Baixar o salário dos brasileiros para aumentar a competitividade da mão-de-obra nacional é de "esquerda"?
???????????????????????
Afff. Desvalorização cambial agora é redução do salário real. O brasileiro ganha em dólar pelo jeito.
É esta a posição de Ciro Gomes e seus mentores intelectuais:
"Para que não reste dúvida, uma das seções do livro tem o seguinte título: Por que os trabalhadores aceitariam uma redução dos salários? A resposta é que o governo lideraria um debate entre trabalhadores e empresários, mostrando que no fim das contas esse seria o melhor caminho."
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/colunistas/pedro-fernando-nery/ciro-quer-reduzir-o-salario-de-todos-os-brasileiros-precisamos-falar-sobre-isso/
Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
Existe alguma perspectiva acadêmica respeitável que divirja da noção de uma desvalorização cambial ser efetivamente uma redução salarial para o mesmo salário nominal?
E pior por causa disso, você acha que Ciro não é de esquerda.
No caso, é um aspecto talvez até liberalóide de seu desenvolvimentismo. A idéia de a redução do custo da mão-de-obra é eventualmente benéfica à economia é mais comumente associada à direita, embora possa haver (como há no caso) interpretação social-[neo]liberal dos fenômenos, dizendo que no fim das contas os resultados serão melhores mesmo para os mais pobres.
Esse tipo de rotulação de "esquerda" por uma consideração mais generosa ("não há o desejo de privilegiar os ricos em detrimento dos pobres, mas do melhor para todos, mesmo para os mais pobres") é por via de regra negada àqueles de fora da "esquerda" no sentido nominal/conjectural, da panelinha dos petistas e partidos/figuras mais próximas, ficando de fora até mesmo ao FHC/PSDB, de direita na acepção petista. Até Marina Silva recentemente, não lembro se foi atacada como "direitista," com esse termo em si, mas foram nessa linha os ataques, "quer tirar a comida dos pobres e dar para os banqueiros".
Vejo até você argumentar: "Ciro no máximo seria um esquerdista/direitista antitralhismo/reducionista de salário..."
Isso é em referência a eu ter dito que Bolsonaro não é de esquerda, com fraseamento similar.... você considera Bolsonaro de esquerda?