Autor Tópico: A verdadeira face do aborto  (Lida 58957 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: A verdadeira face do aborto
« Resposta #250 Online: 22 de Abril de 2007, 03:49:32 »
Agora eu entendi, se eu refuto algum argumento a favor do aborto, eu automaticamente passo a ser do partido político contra o aborto e sigo exatamente tais idéia.
Porque o mesmo argumento que você usa contra o aborto servem para defender a vida de bactérias,insetos que devastam plantações e vírus……

Porque ser contra aborto e tomar antibiótico?Isso é antropocentrismo…….
Se depende de argumentos biológicos. Sim. Mas não é o que ocorre em nossas vidas.
Um óvulo fecundado pode ou não ir para frente, e um óvulo não fecundado pode ou não ser fecundado. Não faz nenhum sentido o argumento do "é previsto após a fecundação".
fazendo uma vista grossa pras possibilidades, sim, ambos 'podem ou não' da mesma maneira. não são iguais as situações de um tiro que pode te acertar com 5% de chances e um que pode com 80%.
Esse argumento não deixa de não ter fundamento. Ou possui direito a vida ou não, não há 5% ou 80% se tratando disso.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #251 Online: 22 de Abril de 2007, 03:59:08 »
O meu argumento a favor do aborto nunca foi o biológico.Usei o argumento do SNC apenas para definir até quando o aborto deve ser permitido.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #252 Online: 22 de Abril de 2007, 04:00:50 »
Usei o argumento do SNC apenas para definir até quando o aborto deve ser permitido.
É um argumento biológico.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #253 Online: 22 de Abril de 2007, 04:08:38 »
Usei o argumento do SNC apenas para definir até quando o aborto deve ser permitido.
É um argumento biológico.

Sim, mas não para defender o aborto..........
Esse argumento biológico serve tanto para dizer até quando se deve fazer um aborto quanto porque é melhor matar um Staphylococcus do que uma vaca.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #254 Online: 22 de Abril de 2007, 04:11:14 »
Esse argumento biológico serve tanto para dizer até quando se deve fazer um aborto
Dizer se até certa hora pode já é defender o aborto. Aborto inclui todos os 9 mêses...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #255 Online: 22 de Abril de 2007, 04:14:21 »
Ai ai ai............

Pode-se fazer aborto?Pode-se.......
Até quando?Antes de se formar o SNC.......
Captou a sequência de pensamento?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #256 Online: 22 de Abril de 2007, 04:41:17 »
Não, todo esse tópico foi quase sobre o sistema nervoso central ter realmente valor ou não. Vai querer iniciar a discussão de se o argumento biológico é válido ou não novamente?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #257 Online: 22 de Abril de 2007, 05:00:47 »
Não........ a questão do tópico é se aborto é válido ou não..........
Se o SNC tem valor ou não é o que você deve se perguntar da próxima vez que tomar um antibiótico.Se tomar é antropocentrismo e vai contra toda a sua argumentação .

Porque a sua vida vale mais que a da bactéria que infecciona sua garganta?
Porque a vida de um embrião vale mais que a de um bebê?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #258 Online: 22 de Abril de 2007, 05:05:30 »
é o que você deve se perguntar da próxima vez que tomar um antibiótico.Se tomar é antropocentrismo e vai contra toda a sua argumentação .
Em termos biológicos para se precaver de destruir vidas, isso incluiria perguntas como: será que eu tenho mais direito a vida que essas bactérias?
Tudo bem, nas nossas vidas é ridículo, mas em termos biológicos sobre o que é vida, é algo real.

Uma filosofia sobre a vida baseada na biologia é bem longe do que fazemos nas nossas vidas. Então, a menos que você se pergunta se sua vida vale mais que uma bactéria, querer estipular um limite para a gravidez baseado na biologia é hipocrisia, é querer justificar de forma que se você baseasse sua vida nesse tipo de justificativa não conseguiria viver.

No útero o ser passa de átomos para poucas células até virar um ser humano completo que só requer crescimento. Não existe barreira justificável que separe um de outro. Querer usar a biologia, falando sobre o sistema nervoso, para justificar isso é bobagem, a biologia não segue nenhuma dessas idéias antropocentristas e estranhas, ela simplesmente não tem nenhuma definição para vida.

Ou seja, a questão real resume-se sobre a mãe ter de usar o corpo para sustentar outro ser. É mais para questão na sociedade. Como eu disse, argumento biológico sobre o aborto é no mínimo falácia.
« Última modificação: 22 de Abril de 2007, 05:17:05 por Ilovefoxes »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #259 Online: 22 de Abril de 2007, 05:16:28 »
Ai é que esta o x da questão Fox....... A diferença entre uma bactéria e um embrião só surge depois de formado o sistema nervoso central, porque a partir disso o embrião passa sentir as coisas.Antes disso, abortar não é diferente de tomar um antibiótico.Depois disso abortar é a mesma coisa que matar uma vaca, o que eu também sou contra..... Não porque um merece viver mais ou menos  que o outro, mas porque ambos sentem.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #260 Online: 22 de Abril de 2007, 05:21:24 »
"Ambos sentem", a biologia não te dá uma definição de qual ser tem direito a vida, esse tipo de argumento não serve para nada. Como eu disse por todo o tópico, você está sendo antropocentrista.

Aliás, o que você poderia estar tentando fazer é comparar a nossa realidade no dia-a-dia, algo como "mas nós nos importamos com animais, por isso o ser com cérebro tem direito a vida", mas infelizmente também existem aqueles que beijam árvores. Não dá nem para comparar com o que fazemos no resto da sociedade, se defendemos ou não seres com ou sem sistema nervoso.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #261 Online: 22 de Abril de 2007, 05:27:38 »
Aonde voce me viu dizer que o ser humano tem preferencia a vida?Onde voce me viu dizer que a humanidade deve ser o foco da existencia?Onde voce me viu colocar o ser humano como centro de alguma coisa?

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #262 Online: 22 de Abril de 2007, 06:55:21 »
Eu acho que existem pontos cruciais.

O ponto crucial do argumento da SNC é querer comparar humanos desenvolvidos com humanos em estágios primitivos:

Humanos sem atividade cerebral não tem como desenvolver novamente todo seu SNC afim de voltar a viver. Já os humanos em estágios primitivos irão desenvolver o SNC e viverão!
Humanos sem atividade cerebral não são capazes de sobreviver sem a intervenção humana. Ao contrário, embriões são capazes de sobreviver e é a intervenção humana o que põe em risco sua existência!

Por isso é tão mais simples dizer quando os humanos desenvolvidos "estão mortos", e entenda esse simples como simples para fazer a escolha médica porque ainda é motivo de discussão se estão vivos ou mortos.

O ponto crucial do argumento "eles sentem":

Existem mortes rápidas e indolores as quais eles se quer perceberiam.

O ponto crucial do argumento as mães iriam sofrer:

Posso treinar um gato para sofrer a todo instante em que ele ouvir ave maria. Alguém aqui já viu laranja mecânica?
« Última modificação: 22 de Abril de 2007, 07:08:04 por Tarcísio »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #263 Online: 22 de Abril de 2007, 11:55:15 »
Aonde voce me viu dizer que o ser humano tem preferencia a vida?Onde voce me viu dizer que a humanidade deve ser o foco da existencia?Onde voce me viu colocar o ser humano como centro de alguma coisa?
O simples fato de você seguir essa linha de raciocínio: eu sou assim, o embrião é assado, logo ele não tem direito a vida...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #264 Online: 23 de Abril de 2007, 02:02:04 »
Só pra constar um feto, que não deve nem ser chamado de feto e sim de embrião, na quarta semana de gestação tem meio centímetro. E na décima 3 cm.
« Última modificação: 23 de Abril de 2007, 02:05:20 por Fabi »
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #265 Online: 23 de Abril de 2007, 06:12:04 »
O simples fato de você seguir essa linha de raciocínio: eu sou assim, o embrião é assado, logo ele não tem direito a vida…

Do mesmo modo que fazemos com bactérias que infeccionam a garganta…. Com exeção das pessoas que não tomam antibiótico por ser biocentrista ( alguém faz isso?), todo o resto da humanidade é antropocentrista  segundo o seu conceito.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #266 Online: 23 de Abril de 2007, 20:26:30 »
Do mesmo modo que fazemos com bactérias que infeccionam a garganta…. Com exeção das pessoas que não tomam antibiótico por ser biocentrista ( alguém faz isso?), todo o resto da humanidade é antropocentrista  segundo o seu conceito.
Não lembro de já ter visto gente dando importância a vírus senão por fobia (é, medo de vírus, já ouvi falar disso), mas há os que descem porrada quando vêem um pisoteando formigas ou que se amarram a uma árvore com uma serra-elétrica apontada. Puro emocional, não sentem pena de bactérias só porque não vêem.

Aliás, nessa questão de continuar a comparar feto com óvulo para indicar a barreira mágica que o cérebro cria, na verdade a maioria de nós mata insetos, que possuem cérebro, e dá quase a mesma importância que dá a bactérias.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #267 Online: 24 de Abril de 2007, 07:08:19 »
Não lembro de já ter visto gente dando importância a vírus senão por fobia (é, medo de vírus, já ouvi falar disso), mas há os que descem porrada quando vêem um pisoteando formigas ou que se amarram a uma árvore com uma serra-elétrica apontada. Puro emocional, não sentem pena de bactérias só porque não vêem.

Aliás, nessa questão de continuar a comparar feto com óvulo para indicar a barreira mágica que o cérebro cria, na verdade a maioria de nós mata insetos, que possuem cérebro, e dá quase a mesma importância que dá a bactérias.

Sabe a diferença entre sistema nervoso central e cérebro?Sabe que seres possuem SNC?Sabe qual é a função do SNC?sabe a diferença entre vertebrados e invertebrados?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #268 Online: 24 de Abril de 2007, 10:47:05 »
Sei.

Agora a definição de direito a vida equivale a ter ou não coluna vertebral?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #269 Online: 25 de Abril de 2007, 14:13:38 »
:demente:
O Barata Tenno deve ser um santo. :louva:

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #270 Online: 25 de Abril de 2007, 17:44:05 »
Os dois têm cabeças muito duras, mas não vejo nada construtivo saindo de um comentário desse Fabi.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #271 Online: 25 de Abril de 2007, 18:57:29 »
Os dois têm cabeças muito duras, mas não vejo nada construtivo saindo de um comentário desse Fabi.
Normal, você nunca vê nada construtivo em nada.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #272 Online: 25 de Abril de 2007, 21:14:20 »
Normal, você nunca vê nada construtivo em nada.
Na verdade, eu sempre vejo coisas construtivas, ou pelo menos que induzem a construção de algum conceito novo. Por exemplo ali em cima:

:demente:
O Barata Tenno deve ser um santo. :louva:

Pela carinha de demente seguida do comentário maldoso, percebe-se que você é fraca da cabeça, pois deixa seu estado de espírito se alterar por uma discussão, de net, da qual você nem está participando!

Por que não "Barata Tenno, você deve ser um santo"? Você não comentou diretamente para ele… Isso, sem abrir novos precedentes, ampara dois conceitos sobre você: um, que você quer mesmo que outra pessoa interprete seu comentário; dois, que falando para todos e pisando num "mais fraco" os demais irão te "aceitar".

Pelo comentário que dirigiu a mim, incluindo ai pedidos de banimento de usuários quando a moderação não julgava correto banir, conceituo que você é egocêntrica e que na sua visão, geralmente, os outros é que estão errados. Difícil é aceitar um conselho. Pessoas, a autoridade, tem muito mais valor e crédito que a idéia, racionalidade.

De comentários anteriores a esses podemos construir muitas outras coisas. Garimparei seus posts no forum. Da próxima vez que agir de forma malígna comigo vou te ensinar a adjetivar os outros.

Ps.: Em nada eu não tenho como ver coisa alguma.
« Última modificação: 25 de Abril de 2007, 21:17:56 por Tarcísio »

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #273 Online: 25 de Abril de 2007, 23:17:23 »
Se irritou porque eu falei que o Barata é um santo?
Falo de novo: :twisted:
Barata Tenno você é um santo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #274 Online: 26 de Abril de 2007, 00:50:05 »

Arghhh........ mas isso está realmente andando devagar.

O cérebro não cria uma "barreira mágica".

O estado do cérebro humano é o critério para vida humana, daí existir o termo "morte cerebral".

Com isso, todos concordamos. Ou penso que sim. Alguém aqui é a favor do direito de se matar pessoas com cérebros formados e perfeitamente funcionais a não ser em situações bem peculiares e especiais (como legítima defesa)?

Não? Ótimo, então acho que podemos prosseguir sem a analogia com cérebros de insetos que matamos sem que seja uma grande questão moral, ou coisas parecidas. Porque eles não tem cérebros humanos.

Só daí, do fato de que se fala de "morte cerebral", já se poderia deduzir logicamente o "inverso", a "vida cerebral", e tomar quando ela começa como parâmetro.

Para somar pontos a favor dessa posição: abortos espontâneos já não são popularmente considerados homicídios culposos nem mesmo "abortos culposos" (e nem aborto é legalmente homicídio, diga-se de passagem), e boa parte das pessoas não é contrária ao aborto de fetos anencefálicos. Por que? Porque não têm cérebro, não tem "vida cerebral".

Mesmo abortos "dolosos" não são comumente tratados como abortos se forem, por exemplo, realizados através de "pílula do dia seguinte" ou outros métodos que são técnicamente abortivos (impedem o implante do embrião no útero, se não estou enganado) que são meio que assimilados pelas pessoas como anticoncepcionais, dado o estágio extremamente prematuro do aborto.

Durante alguns estágios de desenvolvimento embrionário e talvez fetal (nunca me lembro quando começa a ser chamado de feto exatamente), não há "vida cerebral", e é bem coerente que se pudesse aplicar a mesma lógica.

Eu vejo como incomparavelmente mais lógico que a confusão argumentativa de todas variantes de pró-vidas, com malabarismos e contorcionismos do tipo que o zigoto deve ser protegido enquanto o óvulo não porque o último é apenas haplóide, mas as outras células diplóides diversas não precisam ser igualmente defendidas porque não tem o mesmo potencial que o zigoto; ou que pode-se usar camisinha e matar espermatozóides mas não DIU porque não se pode matar os espermatozóides que já foram liberados na vagina e etc.

E de qualquer forma, voltando a comparações com outros seres, eu acho realmente um pouco pior matar um ser já mais formado, mesmo que não humano, como um pequeno mamífero, mesmo um rato, ou um pequeno pássaro, do que um zigoto ou embrião humano (ou não) parcamente organizado. Não chegaria a ponto de achar pior matar um inseto, na verdade seria nesse ponto apenas indiferente, ainda que não ache que se deva sair matando insetos por diversão, sem propósito. Não só pela sensação de dor, ainda que, se for necessário matar, tanto melhor fazer da forma mais indolor possível.

Sim, é um tipo de "vertebradocentrismo" e "desenvolvimentocentrismo", mas ao mesmo tempo é bastante lógico, de acordo com os preceitos morais e filosóficos mais comuns no ocidente. Para discutir isso acabariamos indo muito fora do tópico e tendo que se filosofar muito além do necessário, passando por coisas de niilismo, kantianismo, utilitarismo e muito mais provavelmente. Mas como eu já disse, é bem inútil já que é unânime que as pessoas com atividade cerebral devem ter suas vidas protegidas. 

E se for para querer diminuir qualquer posição por ser qualquer-coisa-centrista, há que se lembrar que posição que defenda o zigoto e o óvulo não, é "fecundocentrista", algo simplesmente bem ilógico, praticamente surreal, pelos motivos que já expliquei anteriormente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!