Autor Tópico: Existem provas sobre a existência de Jesus Cristo?  (Lida 90243 vezes)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Existem provas sobre a existência de Jesus Cristo?
« Resposta #275 Online: 15 de Agosto de 2007, 00:25:47 »
 :o

:susto:

:histeria:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #276 Online: 15 de Agosto de 2007, 10:50:57 »
- terminas com a assinatura "O profeta dos ateus"; essa é a assinatura do perfil de "Erivelton";
Excelente investigador é voce. Realmente eu sou o Erivelton.
Após várias tentativas de entrar no site, não consegui entrar no fórum e não obtive resposta para adquirir outro nome e senha, então resolvi criar um outro registro com o nome de Erivelton José.
Vejam que eu não corri da realidade dos fatos e atribuí o meu 2º registro idêntico ao primeiro para que todos me conhecesse.
[/quote]
1 - Disseste que nunca disseste: "[...] desmoronou com a arrogância maldita dos ateus", mas eu copiei-a de um post teu de 5 de Agosto. Disseste-o em referência a um depoimento de um judeu (que não posso confirmar), sem enquadrar num citário por "tags" nem aspas. Procurando pelo Google, só encontrei o site http://porissocri.forumportal.us/viewtopic.php?t=832 com um texto igual, incluindo os erros de acentuação e gramaticais, com excepção da mudança de parágrafo. Nem sequer é uma citação do judeu, mas de administrador de um fórum chamado "Porissocri".
2 - Segundo as regras do fórum: "É proibido criar mais de uma conta no fórum. Em caso de dúvida, erro ou por motivo de regularização, reportar à administração". Estás a infringir as regras.
3 - Eu próprio já tinha feito referência aos vários Messias e mencionado a lista na Wikipedia. E escrevi-te um post num tópico que iniciaste, sobre a crucificação, palavras antes da morte ou qualquer coisa do género. Tu agora ficaste impressionado com a mesma coisa mas dita por um judeu?

Não se esqueça de trazer provas de londres que Jesus não fez parte da história do povo hebreu.
Um abração e boa viagem.
És um péssimo investigador. Eu disse que ia estar hoje com família de Londres mas nunca disse que ia para Londres nem dei a entender isso. Eles é que chegaram ontem a Portugal e hoje antes do almoço foram para o Porto com os meus pais, que vão para Londres de férias. Não pude ir porque as minhas duas semanas de férias terminaram em Julho. Hoje é feriado, por isso pude estar com eles hoje. Só não sabia que iam sair tão cedo.

Abraços.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #277 Online: 15 de Agosto de 2007, 12:04:04 »
Eu tenho vontade de ser um cético mas não consigo.
Onde estão as provas? OK!
É isso mesmo o que os cépticos perguntam. E quais são as respostas? Vejam de seguida:

O maior erro se fala é dizer que cristãos provam a existência de Deus.
Cristãos não provam nada e sim vivem pela fé, mas os que afirmam não existir precisam apresentar provas.
Alguém tem provas? Rolling Eyes
Eu vivo pela fé e voces?
Portanto, não interessa se existem provas ou não. Basta acreditar.

Bom, se não podem concretizar afirmações por falta de provas, porque então afirmam que ele não exisitu?
Pela lógica se não existem provas, as evidências podem ser um começo de uma prova. Não pode?
Wikipedia: «O ônus da prova parte do princípio que toda afirmação precisa de sustentação, de provas para ser levada em consideração. Se tais provas e argumentos não são oferecidos, essa afirmação não tem valor argumentativo e deve ser desconsiderada em um raciocínio lógico. O problema surge no momento em que se tenta definir a quem cabe o ônus da prova, e é nessa hora que muitas pessoas se confundem. O risco aqui, é atribuir esse ônus para a pessoa errada, invertendo assim a lógica do raciocínio e destruindo a sua sustentação. Não só isso, há também o risco de se presumir que certas afirmações não necessitam de provas para serem consideradas válidas.

A inversão do ônus da prova é uma falácia muito comum em diversas discurssões filosóficas, científicas e jurídicas. Exatamente por isso, é preciso ter muita atenção ao se julgar quem deve ser o responsável pela sustentação de um argumento. O pensamento lógico se dá por etapas, como se fosse a construção de um prédio. Quando um andar está bem sustentado, partimos então para o próximo. Cada andar que é construído é também a base para o próximo andar. Sendo assim, cada etapa de um raciocínio é também base de outro. Quando um desses andares está sem sustentação, todos os outros acima dele também estão. E o prédio desaba, assim como o raciocínio.»
[...]
«Um exemplo de afirmação primordial, é gravidade existe. Pegamos um conceito existente, e atribuimos a ele um valor de verdade. Agora, o ônus da prova recai sobre a pessoa que afirmou que essa gravidade existiria. Vamos supor que nesse momento, uma outra pessoa questiona essa afirmação, dizendo que "não há evidências que a gravidade existe". A quem cabe o ônus da prova nessa situação? A resposta, o ônus ainda cabe a pessoa que afirmou a existência da gravidade. A segunda pessoa fez uma contra-afirmação.

O ônus da prova só será transferido para a segunda pessoa a partir do momento em que a primeira afirmação for comprovada. A questão aqui, é que o ônus da prova sempre recai em uma afirmação que faz um juízo de valor a respeito de um conceito (sendo ele verdadeiro ou falso). Uma afirmação que responde a outra afirmação, é apenas um raciocínio derivado dela, e portanto, depende do fato da afirmação primordial ser ou não provada.
»

Se não existe prova de que Jesus existe, então o ónus da prova cabe a quem o afirma.

Acho que até agora não apareceu ninguém para provar que não existem evidências e provas que Jesus não existiu. Com isto confesso que tenho que dar o caso como assunto encerrado. Estou querendo mudar de assunto ou devo aguardar  ::)

Não existem nenhuma evidência de que a cultura do povo hebreu tirassem cópias das lendas suméricas devido a divergências de pensamentos.
Quem estuda religião sabe muito bem disto.
Pelos vistos perdi o meu tempo a investigar assuntos sobre arqueologia...
Esse sites são muito bons sobre o assunto:
http://www.bibleorigins.net
http://www.religionfacts.com
http://www.bibleinterp.com

Também estudei o que crentes de religiões cristãs acreditam, algumas vezes discutindo pessoalmente (no caso das Testemunhas de Jeová, que infestam o caminho até ao meu trabalho). Por exemplo o seguinte site diz o que pensam sobre a crucificação: http://www.watchtower.org/library/rq/article_11.htm .

Infelizmente não sabes inglês, não é, apesar de saberes "linguagens semíticas". Infelizmente não encontrei sites portugueses com imagens e textos tão detalhados e precisos como esses.

Dizem que a epopéia de gilgamesh é uma das escritas mitológicas mais antigas do mundo, aproximadamente escrita no séc. XXVII aC.
As escrituras sagradas apesar de estudos revelarem que ela foi escrita em 1700 aC, mas se tem em seu conteúdo a história mais antiga do mundo relatando como Deus criou o ser humano.
Peritos no assunto afirmam que o torá foi escrito por diversos autores e guardados em pedaços de papiros por séculos entre os povos semitas.
Levando em conta vemos que os escritos bíblicos são os mais antigos entre qualquer outra mitologia.
1 - Dizem que a Epopeia de Gilgamesh foi aproximadamente escrita no séc. XXVII aC.
2 - As Escrituras Sagradas (hebraicas) foi escrita em 1700 aC
3 - O conteúdo das Escrituras tem em seu conteúdo a história mais antiga do mundo: a(s) cosmogonia(s) hebraica(s)
4 - A Tora foi escrita por diversos autores
5 - Conclusão: a Bíblia é a mais antiga das mitologias

Uau! O problema é que os babilónios também tinham mitologias cosmogónicas, como os egiptos, os chineses, os maias, os incas, os indianos, os gregos, os romanos, etc.
Os Vedas tão são mais antigos que a Bíblia, sendo o hinduísmo mais antigo que o judaísmo. E essas escrituras hindus ainda existem e são adoptados pelos crentes.

Recomendo o filme "Memento" que fala sobre as crenças e como elas evoluem. Não explicitamente, mas o modo como filme está estruturado (com sequências que retrocedem no tempo) somos constantemente enganados, como o personagem principal, até à conclusão da "crença feliz" e manipulação. A história escrita pelos mais fortes, especialmente a história da religião, está infestada desse fenómeno. As mitologias em geral são contos, e quando se conta um conto, acrescenta-se um ponto. Força-se a adoptar uma religião, e eis a prova para a sua veracidade. Adapta-se crenças anteriores, e eis mais provas.
João Baptista foi considerado messias pelos seus seguidores. Ainda existem, os seus seguidores que o consideram messias. Houve um Jesus ben Pantera, um essénio que conheceu João. Foi filho de uma Maria e considerado um bastardo, com um pai romano chamado Pantera (acusação de judeus). Como essénio, não era casado e viveu durante algum tempo o deserto. Foi morto por apedrejamento e o cadáver foi erguido numa tábua, como costume judaico. Surgiram seguidores judeus, alguns deles chamados apóstolos, que se chamavam Nazarenos e seguiam O Caminho. Um pagão da actual Turquia chamado Saulo persegue-os, e como enganador que se junta a judeus, gregos e fracos fingindo-se pertencer a esses grupos, criou a teologia cristã. É baptizado com o nome de Paulo, e cria uma mitologia esotérica sobre Jesus. Esse passa a ser morto numa cruz, a Lei é abolida, tudo é permitido, o paganismo junta-se ao paganismo e o corpo é coisa repugnante, o que escandalizou os seguidores judeus de Jesus. Com a última carta, começa-se a inventar histórias sobre o Jesus de Paulo. A Igreja Católica escolheu quatro porque existem quatro ventos, quatro pontos cardeais quatro cantos na terra, depois dito que foi com um milagre (existem várias versões contraditórias: uma pomba que pousou nas escrituras, uma pilha de livros desmoronou-se e só ficaram quatro, etc.) A maioria dos crentes hoje só conhece quatro, mas houve imensos, até contando sobre a infância de Jesus. E muitos foram perseguidos e destruídos pelas mãos dos católicos, como o Evangelho de Judas (uma cópia foi encontrada escondida numa gruta) e o Evangelho de Madalena (uma cópia em copta foi encontrada escondida dentro de uma parede).
A História é como o personagem principal de Memento, como se morressemos e voltássemos a viver, ao perder a memória (de curto prazo) em cada espaço de tempo. É preciso muito rigor e paciência para avaliar quem nos engana e quem é honesto. E mesmo assim, a camada que consideramos verdadeira pode revelar tantos furos como um queijo suíço. E assim precisamos de aprender. O dogmatismo é exactamente o oposto: é ter considerar algo como facto e indiscutível - a Verdade - e nunca mais aprender, porque aprender é admitir que se enganou e corrigir. Esse estado definitivo revela-se quando dizes:
Vai arrumar um monte de seguidores e tem gente que segue até o pastor do diabo. Acreditas?
Conheço um montão de falsos profetas e inclusive dentro da própria igreja evangélica. Te garanto que a mim não enganarás. Estou batizado contra esta praga.
No mais, sou bastante inteligênte para saber que espírito vem de Deus.
Mas fala com crentes religiosos que acreditam no oposto do que acreditas, e serás acusado de falso profeta, pastor do diabo, que eles foram baptizados contra a tua praga. Escrevi sobre o assunto em: http://crerparaver.blogspot.com/2007/07/f-e-dvida.html .

Beligerantes  ::) Não tenho um dicionário no momento.
Se fosses céptico, pegavas num dicionário ou procuravas na Web. Isso é investigar e examinar.
Deve ser por não investigar e examinar que sabes muito de religião.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2007, 12:06:07 por PedroAC »
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Suyndara

• Visitante
« Resposta #278 Online: 15 de Agosto de 2007, 17:20:13 »
Pergunta  :?:

Esse Erivelton é o mesmo que andou lá na "céticos sa" no orkut?  :hein:

Eriveltonjosé

• Visitante
« Resposta #279 Online: 15 de Agosto de 2007, 17:56:53 »
Se não existe prova de que Jesus existe, então o ónus da prova cabe a quem o afirma.
Voce acredita que existem pessoas que sabem que certo criminoso matou o seu semelhante mas não tem como incriminá-lo por falta de provas?
Eu tenho certeza que Deus existe, mas não tenho como prová-los.
O importante para mim são as minhas experiências espirituais no dia a dia.
Pelos vistos perdi o meu tempo a investigar assuntos sobre arqueologia...
Esse sites são muito bons sobre o assunto:
http://www.bibleorigins.net
http://www.religionfacts.com
http://www.bibleinterp.com
A medida do possível estarei dando uma lida.
Também estudei o que crentes de religiões cristãs acreditam, algumas vezes discutindo pessoalmente (no caso das Testemunhas de Jeová, que infestam o caminho até ao meu trabalho). Por exemplo o seguinte site diz o que pensam sobre a crucificação: http://www.watchtower.org/library/rq/article_11.htm .
Não importa o que os outros pensam e sim o que está escrito
Infelizmente não sabes inglês, não é, apesar de saberes "linguagens semíticas".
É muito cêdo para voce entender estas coisas. A linguagem semítica original converte todas as interpretações bíblicas em função do amor de Deus. Isto já faz parte de um estudo teológico e bastante simples na qual muitos declaram ser sofisma.
Baseado nisto podemos tranformar o ódio em amor, guerra em paz e assim por diante etc...
Uau! O problema é que os babilónios também tinham mitologias cosmogónicas, como os egiptos, os chineses, os maias, os incas, os indianos, os gregos, os romanos, etc
.Isto não faz do judaísmo uma mitologia
Os Vedas tão são mais antigos que a Bíblia, sendo o hinduísmo mais antigo que o judaísmo. E essas escrituras hindus ainda existem e são adoptados pelos crentes.
De acôrdo com os relatos bíblicos e a arqueologia voce tem como me provar isto? Com certeza não  ::)
Mas fala com crentes religiosos que acreditam no oposto do que acreditas, e serás acusado de falso profeta, pastor do diabo, que eles foram baptizados contra a tua praga. Escrevi sobre o assunto em: http://crerparaver.blogspot.com/2007/07/f-e-dvida.html .
Em função de Jesus somente aparecer a 2000 atrás mostra claramente que não se precisaram dos evangelhos para adquirirem a salvação.
E os que morreram antes de Jesus?
Precisas entender porque somente agora a 2000 atrás o messias apareceu.

No sentido espiritual as provas ficam por conta da fé. É só acreditar e pronto, mas para aqueles que querem provas as evidências são muito fortes de que Jesus de nazaré existiu.
Abração e até a próxima.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #280 Online: 15 de Agosto de 2007, 18:40:23 »

Eu tenho certeza que deus não existe. Se existisse não criaria uma religião tão sem nexo como a cristã. Nem se metamorfosearia num ser tão insípido que nem competência teve para deixar fora de qualquer dúvida sua passagem pela Terra. Nem se contentaria com uma legião de adoradores tão ignorante e maltrapilha. Afora esse produto mal feito e mal ajambrado que é o homem, verdadeiro pateta entre patetas, ápice da criação; ora, basta vê-lo copulando, comendo e cagando; deus teria feito coisa melhor.

Acreditar em deus depois de uma olhada atenta ao mundo é sinal de grave perturbação psíquica. Veja as feras, as pestes, a fome, as guerras, as catástrofes, as garras afiadas, os espinhos venenosos. Ou deus é muito incompetente e não sabe o que faz ou fez os homens para satisfazer seu humor sádico. Não, não. A resposta é bem outra - deus não existe mesmo, as evidências falam por si.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Eriveltonjosé

• Visitante
« Resposta #281 Online: 15 de Agosto de 2007, 19:07:40 »
Eu tenho certeza que deus não existe. Se existisse não criaria uma religião tão sem nexo como a cristã. Nem se metamorfosearia num ser tão insípido que nem competência teve para deixar fora de qualquer dúvida sua passagem pela Terra. Nem se contentaria com uma legião de adoradores tão ignorante e maltrapilha. Afora esse produto mal feito e mal ajambrado que é o homem, verdadeiro pateta entre patetas, ápice da criação; ora, basta vê-lo copulando, comendo e cagando; deus teria feito coisa melhor.
Acreditar em deus depois de uma olhada atenta ao mundo é sinal de grave perturbação psíquica. Veja as feras, as pestes, a fome, as guerras, as catástrofes, as garras afiadas, os espinhos venenosos. Ou deus é muito incompetente e não sabe o que faz ou fez os homens para satisfazer seu humor sádico. Não, não. A resposta é bem outra - deus não existe mesmo, as evidências falam por si.
Isto são palavras de um deus.
Salve inteligência sobrenatural. :chorao:
Quem és tú para dizer o que Deus teria que fazer.
Meu amigo, nem para nascer voce pediu e agora quer exigir alguma coisa.  :|
A única coisa que voce sabe é que está vivo e vai morrer, só isto. :ok:

Eriveltonjosé

• Visitante
« Resposta #282 Online: 15 de Agosto de 2007, 19:09:04 »
Pergunta  :?:
Esse Erivelton é o mesmo que andou lá na "céticos sa" no orkut?  :hein:
Nunca participei do orkut.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #283 Online: 15 de Agosto de 2007, 19:27:12 »
Voce acredita que existem pessoas que sabem que certo criminoso matou o seu semelhante mas não tem como incriminá-lo por falta de provas?
Há muito boa gente que foi presa por certezas sem provas. Por exemplo, no Discovery Channel (se não me engano),
num documentário sobre psicologia e manipulação da memória, foi mostrado um caso de uma senhora que foi violada, e ela apontou com toda a certeza do mundo a um homem que dizia ter sido o agressor, tanto em fotografia, como numa fila atrás de um espelho e em tribunal. Afinal ele estava inocente.
Para além dos que se enganam, como a tal senhora, existem mentirosos sem escrúpulos, como havia durante as caças às bruxas, onde os caçadores obtinham prémios e muitos acusavam os outros que simplesmente não gostavam. E assim milhares de inocentes foram considerados culpados, presos, torturados e mortos, graças a testemunhos e sinais invisíveis como provas. E por vezes surgem notícias sobre casos desses nos EUA, que até levam os desgraçados ao corredor da morte.

Já agora, gostaria de saber como pensas implementar a justiça baseada na confiança ou crença das pessoas. E se não é isso, então o que farias com o tal criminoso que safou-se? Fazias justiça com as tuas mãos? E se afinal enganaste-te, como nos episódios de CSI onde por vezes o justiceiro interpretou mal o que viu e acabou por matar um inocente? Pedes perdão e fica resolvido? Aleluia!

Então tens um dilema nos fóruns, a não ser nos cristãos...
Se for num fórum "laico", as pessoas em geral são cépticas, e vais receber muitas críticas como recebes neste. Num fórum com fieis de uma religião não-cristã, ou com uma doutrina diferente, também não vão aceitar, apoiando-se na sua própria fé. Num nicho sem esses inconveniente, não há discussão nem debate: recebes imensos elogios a transbordar por todos os lados. E para quem se acha amante da verdade, essa situação é errada.

O importante para mim são as minhas experiências espirituais no dia a dia.
Pois, há tantos crentes noutras religiões que pensam o mesmo.

A linguagem semítica original converte todas as interpretações bíblicas em função do amor de Deus. Isto já faz parte de um estudo teológico e bastante simples na qual muitos declaram ser sofisma.
Vou dizer uma coisa muito simples: se não consegues traduzir uma frase hebraica, não conheces a sua língua. Se não consegues, então essa interpretação de linguagem semítica não tem valor. Eu tenho acesso a traduções interlineares com hebraico e grego, e a artigos com discussões sobre o significado de termos hebraicos e interpretação nos seus contextos. Apesar disso eu não me considero um entendido de hebraico (ou qualquer língua semítica). Simplesmente posso reconhecer alguns termos, como muitos de nós reconhecem a palavra "harigatô" em japonês. Não posso escrever, nem ler, nem falar em hebraico, aramaico, árabe ou copta.

Baseado nisto podemos tranformar o ódio em amor, guerra em paz e assim por diante etc...
:?:

De acôrdo com os relatos bíblicos e a arqueologia voce tem como me provar isto? Com certeza não  ::)
Gostava que tivesses o mesmo nível de exigencia a ti mesmo que pretendes aos outros...
Tradicionalmente as Escrituras Hebraicas foram iniciadas por Moisés. Acho que concordas que antes disso já existiam sacerdotes egípcios, com a sua religião (ou teologia) egípcia e manuscriptos religiosos, como o Livro dos Mortos. Tinham diversas mitologias cosmogónicas, entre elas parecida com o 1º capítulo de Génesis. Veja: http://www.ancientegypt.co.uk/gods/story/main.html (que já indiquei noutro tópico...). A circuncisão, o baptismo, o monoteísmo (com o deus Aton, representado por um olho-sol apontado para baixo - adoptado desde 1 500 aC), sacrifícios, a ressurreição, o julgamento por Deus, etc. já tinha existiram entre os Egípcios. Portanto, a religião egípcia e os seus escritos foram, logicamente e segundo os achados arqueológicos.
Mas se Moisés existiu e ele escreveu o Pentateuco (ou Tora), ele escreveu e descreveu a sua morte e como o seu cadáver foi tratado (Deuteronómio):
«
1       ENTÃO subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está em frente a Jericó e o Senhor mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã;
2    E todo Naftali, e a terra de Efraim, e Manassés e toda a terra de Judá, até ao mar ocidental;
3    E o sul, e a campina do vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Zoar.
4    E disse-lhe o Senhor: Esta é a terra que jurei a Abraão, Isaque, e Jacó, dizendo: « tua descendência a darei; eu te faço vê-la com os teus olhos, porém lá não passarás.
5    Assim morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, conforme a palavra do Senhor.
6    E o sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura.
7    Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor.
8    E os filhos de Israel prantearam a Moisés trinta dias, nas campinas de Moabe; e os dias do pranto no luto de Moisés se cumpriram.
9    E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés.
10    E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face;
11    Nem semelhante em todos os sinais e maravilhas, que o Senhor o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra.
12    E em toda a mão forte, e em todo o grande espanto, que praticou Moisés aos olhos de todo o Israel.
»
Acho pensar que Moisés escreveu isso é um absurdo enorme. Já agora ele escreveu o Pentateuco todo quando estava no Egipto, antes de ter morto o tal egípcio! O Deuteronômio foi supostamente encontrado, supostamente ao acaso, durante o reinado de Josias quando o templo estava a ser restaurado. Foram poucos séculos antes que as Escrituras foram iniciadas, mas como foi Moisés que supostamente escreveu, temos de dar um passo de muitos e muitos séculos para trás. E é assim que a teologia é um conjunto de tradições absurdas como essas, engolindo patranhas sem questionar.

A religião dos Babilónios é mais antiga que a dos Israelitas. Foram os Babilónios que inventaram os deuses El (Deus Pai), Baal, Axerá... e Iavé. Javé era o deus da guerra, e com o tempo Baal foi tornando muito popular. Segundo os escritos sagrados, era a ele atribuído muitas coisas que mais tarde foram atribuídos a Javé (por exemplo, como chacinadores de dragões) e a Jesus (morreu e venceu a morte, ressuscitando, tal como o Osíris dos Egícios). Os achados arqueológicos em Ugarit são os mais conhecidos que contam sobre a religião, deuses e mitologias babilónicas.

Já indiquei diversas vezes fotografias e desenhos baseados em artefactos arqueológicos da página Web: http://www.bibleorigins.net/illustrations.html . Não sei por quantas vezes vou ser ignorado, mas enfim... até uma próxima quando perguntares que provas existem sobre a existência de religiões e mitologias mais antigas. Fala sobre querubins, a serpente-dragão no Paraíso, a costela retirada do homem, a árvore sagrada do jardim, anjos, arcas parecidas com a da Aliança... envolvendo deuses de religiões mais antigas que a dos hebreus e israelitas.

Em função de Jesus somente aparecer a 2000 atrás mostra claramente que não se precisaram dos evangelhos para adquirirem a salvação.
E os que morreram antes de Jesus?
Precisas entender porque somente agora a 2000 atrás o messias apareceu.
Parece-me que nem leste o artigo que referi...
O que está a ser discutido neste tópico é a existência de Jesus, por isso não é boa resposta.
E existem imensos crentes religiosos não-cristãos que vão discordar-te, com argumentos igualmente convicentes.

No sentido espiritual as provas ficam por conta da fé. É só acreditar e pronto, mas para aqueles que querem provas as evidências são muito fortes de que Jesus de nazaré existiu.
Abração e até a próxima.

Provas é acreditar? Deve funcionar tanto como o Kiai...
Então vamos fazer assim: vamos supor que tenho fé de que Jesus nunca existiu e que Deus não existe. Agora com a minha fé, tenho a tal prova em sentido espiritual.

Há tanta discussão, mas no entanto já disse que existiu Jesus. Mas não é o Jesus crucificado nem o Jesus de Paulo. Acredito que Jesus ben Pantera existiu e que foi a sua existência de despoletou a teologia cristã, indirectamente. E foi Paulo que inventou essa imagem de Jesus, que nunca viu... mas viu... ou ouviu... seja lá como for, foi qualquer coisa que ele sentiu a caminho de Damasco para auto-designar-se apóstolo e desafiar os doze apóstolo, como João com a sua fé sem obras. E por isso vários grupos religiosos discutem: É possível fé sem obra? E depois dão mais valor a Paulo ou João, sem se aperceberem.

1 Coríntios 9:1-22:
«
1    NÃO sou eu apóstolo? Não sou livre? Não vi eu a Jesus Cristo Senhor nosso? Não sois vós a minha obra no Senhor?
2    Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos o sou para vós; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor.
3    Esta é minha defesa para com os que me condenam.
4    Não temos nós direito de comer e beber?
5    Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?
6    Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar?
7    Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não se alimenta do leite do gado?
8    Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo?
9    Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?
10    Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante.
11    Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais?
12    Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo.
13    Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar?
14    Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.
15    Mas eu de nenhuma destas coisas usei, e não escrevi isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, do que alguém fazer vã esta minha glória.
16    Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!
17    E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada.
18    Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho.
19    Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.
20    E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.
21    Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
22    Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
»
...

Abraços e vê lá se ganhas tino  :hihi:
« Última modificação: 16 de Agosto de 2007, 08:56:47 por PedroAC »
Pedro Amaral Couto

Offline Cego

• Nível 02
  • *
« Resposta #284 Online: 15 de Agosto de 2007, 21:04:20 »
E você ainda se dá o direito de dizer que outros não entendem de religião... :)
Sinceramente, Erivelton...
Dantas, eu não sou daquele tipo de pessoas que joga conversa fora não.
Existe, um verdadeiro ditado: Cada macaco no seu galho.
Talvez voce esteja se referindo que o cego argumentou que o os judeus vieram do politeismo, mas para os judeus isto é uma inverdade, pois segundo o tóra foi um Deus monoteísta que criou tudo e supostamente um casal de seres humanos.
Como então eles vieram do politeísmo?
Fora do contesto bíblico vai com certeza arrumar argumentos, mas se fôr por ele encontrará contradição.
Não esqueça que o judaísmo existe desde antes, muito antes que a bíblia fosse escrita.
Quanto mais fé, mais feses.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #285 Online: 15 de Agosto de 2007, 22:25:29 »
Isso até que estava legal e engraçado, mas o Erivelton está passando dos limites....  :sleepy:  :no:

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #286 Online: 15 de Agosto de 2007, 23:48:58 »
A conta Eriveltonjosé foi apagada por se tratar de uma segunda conta de um mesmo usuário. Uma nova senha foi enviada para a antiga conta.

Lembrando a todos que é proibido criar uma segunda conta no fórum. Eventuais problemas de acesso devem ser reportadas à moderação para que medidas cabíveis sejam tomadas. Existe um tópico de Ajuda, Sugestões e Reclamações que pode ser usado por qualquer um para reportar problemas, portanto não há como alegar "falta de comunicação" com a moderação.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #287 Online: 16 de Agosto de 2007, 00:03:00 »
Não sou um deus.Só sei que não existem deuses, pois não há evidências deles.
Não acredito que não existam deuses, até agora as evidências apontam a inexistência de deus(es).
Abços! :wink:
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #288 Online: 16 de Agosto de 2007, 00:03:37 »
O mesmo se aplicaria a Jesus!

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #289 Online: 16 de Agosto de 2007, 10:16:10 »
Lembrando a todos que é proibido criar uma segunda conta no fórum. Eventuais problemas de acesso devem ser reportadas à moderação para que medidas cabíveis sejam tomadas. Existe um tópico de Ajuda, Sugestões e Reclamações que pode ser usado por qualquer um para reportar problemas, portanto não há como alegar "falta de comunicação" com a moderação.
Desculpe Angelo o trantorno que causei.
Na época enviei uma mensagem e não recebi a resposta, talvez eu a tenha recebido e apaguei sem ver.
Abração. Erivelton
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #290 Online: 16 de Agosto de 2007, 10:48:04 »
Já agora, gostaria de saber como pensas implementar a justiça baseada na confiança ou crença das pessoas. E se não é isso, então o que farias com o tal criminoso que safou-se? Fazias justiça com as tuas mãos? E se afinal enganaste-te, como nos episódios de CSI onde por vezes o justiceiro interpretou mal o que viu e acabou por matar um inocente? Pedes perdão e fica resolvido? Aleluia!
Existem duas justiças. Acredite se quiser.
E para quem se acha amante da verdade, essa situação é errada.
Independente da minha verdade estou num debate e respondo a medida como as regras mandam.
Pois, há tantos crentes noutras religiões que pensam o mesmo.
As experiências pessoais não vem em função das diversas religiões e sim das atitudes pessoais independente de crença ou religião que a possua construia dentro de si.
Vou dizer uma coisa muito simples: se não consegues traduzir uma frase hebraica, não conheces a sua língua. Se não consegues, então essa interpretação de linguagem semítica não tem valor. Eu tenho acesso a traduções interlineares com hebraico e grego, e a artigos com discussões sobre o significado de termos hebraicos e interpretação nos seus contextos. Apesar disso eu não me considero um entendido de hebraico (ou qualquer língua semítica). Simplesmente posso reconhecer alguns termos, como muitos de nós reconhecem a palavra "harigatô" em japonês. Não posso escrever, nem ler, nem falar em hebraico, aramaico, árabe ou copta.
O que é a sabedoria humana?
:?:
Aqui está todo o segrêdo que adquirir após pesquisar bastante.
A codificação da linguagem semítica se basia em um único propósito: Amar a Deus e ao próximo.
Nem precisa ler os evangelhos para que ateus entendam estas verdades. Concorda?
Gostava que tivesses o mesmo nível de exigencia a ti mesmo que pretendes aos outros...
Acho pensar que Moisés escreveu isso é um absurdo enorme.
Nãp existe uma certeza que de foi moisés que escreveu o pentateuco. Os livros são dedicados a ele por ser o homem que tirou o povo hebreu do Egito.
A religião dos Babilónios é mais antiga que a dos Israelitas.
É nisto que não creio e que estou esperando as provas.
Já indiquei diversas vezes fotografias e desenhos baseados em artefactos arqueológicos da página Web:
Nada disto prova que os hebreus copiaram suas crenças em mitologias pagãs
Provas é acreditar? Deve funcionar tanto como o Kiai...
Então vamos fazer assim: vamos supor que tenho fé de que Jesus nunca existiu e que Deus não existe. Agora com a minha fé, tenho a tal prova em sentido espiritual.
A mesma fé que faz o homem acreditar, faz também desacreditar, mas aquela que torna o homem convicto da existência de Deus não é a mesma que faz desacreditar.
Enquanto voce vai para um lado eu vou para outro. Não tem como entender isto e nunca entenderá.
Há tanta discussão, mas no entanto já disse que existiu Jesus. Mas não é o Jesus crucificado nem o Jesus de Paulo. Acredito que Jesus ben Pantera existiu e que foi a sua existência de despoletou a teologia cristã, indirectamente. E foi Paulo que inventou essa imagem de Jesus, que nunca viu... mas viu... ou ouviu... seja lá como for, foi qualquer coisa que ele sentiu a caminho de Damasco para auto-designar-se apóstolo e desafiar os doze apóstolo, como João com a sua fé sem obras. E por isso vários grupos religiosos discutem: É possível fé sem obra? E depois dão mais valor a Paulo ou João, sem se aperceberem.
Até que ponto a tua intectualidade pode nos fazer acreditar que estás com a razão.
Existem diversas personalidades inteligêntes que pensam diferente como voce e atribui a Jesus como sendo o filho de Deus. E agora?
No mais, lhe afirmo que o encontro inteligênte que tive com Deus foi através da ciência, a minha fé foi o primeiro passo que veio depois para confirmar  :ok:
Antes eu tinha fé, mas não acreitava, depois passei a pesquisar e acreditei: DEUS EXISTE.
Um abração. Erivelton

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #291 Online: 16 de Agosto de 2007, 10:52:50 »
Não esqueça que o judaísmo existe desde antes, muito antes que a bíblia fosse escrita.
Não se esqueça que os escritos judaicos ao longo da história eram escritos em papiros e guardados ao longo da história do povo hebreu.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #292 Online: 16 de Agosto de 2007, 10:54:33 »
Isso até que estava legal e engraçado, mas o Erivelton está passando dos limites....  :sleepy:  :no:
Eu gostaria que as críticas viessem acompanhados de bons argumentos.
Falar é fácil, meu amigo.
Abração. Erivelton

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #293 Online: 16 de Agosto de 2007, 11:00:42 »
Não sou um deus.Só sei que não existem deuses, pois não há evidências deles.
Não acredito que não existam deuses, até agora as evidências apontam a inexistência de deus(es).
Abços! :wink:
As evidências que os deuses existiram estão escritos ao longo das histórias de muitos povos, agora acreditar que eles existem é só pesquisar?
Já pensou se eles existissem?
O mesmo se aplicaria a Jesus!
Tu tá mau mesmo  :no:
Não existe evidências  ::)
Só para voce ter uma idéia, existem ateus que acreditam que Jesus existiu.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #294 Online: 16 de Agosto de 2007, 11:13:08 »
Ah, então tudo bem! É uma questão de fé! Fé não se discute, não é mesmo? Deixo para aqueles mais "pacientes"! Abços!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #295 Online: 16 de Agosto de 2007, 13:27:15 »
Quero provas (PROVAS, não embromação) da não existência de Odhinn.

::) ::) ::)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #296 Online: 16 de Agosto de 2007, 13:30:13 »
Ou da fada do dente.

:histeria:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #297 Online: 16 de Agosto de 2007, 14:54:58 »
Pessoal, nao sei porque vocês perdem tempo com o Erivelton...
[frases passíveis de serem interpretadas como ofensas devidamente apagadas, em respeito aos demais foristas]
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #298 Online: 16 de Agosto de 2007, 15:26:13 »
Eu gostaria que as críticas viessem acompanhados de bons argumentos.
Falar é fácil, meu amigo.
Abração. Erivelton
Vc não aceita e não tem bons argumentos... ..quer dizer.... vc nao tem argumentos.... E isso irrita. Ah, ainda acha que monoteísmo veio antes que o politeísmo...? Amigo, vc quer acreditar porque quer acreditar e nada mais. E porra de fé não quer dizer nada para a realidade. Não é porque eu tenho fé no Macaco-etc... que ele irá existir...

Sinto muito lhe informar: Deus não existe, não há evidências que o "Jesus bíblico" existiu e.... faz um tratamento para tirar o diabo dessa sua fixação pelo acento circunflexo, ô!  :sleepy:

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #299 Online: 16 de Agosto de 2007, 16:42:03 »
Sinto muito lhe informar: Deus não existe, não há evidências que o "Jesus bíblico" existiu e.... faz um tratamento para tirar o diabo dessa sua fixação pelo acento circunflexo, ô!  :sleepy:
Este pirou de vez.  |(
Já mediu a pressão hoje?  :o
Toma um suco de maracujá, descansa um pouco, abra os livros e vá estudar.  :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!