Autor Tópico: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.  (Lida 115789 vezes)

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #725 Online: 02 de Setembro de 2006, 00:05:29 »
Em outras palavras, argumentos espiritualistas de nada valem por aqui. Então seria melhor colocar um aviso na porta de entrada : "PERMITIDO O ACESSO APENAS A CÉTICOS". Ou, quem sabe até : "NÃO NOS INTERESSA OPINIÕES CONFLITANTES COM AS NOSSAS". E por aí, vai.   
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #726 Online: 02 de Setembro de 2006, 00:13:59 »
Então, sem o dogma da reencarnação, não sobra nada da Doutrina Espírita. Devagar com a divagação.

Não exatamente nada, mas muito pouco. De fato, nada que me ocorra que valha a pena mencionar.

Reencarnação é um assunto bastante polêmico, até mesmo entre os espíritas. Existem outros quatorze princípios fundamentais em Doutrina Espírita, a meu ver, de importância muito mais relevante. Pura e simplesmente acreditar em reencarnação e não buscar nenhum sentido nesta crença, vale menos que um sanduiche, se é que entende o quero dizer. O mesmo seria com relação ao ateísmo, apenas como mera atitude de negação.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #727 Online: 02 de Setembro de 2006, 00:17:27 »
Em outras palavras, argumentos espiritualistas de nada valem por aqui.

De fato, na prática é assim mesmo.  Seria preciso apresentar evidências menos subjetivas para ter credibilidade.  Como elas nunca aparecem, dá nisso.

Então seria melhor colocar um aviso na porta de entrada : "PERMITIDO O ACESSO APENAS A CÉTICOS". Ou, quem sabe até : "NÃO NOS INTERESSA OPINIÕES CONFLITANTES COM AS NOSSAS". E por aí, vai.

Mas aí estaríamos mentindo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #728 Online: 02 de Setembro de 2006, 00:25:44 »
Reencarnação é um assunto bastante polêmico, até mesmo entre os espíritas. Existem outros quatorze princípios fundamentais em Doutrina Espírita, a meu ver, de importância muito mais relevante.

Seriam estes?

Citação de: http://espirito.org.br/portal/artigos/paulosns/estudos-biblicos-refutacao.html
Os princípios do Espiritismo não são somente os dois citados pelo autor. Para que tenha uma informação correta, citaremos os quinze princípios fundamentais da Doutrina Espírita. São eles:

1 - Deus

“Inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”. (LE 1 - Que é Deus?).

“Eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom”. (LE 13 -sobre os atributos de Deus).

2 – Jesus

“Guia e modelo mais perfeito para o homem”. (LE 625 - Qual é o tipo mais perfeito, que Deus ofereceu ao homem para lhe servir de guia e modelo?).

3 - Espírito

“Ser inteligente da criação”. (LE 76 - Que definição se pode dar dos Espíritos?).

“Criado simples e ignorante”. (LE 115 - Entre os Espíritos, alguns foram criados bons e outros maus?).

4 - Perispírito

“Substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao espírito e liga a alma ao corpo”. (item 3º, LE 135 - Existe no homem outra coisa que a alma e o corpo?).

“Tem a forma que o espírito queira” (LE 95 - O envoltório semi-material do Espírito tem formas determinadas e pode ser perceptível?).

5 - Evolução

“São os próprios Espíritos que se melhoram e, melhorando-se, passam de uma ordem inferior para outra mais elevada”. (LE 114 - Os Espíritos são bons ou maus por natureza, ou são eles mesmos que se melhoram?).

6 - Livre-arbítrio

“O homem tem a liberdade de pensar e de agir. Sem o livre-arbítrio, ele seria máquina”. (LE 843 - O homem tem o livre arbítrio dos seus atos?).

7 - Causa e efeito

“Deus tem suas leis a regerem todas as vossas ações. Se a violais, vossa é a culpa. A punição é o resultado da infração da lei”. (LE 964 - Deus tem necessidade de se ocupar de cada um dos nossos atos para nos recompensar ou nos punir, e a maioria desses atos não são insignificantes para ele?).

8 - Reencarnação

“Consiste em admitir para o espírito muitas existências sucessivas” (LE 171 - Sobre que está baseado o dogma da reencarnação?).

“Para expiação e melhoramento progressivo da humanidade. Sem isto, onde a justiça?” (LE 167 - Qual é o objetivo da reencarnação?).

9 - Pluralidade dos mundos habitados

“São habitados todos os globos que se movem no espaço, e o homem terreno está longe de ser, como supõe, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição”. (LE 55 - Todos os globos que circulam no espaço são habitados?).

10 - Imortalidade da Alma

“A existência dos espíritos não tem fim: é tudo o que podemos, por agora, dizer”. (LE 83-Os espíritos têm fim?).

11 - Vida Futura

“O sentimento de uma existência melhor reside no foro íntimo de todos os homens. A vida futura implica a conservação da nossa individualidade, após a morte”. (LE 959-De onde vem ao homem o sentimento instintivo da vida futura?).

12 - Plano Espiritual

“No instante da morte, a alma volta a ser espírito, isto é, volve ao mundo dos espíritos, donde se apartara momentaneamente”. (LE 149-Em que se torna a alma no instante da morte?).

“Os espíritos estão por toda parte”. (LE 87-Os espíritos ocupam uma região determinada e circunscrita no Espaço?).

13 - Mediunidade

“Faculdade inerente ao homem. Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos espíritos é, por esse fato, médium”. (LM 159 - Cap. XIV – dos médiuns).

14 - Influência dos Espíritos na nossa Vida

“Influem muito mais do que imaginais. A tal ponto que, de ordinário, são eles que vos dirigem”. (LE 459 - Os Espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas ações?).

“Tendes muitos deles de contínuo ao vosso lado, observando-vos e sobre vós atuando, sem o perceberdes”. (LE 87 - Os Espíritos ocupam uma região determinada e circunscrita no Espaço?).

15 - Ação dos Espíritos na Natureza

“Deus não exerce ação direta sobre a matéria”. (LE 536 - Os grandes fenômenos da Natureza, os que se consideram como uma perturbação dos elementos, são devidos a causas fortuitas ou têm um fim providencial?).

“Os espíritos são uma das potências da natureza e os instrumentos de que Deus se serve para execução dos seus desígnios providenciais”. (LE 87 - Os Espíritos ocupam uma região determinada e circunscrita no Espaço?).

(Fonte: Apostilas da União Espírita Mineira).

Pessoalmente, o que acho mais interessante nesses quinze princípios são a ferocidade com que se contradizem internamente (se esse Deus existe, como poderia haver Livre-arbítrio?), a pobreza espiritual e o dogmatismo consolidado.

Pura e simplesmente acreditar em reencarnação e não buscar nenhum sentido nesta crença, vale menos que um sanduiche, se é que entende o quero dizer. O mesmo seria com relação ao ateísmo, apenas como mera atitude de negação.

E de fato, poucos de nós simpatizam com o ateísmo enquanto bandeira.  Houve iniciativas de mobilização no passado que fracassaram por esse motivo.  A maioria dos ativistas céticos e ateus defende o respeito ao ateísmo, não necessariamente a difusão do mesmo.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2006, 00:27:36 por Luis Dantas »

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #729 Online: 02 de Setembro de 2006, 00:28:31 »
Em outras palavras, argumentos espiritualistas de nada valem por aqui. Então seria melhor colocar um aviso na porta de entrada : "PERMITIDO O ACESSO APENAS A CÉTICOS". Ou, quem sabe até : "NÃO NOS INTERESSA OPINIÕES CONFLITANTES COM AS NOSSAS". E por aí, vai.   

Onaiab, você leu o nome do site? olha lá no canto superior esquerdo onde diz Clube Cético em todas as páginas. Isso já não bastaria como um aviso?
 :hihi:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #730 Online: 02 de Setembro de 2006, 00:40:50 »
E por que todo esse (a meu ver) receio ? Ou não se aprende, também, com quem pensa diferente ?

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #731 Online: 02 de Setembro de 2006, 00:47:42 »

Pessoalmente, o que acho mais interessante nesses quinze princípios são a ferocidade com que se contradizem internamente (se esse Deus existe, como poderia haver Livre-arbítrio?), a pobreza espiritual e o dogmatismo consolidado.

Por isso mesmo, para mim a maior relevância que mencionei. Particularmente, consigo avaliar, em opiniões como a sua, o que poderia ser apenas subjetivismo, fruto de desconhecimento ou preconceito. E não me leve a mal, mas percebo  claramente as duas situações, em algumas das suas considerações.   

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #732 Online: 02 de Setembro de 2006, 03:13:01 »
E por que todo esse (a meu ver) receio ? Ou não se aprende, também, com quem pensa diferente ?

Receio, não, Onaiab.  Critério.

Para mais detalhes, vide definição de "ceticismo".

Todos nós temos centros espíritas disponíveis a uma distância confortável e podemos conhecê-los diretamente se quisermos.    Mas nos momentos em que queremos esse critério da qualidade da informação, recorremos a fontes como este fórum.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #733 Online: 02 de Setembro de 2006, 03:17:19 »

Por isso mesmo, para mim a maior relevância que mencionei.

Ótimo.  Esteja livre para ter o critério que quiser.

Particularmente, consigo avaliar, em opiniões como a sua, o que poderia ser apenas subjetivismo, fruto de desconhecimento ou preconceito.

O assunto é puramente subjetivo, portanto minha opinião certamente também o é.

Quanto ao desconhecimento e preconceito... pense o que quiser.  Não vou dar a mínima se não tiver um motivo.

E não me leve a mal, mas percebo claramente as duas situações, em algumas das suas considerações.   

Você é jovem, ainda vai evoluir o bastante para reconhecer a intensidade da sua imaturidade e o horror dos seus erros.  Isso está MUITO claro para mim... :)

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #734 Online: 02 de Setembro de 2006, 10:55:02 »
Realmente é muita clarividência. Você tem menos de 40, não ? Eu já fiz 50.
"Horror dos meus erros". Essa, realmente, foi horrorosa.   :hein:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #735 Online: 02 de Setembro de 2006, 14:53:58 »
Realmente é muita clarividência. Você tem menos de 40, não ? Eu já fiz 50.
"Horror dos meus erros". Essa, realmente, foi horrorosa.   :hein:
O que que idade tem a ver? Não está cometendo a Falácia do Apelo à Antiguidade, está?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #736 Online: 02 de Setembro de 2006, 14:55:22 »
Como Dantas disse, temos critérios e não receios. Você ignora esses critérios veementemente, mesmo sabendo que está num lugar onde eles são exigidos.

E só se aprende com quem pensa diferente se essa pessoa não pensar em usar critérios diferentes.
;)

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #737 Online: 02 de Setembro de 2006, 23:03:55 »
No caso das lembranças e das habilidades inatas, não há ainda nenhuma teoria (que eu conheça) capaz de explicá-las convenientemente sem ser a reencarnação.
Há sim. Imaginação, leitura fria inconsciente, etc. Posso citar mil justificativas usando métodos plausíveis para explicar o que pode estar ocorrendo. Por eu estar usando justificativas plausíveis, significa que minha chance de estar certo é maior que a sua.
Vejam que interessante este caso, que tomei conhecimento hoje, de um garoto mexicano de apenas 6 anos:

Maximiliano Arellano (em castelhano) :?: :?

Maximiliano Arellano (português) :?: :?

Um abraço a todos.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #738 Online: 02 de Setembro de 2006, 23:57:41 »
Mesmo supondo que o fenômeno seja legítimo, ele só evidenciaria que reencarnação é algo raríssimo.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #739 Online: 03 de Setembro de 2006, 00:02:57 »
Não entendi a relação entre o caso do garoto e o tema do Tópico.

Pelo que li, o menino tem uma memória prodigiosa. Não é o primeiro e nem será o último.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #740 Online: 03 de Setembro de 2006, 01:27:05 »
O que um menino superdotado tem a ver com espírito?Talvez ele tenha tido uma fada madrinha, ou encontrou um duende, ou é filho de Zeus com uma mortal, ou é alienigena.
Quem sabe ele nw é de K-Pax?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #741 Online: 03 de Setembro de 2006, 04:15:23 »
Eu posso sugerir o seguinte em relação ao menino:

• Ele é um gênio pois nasceu com um cérebro cujas características lhe permitem aprender e memorizar de maneira muito mais eficiente.
  • Ele é um gênio pois ganhou o dom das fadas amazônicas pernetas.
  • Ele é um gênio porque é a vontade do Monstro Espaguete Voador.
  • Ele é um gênio pois recebeu um milagre de Horus.
  • Ele é um gênio pois nasceu no momento astrológico favorável.
  • Ele é um gênio pois é a reencarnação de Bunda.
  • Ele é um gênio pois é um robô criado pelo Serviço de Inteligência do México.
  • Ele não é um gênio e isso é só uma encenação para uma novela mexicana.

Prove que alguma dessas hipóteses não está correta. De repente todas estão ao mesmo tempo, por mais contraditório que pareça.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #742 Online: 03 de Setembro de 2006, 08:16:55 »
Eu fico com "ele não é nenhum gênio"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #743 Online: 03 de Setembro de 2006, 09:59:27 »
E a reposta certa, valendo 1 milhão de dólares, é........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #744 Online: 03 de Setembro de 2006, 10:37:08 »
 :bocejo: :bocejo: :bocejo:

Mesmo supondo que o fenômeno seja legítimo, ele só evidenciaria que reencarnação é algo raríssimo.
Será?! :/

Não entendi a relação entre o caso do garoto e o tema do Tópico.

Pelo que li, o menino tem uma memória prodigiosa. Não é o primeiro e nem será o último.
Ainda bem que reconhece isso, caro HSette. :ok:

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #745 Online: 03 de Setembro de 2006, 11:12:02 »
Retiro o que disse, minha análise foi apressada.  Esse caso não prova NADA.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #746 Online: 03 de Setembro de 2006, 11:54:21 »
Leafar, me responda uma curiosidade, porque estou boiando.

O que você quis sugerir postando a história desse garoto?
Sinceramente, não estou entendendo mais nada.

Já há trinta páginas sobre uma eventual prova da existência de espíritos e eis que surge em cena um menino mexicano com uma capacidade de retenção de informações acima da média, coisa estatisticamente esperada em qualquer população de humanos em qualquer lugar do planeta. Eu inclusive tenho um amigo com essa habilidade.

Qual o papel desse garoto aqui nesse enredo???
"Por quê?"

Chaves

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #747 Online: 03 de Setembro de 2006, 12:32:12 »
HSette,

Nada a ver, se você entender que esse garoto, em função da sua constituição genética, não tem mais méritos do que um legume maior e mais desenvolvido, e que as secreções cerebrais dele se dão de uma forma mais organizada que a nossa.  Temos aí então um indício de evolução corporal, pois esse garoto é com certeza mais desenvolvido (ou superior?!) corporalmente do que nós, simples mortais.  Será que se analisássemos o seu cérebro encontraríamos diferenças relevantes em relação aos nossos?  Isso já foi feito com pelo menos um outro super-dotado que me lembro e nenhum diferença significativa foi encontrada.

Tudo a ver, se você considerar (como hipótese, é claro) que o que ele sabe ou desenvolve hoje facilmente é fruto de conquista anterior.  Foi isso, evidentemente, que quis sugerir.  Não estou afirmando, pois senão me pediriam provas que não tenho para dar.  Pensemos juntos.

Um abraço.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #748 Online: 03 de Setembro de 2006, 12:52:14 »
Quanta... criatividade, Leafar.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #749 Online: 03 de Setembro de 2006, 13:32:56 »
Leafar, me desculpe, mas não dá nem para comentar.

O seu post não tem o menor cabimento.
Como assim, ele é "superior a nós simples mortais"???

Caro Leafar, uma das maravilhas da natureza é a diversidade de indivíduos dentro de uma mesma espécie. Daí o termo "indivíduo".
Todos nós humanos, temos, cada um, características que nos diferenciam de todos os outros. Isso não nos torna, nunca, superiores (ou visto de outro ângulo, inferiores) a ninguém.

Sinceramente, acho que você está indo longe demais com essa história de "superioridade". De onde saem os critérios que você usa para estabelecer essa sua escala de valoração???
« Última modificação: 03 de Setembro de 2006, 13:35:16 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!