Autor Tópico: Existem provas sobre a existência de Jesus Cristo?  (Lida 90240 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Existem provas sobre a existência de Jesus Cristo?
« Resposta #200 Online: 11 de Agosto de 2007, 20:36:05 »
Existe uma resposta tão simples para suas perguntas, Erivelton...
Já sei qual é, mas até voce tem um ponto de interrogação na tua mente  :ok:
Abração.

Sim, e antes dele a frase: "Será possível que tem mesmo quem dê importância a isso?"
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #201 Online: 11 de Agosto de 2007, 20:38:53 »
Eu gostaria de saber na visão cética a qual messias os judeus esperam até hoje?

O mito é do povo judaico, eles que decidam.  Não há por que ter uma "visão cética" sobre o que é apenas uma crença.

Todas as mitologias que conheço tem início e fim, mas a dos judeus ainda não acabou. Porque?

Porque você não entende muito bem o que é mitologia, nem está informado sobre religiões e crenças, sinceramente. 

Ou por acaso você acha que o Shintoísmo e o Hinduísmo não existem (só para citar dois exemplos)?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Eriveltonjosé

• Visitante
« Resposta #202 Online: 11 de Agosto de 2007, 21:46:45 »
Provas por conta da fé?
Explique isto para um juiz se precisares um dia responder a justiça.
Voce entendeu o que eu quis dizer.
Qual evidência forte que você mostrou? Não vi absolutamente nenhuma.
Releia todos os meus argumentos desde a página 5.
Não esqueça que evidências não são provas, são apenas evidências. :ok:

Eriveltonjosé

• Visitante
« Resposta #203 Online: 11 de Agosto de 2007, 21:56:30 »
Por serem idiotas?
Voce que está perguntando  :hein:
A mitologia de Thor e Odhin, tem início e tem fim? E a de Maomé? E a de Buda?
Estude e verá que todas as mitologias tem início e fim.
A única mitologia que conheço que ainda não teve fim foi em relação ao messias judaico.
Isto é mitologia  :?:

Eriveltonjosé

• Visitante
« Resposta #204 Online: 11 de Agosto de 2007, 22:05:16 »
O mito é do povo judaico, eles que decidam.  Não há por que ter uma "visão cética" sobre o que é apenas uma crença.
Qual seria a visão cética em negar a existência de Jesus?
Porque você não entende muito bem o que é mitologia, nem está informado sobre religiões e crenças, sinceramente. 
Ou por acaso você acha que o Shintoísmo e o Hinduísmo não existem (só para citar dois exemplos)?
Para quem não acredita em Deus tudo é uma mitologia, mas teológicamente falando existe uma grande diferença de mitologia para religião. Voce deve saber disto.

Eriveltonjosé

• Visitante
« Resposta #205 Online: 11 de Agosto de 2007, 22:08:41 »
Sim, e antes dele a frase: "Será possível que tem mesmo quem dê importância a isso?"
Esta pergunta não condiz com a realidade, mas de uma coisa Jesus acertou em cheio:
O ceticismo tomaria conta da humanidade.

Eriveltonjosé

• Visitante
« Resposta #206 Online: 11 de Agosto de 2007, 22:11:58 »
Mais uma forte evidência de que Jesus existiu:
http://nationalgeographic.abril.com.br/ngbonline/evangelho/index.shtml

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #207 Online: 11 de Agosto de 2007, 23:25:32 »
Pergunta:

A insistência em ficar rebatendo os argumentos (?!) do Erivelton José é indicativo de que acham que ele quer uma discussão coerente ou o pessoal quer treinar digitação?
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #208 Online: 12 de Agosto de 2007, 02:07:04 »
A mitologia de Thor e Odhin, tem início e tem fim? E a de Maomé? E a de Buda?
Estude e verá que todas as mitologias tem início e fim.
A única mitologia que conheço que ainda não teve fim foi em relação ao messias judaico.
Isto é mitologia  :?:

Ué, e a de Buda, de Maomé? Também ainda tem adeptos, então, pelo seu critério, não seriam mitologia, mas fato. É isso?

::)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #209 Online: 12 de Agosto de 2007, 05:16:41 »
Pergunta:

A insistência em ficar rebatendo os argumentos (?!) do Erivelton José é indicativo de que acham que ele quer uma discussão coerente ou o pessoal quer treinar digitação?
Somos brasileiros e não desistimos nunca.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #210 Online: 12 de Agosto de 2007, 05:18:11 »
Aff... Desisto...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #211 Online: 12 de Agosto de 2007, 09:08:03 »
Qual seria a visão cética em negar a existência de Jesus?

A mesma de negar a existência do Chupacabras ou do Boto Cor-de-rosa.  Se um mito não tem fundamento na realidade, por que fingir que há esse fundamento?

Para quem não acredita em Deus tudo é uma mitologia, mas teológicamente falando existe uma grande diferença de mitologia para religião. Voce deve saber disto.

Eu sei que para quem crê no Deus de Abraão há uma forte tentação de rotular outras crenças de mitos e a sua própria de verdade revelada. É a essa diferença que você se refere?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #212 Online: 12 de Agosto de 2007, 09:11:41 »
Esta pergunta não condiz com a realidade,

Essa pergunta É parte da realidade, queira você ou não.  E tem mais sentido e mais uso prático do que as que você tem feito.

mas de uma coisa Jesus acertou em cheio:
O ceticismo tomaria conta da humanidade.

E onde mesmo foi que ele disse isso?  Evangelho, Capítulo e versículo, por favor.  Estou curioso, não por alguma preocupação com o que Jesus possa ter dito, mas porque quero saber quão longe pode ir um crente para tentar justificar suas alegações.

Offline Cego

• Nível 02
  • *
« Resposta #213 Online: 12 de Agosto de 2007, 09:50:46 »
Quantas vezes eu vou precisar dizer pro pessoal desse fórum que discutir sobre a existência de Cristo não é tão simples quanto ler a epopéia de Gilgamesh e deduzir características do povo sumério?

Se por acaso me creditam, eu vos digo, a conclusão é praticamente inacessível pra praticamente TODOS por aqui, tudo o mais é perda de tempo...

Mas, ninguém é obrigado a aceitar meus conselhos.. p.e., você, Eriveltonjosé, quem sabe tenha tempo pra 30 anos de graduação e pesquisas pra acabar como um John Dominic Crossan..

Quanto ao épico, só um estúpido não nota as "semelhanças" (cópias).
Quanto ao Cristo, pesquise sobre os essênios e verá saltar diante de seus olhos outra cópia.
Sem contar os perças de Zoroastro.
Quanto mais fé, mais feses.

Offline Cego

• Nível 02
  • *
« Resposta #214 Online: 12 de Agosto de 2007, 10:12:52 »
Quer dizer que os judeus não brincavam com religião?
Copiaram metade dos gêneses do épico de Gilgamet
Não existem nenhuma evidência de que a cultura do povo hebreu tirassem cópias das lendas suméricas devido a divergências de pensamentos.
Quem estuda religião sabe muito bem disto.
inventaram a fuga do mar vermelho que os arqueólogos provam definitivamente que não houve, entre outros mitos.
Onde estão estas provas definidas?
Quanto ao Cristo, por que não o aceitaram?
Não, não foi pela característica pacifista dele, mas sim porque não fez milagre nem um.
Se tivesse feito, quem duvidaria de uma prova clara em meio a uma multidão?
A resposta que voce está querendo já vai fazer parte de um ensino bíblico e minha posição não é esta.
Para adiantar, tudo faz parte de um plano eternamente pré-destinado e que muitos não aceitam.
E ainda estou esperando a citação histórica da época dele.
Citação histórica existem muitas que os estudiosos deturpam por não aceitarem uma incoerência muito grande aos atributos divinos.
Existiram tantos messias, porque só Jesus não existiu?

Você já leu o épico?
Se não leu, devia procurá-lo. Lá está toda a criação do mundo quase como os gêneses a descrevem.
Quanto a questão do mar vermelho, arqueólogos escavaram cuidadosamente lugares descritos pela bíblia e não encontraram qualquer vestijo de uma grande peregrinação.
Só Jesus não existiu?
Nem minha sobrinha usaria um argumento como esse.
Se ele não existiu,

:chorao: :idea:

Offline Cego

• Nível 02
  • *
« Resposta #215 Online: 12 de Agosto de 2007, 10:25:08 »
Quem estuda religião SABE que o Genesis foi construido por Moisés na tentativa de criar uma cultura única a um povo nômade sem passado.
Quem estuda religião SABE que Moisés se valeu de diversas fontes para isto copiando fragmentos de lendas, culturas, hábitos. leis, etc. de diversas grandes culturas principalmente daquelas que tiveram maior contato, como os Babilônios e Egípcios.
O mito do Genesis associa-se em diversos pontos a lenda de Gigalmesh  ( de forma escadalosa ao dilúvio. )
NADA na cultura hebraica foi absolutamente original, NADA em Jesus é absolutamente original.
Jesus pode ter existido mas nada implica que tenha sido um messias ou que tenha tido poderes sobrenaturais. Jesus na melhor das hipóteses era um revolucionário latino utópico de sua época, na pior delas um Brian.
Este é um verdadeiro pensamento cético, aliás sem nenhuma base teológica.
Meu amigo estude religião, a cultura dos povos semíticos e depois fale aquilo que pensas.
Abraços: Erivelton
Por que não o contestas ao envés de ficar alfinetando?
Nós queremos ouvir argumentos, não ofensas.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #216 Online: 12 de Agosto de 2007, 10:39:41 »
... desmoronou com a arrogância maldita dos ateus.
1 - Há ateus e cépticos que acreditam que Jesus existiu;
2 - Em geral os arrogantes são aqueles que acusam os outros de arrogância, sem sequer admitir que pode estar errado (por exemplo, quanto à existência de uma personagem);
3 - Enquanto ateu, considerei primeiro que Jesus existiu, como um homem com uma biografia parecida com os evangelhos e epístolas. Procurei informação sobre religião, história e arqueologia, debatendo com religiosos mesmo pessoalmente e até considerei a hipótese de ter sido crucificado numa estaca (crux simplex), ao invez da cruz latina (crux immissa). Descobri que os judeus falavam de Jesus Ben-Pandera, acusado de ser um bastardo, filho de uma Maria e um soldado romano chamado Maria. Foi morto na véspera da Páscoa, apedrejado e o cadáver foi erguido com uma tábua para exposição (um costume da Lei). Também fiquei a conhecer que muçulmanos consideram Paulo (Saulo) um aldrabão, com diversos argumentos, e há também ateus cépticos que partilham a mesma opinião: Paulo era um falso apóstolo que descaracterizou o cristianismo primitivo, que era judeu e considerado inócuo. São usadas as próprias epístolas para argumentar essa ideia.
As religiões cristãs bíblicas não se baseiam nas doutrinas dos apóstolos: baseiam-se nas doutrinas de Paulo. É fácil imaginar que escritores poderiam basear-se na doutrina do Jesus que Paulo viu, mas não viu, o único evangelho válido, que afinal deu origem a vários. Os apócrifos são muito interessantes, e até há um que fala de um leão que foi ajudado  e baptizado por Paulo, e quando Paulo foi parar ao circo romano, lá estava o leão, que não o matou. Quem conta um conto acrescenta um ponto.
Resumindo e concluindo: Jesus existiu tanto como o Rei Artur e o Robin dos Bosques existiram.

Fica ainda uma dúvida, Porque Deus não induziu os historiadores céticos a também registrarem os milagres de Jesus, pois isto ajudaria os nossos "Sábios e Entendidos".
Qual seria a explicação mais simples?

Ele estava certo quando disse:
Mt 24:5 Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão.
E por que não pensar que, se existiu, Jesus disse "Eu sou o Cristo" e enganou muitos, ou que os seus seguidores disseram "Jesus é Cristo", enganaram muitos e incluiram esse aviso nos evangelhos para estabelecer um dogma? Seria como as crianças que dizem terem razão porque chegaram primeiro, ou porque "quem foi ao mar perdeu o lugar".

A história diz que Cabral descobriu o Brasil, mas existem fortes evidências que os índios chegaram aqui primeiro.
Isso é idiota... é óbvio que os índios chegaram primeiro, porque eles já estavam no Brasil (e na América) quando Pedro Álvares Cabral lá chegou. O que mais interessante é a questão de vikings já terem conhecimento do Brasil, e até mesmo se o próprio D. João já conhecia da existência de terra a ocidente, no Pacífico.

Existem testamentos falsos adquiridos para favorecer interesses próprios. E uma prova escrita não quer dizer que algo seja verdadeiro.
Isso aplica-se aos Evangelhos, Epístolas e Revelação, ou as provas baseiam-se em fé e sagrado?

Existem probabilidades de mais de 90% de que Jesus tenha existido devido o cristianismo ter alcançado no concílio de Nicéia a divindade de Jesus.
O primeiro Concílio de Nicéia deu-se por ordem do Imperador Constatino, em 325 dC, em resposta do Arianismo e muitos outros desacordos de doutrinas. A meu ver, isso é um indicador negativo e não positivo para a existência de Jesus, e além disso o argumento que dás é do tipo: "a autoridade diz X logo X é verdadeiro".

Ninguém pode afirmar que o Jesus histórico não existiu, pois as evidências são fortes de que ele fundou o cristianismo.
Não foi Jesus que fundou o cristianismo: foi Paulo.

Para afirmar algo que nunca acredita ter existido é preciso ter provas, pois as evidências mostram que existiu e muitos crêem nesta verdade.
É o contrário: para afirmar que algo existe é necessário evidências, tal como para julgar alguém como culpado é necessário evidência. Para já, o número de crentes não implica que a crença seja verdadeira: o caso de Galileu é um exemplo clássico. E que evidências são essas? Se é preciso fé (acreditar; no sentido teológico, dogma), então não passa de "crer para ver", e isso não é admissível.

A existência de vários messias provam que eles existiram e cada um queria lutar pela sua pátria. O Jesus pacífico veio de uma forma diferente na qual ninguém esperava. Um fato curioso é que no meio a tantos messias só um deles permaneceu na história.
Apolónio era pacífico. Muitos aclamados messias permaneceram na histório, sendo João Baptista um exemplo que deve deixar muitos cristão de boca aberta. E para além disso, é natural que um messias fique com o monopólio quando todos são forçados a aceitá-lo. Existem muitíssimas evidências para isso, que até colocas inconscientemente no fórum, como o primeiro Concílio de Nicéia.

Aparaceram muitos messias mas nenhum deles foi exaltado como profeta.
Mais uma vez, isso é falso. Por exemplo, Teudas foi considerado messias e profeta em 44 dC, o egípcio Félix também antes de 50 dC.

Judeu não aceita mitologia.
Mais pour le contraire, mon ami. Se ler literatura rabínica vai notar que existem muitas interpretações da Tora considerando os textos como mitológicos. É uma ideia que remonta desde os tempos helénicos, para converter gregos e filósofos.

Cristãos não provam nada e sim vivem pela fé, mas os que afirmam não existir precisam apresentar provas.
Há uma publicidade de uma imobiliária que mostra uma imagem de uma gata que abraça um peluche e com o texto:
"A gata pariu um cão. Se provar o contrário pagamos-lhe a escritura".
O que dizes implica admitir como verdadeiras todas as crenças que não se apresentam provas para a sua falsidade e considerar culpado todo aquele que não apresenta provas.

Erivelton, desculpe-me que me diga, mas só revelas ignorância absurda com esses "posts", que muitas basta uma pesquisa na Wikipedia para esclarecê-la (por isso é absurda). Qualquer um pode inventar argumentos e pescar evidências, mas se não admite contra-argumentação, o que há a dizer.
 Quais foram as últimas palavras de Jesus, antes de morrer? Há tantas diferentes nos Evangelhos, que é o bastante para concluir que os evangelhos são falsos (nem que seja nesse ponto), mas temos de aceitar uma justificação absurda do Jesus Rei e Messias, Jesus Filho de Deus e Jesus, Jesus Servo e Jesus Salvador. Nessa situação, não há mais nada a dizer. É como o profeta dos ateus que diz saber hebreu, mas sem saber, e que os animais não são homossexuais, porque são irracionais (mesmo que praticam sexo anal, oral e em interespécies).
Se é assim, basta dizer que tenho fé que Jesus não tenha existido e que Deus não existe. Arranjo algumas referências seleccionadas para apoiar a minha ideia, e para qualquer contradição invento uma desculpa, digo que é preciso fé e que os outros têm de provar o contrário. E até dou ao luxo de dizer que os que não aceitam o que acredito são arrogantes malditos (dito assim parece irónico, não é?). Assim ficas mais satisfeito? É que dá muito menos trabalho deste modo.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #217 Online: 12 de Agosto de 2007, 10:45:21 »
Gosto de conversar com pessoas que realmente entendem religião.
O que voce conheçeu a ponto de negar tudo?
Eu também, mas elas são tão raras de encontrar, especialmente quando há gente que se julga entendida na "cultura dos povos semíticos", mas que nem sequer avalia o que afirma.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2007, 12:38:26 por PedroAC »
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #218 Online: 12 de Agosto de 2007, 11:00:08 »
Dizem que a epopéia de gilgamesh é uma das escritas mitológicas mais antigas do mundo, aproximadamente escrita no séc. XXVII aC.
As escrituras sagradas apesar de estudos revelarem que ela foi escrita em 1700 aC, mas se tem em seu conteúdo a história mais antiga do mundo relatando como Deus criou o ser humano.
Acontece que a Bíblia se baseia no épico de Gilgamesh para falar do dilúvio e na história da deusa Tiamat para falar da criação do mundo.

Além disto, todas as mitologias falam da criação do mundo, não só a hebraica. São milhares de lendas.
Exemplo: "Um dia, o grande deus Bumba se sentiu mal e vomitou o sol". A lenda conta como ele vomitou todo o resto, conviveu por um tempo com suas criaturas e depois foi embora.
Que autoridade temos para contestar esta história? Ou a versão hindu de que o mundo surgiu de um ovo sagrado?
Peritos no assunto afirmam que o torá foi escrito por diversos autores e guardados em pedaços de papiros por séculos entre os povos semitas.
Levando em conta vemos que os escritos bíblicos são os mais antigos entre qualquer outra mitologia.
Não, como ficou evidente acima quando se mostrou que eles copiaram de mitologias já existentes.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #219 Online: 12 de Agosto de 2007, 11:02:02 »
Achar que a tradição bíblica é mais antiga do que "qualquer outra" não é nem teimosia, é algo mais sério mesmo...

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #220 Online: 12 de Agosto de 2007, 11:06:56 »
Estou apenas aqui para mostrar que as evidências são fortes que Jesus existiu.
As provas ficam por conta da fé de cada um.
Se voce não tem, paciência. Eu tenho.
Qual a diferença entre provas e evidências, segundo você? A fé não prova nada, é apenas a vontade de acreditar.
Dê uma lida nestas palavras:http://paginas.terra.com.br/religiao/chamadivina/pensamentos.htm
Dei uma lida. Um monte de declarações de fé, sem evidências, e algumas que eu acho que são falsas (embora isto não mude as coisas).

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #221 Online: 12 de Agosto de 2007, 11:10:18 »
Eu gostaria de saber na visão cética a qual messias os judeus esperam até hoje?
Todas as mitologias que conheço tem início e fim, mas a dos judeus ainda não acabou. Porque?
Pergunta sem sentido. Há várias mitologias que ainda não acabaram. E todas as mitologias têm um início, inclusive a cristã. A dos judeus ainda não acabou assim como não acabou a dos zoroastristas, islamitas, hindus etc.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #222 Online: 12 de Agosto de 2007, 16:01:17 »
A mesma de negar a existência do Chupacabras ou do Boto Cor-de-rosa.  Se um mito não tem fundamento na realidade, por que fingir que há esse fundamento?
Meu filho.... Tenha fé, ô...  :biglol:

Aff... Desisto...
Desistir nunca?  :histeria: :chorao: :histeria: :chorao: :histeria:
« Última modificação: 12 de Agosto de 2007, 16:12:25 por Mutação. »

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #223 Online: 12 de Agosto de 2007, 23:35:56 »
Aff... Desisto...

:histeria:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #224 Online: 13 de Agosto de 2007, 08:47:16 »
Israel Finkelstein, "diretor do Instituto de Arqueologia da Universidade de Tel Aviv, em Israel, diz que sua área de pesquisa é a única que fornece dados novos em relação ao que já se conhece sobre os fatos relatados na Bíblia. Uma das recentes descobertas arqueológicas foram as ruínas de um antigo local de peregrinação religiosa, cuja datação indicou que ele teria sido construído por volta do século III d.C. Essas ruínas estavam nas margens do rio Jordão, onde Jesus teria sido batizado por João Batista, segundo o relato bíblico. Outros achados arqueológicos são os restos de um barco e de uma casa que teria sido de um dos discípulos de Jesus, em Cafarnaum, uma aldeia de pescadores onde ele começou a pregar."

Não que os relatos biblicos tenham alguma validade factual, a pessoa de Cristo ao que pouco indica teve conotação historica, seja como profeta ou um judeu carismático ou um mágico ou sábio judeu ou um filósofo cínico.

Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!