Inventar um Jesus assim como diz as escrituras não é coisa para judeu. Judeu não aceita mitologia.
Algo aconteceu de uma forma sobrenatural para que este Jesus se mantesse na história.
Quem o mateve na história não era Judeu ortodoxo.
Quem o manteve na história forma judeus revolucionários contra o poder dos sacerdotes da sinagoga e contra o julgo do império romano.
Apolônio de Tiana tb se manteve na história ( apesar de que com menos intensidade visto que sua doutrina não era tão passiva induzindo seus seguidores a escravidão com um sorriso no rosto assim não era tão interessante do ponto de vista político por isto Apolônio não teve seu Constantino ) pelo filósofo
Flavius Philostratus. Seus pontos em comum com Jesus são tantos que alguns historiadores sugerem que o mito de Jesus foi feito a partir de seu perfil.
Vale lembrar que os relatos bíblicos ( mesmo do NT ) sugerem que não era Jesus o único que realizava milagres. Por exemplo ao condenar Jesus por expulsar demônios os fariseus deixam subentendido que esta prática tb tinha vez no templo através de suas mãos. Apenas apontam que Jesus expulsava demônios em nome do princípe das trevas ( enquanto eles consideravam que eles expulsavam em nome de Deus )
O auto-intitulado messias Simão Mago pede que os apóstolos lhe venda o "truque da benção" ( o comércio de truques de magia era comum a época ? ):
Atos 8:17-21
Então os dois apóstolos lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo. Quando Simão viu que se dava o Espírito Santo por meio da imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro, dizendo: Dai-me também este poder, para que todo aquele a quem impuser as mãos receba o Espírito Santo. Pedro respondeu: Maldito seja o teu dinheiro e tu também, se julgas poder comprar o dom de Deus com dinheiro! Não terás direito nem parte alguma neste ministério, já que o teu coração não é puro diante de Deus´
O interessante é quando Pedro desafia Simão Mago e este começa a levitar ( Atos de Pedro 3:32 ). Pedro então ora a Jesus e este o derruba do ar o que faz com que quebre uma perna ( bonzinho Jesus ).
O fato principal no mevento acima é que o NT diz que Simão LEVITOU mesmo sendo um falso profeta ! Ou seja não era pela crença em seus poderes e feitos sobrenaturais que Jesus se tornou proeminente, sua memória se deve muito mais ao poder político que adotou o Cristianismo como religião de estado ( pq era útil aos seus fins ).
Textos ignorantes de tempos ignorantes escritos para pessoas ignorantes, eis o NT.
[ ]´s