Eu vou lhe chamar de Esaú. Posso?
Estás a armar-te em Jacó? É que ele enganou o seu irmão (Esaú) e o seu pai, usurpando a primogenitura.
Voce citou uma frase que nunca falei.
Eu coloquei o autor da fonte como Erivelton. Admito que acreditei que tu ele fossem o mesmo, apesar dos nicknames, os avatars serem diferentes e ter duas contas não ser permitido (mas também acho que o nickname pode ser mudado), mas para isso é irrelevante. Respondi ao "Erivelton" (Fé), o profeta dos Ateus.
Coloquei a hipótese de ser uma coincidência e que não tinha bons motivos para a minha suspeita. Se quero escrever para duas pessoas diferentes, costumo escrever num único post (basta ver o meu historial de mensagens para confirmar). Mesmo que "Erivelton" e "Eriveltonjosé" fossem pessoas diferentes, não faria diferença. Cometi o lapso de chamar-te apenas Erivelton no fim, mas eu escrevi "É como o profeta dos ateus que diz saber hebreu ..." como que referindo a outra pessoa. Com a resposta que dás, pareceu-me que abri uma ferida e decidi investigar:
- o primeiro post de "Eriveltonjosé" é neste tópico, no dia 5 deste mês, no mesmo dia em que "Erivelton" escreveu a sua última mensagem;
- "Erivelton" nunca mais escreveu desde esse dia;
- o e-mail de "Eriveltonjosé" é eriveltonjose@oi.com.br e de "Erivelton" é erijose@oi.com.br;
- pelos emails, suponho que ambos têm o mesmo nome: Erivelton José;
- na mensagem despedes com: "Abração. Erivelton"; "Erivelton" termina com "Abração a todos Erivelton";
- terminas com a assinatura "O profeta dos ateus"; essa é a assinatura do perfil de "Erivelton";
Esses são indícios para julgar que "Erivelton" e "Eriveltonjosé" são utilizadores usados pela mesma pessoa. Se isso é verdade e fores desmascarado (por exemplo, através do endereço IP), provavelmente foi graças a essa mensagem que escreveste, o que terá sido uma enorme parvoíce. Isso significaria que não tens escrúpulos para mentir e fingir ter outra identidade. Ainda tornas-te como o Leonard do filme "Memento" : "Do I lie to myself to be happy?"
Mais tarde respondo ao restante. Vou estar indisponível hoje e amanhã vou estar com familiares de Londres. Mas deixo a nota que me espantas cada vez mais.
Por exemplo Dantas, que penso ser budista, deu um exemplo da sua própria religião, que ignoras completamente na argumentação posterior.
Os islâmicos acreditam que o messias ainda não chegou (Jesus seria apenas um profeta importante).
Quando disse que muitos judeus interpretam várias partes da Tora como mitologia, não me referia à Cabala, e a menção histórica que dei é indicativo disso. A minha afirmação também deve-se à exploração de sites de judeus.
Cristãos já existiam antes de Paulo, mas eram judeus, apelidavam-se de Nazarenos e a sua religião era O Caminho. Paulo gerou vários conflitos, que deram a origem a uma religião diferente dos Nazarenos, que é base das várias religiões cristãs modernas. Por isso muitos dizem que ele era uma fraude. E por isso é considerado o fundador da teologia cristã.
Gostas de fazer jogos semânticos, como sobre o descobridor do Brasil. Mas os índios não surgiram no Brasil depois de Pedro Álvares Cabral (português, como eu) ter chegado lá com os seus homens. Oficialmente, ele é o descobridor do Brasil. Os ocidentais não conheciam essa terra, e foi Pedro declarado descobridor. Mas mesmo assim, é discutível se foi realmente o primeiro ocidental a descobri-lo (exceptuando os seus homens, claro): diz-se que vikings já conheciam a América e até existem suspeitas de que João II conhecia o Brasil ao aceitar o Tratado de Tordesilhas. É claro que é necessário estudar História para discutir isso, mas isso é outra história.