência não consegue viver duas personalidades ao mesmo tempo .
é por isso que a psicologia não apresenta logo de cara, o mal ser a todo ser que se acha bom, porque ele não iria acreditar!
logo  o trabalho do  psicólogo é induzir o ser ao auto reconhecimento, é o que  costumo dizer: "conheça a ti mesmo é leve um bom susto!"

Não entendi o que tem a psicologia com a alegação inicial, de que “a mente humana não comporta duas existências”. Suponho que queira propor que a memória não registra fatos de outras existências. Quer dizer, está afirmando a reencarnação sem elucidar o problema do esquecimento.

Malandragem retórica ou desatenção?

Continuamos encrencados no ponto inicial: se há reencarnação por que não há lembranças de outras vidas?

Que tal um racista se vendo escravo, um missionário pro juventude se vendo estuprador aliciador de crianças, um hétero machista se vendo um homossexual do tipo rapaz alegre!
Claro que aceitação ou negação implicaria  reações diferentes,mas com certeza na sua maioria as lembranças trariam mais efeito negativos do que positivos.

Está invertendo os valores. Se um racista souber que fora escravo noutra vida mais motivos teria para deixar de ser racista. As lembranças e conscientização das m* feitas funciona como aprendizado para evitar a repetição . Se isso dá certo na presente existência por que não daria em relação às vidas passadas?

podemos pensar nas multiplas vidas como um ator que após interpretar muitos personagens deleta da sua memória a parte deles que não marcaram o seu ser,mas guardará para sempre na sua memoria espiritual traços do personagem que marcaram o seu ser e e isto é a evolução!

Está romantizando e superssimplificando o imaginado processo de reencarnação. Nada do que diz explica nada do que apregoa. Se há múltiplas existências  deveríamos delas ter alguma consciência.

Seja a historia de um livro, de uma peça de teatro ou um filme nossa memória prioriza sempre fatos, ideias  e personagens  que  mais marcaram nosso ser, o restante vai pegar pó la no fundo dos nosso arquivo morto!

Isso não importa, mesmo que a memória seja seletiva, guardando o que considera de valor e apagando (ou esmaecendo) o de menor interesse, o fato é que temos lembranças do que ocorreu conosco em tempos idos. Se é assim para esta existência por que não seria para outras, considerando que foram nossas existências?

Então detalhes de quem foram os personagens não interessa mas sim o que eles nos ensinaram ficará guardado para sempre  na memória da nossa alma!

Não parece que fique guardado nada na “memória da nossa alma” relativo a outras vidas. Diga-me uma coisa: você pretende mesmo explicar a reencarnação e esclarecer seu maior óbice, que é a ausência de recordações, ou fazer poesia?

Disso resulta simpatias e repulsas por pessoas que nos são desconhecidas, como forma de intuição dizemos ao olhar para alguem"eu não fui com a cara desse fulano", ou ao contrario pessoas ao se olharem pela "primeira" vez se simpatizarem mutuamente!

A antipatia ou identificação com pessoas dispensa a reencarnação para ser explicada. As experiências que vivemos nesta única e reconhecida vida são suficientes para isso.

Não estou ca  argumentar poesias fantasiosas,mas fatos constatados na vida pratica, inexplicáveis fobias, aversões e simpatias, aparentemente" gratuitas"!

Essas coisas podem ser inexplicáveis para você, mas há boas teorias que as esclarecem. Mesmo porque ainda que fossem inexplicáveis  a reencarnação não seria explicação...

por comparação os Judeus desconfiando que João poderia ser Elias, reencarnado, ressuscitado (mas não qualquer substituto) foram perguntar e ele negou dizendo que não era, nem Elias nem substituto dele!   :ordem2: hihihihihihihihihihihihi

Não entendo como ainda afirma coisas de que já deveria ter conhecimento serem errôneas: os judeus não poderiam “desconfiar” que o Batista fosse reencarnação de Elias, pois eles não tinham ideia do que significa reencarnar...

ou seja como todo mortal não sabia quem teria sido na sua vida passada, mas ja imaginou o bom João Batista  pregando amor ao próximo sendo acusado de ter cortado a cabeça de  450 pessoas, na sua vida passada como Elias?

Sinceramente, nunca imaginei isso...

E você, já imaginou a encrenca que seria para o bom João Batista Jesus anunciando que ele era reencarnação de Elias e os descendentes dos decapitados exigindo justiça?

è como digo algumas pessoas sendo apresentadas a si mesmas podem acabar morrendo de susto, ou o mais provável ficando loucas! pois quando nossa realidade nos machuca demais   desejamos fugir dela!

Conheci pessoas que viviam em constante ansiedade angustiosa por pensarem que suas moradas estivessem repletas de espíritos do mal, talvez você e outros vivam angústias parecidas, preocupados com o que teriam feito de ruim em vidas pretéritas e, por não saberem, têm uma existência recheada de incertezas e temores indefinidos.

Mas chegará o dia do nosso juizo afinal em que poderemos assistir aos  filmes da nossas vidas e chegarmos a nossa moral da historia, para tentarmos construir nosso próximos roteiros mais felizes! :quase-anjo:
palavra da salvação cética cap 171 vers 1/04 segundo São Criaturos!

Dentro da hipótese reencarnacionista que advoga, esse juízo final vai demorar pra chegar, e bota demora nisso. Enquanto não chega toma-lhe mais sofrimento e novas encarnações. Se pagamos débitos desconhecidos realizados em vidas passadas, das quais não temos recordação, e ainda acumulamos novos débitos da presente vida, podemos estar com uma fatura impagável do lado de lá. O jeito vai ser reencarnar pela eternidade afora...

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #743 Online: 16 de Maio de 2017, 13:03:29 »

considere a maioria fora dos retangulos

Claro, só que não se pode tentar misturá-los.

e como podemos separar a essência dos efeitos, como pode haver corrente eletrica sem campo magnético, argumento que tudo é a  mesma e unica coisa manifestando estados diferentes! a separação é uma ilusão dos sentidos!

Amor eu entendo que faça parte do universo físico. Mas claro que é um debate com muito pano-pra-manga.

universo é o todo, não ha um fora! conjuntos e unidades abstrações da interpretação dos sentidos!

pelo que percebo as comunicações autenticas possuem um grau muito alto de dificuldades
Não se tem nenhum motivo pra supor que existam comunicações (por definição se tiver havido será "autêntica").
"Espíritos", se existirem, não mantém comércio com os vivos.
baseado em que adotou essa fé convicta?
eu  ja vi e ouvi casos bem convincentes! Claro que não para ceticos crentes! hihihihihihihihihihihihi

Claro, "médiuns" se houvessem, somente seriam confiáveis se inconscientes.
Na minha infância, quando eventualmente íamos em terreiro, os médiuns eram inconscientes.

tenho la meus ceticismo quanto estas inconciências

"Matéria" é um conceito vago e destituído de maior significação em física.
ô dó! coitado dos materialistas!
Como funciona o cérebro e a consciência não sabemos. É o que martelo sempre: por que é tão difícil ser humilde e admitir que não sabemos ao invés de ficar fantasiando "respostas" :?:
elementar minha cara bola omissa!
exercitar respostas, soluções é função da mente na construção do ser! é comoda e não humilde, este não sei!

E daí alegar que elas sejam reais (as "respostas" fantasiadas...). Porque fantasiar claro que é o caminho para a descoberta. Mas desde que haja algum tipo de retorno empírico do universo físico quanto à realidade da resposta fantasiada.
No entanto qual a desculpa "de prateleira" como diz o Americano dos espíritas pra não ocorrência no mundo real das alegações deles :?: Que "era antigamente"... retornando todas alegações deles à categoria prévia dos milagres que fomentam as religiões clássicas.

a energia materia esta sujeita a vontade dos seres inteligentes (vivos), ja outros seres estão mais ou menos sujeitos a vontade alheias, ou seja pode perguntar o que voce quiser para os espiritos se eles terão vontade de satisfazer suas necessidades ou não é decisão deles!
por isso falha é a psicologia , por que não pode padronizar ações de seres imprevisíveis! 

"hitler um homem de fé?"
Claro.

sim todos somos!

Bom, em 1° lugar não foi ele o 1° a imaginar como lhe mostrei.
2°) acha tão difícil assim alguém imaginar um barco fechado com ar dentro claro, navegando debaixo d'água :?:
Acha que antigos não terão pensado nisso, tirante, claro, as dificuldades práticas de fazer operacionalmente viável o engenho :?:

se desconhecerem a lei do empuxo, talvez tenham imaginado mas olhando para uma bóia ficaria dificil imagina-la afundando!
a não ser que seja uma bola inteligente muito  bem projetada!
com controle de volume! Tipo um submarino?
« Última modificação: 17 de Maio de 2017, 08:58:15 por Criaturo »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #744 Online: 16 de Maio de 2017, 13:11:17 »
  - Xavier, fraudulento; médiuns com venda nos olhos não produzem qq coisa; com 21 anos escrever Parnaso não é vantagem alguma; escrever cartinha p as mães é melhor nicho editorial...

Pensem um pouco; sejam éticos aqui pois acredito que em outros ambientes o sejam. Devaneiam mais que os crentes a quem criticam.
Dou exemplo:
A história da fenomenologia espiritualista cita nomes e datas de médiuns que curavam e davam diagnósticos precisos, mesmo sendo parvos iletrados.

"História" ou "estória"? Eis a questão!

As cartinhas de mães chorosas, compiladas em "Eles Voltaram", muitas delas sem que sequer um parente estivesse presente (leitura fria).

Eventuais coincidências? Ou as mães eram ou simpatizantes daquelas práticas ou desesperadas por acreditar naquilo? Também entra na questão da dúvida quanto a procedência.

Dois presumíveis "criminosos", inocentados em tribunal, após testemunho de Xavier através da psicografia em que detalhes desconhecidos foram trazidos à luz...

Situação elusiva.

Qualquer dos fatos citados acima vocês encontrarão elaborada contestação afirmando que houve fraude, em sites pela internet... e a isto vcs darão crédito.
Crédito não, contra crédito.

1. Diferente das religiões organizadas ele não avança na bolsa do crente e não precisa de qualquer hierático representante com funções salvíficas perante Deus. Com isto cria inimigos poderosos que ocultos nas sombras organizam e lideram ataques por meio de calúnias ou argumentação falaciosa.
Sim, o famoso nós" contra "eles"... Acho que já vi esse filme!

2. Pseudo intelectuais que por vaidade, inação ou incapacidade não assimilam ou compreendem seus postulados ou,
Creio que não, se fossem pseudointelectuais sua credibilidade não faria tanto estrago.

3.aqueles outros que, apegados e comprometidos com suas próprias crenças ou igrejas, seja pela pregação verbosa ou pela militância, se convencem do erro em que se encontram, mas já percorreram um caminho sem volta e precisam se justificar ante seus pares.
Fé tem dessas coisas...

Mas entre outras razões, e serão muitas com certeza, também há pessoas que ante a lógica insofismável que a DE ensina, baseada na reencarnação, se sentem vexadas por crerem que "as muitas vidas" é superstição e como tal o embasamento do Espiritismo é falso e insustentável.
Superstição é crença injustificada, não embasada por fatos, duvidar nesses casos é o comportamento esperado.

Mas vocês, meus amigos, devem continuar no combate pois talvez um dia passem a crer que estão de fato com razão. Atualmente é apenas birra e teimosia.
O espiritismo é tão combatido por que se mete a querer ser Ciência sem ter como ela, total embasamento nos fatos.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #745 Online: 16 de Maio de 2017, 13:18:48 »

considere a maioria fora dos retangulos

Por que pelo menos não muda a cor de suas respostas até conseguir dominar os quotes?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Aleister Crowley

• Nível 10
  • *
« Resposta #746 Online: 16 de Maio de 2017, 14:26:36 »

Dou exemplo:

Não é nada disso, caro debatedor.

Nada há de incrível nestas cartinhas psicografadas, não sei porque tanta gente se impressiona com isso.

Quem de fato contava todo o conteúdo presente nas cartas eram as próprias mães, que eram orientadas discretamente a agirem de tal modo, pois foram levadas a acreditar que só assim receberiam uma mensagem, e no vale-tudo para receber uma cartinha, elas contavam tudo.
Quando chegavam na sessão de psicografia, todas eram obrigadas a preencher uma ficha. Em seguida, esperavam horas, mesmo semanas, em várias idas e vindas, até que nesse interim já tivessem soltado informações suficientes para que o Chico elaborasse uma boa carta. Era assim que ele trabalhava. As mães acreditavam que se não contassem tudo, não receberiam uma carta. Observe que, de todas as milhares de mães que iam a Uberaba, somente umas cinco eram selecionadas em cada sessão. Não é difícil perceber como funcionava o truque. As mães selecionadas eram sempre as mais desesperadas por receber uma cartinha, as mais inconformadas com a perda dos filhos. Em suma, as que contavam tudo o que o médium precisava saber.
Basta observar o teor das cartas, eram todas iguais, como se no mundo espiritual os espíritos compartilhassem de um único estilo literário. Mesmo crianças ditavam mensagens como se fossem adultas, não relutando em ostentar um linguajar deveras complexo para sua idade. Sem dúvida, meu caro, era a mão de Chico Xavier nestas cartas todas.

Chico aprendeu o truque, com isso ganhou muita fama, e no fim acabou virando um mito nacional. É o Brasil!

Mas sobre a reencarnação, por que nenhum espírito superior ditou tal revelação para os médiuns anglo-saxões? Mesmo um médium do cacife de D.D. Home nunca recebeu tal informação. Muito pelo contrário, Home desdenhava completamente o reencarnacionismo franco. Por que só os médiuns de Kardec falaram disso?

Um conselho: esqueça o chiquismo e o roustainguismo. Se foque mais nas próprias obras de Kardec. O LE e o LM, por exemplo, negam veementemente a possibilidade existencial de umbrais, colônias espirituais e outras tantas bobagens inventadas e apregoadas por CX.
« Última modificação: 16 de Maio de 2017, 15:19:28 por Aleister Crowley »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #747 Online: 16 de Maio de 2017, 16:02:20 »

Não entendi o que tem a psicologia com a alegação inicial, de que “a mente humana não comporta duas existências”. Suponho que queira propor que a memória não registra fatos de outras existências. Quer dizer, está afirmando a reencarnação sem elucidar o problema do esquecimento.

Malandragem retórica ou desatenção?
Apenas falta de entendimento!
Porque a reencarnação age no mesmo modo operantis da psicologia, a idéia não é apresentar o espelho da verdade para não matar de susto as pessoas que se acham "boazinhas", como ceticos da realidade que não lhes agrada, elas instintivamente tentaram manter seu personagem vivo e sempre com  razão!
Deus não mandou Elias matar 450 pessoas que lhe perseguiam de morte,mas Elias não poupou seus inimigos, claro que na cabeça dele "tentar apoderar-se do  reino dos céus pela imposição da espada " era da vontade de Deus e não dele, assim matar infiéis do seu deus ciumento era aceitavel ao deus dos exércitos.
Mas por que diabos um Deus capaz de por fogo em madeira e pedras molhadas, não poderia ter feito morrer seus infiéis, por que um Deus que disse "não mataras" transformaria um dos seus profetas em um carrasco assassino?
Assim é que tal falta de discernimento espiritual diante do espelho da verdade , claro rejeitaria a imagem de um tirano religioso vingativo e de pronto assumiria a imagem de um "soldado de deus" mais um e o herói descrito por Jesus :

E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele. Mateus 11:12
Pois todos os profetas e a lei até João profetizaram;
e se quereis recebê-lo, ele mesmo é Elias que há de vir.
O que tem ouvidos, ouça.
Mateus 11:13-15

Claro que o antigo João Elias de forma algum aceitaria outro julgamento contradizendo sua imagem de herói divino, muito menos ter que ser educado pela decapitação da sua cabeça, ou seja necessario foi nascer anos depois como primo de Jesus e aprender com ele a mansidão dos que perdoam e oram pedindo coisas boas para os seus algozes!

Então Jesus lhe disse: Embainha a tua espada; pois todos os que tomam a espada, morrerão à espada. Mateus 26:52

diante de tal aprendizado ja estava apto a entender por que seria decapitado:

Ela, instigada por sua mãe, disse: Dá-me num prato a cabeça de João Batista. Mateus 14:8

por alguem que  ainda tambem não havia apreendido  perdoar o passado sangrento do profeta Elias:

1 Reis 19

1 Referiu Acabe a Jezabel tudo o que Elias havia feito, e como matara todos os profetas à espada.
2 Jezabel enviou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Assim me façam os deuses e ainda mais, se eu amanhã a esta hora não fizer à tua vida o que fizeste à deles.

claro que o "amanhã" de Jezabel só foi permitido por Deus seculos a frente!

é para isso que serve a reencarnação e carma "ensinar a enxergar quem realmente somos diante do espelho da vida" porque este é o único juiz a quem daremos ouvidos! 

palavra da salvação cetica !
segundo São Criaturos cap 171 vers. 01/04

« Última modificação: 17 de Maio de 2017, 09:00:36 por Criaturo »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #748 Online: 16 de Maio de 2017, 16:47:27 »

Chico não foi propriamente um fraudulento, apesar de ter se envolvido em algumas malandragens (materializações de espíritos e de perfumes). Era uma pessoa dotada de alguns talentos que, por razões pessoais, preferiu atribuir suas habilidades à ação de desencarnados.

Basta modesta examinação dos trabalhos xaverianos para que fique bem claro que era ele, e não os mortos, quem os produzia. Considere, por exemplo, as cartinhas psicografadas. Salta à vista a mesmice do estilo e do linguajar, como se no além todos os mortos passassem a redigir de igual modo.

Dou exemplo:

Seus exemplos não garantem a comunicabilidade entre encarnados e os sem carnes. Curas quase todas religiões alardeiam. As cartinhas foram para gente aflita por receber comunicação de seus mortos, qualquer coisa que assim parecesse era recebida como tal.

Criminosos inocentados  por juízes simpatizantes do espiritismo só o foram porque havia outros elementos nos autos que facultaram a sentença absolvitiva.  Um julgador que decidisse o destino do réu unicamente com base em psicografia teria problemas e a decisão seria passível de anulação.

Apesar de haver muitas fraudes no meio religioso, nem tudo pode ser reputado como tal. Há também ilusões, fantasias, exageros, fé de mais...

Apesar de, em boa parte das igrejas evangélicas,  haver  cobrança exagerada de dízimos, ofertas e outros agrados ao divino, que vão para o bolso do pastor, contribui quem quer,  quem acredita e acha que Deus vai lhes abrir as portas dos financiamentos celestiais: Macedo agradece. O espiritismo, como qualquer organização religiosa, tem que achar meios de angariar recursos, senão não sobrevive.

Pode ser que haja quem calunie o espiritismo, o mais comum, porém,  é a distorção, quer dizer: atribuir aos demônios o que os espíritas atribuem aos desencarnados, e ambos estão equivocados.

Essas duas são de difícil mensuração...

Se a lógica espírita fosse insofismável só a discutiriam sofistas e falaciosos e seria simples rebatê-los. Alegações como essa que faz carecem de significado. Se as denúncias contra o espiritismo (ou contra qualquer outra religião) pecassem pela falsidade seria fácil mostrar-lhes as fraquezas, mas o que os religiosos em geral fazem, incluindo os espíritas,  é acusar sem fundamentar.

Birra e teimosia é o kardecismo manter dogmas de há muito mostrados insensatos, por exemplo, o dogma da pluralidade dos mundos habitados, do magnetismo animal, da reencarnação, da comunicação com mortos, quando há argumentos fartos e evidências sólidas, ou reflexões lógicas, que demonstram a pobreza dessas conjeturas.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #749 Online: 16 de Maio de 2017, 18:58:02 »
Basta observar o teor das cartas, eram todas iguais, como se no mundo espiritual os espíritos compartilhassem de um único estilo literário. Mesmo crianças ditavam mensagens como se fossem adultas, não relutando em ostentar um linguajar deveras complexo para sua idade. Sem dúvida, meu caro, era a mão de Chico Xavier nestas cartas todas.
E, claro, "complexo" dentro do padrão dele. Geralmente linguagem beletrista ou bizarra; não realística. Este trecho seria dum falecido com carteira IFR multimotor - acho até que do próprio Eles Voltaram supramencionado:
Tempo de chuva, com a famosa cerração enganando os mais experimentados viajantes do ar. Fizemos o possível para que o dever fosse cumprido, mas o resultado não foi o previsto.
Painel tranqüilo e segurança total. Um leve movimento da máquina e o choque apareceu, inevitável. Duvido que alguém por mais informado, nas condições em que nos achávamos, consiga historiar nas palavras do mundo a ocorrência de que fomos vítimas.
Não creio que o fenômeno possa ser anatomizado com todos os rigores da técnica, até mesmo em nos reportando às caixas de informação nos instantes mais graves. Em mim o acontecimento adquiriu as proporções de uma bomba que me alcançasse, arrasando-nos.
Experimentei por dentro de mim aquela ansiedade de socorrer os viajores amigos, ou melhor, os companheiros que me faziam presença, mas nem de muito leve, consegui atuar com o meu intento.

Um conselho: esqueça o chiquismo e o roustainguismo. Se foque mais nas próprias obras de Kardec. O LE e o LM, por exemplo, negam veementemente a possibilidade existencial de umbrais, colônias espirituais e outras tantas bobagens inventadas e apregoadas por CX.
É... o Kardec ainda é o mais razoável.
« Última modificação: 16 de Maio de 2017, 19:06:10 por Gorducho »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!