Autor Tópico: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.  (Lida 115785 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #625 Online: 22 de Agosto de 2006, 00:21:46 »
Não tenho como saber, mas foi o primeiro a me ocorrer.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #626 Online: 22 de Agosto de 2006, 00:32:37 »
Eu já cheguei em uma conclusão sobre a existência ou inexistência de espíritos:

Eu não tenho mais dúvidas de que o espírito descrito por Allan Kardec não existe. Quer saber porque? Foi tudo obra da imaginação de Allan Kardec, não existe mais dúvidas sobre isto pelomenos para mim. É tudo fruto da imaginação.

Realmente abri a possibilidade da existência de espíritos, mas vi que eles não existem, são seres imaginários. Lendo-se as obras de Kardec podemos perceber isto em vários pontos.
Concordo que seria legal a existência de um outro mundo, mas a realidade é outra.. fazer o que?
Esta foi a minha conclusão sobre o assunto, de tudo que eu li, raciocinei, pensei, analisei, cheguei a conclusão de que espíritos são seres imaginários, foi tudo obra da imaginação de Kardec. Posso estar errado? Creio que não esteja, e mesmo se estiver, não fará diferença pois não existem provas da existência dos mesmos, estes supostos seres são indetectáveis, exceto para quem afirma ter mediunidade não é mesmo?

Levando-se em conta a inexistência de espíritos, também não existe:

- Mediunidade (fruto da imaginação de quem acredita ver espíritos, apartir do momento que sabe da existência deles)
- Ectoplasma (Invenção de Kardec para tentar justificar efeitos físicos vindos de seres imateriais)
- Reencarnação (Também não existe)
etc.. etc..

Será que estou errado?  :o
« Última modificação: 22 de Agosto de 2006, 00:34:17 por Ernane »
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

APODman

• Visitante
« Resposta #627 Online: 22 de Agosto de 2006, 20:39:16 »
Até o momento não existe o pq se concluir que vc esteja errado Ernane.

Talvez algum dia algum espírita apresente provas do que alega, além daquelas que a fé deles tem que seja verdade. Mas até lá acho que a sua é a melhor conclusão a mesma que cheguei depois de anos de DE.

[ ]´s

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #628 Online: 23 de Agosto de 2006, 03:39:26 »
Eu já cheguei em uma conclusão sobre a existência ou inexistência de espíritos... Levando-se em conta a inexistência de espíritos, também não existe:

- Mediunidade (fruto da imaginação de quem acredita ver espíritos, apartir do momento que sabe da existência deles)
- Ectoplasma (Invenção de Kardec para tentar justificar efeitos físicos vindos de seres imateriais)
- Reencarnação (Também não existe)
etc.. etc..

Será que estou errado?  :o

HAHAHA! O que você fala sobre espíritos eu falo da realidade. Talvez algum dia a ciência prove que a realidade existe mesmo, até lá... eu vou "vivendo"?

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #629 Online: 23 de Agosto de 2006, 13:28:40 »
Realmente APODman, eu "espero" que os espíritas um dia possam comprovar aquilo que afirmam. Claro que espero entre aspas, pois isto nunca vai acontecer hehe. Abraços.
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #630 Online: 23 de Agosto de 2006, 13:38:09 »
Realmente APODman, eu "espero" que os espíritas um dia possam comprovar aquilo que afirmam. Claro que espero entre aspas, pois isto nunca vai acontecer hehe. Abraços.
Parabéns pelo interesse em pesquisar de qualquer forma, ainda que seja para no final discordar de nós.  Espero que essa atitude não desapareça da sua vida para todos os assuntos.  :)

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #631 Online: 23 de Agosto de 2006, 13:50:51 »
Ernane finalmente chegou à conclusão de que já existia, mesmo antes de nascer, já que ele se considera pura matéria. Ou que a matéria seja responsável pela inteligência, gerando qualidades inexistentes na própria matéria.
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

APODman

• Visitante
« Resposta #632 Online: 23 de Agosto de 2006, 15:57:33 »
Parabéns pelo interesse em pesquisar de qualquer forma, ainda que seja para no final discordar de nós.  Espero que essa atitude não desapareça da sua vida para todos os assuntos.  :)

Um abraço.

Isto faz parte de mim, justamente por isto abandonei o espiritismo.

[ ]´s

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #633 Online: 23 de Agosto de 2006, 16:43:09 »
No meu modo de ver, existem mais semelhanças que diferenças, entre reencarnação e renascimento. E concordo plenamente com o Leafar, não por compartilharmos a mesma crença : a doutrina da reencarnação é bem mais racional que a do renascimento, esta sim, com algumas afirmações extravagantes, dentre as quais posso citar a de que um indivíduo da espécie humana possa renascer em corpos de animais. O Espiritismo não admite a metempsicose.
Enfim, que tão expressiva diferença faz, renascer ou reencarnar, se ambas as crenças conduzem a experiências humanas, vivenciadas por seres espirituais ?
Metempsicose faz parte da doutrina do renascimento?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #634 Online: 23 de Agosto de 2006, 16:45:32 »
Metempsicose faz parte da doutrina do renascimento?

Depende da interpretação de cada um.  Há bastante variedade.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #635 Online: 23 de Agosto de 2006, 17:10:10 »
Ernane finalmente chegou à conclusão de que já existia, mesmo antes de nascer, já que ele se considera pura matéria. Ou que a matéria seja responsável pela inteligência, gerando qualidades inexistentes na própria matéria.

Nossa inteligência é fruto de reações químicas existentes em nosso cérebro. Qual o problema disto?

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #636 Online: 25 de Agosto de 2006, 10:29:58 »

Nossa inteligência é fruto de reações químicas existentes em nosso cérebro. Qual o problema disto?

O problema é justamente o que você acaba de citar : tal constatação não anula, de forma alguma, a possibilidade de existir o elemento que preexista e sobreviva ao corpo. E é nesta possibilidade que nós, espíritas, acreditamos. "A matéria por si só, não se explica".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #637 Online: 25 de Agosto de 2006, 13:03:37 »
Consciência extra-corpórea também não explica nada, Baiano.  Pelo contrário, é mais uma coisa a ser explicada.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #638 Online: 25 de Agosto de 2006, 14:25:11 »
O problema é justamente o que você acaba de citar : tal constatação não anula, de forma alguma, a possibilidade de existir o elemento que preexista e sobreviva ao corpo. E é nesta possibilidade que nós, espíritas, acreditamos. "A matéria por si só, não se explica".

Pode não anular a possibilidade de existir algo imaterial em nosso corpo, caso exista, nunca será provado pois a ciência é empírica.
Vocês acreditam que "A matéria por si só, não se explica", mas quem disse que vocês estão certos? A ciência a cada dia possui mais informações sobre nosso cérebro, a neurologia sempre buscando mais respostas e concluindo que é tudo fruto de nosso cérebro.
Creio que vocês acreditam em um falso propósito. Onaiab, você deveria dar mais créditos a ciência, e não a besteirois dogmáticos. Não me compreenda mal, mas tudo que existe realmente em nosso corpo, pode ser explicado.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #639 Online: 25 de Agosto de 2006, 15:15:16 »

O Ernane acredita nisso mesmo? Não foi o que me pareceu. Pra mim ele simplismente percebeu que não há evidência alguma de nada que possa sequer se assemelhar a um espírito.

Não é assim que a banda toca. Você precisa mostrar as evidências de que há algo que “preexista e sobreviva ao corpo”. Senão tudo o que disser terá o mesmo crédito que os Teletubbies tem como seres reais existentes da fauna canadense.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #640 Online: 26 de Agosto de 2006, 11:59:53 »

Pode não anular a possibilidade de existir algo imaterial em nosso corpo, caso exista, nunca será provado pois a ciência é empírica.

Esta é mais uma bobagem de ACS : ditar um método para a ciência. "A ciência não prova isso, não faz aquilo". Seria fácil assimilar algo assim, se fizesse o mínimo de sentido. Não faz.

Vocês acreditam que "A matéria por si só, não se explica", mas quem disse que vocês estão certos? A ciência a cada dia possui mais informações sobre nosso cérebro, a neurologia sempre buscando mais respostas e concluindo que é tudo fruto de nosso cérebro.

Resumindo, um órgão do corpo humano detém o domínio sobre a inteligência e a racionalidade. Conta outra. Sempre haverá espaço prá se admitir a existência do que denominamos por espírito, ou elemento espiritual individualizado.
Creio que vocês acreditam em um falso propósito. Onaiab, você deveria dar mais créditos a ciência, e não a besteirois dogmáticos. Não me compreenda mal, mas tudo que existe realmente em nosso corpo, pode ser explicado.

A ciência não é exclusividade de nenhum "ismo", meu caro. Opiniões como a sua, sobre os tais "besteirois dogmáticos", são uma unanimidade entre os ACS. Quem se importa ? Não abala nenhuma concepção espiritualista, nenhuma crença. E a sua "conclusão" sobre a existência do espírito é muito prematura.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #641 Online: 26 de Agosto de 2006, 18:23:43 »
Sempre haverá espaço para fantasiar o que quer que seja, Baiano. 

Nem por isso suas acusações sobre o método científico deixam de ser vazias.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #642 Online: 26 de Agosto de 2006, 18:38:48 »
A sua verdade já deve ser definitiva. A minha está longe de ser. Por esse motivo, também afirme o que quiser.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #643 Online: 26 de Agosto de 2006, 19:32:54 »
Resumindo, um órgão do corpo humano detém o domínio sobre a inteligência e a racionalidade. Conta outra. Sempre haverá espaço prá se admitir a existência do que denominamos por espírito, ou elemento espiritual individualizado.

Porque não aceita os fatos Onaiab? Assim como o estômago é responsável pela digestão dos alimentos, o cérebro é responsável pela inteligência e racionalidade. Qual o problema?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #644 Online: 26 de Agosto de 2006, 23:04:25 »
A sua verdade já deve ser definitiva. A minha está longe de ser. Por esse motivo, também afirme o que quiser.

Eu não sou dono da verdade, Baiano.  De verdade alguma.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #645 Online: 26 de Agosto de 2006, 23:18:18 »

Porque não aceita os fatos Onaiab? Assim como o estômago é responsável pela digestão dos alimentos, o cérebro é responsável pela inteligência e racionalidade. Qual o problema?

Que exemplo engraçado, a digestão ocorre em todo sistema digestivo não só no estômago, logo o cérebro pode não fazer o serviço todo sózinho também. :D

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #646 Online: 26 de Agosto de 2006, 23:30:11 »
E não faz mesmo... o sistema nervoso se estende por todo o corpo, principalmente para conduzir os estímulos sensoriais.

O que ele não é "fantasmagórico", "espiritual".

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #647 Online: 26 de Agosto de 2006, 23:49:01 »
Realmente Luis Dantas, mas eu gostaria de saber quando os religiosos e espíritas aceitarão tal fato.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #648 Online: 26 de Agosto de 2006, 23:59:04 »
Espíritas?  DEPOIS de enterrar a doutrina... ela depende demais desse conceito materialista que é o "espírito".

Religiosos?  Já estão aceitando, pelo menos os mais esclarecidos.  Se é que eu posso ousar dizer isso, já que me considero religioso.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #649 Online: 27 de Agosto de 2006, 00:01:30 »
Realmente Luis Dantas, mas eu gostaria de saber quando os religiosos e espíritas aceitarão tal fato.

Aceitar o que Ernane?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!