O que houver de verídico não só não deve ser original, como trivial.
Seria trivial se não fosse ignorada, temporariamente ou permanente, por jornalistas de grande parte ou a maior parte da grande mídia. Muitas vezes tais verdades foram erroneamente chamadas de "teoria da conspiração olaviana".
Mesmo que seja verdade essa história que Olavo seja um perfeito idiota, isso só reforça o questionamento da qualidade do jornalista médio da grande mídia. Até um perfeito idiota consegueria dizer as verdades omitidas pela figura desse jornalista
De modo geral a mídia deve sim dar atenção devida ao que de fato há de importante. Na maior parte do tempo isso de "isso a globo/MSM não mostra é teoria da conspiração, e na medida que não, será um pouco mais pendendo a favor do sentido contrário ao de "conspiração comunista," com coisas recebendo pouca atenção devido a interesses de pessoas/grupos alheios ou antagônicos a comunismo. Exceto dentro da teoria da conspiração de que praticamente todo mundo é secretamente "comunista," mas então a palavra perde o significado completamente, junto com a argumentação.
Evidentemente uma pessoa consistentemente enganada sobre uma vasta quantidade de coisas que prega não estará enganada "em tudo", mas é um indício muito forte de ser perda de tempo ouví-la. Não se procura pérolas no chiqueiro.
Você está falando como gostaria que o mundo fosse, não como o mundo real é. Goste ou não, Olavo de Carvalho é muito influente em várias esferas e suas piores ideias são realmente capazes de causar estrago se as pessoas as adotarem em combo. As pessoas usualmente podem ser convencidas por fatores de vieses cognitivos pobres em razão, mas ricos em eloquência. Ignorar as ideias de Olavo não é a boa estratégia para minimizar o estrago que ele pode causar.
Nesse trecho em particular citado, é minha avaliação pessoal; se um sujeito acredita que dá para encontrar água andando por aí com uma forquilha e sentindo as "energias", búzios, e o escambau, eu não perderei meu tempo com qualquer elucubração que ele faça sobre geopolítica ou filosofia.
É claro que a influência que essas pessoas têm sobre seu nicho oferece um risco a sociedade, nesse sentido não dá para ignorar. Nem por isso eu fico acompanhando tudo que falam pessoas como Alex Jones, Rush Limbaugh, Lord Monckton, Michael Behe, etc. Até porque geralmente tem sempre alguém destrinchando as baboseiras antes de mim, que é o que mais provavelmente vou acabar vendo, e me basta. Com Olavo de Carvalho e outros brasileiros nessa linha, infelizmente essa análise é mais rara e muitas vezes mais rasa. Gostaria que houvesse mais respostas no mesmo nível que vejo aos análogos no mundo anglófono.