Autor Tópico: O que você consideraria uma evidencia da existencia de deus  (Lida 48249 vezes)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: O que você consideraria uma evidencia da existencia de deus
« Resposta #325 Online: 29 de Novembro de 2010, 13:39:35 »
Para a teologia judaico-cristã, Deus é uma pessoa (não um homem). A semelhança entre Deus e o homem está aí, o fato de ter personalidade. Para o cristianismo, Deus não é impessoal, como crê nosso amigo Lusitano. Deus não está em tudo, mas tem uma individualidade.

Tal individualidade que fornece até a idéia de politeísmo, mas este assunto é batido demais para ser discutido aqui.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #326 Online: 29 de Novembro de 2010, 17:12:15 »
Para a teologia judaico-cristã, Deus é uma pessoa (não um homem). A semelhança entre Deus e o homem está aí, o fato de ter personalidade. Para o cristianismo, Deus não é impessoal, como crê nosso amigo Lusitano. Deus não está em tudo, mas tem uma individualidade.
Há cristãos que acreditam em que Deus é tudo e está em toda a parte, sempre.
Dizer que ele não está em tudo é lhe definir limites.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #327 Online: 29 de Novembro de 2010, 17:28:40 »
Caro famado

Para a teologia judaico-cristã, Deus é uma pessoa (não um homem). A semelhança entre Deus e o homem está aí, o fato de ter personalidade.

Temos aqui uma controvérsia, sobre o significado da palavra pessoa.

Segundo o diccionário Porto Editora - pessoa - é o ser humano considerado na sua individualidade física e espiritual.

Segundo o 2.º testamento, Jesus Cristo, é considerado verdadeiro deus e verdadeiro homem. Ora o atributo de pessoa, só convém ao ser humano. Logo não há, como não concluir, que deus é um ser humano.

Para o cristianismo, Deus não é impessoal, como crê nosso amigo Lusitano. Deus não está em tudo, mas tem uma individualidade.

Talvez você, ainda não tenha percebido muito bem, o meu conceito de deus... Eu concebo-o, numa variação de significados e graus dentro da natureza.

Ao mesmo tempo que é a natureza da vida e a cadeia alimentar... Deus, é a infra e a superestrutura do universo e a unidade cósmica.

Deus, é o Homem Humanidade; mas também é o Homem singular, o ser pensante e espiritual.

DEUS, É O QUE VOCÊ É :!: :arrow: :ideia:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #328 Online: 29 de Novembro de 2010, 17:48:56 »
Caro Franciscodog

Segundo o princípio antrópico, "a natureza é primorosamente ajustada para a possibilidade de vida no planeta Terra: se a força gravitacional fosse reduzida ou aumentada em 1%, o Universo não se formaria; por uma minúscula alteração na força eletromagnética, as moléculas orgânicas não se uniriam.

Nas palavras do físico Freeman Dyson, parece que o 'Universo sabia que estávamos chegando'. O Universo não se assemelha a um lance de dados aleatório. Parece pura e simplesmente proposital.

"Vemos o universo da maneira como ele é porque, se fosse diferente, não estaríamos aqui para vê-lo".

Stephen Hawking trabalha com a hipótese de que a natureza continuamente gera universos diferentes uns dos outros. Desses universos poucos geram vida inteligente. O nosso Universo gerou vida inteligente, ao acaso, mas quando nos admiramos do nosso universo, devemos levar em conta que ele é admirável porque estamos aqui, vivos e inteligentes para admirá-lo, enquanto um sem número de universos que não vemos são hostis à vida, inteligente ou não.

A ideia que a natureza cósmica, gerou vida, por pura aleatoridade casual, parece-me uma especulação, absolutamente irracional.

Sou de opinião - que na ausência de consciências, racionalmente inteligentes - não há provas de que o universo possa exista. :ideia: 

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #329 Online: 29 de Novembro de 2010, 21:25:04 »
Há cristãos que acreditam em que Deus é tudo e está em toda a parte, sempre.
Dizer que ele não está em tudo é lhe definir limites.

Bem, o cristianismo mais tradicional não define Deus conforme o panteísmo. Deus é uma pessoa com uma individualidade. Pode ser que haja correntes que definam outra coisa e se auto-denominem cristãs, mas não é como define a maioria da cristandade.

Outra coisa, a onipresença de Deus se traduz em Ele estar em todos os lugares e não que Ele está em tudo.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #330 Online: 29 de Novembro de 2010, 21:30:20 »
Caro famado

Para a teologia judaico-cristã, Deus é uma pessoa (não um homem). A semelhança entre Deus e o homem está aí, o fato de ter personalidade.

Temos aqui uma controvérsia, sobre o significado da palavra pessoa.

Segundo o diccionário Porto Editora - pessoa - é o ser humano considerado na sua individualidade física e espiritual.

Segundo o 2.º testamento, Jesus Cristo, é considerado verdadeiro deus e verdadeiro homem. Ora o atributo de pessoa, só convém ao ser humano. Logo não há, como não concluir, que deus é um ser humano.
Para o cristianismo tradicional, há três tipos de pessoas: a humana (nós), a engelical (anjos, demônios e satanás) e a divina.

Para o cristianismo, Deus não é impessoal, como crê nosso amigo Lusitano. Deus não está em tudo, mas tem uma individualidade.

Talvez você, ainda não tenha percebido muito bem, o meu conceito de deus... Eu concebo-o, numa variação de significados e graus dentro da natureza.

Ao mesmo tempo que é a natureza da vida e a cadeia alimentar... Deus, é a infra e a superestrutura do universo e a unidade cósmica.

Deus, é o Homem Humanidade; mas também é o Homem singular, o ser pensante e espiritual.

DEUS, É O QUE VOCÊ É :!: :arrow: :ideia:
Eu entendo o seu ponto de vista, mas ele não é o mesmo do cristianismo. Não estou fazendo juízo de valor. Não estou dizendo que ele está certo ou errado, mas que ele é diverso daquele definido pelo cristianismo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #331 Online: 29 de Novembro de 2010, 23:10:40 »
[...]
Outra coisa, a onipresença de Deus se traduz em Ele estar em todos os lugares e não que Ele está em tudo.

Caro famado.

Seria interessante voce explicar como isto ocorre.
Foto USGS

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #332 Online: 30 de Novembro de 2010, 06:52:00 »
A ideia que a natureza cósmica, gerou vida, por pura aleatoridade casual, parece-me uma especulação, absolutamente irracional.
Pelo contrário, é a hipótese mais racional, já que não vemos essa tal inteligência que teria gerado a vida.
Sou de opinião - que na ausência de consciências, racionalmente inteligentes - não há provas de que o universo possa exista. :ideia:  
O universo não precisa de nós para existir.
Ele estava aqui muito antes de nós e continuará aqui muito depois de nós.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #333 Online: 30 de Novembro de 2010, 07:58:20 »
Quanto à sua onipresença, definiria isso como uma espécie de esfera fechada. Quer dizer, que Deus seria como um recipiente que envolve toda a existência, sendo que toda esta existência estaria contida dentro dele, e este, como envolve toda a existência, estaria em todos os lugares. Deus em si seria a borda, mas sua influência estaria dentro deste "recipiente". Ou seja, estaria em todos os lugares dentro desta existência. E como não há nada além de Deus, não haveria nada para além desta borda, já que é o limite da existência que concebemos.

Só que este recipiente não seria um espaço, mas sim uma dimensão que envolve as demais, assim como seria também uma faixa de frequência eletromagnética limite, muito acima a dos raios cósmicos, uma frequência transcendental. Diria que as leis primárias da natureza, que seriam a base para todos os universos, seriam sutis por isso, por terem efeito geral, e não apenas local. E por terem vindo deste mecanismo extradimensional.

Não haveria porque em se discutir o que haveria além desta "borda". Seria como que tentar explicar o que deu origem ao que causou o universo. Porém esta influência não seria uma ação direta por uma vontade ou planejamento mesquinho, mas por meio das leis naturais primárias que vêm a partir deste suposto deus, que nada mais seriam que uma força primária que rege tudo, e não uma entidade pensante ou mitológica, esta criada pela imaginação dos homens... e possivelmente por espíritos também. Mecanismo este que existiria por acaso, assim como muitos pensam a respeito da existência do mundo material. O acaso e uma causa primária seriam a mesma coisa.

Taí o meu conceito da onipresença de Deus.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #334 Online: 30 de Novembro de 2010, 08:08:33 »
Caro Fernando Silva

lusitano, ontem às 17:48:56.

........................................................... ....

Pelo contrário, é a hipótese mais racional, já que não vemos essa tal inteligência que teria gerado a vida.

Embora eu concorde - que há alguma lógica na sua opinião - discordo da sua hipótese, como sendo a mais racional... O mais racional para mim, é que o universo cósmico, é naturalmente inteligente: uma prova, é a existência de vida inteligentemente consciente, em que você é um dos seus componentes, a bordo do planeta em que vivemos.

Sou de opinião - que na ausência de consciências - racionalmente inteligentes, não há provas de que o universo possa exista.   

.........................................................

O universo não precisa de nós para existir.

Ele estava aqui muito antes de nós e continuará aqui muito depois de nós.

Se você não existir, como é que sabe que o universo existe :?: :arrow: :|

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #335 Online: 30 de Novembro de 2010, 08:42:06 »
[...]

Caro famado.

Seria interessante voce explicar como isto ocorre.

Bem... Deixa eu pensar... "Não sei ao certo" seria uma boa explicação?

Se não servir tenho outras (mas não muitas).

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #336 Online: 30 de Novembro de 2010, 08:54:35 »
Quanto à sua onipresença, definiria isso como uma espécie de esfera fechada. Quer dizer, que Deus seria como um recipiente que envolve toda a existência, sendo que toda esta existência estaria contida dentro dele, e este, como envolve toda a existência, estaria em todos os lugares. Deus em si seria a borda, mas sua influência estaria dentro deste "recipiente". Ou seja, estaria em todos os lugares dentro desta existência. E como não há nada além de Deus, não haveria nada para além desta borda, já que é o limite da existência que concebemos.

Só que este recipiente não seria um espaço, mas sim uma dimensão que envolve as demais, assim como seria também uma faixa de frequência eletromagnética limite, muito acima a dos raios cósmicos, uma frequência transcendental. Diria que as leis primárias da natureza, que seriam a base para todos os universos, seriam sutis por isso, por terem efeito geral, e não apenas local. E por terem vindo deste mecanismo extradimensional.

Não haveria porque em se discutir o que haveria além desta "borda". Seria como que tentar explicar o que deu origem ao que causou o universo. Porém esta influência não seria uma ação direta por uma vontade ou planejamento mesquinho, mas por meio das leis naturais primárias que vêm a partir deste suposto deus, que nada mais seriam que uma força primária que rege tudo, e não uma entidade pensante ou mitológica, esta criada pela imaginação dos homens... e possivelmente por espíritos também. Mecanismo este que existiria por acaso, assim como muitos pensam a respeito da existência do mundo material. O acaso e uma causa primária seriam a mesma coisa.

Taí o meu conceito da onipresença de Deus.

Ok. Acho que entendi. É uma definição meio panteísta e, como tenho dito, diferente do que pensa o cristianismo convencional.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #337 Online: 30 de Novembro de 2010, 09:15:07 »
Qual seria a desculpa dos ateus se Jesus voltasse hoje?
Será que eles continuariam dizendo que a nossa mente é uma bosta?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #338 Online: 30 de Novembro de 2010, 09:21:38 »

Você precisa abranger mais sua pergunta:

Qual seria a desculpa dos ateus se Jesus, Apolo, Zeus, Mitra, Baal, etc... voltassem hoje?

Desculpe-me, mas este mote religioso não cola aqui.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #339 Online: 30 de Novembro de 2010, 09:56:55 »
E se apolo, Zeus etc, voltasse?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #340 Online: 30 de Novembro de 2010, 10:33:02 »

:hehe:

Agora você pegou o espírito da coisa?
Viu o quão absurdo pode ser se levarmos a sério as mitologias?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #341 Online: 30 de Novembro de 2010, 11:42:08 »
Se você não existir, como é que sabe que o universo existe
Porque temos evidencias que o universo existia muito antes da Tera ser formada, isso serve?

Edit: quotes
« Última modificação: 30 de Novembro de 2010, 12:38:20 por Contini »
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #342 Online: 30 de Novembro de 2010, 11:46:00 »
O ceticismo, diferente do "raciocínio" engessado do religioso admite um fato mediante provas, ou pelo menos o considera mediante fortes evidencias.

Diferente de religiosos que são confrontados com evidencias da não existencia de um deus cristão, mas se recusam a aceitar, mais ou menos como está acontecendo neste tópico e em outros por aqui.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #343 Online: 30 de Novembro de 2010, 12:34:21 »
O universo não depende de nós para existir, assim como a humanidade já existia antes de você e continuará a existir depois de você.
O fato de não haver alguém para se dar conta da existência do universo não impede que ele exista.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #344 Online: 30 de Novembro de 2010, 12:37:29 »
Neste caso, seria mais fácil para os ateus aceitar a evidência do que para os religiosos, que continuariam agarrados às suas ilusões e inventariam mil desculpas para continuar acreditando no seu deus que deixou de existir.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #345 Online: 30 de Novembro de 2010, 12:37:35 »
Ok. Acho que entendi. É uma definição meio panteísta e, como tenho dito, diferente do que pensa o cristianismo convencional.
Só por esta minha explicação parece panteísta, porém as minhas convicções em geral não seriam assim, visto que no panteísmo se perde a individualidade após a morte, já eu defendo o contrário. A não ser se isso for um tipo diferente de panteísmo, daí talvez eu aceite esta definição, mas não o panteísmo convencional, pois há elementos que se diferem deste. Na verdade eu chamaria mais de monismo do que panteísmo de fato.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #346 Online: 30 de Novembro de 2010, 12:39:14 »
Se a evidência fosse suficiente, por que pessoas racionais a recusariam?
Você confunde ateísmo com fé cega. Fé cega é coisa de religioso.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #347 Online: 30 de Novembro de 2010, 12:41:00 »
O universo não depende de nós para existir, assim como a humanidade já existia antes de você e continuará a existir depois de você.
O fato de não haver alguém para se dar conta da existência do universo não impede que ele exista.

Acho que ele está referenciando aquela estorinha da arvore que cai na floresta sem ninguem ver... Mas nem por isso a tal arvore deixa de ser real pro bicho que ela eventualmente matar quando cair em cima...

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #348 Online: 30 de Novembro de 2010, 12:43:01 »

Acho que ele está referenciando aquela estorinha da arvore que cai na floresta sem ninguem ver... Mas nem por isso a tal arvore deixa de ser real pro bicho que ela eventualmente matar quando cair em cima...
Ou talvez esteja sendo antropocêntrico e não consiga se dar conta de nossa insignificância e transitoriedade diante do universo.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #349 Online: 30 de Novembro de 2010, 12:47:57 »
Pode ser mesmo!

Afinal, esse antropocentrismo religioso mostra bem claramente uma das molas propulsoras da busca por uma religião, que é a necessidade inerentemente humana de se sentir especial de alguma forma.

Todos temos a possibilidade ser especiais por nossos próprios méritos (ou não), podemos nos destacar pelo carater, pela eficiencia profissional, por ser aquele que alegra todo mundo, etc. Não é a falsa ilusão que uma religião traz que vai nos ajudar a alcançar isso, mas é o caminho mais fácil, né?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!