Caros,
Em primeiro lugar estabeleçamos uma linha respeitosa em qualquer discusão. Este é um fórum de discussões céticas, claro e como convém; entretanto, é justamente através das conbribuições/provocações dos não-céticos, que o próprio ceticismo e ciência evoluem.
Eu estava, na realidade, procurando tópicos no google acerca do espiritismo quando apareceu o link desa discusão. Vi aqui inumeras opiniões de ateus, cientistas e defesas dos espiritas. Pois bem, não me coloco em nenhum dos "times" em questão. Sou cristão e gostaria, com respeito e permissão, de expor poucas coisas que tenho estudado à exaustão!
Acabei me relacionando com uma pessoa espirita e descobri que outros amigos assim o erram também. A partir deste momento, passei a estudar, desprovido de qualquer pré-conceito, a doutrina espirita. Para tal acabei por ler completamente a Genese, O livro dos Médiuns, O evangelho e O livro dos Espiritos. Foi quase um mês de leitura atenciosa.
Quero lhes dizer que tais fenômenos (seja de materialização ou outros) existem sim!! Entretanto, não devido aos pilares defendidos pelo espiritismo!! Vamos lá: Eu particularmente já presenciei pessoas falarem com a voz de outro falecido, voz de figuras publicas históricas, já vi manifestações cujo pessoa revelava faos históricos detalhadamente (e sei que tal pessoa nunca foi dada a estudar tal tema) e pasmem, conheço pessoas de extrema confiança que já presenciaram espiritos (não apenas vultos).
Isto, no entanto, possui uma explicação encerrada e muito clara para o Cristianismo. Existe o que chamamos de mundo espiritual (de onde vem o termo bastante usado de "guerra espiritual"). Este mundo não é habitado por perispiritos, almas enfim... São seres espirituais que assim sempre foram. Anjos e demônios para ser mais especifico. Peço neste momento que se calem as possiveis risadas e continuem a ler respeitosamente, assim como fiz com cada post.
Deus criou o homem cada qual individualmente e "pôs o espirito nele". Logo é finado o tópico de que primeiro vem o corpo e logo após, quase simultâneamente, vem o espirito. É pequeno demais acreditar que existem bilhoes e bilhoes de espiritos e pouca percentagem deles vivendo, ocasionalmente, em corpos humanos. Até porque "cabe a cade ser humano morrer uma só vez, vindo logo após o juízo". Chega a ser engraçado Kardec dizer que "toda verdade se encontra no Cristianismo" se ele mesmo, em absolutamente todas suas publicações, formula postulados que vão totalmente de contra às verdades cristãs. Enfim não é para discutir as inúmeras contradições do Sr. pseudo Kardec mas sim para falar especificamente de espiritos que estou aqui.
Para nós com a morte da carne o espirito repousa até o julgamento das almas. E este julgamento não são pelas obras feitas enquanto o espirito estava em corpo, mas sim pelo arrependimento e confisão da salvação unica e exclusivamente pelo Filho de Deus (Yeshua - Jesus o Cristo). Sendo assim, o espirito, assim como o corpo, é único; entretanto, diferente do corpo, é eterno, porém, não re-encarnável em outro corpo (doutrina mais questionável que conheço em todos meus estudos) mas sim julgado e salvo, ou condenado... pela fé ou não em Cristo.
Voltando, então às manifestações: Dados que o espirito que habita o homem é único e não fica vagando por ai até escolher um novo corpo para ir evoluindo até parar de re-encarnar, as menifestações que temos presenciado são manifestações demôniacas. O mundo espiritual é composto por Deus e suas legiões celestiais e Satanás e suas legiões malignas. O objetivo central de Satanás e tirar toda e qualquer pessoa (e assim o espirito que habita nela) do caminho da verdade, do caminho da mensagem de Yeshua, o messias profetizado a 5.000 anos. Para tal, várias são as ferramentas e formas de Satanás confundir as pessoas para que elas questionem os evangélios da Biblia. Ora, se a biblia diz veementemente que cabe ao ser morrer apenas uma vez e que os mortos não se comunicam com o mundo dos vivos, isto nos leva a considerar que tais manifestações dos mortos são manifestações demoniacas que visam confundir, ludibriar e afastar as pessoas do caminho de Deus.
Todos sentimos saudades de um amado, todos temos a curiosidade de uma personalidade que nao se conheceu. Logo, o espiritismo utiliza de postulados demôniacos para firmar suas verdades e atrair pessoas. Somos seres humanos, a cada dia mais estamos revendo teorias feitas, descobertas e fazendo novas ....e é incrivel que o quão mais se conhece, mais certeza de que não se conhece quase nada.
Saibam que presenciei uma manifestação de uma pessoa falecida e um pastor sério que esta comigo repreendeu aquela manifestação que se calou no mesmo instante e com uma voz muito estranha confesou ser um espirito maligno.
Se for possivel para te afastar da verdade de Jesus Cristo o Diabo irá voce ver tua mae falecida na tua frente e ainda preparando um café da manha para voce, mas te garanto são manifestações demoniacas. Ao longo da Biblia temos relatos inumeros de aparições de anjos e demônios. Apenas uma vez a aparição de espiritos em forma de pessoas (Moises e Elias no monte da transfiguração - e ali representando a profesia e as leis que ambas estavam se cumprindo em Jesus, o Messias).
Enfim, espiritos existem sim, mas totalmente diferente dos postulados espiritas. Deus abençoe vocês.
Tenho absoluta certeza da salvação de minha alma. Caso você fique no minimo intrigado se isto que eu disse é verdade procure ler e estudar à exaustão a vida de Jesus. Só temos uma escolha: Ou ele foi o maior mentiroso que a humanidade já existiu; ou um louco varrido; ou de fato tudo aquilo que Ele se diz ser. Não há meio termo.
Nego veementemente a doutrina espirita que julga Jesus como espirito puro ou grande mestre-moral. Ele nao deixou esta alternativa. Ele disse ser Deus (principio da trindade) e que ninguem veria a Deus se nao fosse através da fé Nele. Um grande mestre moral ou espirito puro não diria um "absurdo" destes.
Tenho estudado o islamismo, o cristianismo, o judaismo e espiritismo (baixo e kardecista) e nunca via nada tão pobre quanto o espiritismo, com todo respeito.... consiste num emaranhado de contradições infindáveis.
Jesus ama a todos vocês e querem ter com vocês. Acreditem, por mais dificil que seja. Grande abraço Rafael