Autor Tópico: Existem provas sobre a existência de Jesus Cristo?  (Lida 90238 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Existem provas sobre a existência de Jesus Cristo?
« Resposta #150 Online: 08 de Agosto de 2007, 21:13:52 »
Quando aparecer alguém para provar que o Big-Bang e a evolução descrita por Darwin não existiram eu serei o primeiro a propagar o teísmo, fora disto acreditar que eles existem não é proselitismo, ou É?

::) :P

Quando aparecer alguém para provar que o Cebolinha e a Monica não existiram eu serei o primeiro a propagar o literalismo, fora disto acreditar que eles existem não é proselitismo, ou É?

Quando aparecer alguém para provar que o SuperMan e o SpiderMan não existiram eu serei o primeiro a propagar o quadrinhismo, fora disto acreditar que eles existem não é proselitismo, ou É?

As vezes dá vontade de tomar meu primeiro cartão amarelo... depois eu penso melhor e vejo que realmente não vale a pena.  :hihi:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #151 Online: 08 de Agosto de 2007, 21:24:26 »
A atitude do Erivelton é um tanto curiosa, mas já a encontrei antes.  Parece que alguns crentes vêem o ceticismo como algum tipo de "concorrência" e esperam que se prove que o "artigo" é melhor do que o que eles já conhecem.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #152 Online: 09 de Agosto de 2007, 07:18:07 »
A atitude do Erivelton é um tanto curiosa, mas já a encontrei antes.  Parece que alguns crentes vêem o ceticismo como algum tipo de "concorrência" e esperam que se prove que o "artigo" é melhor do que o que eles já conhecem.
É a necessidade desesperada de que aquilo em que eles acreditam seja verdade. Daí, eles se agarram a qualquer fiapo de mitologia que pareça confirmar sua crendice, ignorando argumentos em contrário.
O Erivelton ainda não contestou nenhuma das perguntas sobre outros deuses e religiões.
Agarra-se teimosamente à sua visão das coisas, a ponto de não perceber que é ele quem tem que provar o que diz, não nós, que não estamos afirmando coisas, estamos apenas pedindo provas.
E ele não apresentou nenhuma que não tivesse sido tirada de um livro escrito pelos seguidores de sua seita (e que, naturalmente, diz aquilo que ele quer ouvir...).

Erivelton: você afirma que um homem nasceu de uma virgem emprenhada por um fantasma, fez milagres, morreu e ressuscitou. Coisa pouca, não é mesmo? Todos deveriam acreditar sem questionar, segundo você, só porque alguém escreveu um livro contando essa história.

E, segundo você, somos nós que temos que provar que não foi assim. Acho que você ainda não entendeu a sua situação, talvez por ter passado a vida cercado de gente que acredita no que você acredita, como se fosse a coisa mais normal e mais demonstrada do mundo. Ainda não entendeu que a sua crença não é o centro do mundo. É a crença de apenas 1/3 da humanidade e, ainda assim, está dividida em milhares de sub-seitas conflitantes.

Que tal você começar provando que são os outros deuses que não existem?

Eriveltonjosé

• Visitante
« Resposta #153 Online: 09 de Agosto de 2007, 13:57:31 »
Agarra-se teimosamente à sua visão das coisas, a ponto de não perceber que é ele quem tem que provar o que diz, não nós, que não estamos afirmando coisas, estamos apenas pedindo provas.
Bom, se não podem concretizar afirmações por falta de provas, porque então afirmam que ele não exisitu?
Pela lógica se não existem provas, as evidências podem ser um começo de uma prova. Não pode?
Gostaria de focalizar o meu assunto com respeito a existência de Jesus Cristo, por isto tenho passado por cima de certos argumentos.
O messias faz parte de uma profecia judaica e de 2400 anos para cá nenhum profeta guerreiro igual a moisés não apareceu. Até hoje eles esperam por este messias mesmo que tudo não se passe de uma mitologia.
Provas não existem a não ser por um método já conhecido dos cristãos.
Existem personalidades inteligêntes que estudam a vida do Jesus histórico e num apanhado geral mostram que este homem realmente exisitu.
Existe algo na mitologia pagã em que alguém usa a expressão que Jesus expressou: ANTES QUE O GALO CANTE TU ME NEGARÁS 3 VEZES.
Se o foco dos evangelhos era inventar uma mitologia para provocar os judeus, porque negá-lo o seu grande mestre?
A nossa mente tem dois lados: pensar positivo ou negativo.
Eu pesquiso para acreditar, outros estudam para negar e outros nem um nem outro, apenas se estacionam e esperam pela provas.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #154 Online: 09 de Agosto de 2007, 14:11:19 »
Eu vivo pela eterna fé que seu deus não existe e que o macaco-azul-deus é o verdadeiro deus.O que vc tem a dizer?
Ah, fala sério...  :sleepy:
Que lógica teria acreditar num macaco azul?
Esta desperdiçando sua inteligência com argumentos sem sal.
Se existir alguém que criou isto tudo não seria um ser irracional e sim um ser inteligênte.
A sabedoria científica prova isto.

Mas o macaco-azul é onisciente, cara.... também é onipresente, cara. Também é onipotente, cara. Prove que ele não existe! Eu vivo pela fé no macaco-azul!

Ah, fala sério...

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #155 Online: 09 de Agosto de 2007, 14:15:40 »
Só usei a palavra fé para mostrar que o ser humano religiosamente está determinado a viver por ela e por isto os cristãos de hoje nunca provarão a existência de Deus.
Como falei e repito: Judeus não brincam com religião, ainda mais perder tempo com um messias no qual era Jesus.
Vc sabia que os Judeus não consideram esse suposto Jesus o messias bíblico, né.....?

Eu pesquiso para acreditar, outros estudam para negar e outros nem um nem outro, apenas se estacionam e esperam pela provas.
Pesquisa...? Meu filho..... a Bíblia não serve....
« Última modificação: 09 de Agosto de 2007, 14:23:19 por Mutação. »

Eriveltonjosé

• Visitante
« Resposta #156 Online: 09 de Agosto de 2007, 14:21:29 »
Vc sabia que os Judeus não consideram esse suposto Jesus o messias bíblico, né.....?
É justamente por este motivo que não daria para inventar um Jesus da maneira como foi descrito.
Sôbre o macaco azul, se ele foi um ser inteligente então continue acreditando nele e boa sorte.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #157 Online: 09 de Agosto de 2007, 14:24:00 »
Citação de: Eriveltonjosé
Gostaria de focalizar o meu assunto com respeito a existência de Jesus Cristo, por isto tenho passado por cima de certos argumentos.

Poxa, não se pode desconsiderar argumentos contrários aos seus só por gosto.Isso não é típico da ciência.

Novamente, você demonstra um pensamento do tipo "tudo ou nada".Algumas vezes, podemos até pensar assim.Mas não é bom pra nossa "saúde mental".Não considere tudo preto ou branco, existem tonalidades de cinza.

Não se deve pesquisar para acreditar e/ou para negar, mas para conhecer.Ao conhecermos melhor o nosso meio, a nós mesmos e aos outros, poderemos nos aproximar do que seja a Realidade.
Quanto a esperar por provas, ninguém espera: as encontra. Abços.

"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #158 Online: 09 de Agosto de 2007, 14:24:24 »
É justamente por este motivo que não daria para inventar um Jesus da maneira como foi descrito.
Sôbre o macaco azul, se ele foi um ser inteligente então continue acreditando nele e boa sorte.
Ou porque ele não existiu.....?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #159 Online: 09 de Agosto de 2007, 14:40:10 »
Desviando só um pouquinho o tópico....

....mesmo se o macaco-azul pedir para eu propagar e dizer a todos que há só um deus-macaco-azul e que todos os outros deuses são falsos. Ele também diz que haverá um "Juizo final" de todos os seres humanos. Devo alertar a população mundial, Erivelton?! Sair de casa em casa pregando a palavra do Macaco-azul?! Se não me ouvirem, então eu vou ser mais radical, já que o futuro da humanidade está em risco! É isso, erivelton....? 

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #160 Online: 09 de Agosto de 2007, 14:42:37 »
Meu... quer acreditar por fé, tudo bem... mas por provas, só lamento... vais dormir abraçado a uma pia.

Mas queres prova???? Que tal esta?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Prep%C3%BAcio_sagrado

:histeria:

Offline Cego

• Nível 02
  • *
« Resposta #161 Online: 09 de Agosto de 2007, 18:32:00 »
Quer dizer que os judeus não brincavam com religião?
Copiaram metade dos gêneses do épico de Gilgamet, inventaram a fuga do mar vermelho que os arqueólogos provam definitivamente que não houve, entre outros mitos.
Quanto ao Cristo, por que não o aceitaram?
Não, não foi pela característica pacifista dele, mas sim porque não fez milagre nem um.
Se tivesse feito, quem duvidaria de uma prova clara em meio a uma multidão?
E ainda estou esperando a citação histórica da época dele.
Quanto mais fé, mais feses.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #162 Online: 09 de Agosto de 2007, 20:20:42 »

O que uma coisa tem a ver com a outra?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #163 Online: 09 de Agosto de 2007, 20:31:35 »
Bom, se não podem concretizar afirmações por falta de provas, porque então afirmam que ele não existiu?

Essa afirmação não é categórica nem universal.  Mas tem algum suporte nas evidências circunstanciais, como por exemplo a escassez de indicações não-bíblicas de sua existência e  o fato de que só décadas depois do fato começaram a circular os escritos a respeito dele (o que indica probabilidade de ser uma figura fictícia, ou pelo menos romanceada).

Pela lógica se não existem provas, as evidências podem ser um começo de uma prova. Não pode?

Devia ter escolhido a área de Religiões, Crenças e Mitos então, não a de Ceticismo.

O messias faz parte de uma profecia judaica e de 2400 anos para cá nenhum profeta guerreiro igual a moisés não apareceu.

Pelo contrário, nunca faltaram tais profetas.  O mais conhecido é Maomé.

Até hoje eles esperam por este messias mesmo que tudo não se passe de uma mitologia.
Existem personalidades inteligêntes que estudam a vida do Jesus histórico e num apanhado geral mostram que este homem realmente existiu.

Aguardamos tais evidências.  Não que eu pessoalmente considere esse um assunto importante, claro, mas há sempre uma certa curiosidade a respeito.

Existe algo na mitologia pagã em que alguém usa a expressão que Jesus expressou: ANTES QUE O GALO CANTE TU ME NEGARÁS 3 VEZES.
Se o foco dos evangelhos era inventar uma mitologia para provocar os judeus, porque negá-lo o seu grande mestre?

Volta a fita.  Do que você está falando?

E o que exatamente é "pesquisar para acreditar" mesmo?

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #164 Online: 09 de Agosto de 2007, 22:06:06 »
"Aqueles para os quais a palavra dele foi revelada estavam sempre sozinhos em algum lugar remoto, como Moisés. Também não havia ninguém por perto quando Maomé recebeu a palavra. O mórmon Joseph Smith e a cientista cristã Mary Baker Eddy tinham audiências exclusivas com Deus. Temos de confiar neles como repórteres - e você sabe como são os repórteres. Eles fazem qualquer coisa por uma matéria".

Andy Rooney

A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #165 Online: 09 de Agosto de 2007, 22:08:21 »
Quantas vezes eu vou precisar dizer pro pessoal desse fórum que discutir sobre a existência de Cristo não é tão simples quanto ler a epopéia de Gilgamesh e deduzir características do povo sumério?

Se por acaso me creditam, eu vos digo, a conclusão é praticamente inacessível pra praticamente TODOS por aqui, tudo o mais é perda de tempo...

Mas, ninguém é obrigado a aceitar meus conselhos.. p.e., você, Eriveltonjosé, quem sabe tenha tempo pra 30 anos de graduação e pesquisas pra acabar como um John Dominic Crossan..

"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #166 Online: 09 de Agosto de 2007, 22:21:54 »
Quantas vezes eu vou precisar dizer pro pessoal desse fórum que discutir sobre a existência de Cristo não é tão simples quanto ler a epopéia de Gilgamesh e deduzir características do povo sumério?

Precisar mesmo, nenhuma.  A não ser que queira convencer alguém.  Nesse caso, convém argumentar.  No caso, explicar POR QUE não é tão simples, e quem sabe, por que isso seria importante.

Se por acaso me creditam, eu vos digo, a conclusão é praticamente inacessível pra praticamente TODOS por aqui, tudo o mais é perda de tempo...

Se nem você dá importância ao assunto, por que outros deveriam?

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #167 Online: 09 de Agosto de 2007, 22:25:26 »

Precisar mesmo, nenhuma.  A não ser que queira convencer alguém.  Nesse caso, convém argumentar.  No caso, explicar POR QUE não é tão simples, e quem sabe, por que isso seria importante.

Se nem você dá importância ao assunto, por que outros deveriam?

Antes, admitir a existência de Jesus seria algum um problema pra alguém?

Ou tudo isso é só por "curiosidade"?
« Última modificação: 09 de Agosto de 2007, 22:27:55 por Rod Infinity »
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #168 Online: 09 de Agosto de 2007, 22:35:51 »
Em primeiro lugar, Luis, existe muito mais do que simples historiografia envolvida nisso.

Como estudante de história você sabe saber as disciplinas auxiliares fundamentais para que se possa chegar a uma conclusão plausível.

Tomando que todas as fontes são questionáveis, e que a metodologia não é sempre eficiente, é basicamente por isso que essa questão não é tão simples, muitas vezes as conclusões tomadas partem de uma análise própria por parte dos historiadores.. por exemplo, como você deve ter visto divergências sobre Cristo entre os weberianos e marxistas..

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #169 Online: 09 de Agosto de 2007, 22:51:05 »
Antes, admitir a existência de Jesus seria algum um problema pra alguém? Ou tudo isso é só por "curiosidade"?

A existência de Jesus é basicamente irrelevante para quem não o vê como mais do que um líder religioso (real ou fictício, tanto faz) entre outros tantos.

Ou seria, se ele não fosse usado como justificativa para uma série de atos e grupos de graus variados de respeitabilidade, não raro inclusive às custas de verbas públicas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #170 Online: 09 de Agosto de 2007, 22:52:24 »
Em primeiro lugar, Luis, existe muito mais do que simples historiografia envolvida nisso.

Como estudante de história você sabe saber as disciplinas auxiliares fundamentais para que se possa chegar a uma conclusão plausível.

Tomando que todas as fontes são questionáveis, e que a metodologia não é sempre eficiente, é basicamente por isso que essa questão não é tão simples, muitas vezes as conclusões tomadas partem de uma análise própria por parte dos historiadores.. por exemplo, como você deve ter visto divergências sobre Cristo entre os weberianos e marxistas..

Eu não sou estudante de história.  E continuo esperando pela explicação do que há de tão importante na questão.  Por que Jesus não seria uma figura lendária como tantas outras?

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #171 Online: 10 de Agosto de 2007, 07:47:06 »
Sugiro esta lista de falta de evidências onde elas deveriam estar. É um silêncio ensurdecedor:

http://ateusdobrasil.com.br/artigos/contradicoes/jesus_incomodo_silencio_historia.php

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #172 Online: 10 de Agosto de 2007, 09:00:37 »
Citação de:

"Aqueles para os quais a palavra dele foi revelada estavam sempre sozinhos em algum lugar remoto, como Moisés. Também não havia ninguém por perto quando Maomé recebeu a palavra. O mórmon Joseph Smith e a cientista cristã Mary Baker Eddy tinham audiências exclusivas com Deus. Temos de confiar neles como repórteres - e você sabe como são os repórteres. Eles fazem qualquer coisa por uma matéria".

Andy Rooney

Ai.... Essa doeu até na minha alma....  :biglol:

Meu... quer acreditar por fé, tudo bem... mas por provas, só lamento... vais dormir abraçado a uma pia.

Mas queres prova???? Que tal esta?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Prep%C3%BAcio_sagrado

:histeria:
"Há vários milagres atribuídos a esta relíquia".   :histeria:
« Última modificação: 10 de Agosto de 2007, 09:02:57 por Mutação. »

Eriveltonjosé

• Visitante
« Resposta #173 Online: 10 de Agosto de 2007, 09:50:11 »
Existem aproximadamente 30 lendas com respeito aos sumérios. Gilgamesh é uma lenda entre tantos outros.
Eu sigo a um grande conselho e não que eu estivesse perdendo tempo, mas para compreender até onde vai a mente de um cético.
Quando alguém pede para fazer um exame para comprovar os fatos, esta pessoa realmente não está fugindo do contexto sôbre sua vida.
Em algum lugar está escrito assim: Examinais
Mas, ninguém é obrigado a aceitar meus conselhos.. p.e., você, Eriveltonjosé, quem sabe tenha tempo pra 30 anos de graduação e pesquisas pra acabar como um John Dominic Crossan..
Desconheço esta personalidade, mas confesso que o meu lado positivo fêz a diferença.

Eriveltonjosé

• Visitante
« Resposta #174 Online: 10 de Agosto de 2007, 09:57:26 »
O messias faz parte de uma profecia judaica e de 2400 anos para cá nenhum profeta guerreiro igual a moisés não apareceu.
Pelo contrário, nunca faltaram tais profetas.  O mais conhecido é Maomé.
Maóme é considerado um profeta mulçumano e não judaico. Os judeus esperam por este guerreiro até hoje.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!