Autor Tópico: Existem provas sobre a existência de Jesus Cristo?  (Lida 90245 vezes)

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
Re: Existem provas sobre a existência de Jesus Cristo?
« Resposta #325 Online: 19 de Agosto de 2007, 13:47:40 »
Infelizmente faltam muitas regiões, como o "Old Testament" (!), mas estão a Babilónica e a Egípcia.

Fernando, obrigado pelo site. :)
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #326 Online: 19 de Agosto de 2007, 17:31:50 »
Resposta ao tópico: não!

Pedro, sobre suas respostas ao Erivelton:  :louva:
Parabéns pela postura e pela paciência!
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

blue pill

• Visitante
« Resposta #327 Online: 19 de Agosto de 2007, 22:21:43 »
Existem provas para QUALQUER coisa se você quiser, assim como pode duvidar de QUALQUER coisa por mais que o senso comum diga "está provado", porque não existe um formato para isso que se chama de "prova", existem convenções, definições, conjuntos formais de pensamento, metodos...

Se eu quiser definir para o MEU linguajar que PROVA significa aquilo que eu VÍ com meus olhos, então porque estaria eu errado no ato de definir? Porque minha definição estaria sendo errada? Porque a definição de "provar" não é essa ? Não, a definição não esta errada, ela esta errada PRA alguem que queira que ela esteja errada.

Existe certos comunidades específicas de pessoas que acreditam numa atmosféra "invisivel" do conhecimento, onde as definições, metodos, sistemas, conjuntos formais em geral, são iguais de um para os outros. Engraçado que eles acham que todos que pensam diferente deles são "burros"... Pode uma coisa dessa?

Agora você quer que a existência de Jesus Cristo esteje provada? É só querer, é só dizer que você acha que está provada que assim será para você, e que importa o que os otros vão falar ? Se quiser dizer que não está provada, a mesma coisa, não está provada a existência de Jesus Cristo pra você... Simples...

E ai, a existência de Jesus Cristo está provada pra você?
« Última modificação: 19 de Agosto de 2007, 22:24:19 por Blue Pill »

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #328 Online: 20 de Agosto de 2007, 07:15:59 »
Não. Não há nenhuma prova que não possa ser encontrada em outras religiões sobre outros deuses (Hércules, por exemplo).

Suyndara

• Visitante
« Resposta #329 Online: 20 de Agosto de 2007, 09:35:11 »
Essa discussão me lembra um pouco aquela parábola da trave no olho  ::)

Me lembro de quando era católica, nas minhas pregações eu criticava e ria da infantilidade da fé alheia e não percebia os erros da minha própria crença...

No dia que me permiti criticar as minhas convicções o mito caiu por terra  :wink:

Fé é algo intocável, uma vez subjetivo, mas não é inabalável  :ok:

Estamos discutindo sobre provas, e não sobre "convicções"... E até agora não vi NENHUMA prova a favor da existência de Cristo  :hein:

[]s

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #330 Online: 20 de Agosto de 2007, 09:43:21 »
Resposta ao tópico: não!

Pedro, sobre suas respostas ao Erivelton:  :louva:
Parabéns pela postura e pela paciência!

PedroAC é o meu herói.....já se sabe.  :ok:

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

blue pill

• Visitante
« Resposta #331 Online: 20 de Agosto de 2007, 23:20:08 »
Não. Não há nenhuma prova que não possa ser encontrada em outras religiões sobre outros deuses (Hércules, por exemplo).
Mas eu não perguntei se você acredita na existência de desus, perguntei se acredita na existência de Jesus Cristo, que foi um rapaz que nasceu a 2007 anos atras

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #332 Online: 21 de Agosto de 2007, 07:05:22 »
Mas eu não perguntei se você acredita na existência de desus, perguntei se acredita na existência de Jesus Cristo, que foi um rapaz que nasceu a 2007 anos atras
Não tenho evidências objetivas, mas acho razoável supor que tenha existido alguém que mais tarde deu origem ao personagem mitológico dos evangelhos.
Alguém, cujo nome não sabemos e teve seguidores, pode ter existido. Um cara que nasceu de uma virgem emprenhada por um fantasma, que fez milagres, morreu, ressuscitou e voou para o céu, não.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #333 Online: 21 de Agosto de 2007, 07:32:17 »
Pois bem, então suponho que admites que as Escrituras Hebraicas não mais antigas do que os textos religiosos egípcios. Mas com essa exigência de prova mostra que não tens conhecimento de História nem dás-te ao trabalho de investigar uma coisa tão simples de procurar, especialmente com os dados que forneço. Um céptico investigaria para confirmar.
A Babilónia foi fundada por volta de 3800 aC, na Mesopotâmia, no Crescente Fértil (aprende-se na escola, na disciplina de História... é lá que foi inventada a escrita, a roda e começou a primeira civilização). O império foi iniciado sob o governo de Hamurabi, em 1730 aC, conhecido como o primeiro rei a codificar a lei (muito antes dos Dez Mandamentos).
O livro do torá dá uma relação da origem dos povos mais antigos do mundo. Leia:
http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/10
Mizraim(Egito antigo), Babel(antiga babilônia), Assíria e o início do Aramaico e o hebraico.
O que tens a dizer. Como eles conseguiram estas genealogias de povos que viveram a 5000 mais ou menos antes de cristo?
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

blue pill

• Visitante
« Resposta #334 Online: 21 de Agosto de 2007, 08:16:22 »
Não tenho evidências objetivas, mas acho razoável supor que tenha existido alguém que mais tarde deu origem ao personagem mitológico dos evangelhos.
Alguém, cujo nome não sabemos e teve seguidores, pode ter existido. Um cara que nasceu de uma virgem emprenhada por um fantasma, que fez milagres, morreu, ressuscitou e voou para o céu, não.

Eu acho que a história da mâe desse rapaz ai tem a ver com motivos pessoais dela, acho que ela pode ter inventando essa história de que tava gravida e era virgem só para aparecer mesmo, mas no fundo ela tinha sido abusada por alguem....

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #335 Online: 21 de Agosto de 2007, 16:00:07 »
Mizraim(Egito antigo), Babel(antiga babilônia), Assíria e o início do Aramaico e o hebraico.
O que tens a dizer. Como eles conseguiram estas genealogias de povos que viveram a 5000 mais ou menos antes de cristo?
Estás a querer concluir que o primeiro ser humano existe há 6000 anos? http://img.search.com/2/2d/Oldtestamentgenealogy.gif

E aposto que não tens como mostrar que essas pessoas realmente existiram, não é?
Perguntar como é que alguém sabia X só faz sentido se X for confirmado.
É como perguntar como é que Pierre Plantard conhece a genealogia desde Jesus, protegida pelo Priorado de Sião. Ou como Joseph Smith (mórmon) sabia a genealogia de povos desde o Exílio da Babilónia na América.
Na página http://freepages.genealogy.rootsweb.com/~jamesdow/s076/f207583.htm está a genealogia de Gilgamesh (cujo túmulo foi encontrado por um alemão), que pelos vistos tem muitos deuses na família, sendo filho do rei Lugulbanda e da deusa Vaca, esta que era filha da deusa do Ar e do deus do Vento. E sabias que o deus Baal é filho do deus Dagan (também conhecido por "El", isto é, o Senhor) e da deusa Aserah? Em Enuma Elish começa-se com a genealogia dos deuses. Como é que sumérios conheciam essas genealogias?
O livro Popol Vuh, dos Maias, tem 4 secções com genealogias das tribos até à conquista espanhola. Os hindus têm uma lista de reis, começando por Vivasvant, o Deus Sol.
A isso chama-se "genealogia mitológica". A página http://www.pantheon.org/areas/genealogy/ tem genealogias mitológicas de povos antigos, mas algumas entradas ainda estão em desenvolvimento. Mas podemos, por exemplo, ver a genealogia de Prometeus, que roubou o fogo aos deuses para oferecer aos homens (quando é que o Homem começou a controlar o fogo?). Até os gregos fizeram árvores genealógicas desde o Caos.
Por que é que achas que as genealogias em Lucas e Mateus são tão diferentes, tendo José dois pais diferentes (Jacó e Heli) e numa há 27 gerações desde David, e noutra 42? E eu pensava que foi Deus que colocou a sementinha em Maria...

Num fórum chamado "Roj Bash Kurdistan", falavam sobre uma suposta genealogia conhecida desde que remonta desde 4500 aC : http://northerniraq.info/forums/viewtopic.php?t=1072&postdays=0&postorder=asc&start=45&sid=588fa1f0424e3d77976d166c9a8255f8 . Alguém responde:
Stop to tire everybody with your so-called Assyrian ancestors, you are no more "Assyrian" than me or than Tom. It is just a mythical genealogy that your nationalists had invented, when they tried to forge their identity...
Traduzido: «Pára de chatear todos com os teus supostos ancestrais Assírios, não és mais "Assírio" que eu ou do que o Tom. É apenas uma mitologia genealógica que os teus nacionalistas inventaram, quando tentaram inventar as suas identidades...»

Queres explicar como surgem essas genealogias ridículas?
A minha explicação é muito simples: inventaram. Concordas?
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #336 Online: 21 de Agosto de 2007, 16:19:55 »
Estás a querer concluir que o primeiro ser humano existe há 6000 anos? http://img.search.com/2/2d/Oldtestamentgenealogy.gif
E aposto que não tens como mostrar que essas pessoas realmente existiram, não é?
Perguntar como é que alguém sabia X só faz sentido se X for confirmado.
Estarei dando uma pausa para lhe responder todas as suas perguntas, mas gostaria de lhe dizer que posuo uma linha da raciocínio:
Se ninguém pode provar algo é porque não sabe se existe ou não.
Quem pode provar a existência de Deus?
Se as provas são exigidas para aqueles que afirmam existir, o mesmo procedimento cai sôbre aos que dizem não existir. Então empatou.
As evidências são as únicas fontes de aproximação para buscarmos provas de alguma coisa. Pode existir e não existir, aí cada um usa seu pensamento adequado.
Quanto as provas cabe a quem estuda. Enquanto elas não chegam, os escritos podem também ser uma fonte para uma falsa afirmação. Engraçado que a mentira tem pernas curtas, mas até hoje a ciência ainda não conseguiram próvas para afirmar que a bíblia não é a palavra de Deus.  ::)
Quando estas provas chegarão.
Nunca ouvir alguém dizer: XEQUE MATE: EU VENCI

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #337 Online: 21 de Agosto de 2007, 18:17:02 »
Em "Israel foi escolhido por Deus?" estava para acabar a mensagem com algo como: "tenho respondido a tudo com inversão do ónus da prova, no entanto haverá um dia em que não conseguirei dar uma resposta com evidências para negar uma afirmação que fazes sem evidências, e logo dirás: «ah, ah, vês que a Bíblia é verdadeira!». Afinal, basta-me desafiar a provar que a jumenta de Abalaão não falou."
No mesmo tópico ia escrever: «Se Abraão, Moisés e Jesus existiram, quero que sejam encontradas evidências. Se Deus existe, também quero que sejam encontradas evidências. O problema é quando apelam para certezas absolutas, tais como certezas absolutas de que certas personagens existem, apesar da falta de evidências, ou memo apesar da existência de evidências contrárias."
Escrevi e apaguei. E pelos vistos tinha bons motivos para manter.

Se as provas são exigidas para aqueles que afirmam existir, o mesmo procedimento cai sôbre aos que dizem não existir. Então empatou.
É recomendado evitar falácias no fórum. Falácias são argumentos contendo erros de lógica.
Wikipedia > Falácias
Argumentum ad ignorantiam (Argumento da Ignorância):
Ocorre quando algo é considerado verdadeiro simplesmente porque não foi provado que é falso (ou provar que algo é falso por não haver provas de que seja verdade). Note que é diferente do princípio científico de se considerar falso até que seja provado que é verdadeiro.
Petitio Principii :
Ocorre quando as premissas são tão questionáveis quanto a conclusão alcançada.
Inversão do Ônus da Prova :
Quando o argumentador transfere ao seu opositor a responsabilidade de comprovar o argumento contrário, eximindo-se de provar a base do seu argumento.
Red Herring :
Falácia cometida quando material irrelevante é introduzido no assunto discutido para desviar a atenção e chegar a uma conclusão diferente.
E na Crítica na rede (http://criticanarede.com/welcome-1.htm):
Irrefutabilidade

A teoria que foi avançada para para explicar a ocorrência de algum fenómeno não pode ser testada. Testamos uma teoria por meio das suas previsões. Por exemplo, uma teoria pode prever que a luz muda de trajectória em certas condições, ou que um líquido muda de cor com o ácido, ou que um psicótico responda mal a certos estímulos. Se o evento previsto não ocorrer, então a informação obtida contradiz a teoria. Uma teoria não pode ser testada se não faz previsões. Também não pode ser testada se prevê acontecimentos que podem ocorrer independentemente de a teoria ser verdadeira.
...
Prova: Identifique a teoria. Mostre que ela não faz previsões, ou que as previsões feitas com a teoria são falsas ou que as previsões que ela faz podem ser verdadeiras mesmo que a teoria seja falsa.
Se achas que isso é um jogo, pelo menos segue as regras. E não me respondeste à pergunta: queres concluir que o primeiro homem surgiu há 6000 anos?

A genealogia que indicas (sem contar com Adão, Eva, Caim, Abel e companhia) não pode ser provada ser falsa nem verdadeira, pois em 5000 aC não existem registos escritos (a invenção da escrita não tinha sido inventada). A única maneira de provar que essa genealogia é correcta seria inventar uma máquina do tempo, ou descobrir que afinal a escrita não foi inventada em 3500 aC, pelos sumérios, e encontrar registos escritos de 5000 aC. Já mostrei que os antigos inventavam genealogias, e isso é o máximo que se pode exigir em tais condições e suficiente para duvidar dessa genealogia (para além dos dois pais de José).

Mas também reparei que diz: "e nasceram-lhes filhos depois do dilúvio". Portanto eles povoaram a terra, foram para a Austália e Américas e mudaram de raça em menos de 5000 anos. Onde está a gigantesca torre de Babel?  Na Wikipedia:
A Collier’s Encyclopedia afirma: "Os peritos têm tentado, sem real êxito, identificar Ninrode com diversos reis, heróis, ou deidades antigas, dentre eles Merodaque [Marduque ou Marduc], um deus assírio-babilônico; Gilgamés, um herói babilônio que se tornou famoso como caçador; e Órion, um caçador da mitologia clássica". Na verdade, pouco mais se sabe sobre este governante do que aquilo que a Bíblia menciona. No entanto, a tradição árabe menciona-o. O nome, como Nimrude ou Nimroude, ocorre em designações de lugares no Próximo Oriente. Poemas didáticos sumério-acadianos relatam os seus feitos heróicos. E Josefo, historiador judeu, refere-se nominalmente a ele.

Segundo a tradição religiosa, Nimrod foi executado devido à sua rebelião contra Javé, o Deus de Noé. Os seguidores de Ninrode consideraram a sua morte violenta uma tragédia ou calamidade, e o deificaram. Comemoravam a sua morte anualmente no primeiro e segundo dia do mês lunar de Tamuz, quando as mulheres choravam o seu ídolo.

E não te esqueças que Noé morreu com 950 anos, e sem deixar uma única evidência da sua existência, mesmo apesar da grande inundação que deixaria registos geológicos.

As evidências são as únicas fontes de aproximação para buscarmos provas de alguma coisa. Pode existir e não existir, aí cada um usa seu pensamento adequado.
O que é pensamento adequado?

Abraão pode não ter existido?
Jesus pode não ter existido?
Deus pode não existir?
São casos excepcionais? Porquê?

Quanto as provas cabe a quem estuda. Enquanto elas não chegam, os escritos podem também ser uma fonte para uma falsa afirmação.
- fazer alegações que não podem ser confirmadas;
- acabar com um argumento com "acredite se quiser";

A inexistência de evidências da existência de X não é evidência da inexistência X.
Mas enquanto não existirem evidências de X (por omissão), assume-se que X não existe.
Não estou a dizer que é ilícito acreditar em X. Várias pessoas com crenças contraditórias e que as investigam com mente aberta é saudável e promove o progresso, mas é aquele que afirma a existência de X que tem a responsabilidade de provar (ónus da prova) e assume-se, oficialmente, que X não existe até prova do contrário.

Como não mostras que Abraão existiu, então nesta discussão assume-se que não existiu.
Queres também dizer que um jumenta falou porque a Bíblia diz isso no Pentateuco e não há prova do contrário? É que neste caso não há qualquer prova para tal e podes cantar vitória.

Engraçado que a mentira tem pernas curtas, mas até hoje a ciência ainda não conseguiram próvas para afirmar que a bíblia não é a palavra de Deus.
Meu caro, se Deus comete erros brutais, então é claro que não conseguiram.
Mas se Deus é perfeito, sem nunca errar nem é um deus de confusão, há muito tempo que se agarrou na pernas curtas e apertou-se os tímbalos da Bíblia até ganir. Quem matou Golias? Quais foram as últimas palavras de Jesus? Que razões a Bíblia é incoerente com a arqueologia? E porquê a Bíblia e não outro livro? Porque a capa é a mais bonita de todas?

Quando estas provas chegarão.
Nunca ouvir alguém dizer: XEQUE MATE: EU VENCI

Se a resposta que me deres não corresponder à exigência mínima que caracteriza a argumentação que faço, então é um argumento fraco, não me vais convencer nem sequer despertar o meu interesse. Quid Pro Quo. Nesse caso só respondo no interesse dos outros, não por ter havido algum desafio, interesse da minha parte para convencer-te, esclarecer-te, ser esclarecido, aumentar o meu conhecimento com a discussão, ou ganhar qualquer debate.

Já tinha reparado há muito tempo que isto é para ti um jogo. Tal como para os sofistas.
Imagina cientistas a investigarem e um deles gritar para o outro: XEQUE MATE: EU VENCI. Ou num debate entre filósofos. Só entre teólogos é que há coisas dessas. O que é triste para a suposta humildade cristã. E é ainda mais triste se não souberes jogar xadrez. Se calhar é por isso que não percebes lógica.

Diz uma situação em que se poderia dizer XEQUE MATE à ideia de que o conteúdo da Bíblia não é verdadeiro?

Se eu estiver errado, eu só ganho corrigindo-me.
Pensas que o resultado dos dados que aqui exponho foi por ter procurado durante a minha vida vencer discussões? Tenho muito gosto em perdê-las.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2007, 08:37:58 por PedroAC »
Pedro Amaral Couto

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #338 Online: 21 de Agosto de 2007, 18:26:14 »
Olha o que encontrei: http://www.sbmrj.org.br/Diversos-adao.htm
E, nisso há prova de que Adão falava desde o início. Assim sendo, indaga-se: Qual a língua que ele falou?

A língua que Adão falou foi a língua do estado natural (fitra), cujas qualidades devem ser:

a) ser bem antiga, tal qual a idade humana.

b) ser ininterrupta, uma vez que para ser natural tem que acompanhá-la.

c) que esta língua seja anterior às línguas que usavam a imagem como forma de representação.

d) que as palavras estejam disseminadas pelas demais línguas.

e) que os atributos e as denominações dos primeiros humanos derivem desta língua.

f) que haja nela provas que denotem a sua anterioridade e antiguidade.
Para finalizar, gostaria de citar que, e Jesus que foi parido devido aos acontecimentos na Palestina face aos decretos baixados pelos romanos, longe da residência habitual de sua mãe Maria, que só pode o ter sido, não em bait lahm e sim em bait liharam, o tal lugar ao oriente e onde há bastante tamareiras

Isto, e o outros informes quanto à autenticidade e profecías da vinda de Muhammad, estavam nos registros bíblicos e em língua compreendida, inclusive pelos árabes contemporaneos do profeta Muhammad, embora não escrita no mesmo alfabeto adotado pelo árabes propriamente ditos, uma vez queo Alcorão diz:

Diga-lhes (ó Muhammad) tragam o Torá e leiam-na se sois verídicos.
{Alcorão 3:93}
Erivelton, tens uma muçulmana como adversária de peso. :D
Pedro Amaral Couto

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #339 Online: 22 de Agosto de 2007, 07:19:10 »
Enquanto elas não chegam, os escritos podem também ser uma fonte para uma falsa afirmação. Engraçado que a mentira tem pernas curtas, mas até hoje a ciência ainda não conseguiram próvas para afirmar que a bíblia não é a palavra de Deus.  ::)
Pois então prove que todos os outros livros sagrados estão mentindo. Prove que todos os outros deuses não existem.
E note que não estamos afirmando nada, estamos apenas duvidando e pedindo prova. É você que faz afirmações sobre a existência de alguns personagens mitológicos e sobre a inexistência de outros.

Online FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #340 Online: 22 de Agosto de 2007, 08:06:35 »
Existem provas para QUALQUER coisa se você quiser, assim como pode duvidar de QUALQUER coisa por mais que o senso comum diga "está provado", porque não existe um formato para isso que se chama de "prova", existem convenções, definições, conjuntos formais de pensamento, metodos...

Se eu quiser definir para o MEU linguajar que PROVA significa aquilo que eu VÍ com meus olhos, então porque estaria eu errado no ato de definir?

Não, Blue Pill, não é bem assim. Existem formas bem específicas de deduzir se há ou não evidências fortes sobre um fato ou não, entre elas :

-a qualidade da fonte (no caso da Biblia, é a pior possivel: além de um livro sagrado, onde as pessoas lêem com devoção e não com senso crítico, nela são colocadas lendas misturadas com fatos, muitos deles distorcidos para beneficiar certa interpretação dos fatos).
-quantidade e qualidade de outras fontes que suportem o fato (no caso de Jesus, inexistentes)
-outras explicações para os fatos relatados (no caso de Jesus, proezas similares são atribuidas a outros heróis)
-qualidade dos relatos (no caso de Jesus, parábolas misturadas a fatos sobrenaturais, que precisariam de muitas mais explicaçẽs do que o relato de uma batalha ou outro fato comprovável e que não precise de explicações sobrenaturais)

Os fatos não são convenções.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Online FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #341 Online: 22 de Agosto de 2007, 08:22:13 »
Erivelton diz:

O livro do torá dá uma relação da origem dos povos mais antigos do mundo. Leia:
http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/10

1- Eles imaginaram a genealogia dos povos vizinhos. O que tem de milagroso ? Não ficaram comparando povos e dizendo 'puxa, existem povos na Suméria há x 100 anos'... simplesmente foram escravizados por eles mais de uma vez, assim como com os egípcios
2- Curioso então não citar povos americanos, chineses, indianos (o vale do Indo tem povoações do mesmo período e mais antigas)
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #342 Online: 22 de Agosto de 2007, 09:07:58 »
Já tinha reparado há muito tempo que isto é para ti um jogo.
Diz uma situação em que se poderia dizer XEQUE MATE à ideia de que o conteúdo da Bíblia não é verdadeiro?
Se eu estiver errado, eu só ganho corrigindo-me.
Pensas que o resultado dos dados que aqui exponho foi por ter procurado durante a minha vida vencer discussões? Tenho muito gosto em perdê-las.
Gostei de suas palavras  :ok:
Agora me dá um tempo para responder suas questões. Até breve.

blue pill

• Visitante
« Resposta #343 Online: 22 de Agosto de 2007, 10:04:01 »

Se eu quiser definir para o MEU linguajar que PROVA significa aquilo que eu VÍ com meus olhos, então porque estaria eu errado no ato de definir?

Não, Blue Pill, não é bem assim. Existem formas bem específicas de deduzir se há ou não evidências fortes sobre um fato ou não, entre elas :

-a qualidade da fonte (no caso da Biblia, é a pior possivel: além de um livro sagrado, onde as pessoas lêem com devoção e não com senso crítico, nela são colocadas lendas misturadas com fatos, muitos deles distorcidos para beneficiar certa interpretação dos fatos).
-quantidade e qualidade de outras fontes que suportem o fato (no caso de Jesus, inexistentes)
-outras explicações para os fatos relatados (no caso de Jesus, proezas similares são atribuidas a outros heróis)
-qualidade dos relatos (no caso de Jesus, parábolas misturadas a fatos sobrenaturais, que precisariam de muitas mais explicaçẽs do que o relato de uma batalha ou outro fato comprovável e que não precise de explicações sobrenaturais)

Os fatos não são convenções.
Então você acredita no mundo ? E segundo qual critério? Você acredita naquilo que ve quando ta sonhando, quando ta acordado, acredita em que ?

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #344 Online: 22 de Agosto de 2007, 12:21:00 »
Então você acredita no mundo ? E segundo qual critério? Você acredita naquilo que ve quando ta sonhando, quando ta acordado, acredita em que ?
O mundo pode até não ser real, mas, já que nos parece real e todo mundo que conhecemos concorda conosco, nós o consideramos real. É uma premissa que vai funcionar até descobrirmos, por exemplo, que estamos numa Matrix ou somos o sonho das formigas verdes da Austrália.

Já os sonhos, pelo mesmo critério, não são reais.

Online FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #345 Online: 23 de Agosto de 2007, 08:29:24 »

Blue Pill diz:

Não sei o que quer dizer com acreditar no mundo, mas se vc tem evidências de que a mesa na sua frente existe, e se ninguém atravessa nela, e se inclusive as mosquinhas param lá, sua densidade e peso são determinadas, então existe.

O critério, se entendi a pergunta, depende do fato. Pode ser a física, química, eletroestática... podemos até provar que coisas que não vê, existem, como raios-X.

Sobre o que estou sonhando ou não, não entendi qual seria a relação.
--
Si hemos de salvar o no,

blue pill

• Visitante
« Resposta #346 Online: 23 de Agosto de 2007, 10:22:44 »
O mundo pode até não ser real, mas, já que nos parece real e todo mundo que conhecemos concorda conosco, nós o consideramos real. É uma premissa que vai funcionar até descobrirmos, por exemplo, que estamos numa Matrix ou somos o sonho das formigas verdes da Austrália.

Já os sonhos, pelo mesmo critério, não são reais.
Isso...Nós não sabemos com certeza se o mundo existe, nos consideramos assim, nós entendemos assim, nós acreditamos que o mundo seja da mesma forma com que nós vemos ele.

Blue Pill diz:

Não sei o que quer dizer com acreditar no mundo, mas se vc tem evidências de que a mesa na sua frente existe, e se ninguém atravessa nela, e se inclusive as mosquinhas param lá, sua densidade e peso são determinadas, então existe.

O critério, se entendi a pergunta, depende do fato. Pode ser a física, química, eletroestática... podemos até provar que coisas que não vê, existem, como raios-X.

Sobre o que estou sonhando ou não, não entendi qual seria a relação.
E o que é evidência ? Os que nos entra pelos sentidos são evidências ? Mas e quanto ao erro dos sentidos que estamos sujeitos ?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #347 Online: 23 de Agosto de 2007, 10:42:15 »
1 - Há ateus e cépticos que acreditam que Jesus existiu;
Resumindo e concluindo: Jesus existiu tanto como o Rei Artur e o Robin dos Bosques existiram.
Conta-se nos evangelhos que até os próprios irmãos não acreditavam nele.
Estas informações pesquisadas e relatadas foram precisas até para confirmar como uma forte evidência de que Jesus existiu.
O ponto de interogação continua, mas... ???

blue pill

• Visitante
« Resposta #348 Online: 23 de Agosto de 2007, 11:19:59 »
O problema do ceticismo é que o ceticismo prático, ele não existe.
Ceticismo fica apenas teorizado, ele só existe como postura de discussão...

Daí é que surge a hipocrisia pra mim, um metodo que não concorda com a realidade daquele que o defende, e se não concorda com a realidade, então eu digo que está errado!!

O ceticismo NÃO existe, o ceticismo é um metodo, uma abstração, assim como um sonho onde se cai de um prédio, não estamos caindo do prédio, mas estamos sonhando, estamos PENSANDO, e é só AI que o ceticismo existe, só em pensamento.

O ceticismo não existe além dos seres humanos, quando os seres humanos morrerem, que sobra? Nem ceticismo....

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #349 Online: 23 de Agosto de 2007, 11:58:36 »
O problema do ceticismo é que o ceticismo prático, ele não existe.
Ceticismo fica apenas teorizado, ele só existe como postura de discussão...
Daí é que surge a hipocrisia pra mim, um metodo que não concorda com a realidade daquele que o defende, e se não concorda com a realidade, então eu digo que está errado!!
O ceticismo NÃO existe, o ceticismo é um metodo, uma abstração, assim como um sonho onde se cai de um prédio, não estamos caindo do prédio, mas estamos sonhando, estamos PENSANDO, e é só AI que o ceticismo existe, só em pensamento.
O ceticismo não existe além dos seres humanos, quando os seres humanos morrerem, que sobra? Nem ceticismo....
Será que isto serve para todos :umm:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!