Autor Tópico: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.  (Lida 115794 vezes)

Offline guicn

• Nível 16
  • *
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #850 Online: 18 de Outubro de 2008, 14:06:07 »
Bom, vou me meter na batalha de vocês.

Como Leafar falou, o Espiritismo segue seu método filosófico e tudo mais.
O problema da doutrina ao meu ver, e que a torna irracional, é os tais espiritos, médius, reencarnações e etc (isso tudo mundo já disse, mas vou citar um exemplo)
Vou explicar: Conheço alguns espíritas que alegam ver espiritos (como a minha tia) e ai que entra o problema. Ela e outros tantos espíritas desde pequenos alegam ter visto espiritos de animais, amigos, pessoas e etc, só que a mente de uma criança é facilmente corrompida e enganada por esses fenômenos, que nada mais são que meras alucinações e ilusões.

O problema começa por ela estar numa família espírita, e quando ela fala isso para seus pais eles corroboram com a Doutrina, que de fato ela viu espiritos e tudo mais. Essa criança, vamos dizer assim, já foi violada e sua mente é facilmente impressionável, e qualquer outro fenomeno que venha a ocorrer na sua vida ela aceitará como um fato de que os espiritos se comunicam com ela. Vultos e outros sons, facilmente são interpretados como "comunicação" do outro mundo. E olha, eu já conversei com alguns desses espiritas e acredito não seja a minoria, que desde pequeno sofrem dessas pequenas ilusões e os pais confirmam como "comunicação espiritual", ou qualquer termo do tipo.

Isso abre um precedente muito irracional e perigoso na vida da pessoa. Acreditem se quiser mas conheço espiritas que alegam com certeza já terem visto discos voadores e naves, sempre a uma boa distância, e sequer passam por um senso crítico isso (poderia ser infinitas coisas) e acreditam veementemente que é comunicação extra-terrestre. Essa mesma pessoa vai continuar a perpetuar para seus filhos, parentes e conhecidos essas verdades, que são absurdos completos. No momento que é passado isso adiante, a criança ouve,  acredita e mais tarde começa a ler a doutrina. Como seu cérebro já está "programado" para crer nisso (afinal desde quando seu cérebro estava em formação alegaram tal fato), a pessoa começa a se desprender do mundo real, sempre vendo espiritos e comunidações, como a dos tais médiuns, e não há jeito mais de mudar sua cabeça.

Claro, isso não é uma regra geral, e acredito que com Leafar não foi assim. Mas eu falo isso porque conheço muitos espiritas que são assim, meu tio e minha tia relatam isso para mim, achando que de algum modo estão me provando algo factual.

Enfim, essa análise não é apenas minha, mas de muitos psicólogos e psquiatras que veêm a religião como uma coisa que é impregnada gradativamente na nossa mente desde crianças, e depois disso é extramente complicado mudar.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2008, 14:19:37 por guicn »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #851 Online: 18 de Outubro de 2008, 14:13:35 »
Bom, vou me meter na batalha de vocês.

Como Leafar falou, o Espiritismo segue seu método filosófico e tudo mais.
O problema da doutrina ao meu ver, e que a torna irracional, é os tais espiritos, médius, reencarnações e etc (isso tudo mundo já disse, mas vou citar um exemplo)
Vou explicar: Conheço alguns espíritas que alegam ver espiritos (como a minha tia) e ai que entra o problema. Ela e outros tantos espíritas desde pequenos alegam ter visto espiritos de animais, amigos, pessoas e etc, só que a mente de uma criança é facilmente corrompida e enganada por esses fenômenos, que nada mais são que meras alucinações e ilusões.

O problema começa por ela estar numa família espírita, e quando ela fala isso para seus pais eles corroboram com a Doutrina, que de fato ela viu espiritos e tudo mais. Essa criança, vamos dizer assim, já foi violada e sua mente é facilmente impressionável, e qualquer outro fenomeno que venha a ocorrer na sua vida ela aceitará como um fato de que os espiritos se comunicam com ela. Vultos e outros sons, facilmente são interpretados como "comunicação" do outro mundo. E olha, eu já conversei com alguns desses espiritas e acredito não seja a minoria, que desde pequeno sofrem dessas pequenas ilusões e os pais confirmam como "comunicação espiritual", ou qualquer termo do tipo.

Isso abre um precedente muito irracional e perigoso na vida da pessoa. Acreditem se quiser mas conheço espiritas que alegem com certeza já terem visto discos voadores e naves, sempre a uma boa distância, e sequer passam por um senso crítico isso (poderia ser infinitas coisas) e acreditam veementemente que é comunicação extra-terrestre. Essa mesma pessoa vai continuar a perpetuar para seus filhos, parentes e conhecidos essas verdades, que são absurdos completos. No momento que é passado isso adiante, a criança ouve,  acredita e mais tarde começa a ler a doutrina. Como seu cérebro já está "programado" para crer nisso (afinal desde quando seu cérebro estava em formação alegaram tal fato), a pessoa começa a se desprender do mundo real, sempre vendo espiritos e comunidações, como a dos tais médiuns, e não há jeito mais de mudar sua cabeça.

Claro, isso não é uma regra geral, e acredito que com Leafar não foi assim. Mas eu falo isso porque conheço muitos espiritas que são assim, meu tio e minha tia relatam isso para mim, achando que de algum modo estão me provando algo factual.

Enfim, essa análise não é apenas minha, mas de muitos psicólogos e psquiatras que veêm a religião como uma coisa que é impregnada gradativamente na nossa mente desde crianças, e depois disso é extramente complicado mudar.

Esse é o lado perverso do espiritismo. Dê uma olhada neste tópico: ../forum/topic=17291.0.html#msg352331
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #852 Online: 18 de Outubro de 2008, 14:21:20 »

Isso não é religião, é crença.  E quando acontece com fatos contestáveis ainda é o menos nocivo que acontece no Espiritismo.  O pior são as distorções morais e de caráter que eles se permitem para preservar suas crenças.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #853 Online: 18 de Outubro de 2008, 14:49:18 »
Isso abre um precedente muito irracional e perigoso na vida da pessoa. Acreditem se quiser mas conheço espiritas que alegam com certeza já terem visto discos voadores e naves, sempre a uma boa distância, e sequer passam por um senso crítico isso (poderia ser infinitas coisas) e acreditam veementemente que é comunicação extra-terrestre. Essa mesma pessoa vai continuar a perpetuar para seus filhos, parentes e conhecidos essas verdades, que são absurdos completos. No momento que é passado isso adiante, a criança ouve,  acredita e mais tarde começa a ler a doutrina. Como seu cérebro já está "programado" para crer nisso (afinal desde quando seu cérebro estava em formação alegaram tal fato), a pessoa começa a se desprender do mundo real, sempre vendo espiritos e comunidações, como a dos tais médiuns, e não há jeito mais de mudar sua cabeça.
Em primeiro lugar, você parte do pressuposto que tais visões não sejam reais, que sejam ilusões. E podem não ser. Eu concordo que há casos de visões que não passam de ilusões, mas eu não concordo que todos sejam ilusões. Diferenças de ponto de vista somente...

Mas o que eu não pude deixar de notar nessa sua observação é a sua falta de confiança na capacidade da inteligência humana de reconhecer o erro e o acerto. Ora, não é porque alguém nasceu num meio de idéias não saudáveis que, quando crescer, ele vá perpetuar a idéia e que não haja meios de mudar sua cabeça. Você mesmo não disse lá no seu primeiro post que é de uma família espírita e que é uma esmagadora minoria dentro dela? Por acaso você professa as mesmas idéias? Você foi influenciado a tal ponto que sua cabeça não pudesse mais ser mudada? Não somos simplesmente produtos do nosso meio e podemos interagir com ele e até mudá-lo. E para fazer um bom juízo das coisas é preciso conhecer o máximo possível de todas as possibilidades disponíveis, até as crenças falsas. Só assim podemos afirmar que escolhemos o melhor.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #854 Online: 18 de Outubro de 2008, 15:07:51 »

Mas o que eu não pude deixar de notar nessa sua observação é a sua falta de confiança na capacidade da inteligência humana de reconhecer o erro e o acerto. Ora, não é porque alguém nasceu num meio de idéias não saudáveis que, quando crescer, ele vá perpetuar a idéia e que não haja meios de mudar sua cabeça. Você mesmo não disse lá no seu primeiro post que é de uma família espírita e que é uma esmagadora minoria dentro dela? Por acaso você professa as mesmas idéias? Você foi influenciado a tal ponto que sua cabeça não pudesse mais ser mudada? Não somos simplesmente produtos do nosso meio e podemos interagir com ele e até mudá-lo. E para fazer um bom juízo das coisas é preciso conhecer o máximo possível de todas as possibilidades disponíveis, até as crenças falsas. Só assim podemos afirmar que escolhemos o melhor.

Um abraço.

Sim, eu não disse que todo mundo que nasça numa famlia de tal religão será de fato influenciado por ela. Como disse, não é uma regra geral.
A regra no caso que estou citando é o que ocorreu com a minha tia e tio, e por relatos deles que participam e tem comunicação com vários centros espíritas.

Como eles foram educados num tempo onde a autoridade dos país eram praticamente inquestionável, levaram isso adiante. Entre outros fatores, entra também que no passado o acesso a outras fontes de informação era mais complicado. Hoje temos a internet como grande aliada. Mas agora entra mais um fato, a preguiça na "nossa" geração de pesquisar a fundo os assuntos. Tudo é sempre levado de modo superficial e aceito quando uma "autoridade" (sem sequer verificar antecedentes) em tal area diz. Infezlimente é uma realidade. Também não é uma regra geral, mas ocorre com uma frequencia muito grande.

Você parte do presuposto que as visões sejam reais, mas sem evidências. Eu parto do presuposto que são ilusões baseado em pesquisas, psicologos com quem já conversei e outros que li estudos, que foram testados e analisados, e não apenas por relatos. Então sim, concordo, diferente ponto de vista.
Eu até assemelho esses casos com os de abdução, onde já foram feitas pesquisas e constatado que na maoira esmagadora são meras ilusões e fantasias, mesmo as pessoas não sendo "loucas" e tendo uma vida normal.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2008, 15:48:43 por guicn »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #855 Online: 18 de Outubro de 2008, 17:09:36 »
Qual método Leafar, pelo amor do espagueti??

E quanto à pergunta, você não vei que isso é apenas um ad hoc? Se você acha isso alguma coisa de sublime, é porque você está precisando de outras leituras que não a espirita, meu amigo.

Eu não parto da premissa que você está errado. Eu já estive onde você está, espírita dogmático. Eu não posso dizer com certeza se espíritos existem ou não, mas eu posso afirmar que a doutrina espírita é um equívoco.

A doutrina é absurda (como todo o texto religioso que vi até hoje), os espíritos evoluídos dizem a merda que você escreveu aí em cima ou outros erros crassos (idade da terra errada, magnetismo animal, perispírito), sempre recebem o mesmo espírito (ja que todos falam a mesma coisa e nunca afirmam NADA que pode ser verificado), etc..

Veja, você poderia falar de sua fé no espiritismo. Tem fé para tudo, e a definição de fé é exatamente acreditar em algo sem evidências. Agora, você afirmar que evidências existem, é um equívoco.

Leafar, você quer arrumar um medium para eu fazer os testes que descrevi???

E quanto a capacidade humana de reconhecer erro ou acertos. Essa capacidade é uma piada. Não podemos confiar nos nossos sentidos apenas, Leafar. Simples assim.

Se o que você falou fosse verdade, não haveria a montanha de estupidez vindas da religião, ideologias, torcidas de futebol que racionalizam o erro de maneira ideológica, só pensar....

Eu falei com espíritos, etc... até descobrir que era apenas uma auto-ilusão, potencializada com um ou outro bug no cérebro.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2008, 17:13:14 por Agnostico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #856 Online: 18 de Outubro de 2008, 18:05:51 »
O método filosófico. Falei nele nesse tópico mesmo ainda há pouco.

../forum/topic=6474.825.html#msg373072

E quanto à pergunta, você não vei que isso é apenas um ad hoc? Se você acha isso alguma coisa de sublime, é porque você está precisando de outras leituras que não a espirita, meu amigo.
Sim, eu acho uma observação interessante e acho que as coisas se dão assim mesmo.

Eu não parto da premissa que você está errado. Eu já estive onde você está, espírita dogmático. Eu não posso dizer com certeza se espíritos existem ou não, mas eu posso afirmar que a doutrina espírita é um equívoco.
Discordo.

A doutrina é absurda (como todo o texto religioso que vi até hoje), os espíritos evoluídos dizem a merda que você escreveu aí em cima ou outros erros crassos (idade da terra errada, magnetismo animal, perispírito), sempre recebem o mesmo espírito (ja que todos falam a mesma coisa e nunca afirmam NADA que pode ser verificado), etc..
Quanto à idade da Terra, como eu não sei de onde saiu, eu não posso comentar. Quanto ao magnetismo animal, eu não posso duvidar pois já experimentei pessoalmente. Veja aqui. E quanto ao perispírito é facilmente aceitável desde que se aceite a existência dos espíritos.

Veja, você poderia falar de sua fé no espiritismo. Tem fé para tudo, e a definição de fé é exatamente acreditar em algo sem evidências. Agora, você afirmar que evidências existem, é um equívoco.
Não procure só evidências dentro do Espiritismo. Observe principalmente os fenômenos e acontecimentos espontâneos que ocorrem fora do ambiente espírita, e até em meios refratários ao Espiritismo. Nunca vi algum que não possa ser explicado pelo Espiritismo.

Não. Primeiro porque não conheço nenhum médium pessoalmente. E segundo que mesmo que eu arrumasse, as experiências não funcionariam. Espíritos não são animaizinhos obedientes que nos obedecem assim que nós ordenamos.

E quanto a capacidade humana de reconhecer erro ou acertos. Essa capacidade é uma piada. Não podemos confiar nos nossos sentidos apenas, Leafar. Simples assim.
Você não confia na sua capacidade?

Se o que você falou fosse verdade, não haveria a montanha de estupidez vindas da religião, ideologias, torcidas de futebol que racionalizam o erro de maneira ideológica, só pensar....
Todas as inteligências são igualmente capazes, mas nem todas estão desenvolvidas. Há também muita apatia e desinteresse. É nessas horas que encontro utilidade nas catástrofes, nas guerras e nas injustiças. Elas põem as pessoas para pensarem, com o fim de resolver.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #857 Online: 18 de Outubro de 2008, 18:19:57 »
O método filosófico. Falei nele nesse tópico mesmo ainda há pouco.

../forum/topic=6474.825.html#msg373072

Isto?

Não existe filosofia que não seja racional; isso está implícito na própria definição do termo. Filosofia significa "amor à sabedoria". Ora, só há sabedoria quando há conhecimento ou ensinamento verdadeiro, e ensinamento verdadeiro descarta a existência de contradições internas ou externas.

É claro que não possuímos ainda todos os conhecimentos verdadeiros, mas só alguns. Então a filosofia propõe métodos para que se faça a investigação. E esse método contempla a teorização, que seriam os chamados "Sistemas Filosóficos". Os Sistemas Filosóficos são teorias pelas quais se tenta explicar um determinado fenômeno, mas é imprescindível que não tenha contradições internas ou com fatos.

Aquele, ou aqueles que elaboram um sistema filosófico devem ser preocupar com a evidenciação das suas conclusões e com as contradições. Mas o homem não é perfeito, o raciocínio pode não ser perfeito, a escolha das premissas pode não ser perfeita, etc... Então, um Sistema Filosófico, para ser forte, precisa se submeter e resistir a todas as críticas que lhe sejam feitas. Essa é uma das partes mais importantes. E quanto mais for atacado e quanto mais tempo resistir, mais provável ele se torna como possibilidade de verdade.

O Espiritismo tem a pretensão de ser um Sistema Filosófico; uma Filosofia, como dizem. Mas para isso, todos esses cuidados devem ser tomados e todas as críticas têm que ser satisfatoriamente respondidas, com réplicas, tréplicas, etc..., se necessário, até ser esgotada a argumentação para um lado ou para o outro.

Se o Sistema Filosófico resistir a todas as críticas, ele continua no páreo como possibilidade de verdade (reparem que não é necessariamente uma verdade absoluta só porque tem sido capaz de resistir às críticas - pode ser considerado, contudo, uma verdade prática).

Se não resistir em algum ponto, a concepção pode ser modificada e ele volta a se submeter às críticas. Se não resistir de forma alguma, o sistema cai, como caiu o também Sistema Filosófico conhecido como Física Clássica quando foi derrubado o dogma do tempo absoluto. Outro Sistema Filosófico o substituiu.

Essas coisas que falo sobre a Filosofia não são minhas, mas aprendi na Universidade nas poucas aulas que assisti numa cadeira de dois créditos e está muito longe de esgotar o assunto. Mas em princípio, a palavra Filosofia carrega implícito o sentido de precisão e rigor conceitual; nada de subjetividade. Até para poder dizer que não se crê em algo, é preciso saber definir bem esse algo que não se crê.

É até bastante óbvio que as coisas sejam assim. Eu não quero ensinar "Padre Nosso" ao vigário, mas apenas tentar demonstrar que a palavra Filosofia tem tido o seu sentido mal interpretado ao longo dos tempos. Há vários sistemas que ostentam o nome de "Filosóficos" (muitos falam "uma filosofia de vida", "eu sigo uma filosofia", etc...), mas que simplesmente ignoram a Filosofia, o método filosófico; querem ser admitidos cegamente.

E com todo o respeito aos críticos do Espiritismo, mas ainda não apareceu alguém que fosse capaz de demonstrar erros, de refutar, de apontar contradições externas ou internas no Sistema Filosófico conhecido pelo nome de Doutrina Espírita. Mas continuem tentando...

Isso não é um "método", Leafar.  É apenas discurso ideológico.  Fraquinho, mas ainda assim ideológico.

(...)
Não procure só evidências dentro do Espiritismo. Observe principalmente os fenômenos e acontecimentos espontâneos que ocorrem fora do ambiente espírita, e até em meios refratários ao Espiritismo. Nunca vi algum que não possa ser explicado pelo Espiritismo.

O que não quer dizer nada, já que a base epistemológica do Espiritismo é tão leviana.

Não. Primeiro porque não conheço nenhum médium pessoalmente. E segundo que mesmo que eu arrumasse, as experiências não funcionariam. Espíritos não são animaizinhos obedientes que nos obedecem assim que nós ordenamos.

Você não confia na sua capacidade?

Faça um semestre de Percepção em qualquer faculdade de psicologia, Leafar.  Você verá que a questão não de confiança, e sim de informação e seriedade.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #858 Online: 18 de Outubro de 2008, 18:48:33 »
Quanto ao magnetismo animal, eu não posso duvidar pois já experimentei pessoalmente. Veja aqui.

Leafar, só faltou você citar Mesmer...
Se você usa essa experiência para confirmar o besteirol que envolve o magnetismo animal conforme foi "transmitido" pelos "espíritos", sinto muito em dizer que você está muito desatualizado. Na verdade, ainda preso à ciência do final do século XIX.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2008, 18:51:38 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #859 Online: 18 de Outubro de 2008, 20:48:08 »
Leafar

Nao confio na  minha percepção. Veja, um evangélico quando vê um dente sendo curado por gezuis esta confiando em sua percepçãoo. Nao confiei nela e foi isso que me fez entender que minha mediunidade era apenas auto-engano. Eu não acredito em nada, nem em mim. Eu já havia sentido o magnetismo animal, quando voltei ao centro sem minha fé, não senti nada. Lembre-se, o órgão que sente e vê é o cérebro, afetado por nossas crenças

« Última modificação: 18 de Outubro de 2008, 22:58:44 por Agnostico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #860 Online: 18 de Outubro de 2008, 21:14:09 »
Dois comentários.

Magnetismo animal: absurdo total do ponto de vista físico. Não é magnetismo coisa nenhuma: mesmo que micro-correntes bioquímicas fossem levadas em conta, o campo magnético criado (da ordem, sei lá, de nanoTeslas, coisa assim) seria muitas ordens de grandeza menor que o campo magnético terrestre, e portanto sua ação seria imperceptível sob qualquer ponto de vista. Se não é magnetismo o que é então? Ainda damos um desconto pra pessoas medianamente cultas do século XIX, como o Prof. Rivail, pois na falta de terminologia adequada, usava-se qualquer coisa que desse a idéia. O que é inexplicável é que gente adulta, formada, culta e lida do Século XXI ainda use esses termos ridículos apenas para não dar o braço a torcer.

Fluidos perispirituais: mesma coisa. Se são fluidos (ou seja, matéria), por que não são detectados em experimentos? Se não são, por que chamá-los assim? Idem, idem. Que a DE seja um monte de baboseira isso eu até entendo (qual a religião que não é, afinal?) Mas por que usar essa terminologia inadequada e canhestra?

"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #861 Online: 18 de Outubro de 2008, 21:16:34 »
Leafar,

Assista este vídeo com mente aberta e reflita a respeito. Não tem nada de espiritual (ou sobrenatural) nele.

http://www.youtube.com/watch?v=lW2yKlNFFuU

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #862 Online: 18 de Outubro de 2008, 23:07:49 »
Giga, você é o cara... As fontes e textos que você encontra são nota 10... Sua profissão tem algo a ver com isso, digo é psiquiatra, neuro,...?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #863 Online: 19 de Outubro de 2008, 01:27:04 »
Leafar,

Assista este vídeo com mente aberta e reflita a respeito. Não tem nada de espiritual (ou sobrenatural) nele.

http://www.youtube.com/watch?v=lW2yKlNFFuU

Já assisti. :sono:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #864 Online: 19 de Outubro de 2008, 01:40:53 »
e...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #865 Online: 19 de Outubro de 2008, 01:54:06 »
Nada. Apenas uma pessoa simplórea o suficiente para crer que seu anel transportaria parte de sua alma para uma boneca. Poderia também estar fingindo. Queria ver ele tentar o truque uma segunda vez com a mesma pessoa, agora que ela já sabe o que aconteceu, pois é isso o que ocorre com a mediunidade e o magnetismo: o fenômeno se repete por anos a fio...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #866 Online: 19 de Outubro de 2008, 01:56:55 »
Não, se repete em quem acredita anos a fio Leafar.

Em mim não se repete mais...

E me desculpe, mas é simplório igual a crença no espiritismo, ou qualquer outra religião

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #867 Online: 19 de Outubro de 2008, 13:24:23 »
Nada. Apenas uma pessoa simplórea o suficiente para crer que seu anel transportaria parte de sua alma para uma boneca. Poderia também estar fingindo. Queria ver ele tentar o truque uma segunda vez com a mesma pessoa, agora que ela já sabe o que aconteceu, pois é isso o que ocorre com a mediunidade e o magnetismo: o fenômeno se repete por anos a fio...

:vergonha: :enjoo:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #868 Online: 19 de Outubro de 2008, 14:14:29 »
Mais de 2 anos de tópico...  |(
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #869 Online: 19 de Outubro de 2008, 14:17:52 »
Mais de 2 anos de tópico...  |(

...e existem diversos tópicos discutindo exatamente as mesmas coisas...

Offline RCFS

• Nível 00
  • *
« Resposta #870 Online: 03 de Novembro de 2010, 16:07:17 »
Caros,
Em primeiro lugar estabeleçamos uma linha respeitosa em qualquer discusão. Este é um fórum de discussões céticas, claro e como convém; entretanto, é justamente através das conbribuições/provocações dos não-céticos, que o próprio ceticismo e ciência evoluem.

Eu estava, na realidade, procurando tópicos no google acerca do espiritismo quando apareceu o link desa discusão. Vi aqui inumeras opiniões de ateus, cientistas e defesas dos espiritas. Pois bem, não me coloco em nenhum dos "times" em questão. Sou cristão e gostaria, com respeito e permissão, de expor poucas coisas que tenho estudado à exaustão!

Acabei me relacionando com uma pessoa espirita e descobri que outros amigos assim o erram também. A partir deste momento, passei a estudar, desprovido de qualquer pré-conceito, a doutrina espirita. Para tal acabei por ler completamente a Genese, O livro dos Médiuns, O evangelho e O livro dos Espiritos. Foi quase um mês de leitura atenciosa.

Quero lhes dizer que tais fenômenos (seja de materialização ou outros) existem sim!! Entretanto, não devido aos pilares defendidos pelo espiritismo!! Vamos lá: Eu particularmente já presenciei pessoas falarem com a voz de outro falecido, voz de figuras publicas históricas, já vi manifestações cujo pessoa revelava faos históricos detalhadamente (e sei que tal pessoa nunca foi dada a estudar tal tema) e pasmem, conheço pessoas de extrema confiança que já presenciaram espiritos (não apenas vultos).

Isto, no entanto, possui uma explicação encerrada e muito clara para o Cristianismo. Existe o que chamamos de mundo espiritual (de onde vem o termo bastante usado de "guerra espiritual"). Este mundo não é habitado por perispiritos, almas enfim... São seres espirituais que assim sempre foram. Anjos e demônios para ser mais especifico. Peço neste momento que se calem as possiveis risadas e continuem a ler respeitosamente, assim como fiz com cada post.

Deus criou o homem cada qual individualmente e "pôs o espirito nele". Logo é finado o tópico de que primeiro vem o corpo e logo após, quase simultâneamente, vem o espirito. É pequeno demais acreditar que existem bilhoes e bilhoes de espiritos e pouca percentagem deles vivendo, ocasionalmente, em corpos humanos. Até porque "cabe a cade ser humano morrer uma só vez, vindo logo após o juízo". Chega a ser engraçado Kardec dizer que "toda verdade se encontra no Cristianismo" se ele mesmo, em absolutamente todas suas publicações, formula postulados que vão totalmente de contra às verdades cristãs. Enfim não é para discutir as inúmeras contradições do Sr. pseudo Kardec mas sim para falar especificamente de espiritos que estou aqui.

Para nós com a morte da carne o espirito repousa até o julgamento das almas. E este julgamento não são pelas obras feitas enquanto o espirito estava em corpo, mas sim pelo arrependimento e confisão da salvação unica e exclusivamente pelo Filho de Deus (Yeshua - Jesus o Cristo). Sendo assim, o espirito, assim como o corpo, é único; entretanto, diferente do corpo, é eterno, porém, não re-encarnável em outro corpo (doutrina mais questionável que conheço em todos meus estudos) mas sim julgado e salvo, ou condenado... pela fé ou não em Cristo.

Voltando, então às manifestações: Dados que o espirito que habita o homem é único e não fica vagando por ai até escolher um novo corpo para ir evoluindo até parar de re-encarnar, as menifestações que temos presenciado são manifestações demôniacas. O mundo espiritual é composto por Deus e suas legiões celestiais e Satanás e suas legiões malignas. O objetivo central de Satanás e tirar toda e qualquer pessoa (e assim o espirito que habita nela) do caminho da verdade, do caminho da mensagem de Yeshua, o messias profetizado a 5.000 anos. Para tal, várias são as ferramentas e formas de Satanás confundir as pessoas para que elas questionem os evangélios da Biblia. Ora, se a biblia diz veementemente que cabe ao ser morrer apenas uma vez e que os mortos não se comunicam com o mundo dos vivos, isto nos leva a considerar que tais manifestações dos mortos são manifestações demoniacas que visam confundir, ludibriar e afastar as pessoas do caminho de Deus.

Todos sentimos saudades de um amado, todos temos a curiosidade de uma personalidade que nao se conheceu. Logo, o espiritismo utiliza de postulados demôniacos para firmar suas verdades e atrair pessoas. Somos seres humanos, a cada dia mais estamos revendo teorias feitas, descobertas e fazendo novas ....e é incrivel que o quão mais se conhece, mais certeza de que não se conhece quase nada.

Saibam que presenciei uma manifestação de uma pessoa falecida e um pastor sério que esta comigo repreendeu aquela manifestação que se calou no mesmo instante e com uma voz muito estranha confesou ser um espirito maligno.

Se for possivel para te afastar da verdade de Jesus Cristo o Diabo irá voce ver tua mae falecida na tua frente e ainda preparando um café da manha para voce, mas te garanto são manifestações demoniacas. Ao longo da Biblia temos relatos inumeros de aparições de anjos e demônios. Apenas uma vez a aparição de espiritos em forma de pessoas (Moises e Elias no monte da transfiguração - e ali representando a profesia e as leis que ambas estavam se cumprindo em Jesus, o Messias).

Enfim, espiritos existem sim, mas totalmente diferente dos postulados espiritas. Deus abençoe vocês.
Tenho absoluta certeza da salvação de minha alma. Caso você fique no minimo intrigado se isto que eu disse é verdade procure ler e estudar à exaustão a vida de Jesus. Só temos uma escolha: Ou ele foi o maior mentiroso que a humanidade já existiu; ou um louco varrido; ou de fato tudo aquilo que Ele se diz ser. Não há meio termo.

Nego veementemente a doutrina espirita que julga Jesus como espirito puro ou grande mestre-moral. Ele nao deixou esta alternativa. Ele disse ser Deus (principio da trindade) e que ninguem veria a Deus se nao fosse através da fé Nele. Um grande mestre moral ou espirito puro não diria um "absurdo" destes.

Tenho estudado o islamismo, o cristianismo, o judaismo e espiritismo (baixo e kardecista) e nunca via nada tão pobre quanto o espiritismo, com todo respeito.... consiste num emaranhado de contradições infindáveis.

Jesus ama a todos vocês e querem ter com vocês. Acreditem, por mais dificil que seja. Grande abraço Rafael

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #871 Online: 03 de Novembro de 2010, 16:22:38 »
Quero lhes dizer que tais fenômenos (seja de materialização ou outros) existem sim!! Entretanto, não devido aos pilares defendidos pelo espiritismo!! Vamos lá: Eu particularmente já presenciei pessoas falarem com a voz de outro falecido, voz de figuras publicas históricas, já vi manifestações cujo pessoa revelava faos históricos detalhadamente (e sei que tal pessoa nunca foi dada a estudar tal tema) e pasmem, conheço pessoas de extrema confiança que já presenciaram espiritos (não apenas vultos).
Evidencia anedótica...

Esses tipos de "argumentos" a favor da crença em espíritos já foi refutada aqui, assim como todas as outras "evidencias" apresentadas.

Se voce pesquisar verá que foram abertos vários tópicos na tentativa de se defender essa crença e em todos os defensores deste sistema de crenças acabaram abandonando esses tópicos.

Até o momento, não existem evidencias da existencia de espíritos e nenhum crente em espíritos consegui apresentar alguma nova evidencia a ser discutida.

Não leve a mal, mas acredito que para todos os demais aqui, ninguem se interessará em entrar em posts com repetecos de "argumentos" já batidos, a não ser que apareça alguem com algum "argumento" ainda não refutado.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #872 Online: 03 de Novembro de 2010, 16:54:11 »
Hoje é Uiliníli Day.
Espero que ele não esgote toda a elasticidade escrotal com o ênio.

uiliníli pega o RCFS que é seu.  :)

:histeria:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #873 Online: 03 de Novembro de 2010, 16:58:08 »
Antes de tudo...

RCFS seja bem vindo. Espero que tenha bom humor... :)

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #874 Online: 03 de Novembro de 2010, 16:59:41 »
Hoje é Uiliníli Day.
Espero que ele não esgote toda a elasticidade escrotal com o ênio.

uiliníli pega o RCFS que é seu.  :)

:histeria:
Nossa! que isso! é um adulto que está atrás deste pc?

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!