Não adianta, ainda é cedo pra população brasileira entender que não existe 13°, FGTS, ou qualquer outro tipo de "benefício" que a lei exige. A humanidade não está evoluída o suficiente pra compreender que o 13° nada mais é que a soma de 1/12 descontados do salário mensal do trabalhador. Ao passo que FGTS também é descontado de seu salário.
Até parece que se a o artigo da constituição e as leis sobre 13° fossem revogadas, que os patrões em geral iriam passar a pagar uma parcela mensal equivalente . Até parece...
A quem pensam que enganam ?
Então você acha que o 13° aumenta a renda anual do trabalhador?
Que tal instituirmos 14°, 15°, 16°, + ... , n°
Certamente os patrões irão pagar um salário a mais no ano sem que o salário mensal seja diminuído, não é mesmo?
Por que será que nenhum governante nunca pensou nisso? É uma ideia brilhante!
Não estou discutindo supostos efeitos colaterais. Apenas estou duvidando totalmente que, em geral, os patrões iriam passar a parcela mensal do 13° para os trabalhadores atuais, caso o 13° fosse revogado.
Essa que é a questão.
Os trabalhadores, em geral, iriam ter a sua renda total anual diminuída, sim. No geral, os patrões iriam ficar com essa diferença para eles mesmos ou para a própria empresa.
Você tem todo direito de ser a favor de diminuir a renda do trabalhador e de aumentar os ganhos do patrão e/ou da empresa. Mas, só não pense que patrões e semelhantes podem enganar numa boa com essa conversa mole de que, no geral, não faria diferença para o trabalhador assalariado.