Autor Tópico: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.  (Lida 115787 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #675 Online: 30 de Agosto de 2006, 17:33:06 »
Você não passa indícios de que queira dialogar com respeito e abertura com quem não creia em espíritos, Baiano.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #676 Online: 30 de Agosto de 2006, 18:41:21 »
APODman, os seus argumentos entre os ACS são os mais infantis. Você se contradiz facilmente, de tanta besteira que você escreve. E quem lhe disse que eu não entendo a validade da opção de descrer ? Onde eu afirmei isso ? Eu apenas me posiciono contra tolos argumentos de ACS como você, que passa grande parte da sua ocupação anti-espiritismo, a citar erros nas obras de Kardec, totalmente irrelevantes. É muito pouco, meu caro. Não fosse assim, a maioria dos espíritas concordaria com a sua opinião. Mitologia X Espiritismo. Essa é de doer, utilize mais o seu potencial criativo.     

Quem tá agindo feito criança é você que está negando o elefante branco na sua frente assim como o Lula nega a corrupção em seu governo. Os nossos argumentos são bem simples e nem isso te ajuda a respondê-los. Você está em um processo repetitivo de negação da realidade e sequer percebe.

Erros irrelevantes do Espiritismo? Qual é! Se precisa mesmo falar tanta bobagem para defender sua crença é porque há algo de muito errado com ela, não? Todos os erros apontados são muito relevantes e em nenhum deles você nos deu uma resposta satisfatória!

Ernane, acreditar na imortalidade da alma e/ou na continuação da individualidade após a morte é uma coisa. Outra coisa é priorizar esta crença, fazendo dela a coisa mais importante na vida. Eu não sou fanático, não, meu caro.   

Não é o que parece postando aqui. Este tópico tem mais de 25 páginas de debate inútil onde um cético coloca questões válidas contra o espiritismo e vocês ignoram, desconversam ou inventam uma desculpa esfarrapada.

Alenônimo, quando alguém da comunidade ACS afirma que "Deus e espíritos não existem", "imortalidade da alma é uma bobagem", etc etc etc, simplesmente não sabe se está certo ou errado. Apenas isso.

Azar o seu, pois eu tenho certeza que estou certo e posso provar. Mas de que adianta se você vai ignorar tudo? Você não demonstrou em nenhum momento a possibilidade de estar aberto a mudar de opinião. Tudo o que nós pedimos é uma prova científica que possa ser analisada enquanto você inventa maneiras de sua crença nunca poder ser analisada.

E busca refúgio em regras de filosofia. É o que você acaba de fazer, como se a compreensão da realidade dependesse unicamente de tal opção.

Eu não busco subterfúgio na filosofia. Eu proponho coisas bem simples que possam ser analisadas empiricamente e tudo o que você faz é inventar desculpas mais furadas que as meias de Judas pra dizer porque não pode ser feito. Eu digo que sempre há um jeito de se detectar algo antes indetectável, bastando isolar as evidências e você inventa meios mirabolantes para isso não dar certo. Quem está filosofando aqui?

Ainda, e depois de mais de 25 páginas, não consegui compreender como pode existir um ser inteligente que, além de ser imaterial é eterno e o que a idéia de Deus teria a ver com isso. Você não explica e ainda quer que a gente acredita em você.

E isto vocês é que não parecem entender, pois a todo momento tome "fadas, unicórnios, blá blá blá".

Você é que não quer entender que sua crença não difere nada das crenças idiotas em fadas, unicórnios, etc. A gente explica que a falta de evidências de suas crenças a tornam tão verdadeira quanto estas crenças idiotas e tudo o que você faz é dizer que "não se aplica".

Quanto a ser banido do Fórum, não vejo por qual motivo. Mas se esta for a decisão, que fazer ? Sempre haverá a possibilidade de confabular com ACS. Aqui ou acolá.  :o   

Não tem motivo? Seu texto se tornou proselitismo puro! Nós lhe damos todas as provas que você pede para provar que não há um mundo espiritual e tudo mais e o que você faz? Nos ignora como se fôssemos portas! Você não está aqui para discutir, só pra falar, e já passou muito da hora da moderação tomar providências.

Nós não estamos aqui só para ouvir você. Se você não vai nos ouvir e se não vai argumentar feito gente, deixando as falácias embaixo da cama, aqui não é o lugar pra você. Que diabos quer da gente? Que admitamos que você possa estar certo só para você poder dormir tranqüilo achando que não vai morrer nunca? Vai procurar um terapeuta! Isso aqui não é o Fórum Ascensão. Nós lidamos com a realidade e tudo indica que sua crença não é mais válida do que a do Macarrão Voador. Sério.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #677 Online: 30 de Agosto de 2006, 18:47:32 »
Onde e quando, eu faltei com o respeito a algo ou alguém, neste Fórum ? E sinceramente creio ser realmente muito difícil haver um diálogo produtivo entre ateus e espiritualistas. A tudo que estes últimos façam referência, relacionado a crença, há sempre, partindo dos primeiros, aquela mesma cansativa e repetitiva atitude de exigir provas científicas daquilo que qualquer pessoa, com o mínimo de informação, sabe que a ciência não pode apresentar. A esta atitude, pode-se atribuir coerência ? Eu penso que não.
Para mim é muito mais lógico alguém afirmar que acredita em Deus e em espíritos. Bem mais que aquele que sai por aí dizendo que Deus e espíritos não existem.  
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #678 Online: 30 de Agosto de 2006, 18:51:17 »
Onde e quando, eu faltei com o respeito a algo ou alguém, neste Fórum?

Perdi a conta.  Há várias ocorrências neste tópico sozinho.

E sinceramente creio ser realmente muito difícil haver um diálogo produtivo entre ateus e espiritualistas.

Nisso concordamos.

A tudo que estes últimos façam referência, relacionado a crença, há sempre, partindo dos primeiros, aquela mesma cansativa e repetitiva atitude de exigir provas científicas daquilo que qualquer pessoa, com o mínimo de informação, sabe que a ciência não pode apresentar.

É isso que se costuma chamar de ceticismo, não?  Por que a surpresa?

A esta atitude, pode-se atribuir coerência ? Eu penso que não.

Você acha incoerente que céticos pratiquem ceticismo?

Para mim é muito mais lógico alguém afirmar que acredita em Deus e em espíritos. Bem mais que aquele que sai por aí dizendo que Deus e espíritos não existem.

Acho que a palavra que você busca é "inspirador", não "lógico".

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #679 Online: 30 de Agosto de 2006, 19:12:29 »
O que temos aqui são 28 páginas de uma discussão em torno de algo que, até prova em contrário, não passa de fruto da imaginação.
E como imaginação não tem limite, o mesmo se aplica ao número de páginas que esse Tópico tende a ter.
Haja paciência.....
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

APODman

• Visitante
« Resposta #680 Online: 30 de Agosto de 2006, 19:13:42 »
APODman, os seus argumentos entre os ACS são os mais infantis. Você se contradiz facilmente, de tanta besteira que você escreve. E quem lhe disse que eu não entendo a validade da opção de descrer ? Onde eu afirmei isso ? Eu apenas me posiciono contra tolos argumentos de ACS como você, que passa grande parte da sua ocupação anti-espiritismo, a citar erros nas obras de Kardec, totalmente irrelevantes.

Meu caro toda a obra espírita está fudamentada sobre Kardec. Tudo que veio depois é apenas reelaboração e releituras sobre o que foi dito no sec XIX.

Assim não é o foco da minha critica que é irrelevante, toda a doutrina espírirta é irrelevante tanto quanto as obras de Kardec.

É muito pouco, meu caro. Não fosse assim, a maioria dos espíritas concordaria com a sua opinião. Mitologia X Espiritismo. Essa é de doer, utilize mais o seu potencial criativo. 

Não onaiab a fé obsure a razão , não tenho pretensão alguma de que algum espirita venha a mudar sua opinião a partir do que lê assim como um Criacionista por exemplo.

Mas talvez seja possível alertar a quem ainda não adotou as suas viseiras do engano que irão se aventurar ao adota-las.

Quanto a Mitologia X Espiritismo não há problema algum, a existência do Unicórnio é tão possível quanto a de um  espírito sei que isto soa omo uma agressão a um espirita que acha sua doutrina é a top de linha dentro da escala de crenças. Mas ela não é superior a tal comparação.

O ùnico problema está novamente na condescedência com que trata a insustentabilidade de sua fé.

Mas vc não é o único, se for entrevistar Criacionistas Young Earth eles dirão: "Mitologia X Genesis. Essa é de doer, utilize mais o seu potencial criativo."

Vc ou sua crença não se diferenciam em nada deles Onaiab.

[ ]´s

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #681 Online: 30 de Agosto de 2006, 19:17:25 »
Mas talvez seja possível alertar a quem ainda não adotou as suas viseiras do engano que irão se aventurar ao adota-las.

E pelo que se pode perceber, isso pelo menos tem sido conseguido por aqui. :ok:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #682 Online: 30 de Agosto de 2006, 19:17:36 »
Onde e quando, eu faltei com o respeito a algo ou alguém, neste Fórum ?

Uma rápida busca por aqui mesmo deve te responder.

E sinceramente creio ser realmente muito difícil haver um diálogo produtivo entre ateus e espiritualistas.

Com vocês tapando os ouvidos quando argumentamos, diria que é mesmo.

A tudo que estes últimos façam referência, relacionado a crença, há sempre, partindo dos primeiros, aquela mesma cansativa e repetitiva atitude de exigir provas científicas daquilo que qualquer pessoa, com o mínimo de informação, sabe que a ciência não pode apresentar.

Se uma pessoa com o mínimo de informação sabe que algo não pode ser respondido cientificamente, então ela sabe que aquilo não pode ser verdade. No mínimo ela sabe que não tem motivos para levar tal coisa em consideração.

Você é que parece não querer entender esse ponto.

A esta atitude, pode-se atribuir coerência ? Eu penso que não.

Falta de coerência aonde? Não estamos discutindo fé aqui. Estamos discutindo provas científicas que validassem a existência de espíritos. Não leu o título do tópico?

Falta de coerência é dizer que algo é verdade, não poder provar e ainda querer que isso seja aceito.

Lógico? Você não usa de lógica. Você usa fé, crença, e idéias que você preferiria que fosse verdade. Se usasse de lógica, não cometeria a famigerada falácia da inversão do ônus da prova.

Estou esperando saber qual é a lógica de um sistema complexo o suficiente para conter um ser inteligente que não seja material e que seja eterno, bem como sua relação com um ser de mesmas características elevadas ao extremo.

Vou repetir pela última vez: você morre, o cérebro pára de funcionar e sua consciência deixa de existir. Isso é a morte e não tem nada de sobrenatural ou de complicado. O que deveria me fazer crer que há algo além disso se isso acontece todos os dias dando sempre o mesmíssimo resultado?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #683 Online: 30 de Agosto de 2006, 19:20:17 »

E pelo que se pode perceber, isso pelo menos tem sido conseguido por aqui. :ok:

Isso é verdade. Onaiab pode ser um caso perdido, mas quem acompanhou o caso aqui com isenção de crenças sabe muito bem que espíritos não existem e que não há nada que indique o contrário.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #684 Online: 30 de Agosto de 2006, 22:18:27 »
Onde e quando, eu faltei com o respeito a algo ou alguém, neste Fórum ?

Seja lá qual for a idéia defendida, isso deve ser feito com respeito aos outros foristas, sobretudo aos com quem se debate diretamente.

Onaiab, você cometeu algumas falácias como "Ad hominem" e inversão do ônus da prova apenas nestas últimas duas ou três páginas. Por si só elas já justificam sua advertência.

Como outros conselheiros têm pedido moderação no seu tom e têm sido rebatidos sem resposta ao uso das falácias citadas, estou lhe dando o primeiro cartão amarelo, de três (o máximo) possíveis.

Considere-se, portanto, advertido, e procure não mais taxar de "infantis" ou demais termos pejorativos as mensagens dos demais foristas, e conforme-se com o ônus da prova da afirmação de que espíritos existem.

Num fórum cético, se você quer convencer e defender uma idéia, é de se esperar que você seja capaz de fundamentá-la com base na lógica e nas EVIDÊNCIAS. Fóruns místicos existem e podem aceitar idéias produzidas unicamente com base na imaginação sua ou de outrem.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #685 Online: 30 de Agosto de 2006, 22:55:03 »
Algum cético aí já leu o livro "Almas antigas" do jornalista do The Washington Post, Tom Shroder, que ele escreveu em cima das pesquisa de Ian Stevenson sobre reencarnação? Se alguém leu, pode me passar suas impressões sobre ele? Será q vale a pena gastar dinheiro com este livro?

Muito provavelmente alguém já deve até ter citado o nome do Stevenson e o livro do jornalista neste tópico, mas como estou com preguiça de ficar procurando por quase 30 páginas de discussão (eita assunto q tá dando pano pra manga em pessoal!)...

O Dr. Ian Stevenson, aparentemente, pelas pesquisas superficiais q fiz sobre ele no google, me parece um pisquiatra respeitável e neutro, q não está com a missão de provar a reencarnação, mas de entender alguns fenômenos estranhos q podem levar a repensar a reencarnação, não como algo q faça parte de um plano divino e blá blá blá, mas talvez como um fenômeno natural q ainda desconhecemos.
Pretendo ler este livro pra dar mais uma chance pro espiritísmo provar q existe algo de real nas crenças deles.
Pra quem quiser saber mais, taí uma entrevista feita com o autor do livro: http://br.geocities.com/logica_reencarnacao/tom_schroeder.htm
« Última modificação: 30 de Agosto de 2006, 22:57:05 por Marcelo »

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #686 Online: 31 de Agosto de 2006, 00:07:38 »
Falta de coerência é dizer que algo é verdade, não poder provar e ainda querer que isso seja aceito.

Vou repetir pela última vez: você morre, o cérebro pára de funcionar e sua consciência deixa de existir. Isso é a morte e não tem nada de sobrenatural ou de complicado. O que deveria me fazer crer que há algo além disso se isso acontece todos os dias dando sempre o mesmíssimo resultado?

Vocês falam tanto em provas. Me prove o que você acaba de citar sobre a consciência deixar de existir. Mas quero provas, não apenas alegações. Quem afirma é você, portanto não existe nenhuma "inversão de ônus".  Cadê a sua "coerência" ?
E quando mencionei "lógico", me referi a aceitável, plausível, coerente, etc etc. São sinônimos. Vocês dizem o tempo todo que crer não é saber, aliás, com o que concordo plenamente, portanto, quem acredita não tem que apresentar provas coisíssima alguma. Quem deve apresentar as provas é a ciência que, se ainda não chegou lá, paciência. Aí, vem aquele velho papo de que se a ciência não pode se pronunciar acertadamente sobre este ou aquele assunto, não passa de blá blá blá. Quem pode assegurar que não existem assuntos para qual a ciência sequer esteja engatinhando ? Você ? Lógico e evidente que não.   

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #687 Online: 31 de Agosto de 2006, 01:48:33 »
Alenônimo, quando alguém da comunidade ACS afirma que "Deus e espíritos não existem", "imortalidade da alma é uma bobagem", etc etc etc, simplesmente não sabe se está certo ou errado. Apenas isso.

Azar o seu, pois eu tenho certeza que estou certo e posso provar. Mas de que adianta se você vai ignorar tudo? Você não demonstrou em nenhum momento a possibilidade de estar aberto a mudar de opinião. Tudo o que nós pedimos é uma prova científica que possa ser analisada enquanto você inventa maneiras de sua crença nunca poder ser analisada.

Artigos de Ateus do Brasil sobre as provas de que Deus não existe :

Prova 01 -  Tente rezar
Prova 02 -  Analise estatisticamente as orações
Prova 03 -  Veja a cesta de ofertas
Prova 04 -  Pense sobre a Ciência
Prova 05 -  blá blá blá blá blá blá...................

Pela primeira vez, fiquei sabendo que apenas argumentos contrários constituem "provas" de que Deus não existe.     

APODman

• Visitante
« Resposta #688 Online: 31 de Agosto de 2006, 01:56:32 »
Onaiab o Ale escreveu:

Vou repetir pela última vez: você morre, o cérebro pára de funcionar e sua consciência deixa de existir. Isso é a morte e não tem nada de sobrenatural ou de complicado.

Esta afirmação está dentro dos atuais conhecimentos científicos:  a consciência é produzida como o resultado da atividade cerebral. O cérebro morre a consciência acaba.

Mas o Alê tb escreveu:

O que deveria me fazer crer que há algo além disso se isso acontece todos os dias dando sempre o mesmíssimo resultado?

Ou seja apresente a ele provas que o levem a concluir pelo que vc diz e a mudar de opinião.

Ele QUER ser convencido que está errado e desta forma mudar de opinião, dê esta chance a ele, apresente suas provas.

Eu tb estou ancioso por mudar de opinião ( se as suas provas forem robustas o suficiente ) pois isto é avançar no conhecimento.

[ ] ´s

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #689 Online: 31 de Agosto de 2006, 01:58:00 »
Vocês falam tanto em provas. Me prove o que você acaba de citar sobre a consciência deixar de existir. Mas quero provas, não apenas alegações. Quem afirma é você, portanto não existe nenhuma "inversão de ônus".  Cadê a sua "coerência" ?

Tá bom: vou ignorar o ônus da prova um pouco, visto que você não parece entender mesmo essa parte. A verdade é que ainda assim posso criar uma resposta provando o meu ponto. Minha alegação é baseada no fato de que, quando uma pessoa morre, ela morre. Que parte você não entendeu disto?

Se a consciência sobrevivesse após a morte, sabendo ou não que morreu, ela procuraria interagir com as pessoas. Não é o que se vê por aí. O que se vê são médiuns usando de leitura fria e de vários outros truques para enganar parentes sensibilizados e propensos a acreditar em qualquer coisa. Nunca um espírito apareceu para um cientista e propôs um estudo, qualquer que seja.

Para sua alegação estar correta, é necessário uma interação com essa consciência que não morreu junto com o corpo. Mesmo que isso fosse muito difícil, morrem milhares de pessoas por dia, então se espera no mínimo do mínimo que pelo menos uma por ano possa ser capaz de se comunicar com cientistas. Uminha só. E não apareceu nenhuma em 100 anos.

Vários cientistas mesmos já morreram. Acha que estes, se pudessem, não procurariam seus colegas para criar um experimento pós morte? Acha que isso não ajudaria as pessoas?

Que outra prova você quer?

E quando mencionei "lógico", me referi a aceitável, plausível, coerente, etc etc. São sinônimos. Vocês dizem o tempo todo que crer não é saber, aliás, com o que concordo plenamente, portanto, quem acredita não tem que apresentar provas coisíssima alguma.

Leu meu post acima? Percebeu que fui o mais claro possível? Percebeu que não usei de embromação e nem de palavras difíceis? Viu que usei exemplos do que deveria acontecer se você estivesse certo? Se não percebeu, é porque você está me ignorando. Eu já fui religioso e tenho certeza que a explicação acima pelo menos me faria parar para pensar seriamente em meus conceitos.

Se não concorda comigo, então me crie um exemplo de como deveria ser as coisas se o seu ponto de vista estiver errado. Isso se chama falsear e é uma etapa importante na criação de argumentos válidos para se provar alguma coisa. Você precisa esperar uma resposta positiva e uma negativa de um experimento. Me mostre como deveria ser então caso não exista espíritos.

Quem deve apresentar as provas é a ciência que, se ainda não chegou lá, paciência.

Este ponto de vista é ridículo. Por mais que você não concorde, se assemelha muito à condição de eu exigir da ciência que ela prove que não existe o Monstro Espaguete Voador para não acreditar nele. Neste caso, troque o Monstro Espaguete Voador por qualquer outro ser que você sabe que não existe mas que não há provas de que exista e verá que dá no mesmo.

A verdade é que a ciência é um método. Nâo é uma religião, nem uma crença, nem um esoterismo, nem uma invenção fantasiosa. Ela é um método usado para podermos entender melhor a realidade que nos cerca. Se algo não chega nem perto de ser embasado ou proposto de maneira científica, é porque a chance de ser mentira é altíssima.

E a ciência não só é um método, como é um método isento. Ela não quer saber se você gosta ou não de uma idéia: ela dá respostas exatas ou, no mínimo, muito aproximadas. E ela pode perceber se algo que ela disse estar certo antes está errado agora, se auto-corrigindo e garantindo sempre mais a visão real das coisas. Com ela é possível propor um meio de se buscar respostas, mesmo que não possam ser obtidas agora, mas de maneira correta desde o início. Se você precisa atacar a ciência para acreditar em algo, esse algo é que está com problemas.

Aí, vem aquele velho papo de que se a ciência não pode se pronunciar acertadamente sobre este ou aquele assunto, não passa de blá blá blá.

Se você não acredita na ciência como um método acurado de buscar respostas, então não posso fazer nada por você. Como eu disse antes, está no site errado.

Lembre-se de procurar um curandeiro quando ficar doente, pois vai que a ciência está errada, né?

Lembre-se de usar chás do Santo Daime ao invés do computador para se comunicar com as pessoas. O meio astral é melhor que o da ciência, não é?

Lembre-se de ir morar no mato e abandonar todas as coisas da ciência, pois vai que elas fazem mal? A ciência não provou que não faz, não é?

E não deixe de acreditar nas fadas, pois a ciência não pode se pronunciar acertadamente sobre o assunto, então deve ser verdadeiro, não é?

Pense seriamente nas frases acima e vai ver que a vida de todo mundo gira em torno da ciência. E que é a ciência que te permitirá viver confortavelmente até a sua velhice. Se a ciência estivesse errada, estaríamos no máximo na Idade Média ainda, morrendo de lepra ou tuberculose, quase não tomando banho, etc.

Quem pode assegurar que não existem assuntos para qual a ciência sequer esteja engatinhando? Você? Lógico e evidente que não.

Sempre há assuntos em que a ciência está engatinhando. Física Quântica ou Matéria Negra do espaço mesmo fazem parte de estudos que ainda estão só começando. Mas não pense você que nesses estudos onde a ciência está engatinhando ainda não tivemos respostas válidas. Provaram recentemente que a Matéria Negra realmente existe e não é só uma teoria, e quase nada sabemos dela ainda.

A verdade é que a sua alegação espírita não faz parte da área onde a ciência engatinha. Faz parte da área onde a ciência descartou qualquer hipótese de ser real.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #690 Online: 31 de Agosto de 2006, 02:02:07 »
Só um adendo:

Espiritismo é uma alegação que tem mais de 100 anos. Se nesse tempo não houve qualquer avanço científico embasando seu ponto, é porque algo não cheira bem aí.

Ou os espíritas não estão fazendo a sua parte para provar, ou não estão conseguindo. ;)

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #691 Online: 31 de Agosto de 2006, 13:18:29 »
Onaiab o Ale escreveu:

Vou repetir pela última vez: você morre, o cérebro pára de funcionar e sua consciência deixa de existir. Isso é a morte e não tem nada de sobrenatural ou de complicado.

Esta afirmação está dentro dos atuais conhecimentos científicos: a consciência é produzida como o resultado da atividade cerebral. O cérebro morre a consciência acaba.

Você disse muito bem : o muito ou pouco que se sabe sobre a consciência está dentro dos atuais conhecimentos científicos. Nada nos garante, a mim e a outros bilhões de espiritualistas espalhados pelo mundo, que a ciência não possa validar, no futuro, a permanência da individualidade, após a desintegração do corpo. Ou esta é uma questão fechada para a ciência ? Que há de errado em pensar assim ?   

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #692 Online: 31 de Agosto de 2006, 13:45:06 »
Você não entende mesmo, hein?

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #693 Online: 31 de Agosto de 2006, 13:57:53 »
Tá bom: vou ignorar o ônus da prova um pouco, visto que você não parece entender mesmo essa parte. A verdade é que ainda assim posso criar uma resposta provando o meu ponto. Minha alegação é baseada no fato de que, quando uma pessoa morre, ela morre. Que parte você não entendeu disto?

Se a consciência sobrevivesse após a morte, sabendo ou não que morreu, ela procuraria interagir com as pessoas. Não é o que se vê por aí. O que se vê são médiuns usando de leitura fria e de vários outros truques para enganar parentes sensibilizados e propensos a acreditar em qualquer coisa. Nunca um espírito apareceu para um cientista e propôs um estudo, qualquer que seja.

Para sua alegação estar correta, é necessário uma interação com essa consciência que não morreu junto com o corpo. Mesmo que isso fosse muito difícil, morrem milhares de pessoas por dia, então se espera no mínimo do mínimo que pelo menos uma por ano possa ser capaz de se comunicar com cientistas. Uminha só. E não apareceu nenhuma em 100 anos.

Vários cientistas mesmos já morreram. Acha que estes, se pudessem, não procurariam seus colegas para criar um experimento pós morte? Acha que isso não ajudaria as pessoas?

Bem, não há nenhuma dificuldade em entender regras de debate filosófico. E nenhuma filosofia garante a perpetuação de nenhuma conclusão, sobre vários assuntos, especialmente, penso eu, que seja de natureza metafísica, simplesmente porque o que se pode oferecer como premissas, está delimitado no que eu considero um acanhado conhecimento da realidade que nos envolve a todos, ateus, céticos, agnósticos, espiritualistas, etc etc etc.

Eu, particularmente, não estou convencido de não haja uma interação qualquer entre "quem já se foi" e quem ainda continua aqui. E disto, não pretendo convencer a ninguém, como você já sugeriu, a não ser a mim mesmo. Sobre o que nós estamos debatendo, eu também penso ser necessário me perguntar "como caminha a humanidade", será que não existe algo que nós todos, definitivamente, fazemos parte e ainda entendemos, a ciência inclusive ? Veja bem, eu não estou propondo a você e nem a ninguém por aqui que compartilhe desse pensamento comigo ou com quem acredite nisto. Mas, no meu modo de entender, esta é uma opção coerente, portanto, válida.      

Acreditar é ter fé. Não é exigir coisa alguma. Tampouco é ser um opositor da ciência. E não há nenhum ridículo em considerar que a ciência é que tem que se pronunciar sobre espiritualidade, no que diz respeito a provas. Aguardar, confiar, atribuir, não siginifica exigir. Por isso, também, quando mencionei o lógico, não vejo onde contrariei algum princípio da Lógica.    

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #694 Online: 31 de Agosto de 2006, 13:59:45 »
Você não entende mesmo, hein?

Você é que parece não entender. O que foi agora ? Há alguma distorção, no que eu afirmei ?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #695 Online: 31 de Agosto de 2006, 14:16:43 »
Inversão do ônus da prova só para começar.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #696 Online: 31 de Agosto de 2006, 14:46:51 »
Onaiab, ou você me diz como o mundo deveria ser caso a consciência deixe de existir quando a pessoa morre, ou vou denunciar você à moderação.

Você não vai me ignorar desse jeito. Leia o que eu escrevi e responde feito gente grande, ou simplismente não vai mais ler nada daqui do fórum.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #697 Online: 31 de Agosto de 2006, 15:11:37 »
Olha, sabe o que eu penso, sinceramente ? Que você, o Luís e o APODman estão tentando conduzir o debate, de modo a cercear a minha liberdade de expressão. Veja bem, nós estamos tratando de um assunto de natureza religiosa, portanto, fé, dogma, filosofia, espiritualidade, espíritos, Deus, etc etc etc, estão correlacionados.

Já me mandaram comer merda, já me atribuiram adjetivos pejorativos, e não percebi nenhum cartão colorido, indo na direção destas pessoas.  Até parece que vocês não gostam de ser contrariados, não querem a presença incômoda de alguém que não concorde com o seu pensamento. É isso ?

Você não vai me ignorar desse jeito. Leia o que eu escrevi e responde feito gente grande, ou simplismente não vai mais ler nada daqui do fórum.

Será mesmo ? Creio que considerar você um discricionário não seja nenhuma ofensa. Suas palavras o condenam.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #698 Online: 31 de Agosto de 2006, 15:13:35 »

E por esse detalhe, devo ter escrito três parágrafos de bobagem, não é isso ? Claro.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #699 Online: 31 de Agosto de 2006, 15:43:43 »

E por esse detalhe, devo ter escrito três parágrafos de bobagem, não é isso ? Claro.

Se reconhece, então é melhor parar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!