Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174879 vezes)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
Re: Deus existe?
« Resposta #1000 Online: 09 de Maio de 2010, 13:59:49 »
Buckaroo Banzai

Mauricio Rubio, escreveu: ciencia NUNCA vai provar a existencia de um deus. Porque deus é tudo, não uma parte. Quanto a isso, vc pode ter certeza.

Depende totalmente da definição. Se deus é definido como "tudo, não uma parte", de certa forma até já está "provado", é o universo. Daí a provar que o universo é um tipo de ser pensante com superpoderes - o que seria mais aproximado de provar que é "deus" - são outros 500, e é possivelmente sujeito a algum tipo de teste, independentemente do universo "ser tudo", ainda que seja uma hipótese bem pouco verossímil.

Nós podemos averiguar que há características no universo, mesmo que ele seja "tudo". Essas características podem ser, tanto que, ele tem estrelas, quanto que é inteligente, tem volição. É mais complicado verificar a última coisa, mas não é fundamentalmente diferente, não é inerentemente impossível apenas por estar se falando de "tudo".

Se fica confirmado que no universo, há pelo menos um planeta, a bordo do qual, existe vida inteligente e pensante, não fica desse modo confirmado que o universo é vivo inteligente e pensante? :idea:

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1001 Online: 09 de Maio de 2010, 14:04:32 »
qatsi

A figura de Deus, dissociada ou não da figura do Criador, conforme uns ou outros, é uma projecção da inquietude humana, que procura Nele o conforto para as vicissitudes da vida e muito especial para a morte.

Para mim, Nietzsche (no rumo de Schopenhauer) é genial, porque soube, de certa forma sendo cruel e radical, alertar-nos, para a pior “crise de valores” que é aquela que, se não vê. Ou se vê, ficamos-lhe indiferentes. Ora, o pensamento-acto de Nietzsche não permite a indiferença em nós. Este é o desafio que ele nos deixou - com a "morte de Deus" (a ilusão) - em face de nós mesmos, como responsáveis por aquilo que vulgarmente chamamos "valores" (o "valor" vive do que nega e é inseparável dele - o Bem do Mal, o Belo do Feio, o Justo do Injusto) que são sustentados pela nossa vontade de os afirmar, ou negar.
Só que nós não temos critérios para distinguir o que é verdadeiramente "valor", do que não é. Esta é a "crise" que não é propriamente uma crise cultural, nem civilizacional, mas antes uma crise existencial, do senso, daquilo que nós somos, como seres que pensam, sofrem, morrem... sem saber se morrem, ou pensam, ou sentem e o que sentem e... qual o sentido disto tudo.
Ele demonstrou-nos que cabe a nós unicamente o desafio de decidir. Decidir como viver, ou até mesmo como morrer. Somos apenas nós, os criadores dos valores (sem Deus e sem Diabo) ou, caso sejamos incapazes de os criar (os valores), seremos apenas vítimas de nós próprios.

Teria dito um indivíduo humano, chamado Vacherot: «O real conhece-se; o ideal concebe-se. Portanto, se suprimir-mos o Homem, “deus” deixa de existir... Porque não havendo Humanidade, não haverá consciência, nem pensamento auto-perceptivos. Desse modo o ser desaparece. :idea:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1002 Online: 09 de Maio de 2010, 15:34:59 »
RickRJ

......................

Boa, Gil! Darwin é o cara mesmo!

Que Darwin seja glorificado como merece :!: :arrow: :louva: :louva: :louva:

Mesmo assim, acredita que ele demonstrou a inexistência de "deus"?

E não sou filósofo, nem teólogo e muito menos um cientista. Sou um trabalhador que lê!!!

Também eu. :ok:

E questiono sempre! Não a ponto de duvidar da minha própria existência - pois aí o meu questionamento seria invalidado - como posso duvidar de mim, se não existo?

Foi mais ou menos assim que aconteceu com "Descartes". Perante o absurdo de duvidar da sua própria existência, estabeleceu que sem o testemunho, da auto-percepção, não se pode confirmar qualquer tipo de realidade que seja, muito menos "deus".

Primeiro é fundamental tomarmos consciência da nossa própria existência e depois, passemos a investigar a restante realidade, aparentemente exterior a nós próprios.

Para haver ciência, ou conhecimento, tem de primeiramente, existir o "EU" auto-consciente. :ok: :arrow: :idea: 

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1003 Online: 09 de Maio de 2010, 15:40:48 »
Gil

Deus é "safado" meu amigo... isso tudo não é acidental não, foi premeditado pelo próprio.

......................................................

Charles Darwin explica de outra maneira.

Você é crente, que "Darwin", demonstrou com as suas geniais descobertas, que "deus" - em definitivo - é um autêntico absurdo? :)  

« Última modificação: 09 de Maio de 2010, 15:45:17 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1004 Online: 09 de Maio de 2010, 15:51:58 »
RickRJ

É talvez eu seja ignorante! E mesmo assim ele não passaria de um tremendo FDP!!! Aí, Deus ou qualquer coisa que o valha:VTNC!!!!
Agora, espero que ele me puna! Pois sou infiel, e não terei a Salvação ao lado dos meus amigos deístas!!!

Oh, Deus!!! Venha me arrebatar!!! Ilumine a minha Mente suja e pervertida!!!
Eu pequei pois pensei de forma torta quando aquela puta de uma loura entrou aqui no ônibus e sentou do meu lado com aqueles seios enormes apontando para a Tua Morada Senhor!!!

E aquelas pernas!!!Depiladas, ó Senhor!!!Nuinhas de pêlos!!! E os quadris? E o pósfácio? Ó, pela Tua Glória!!! Eu olhei aquilo tudo e imaginei coisas horrendas!!!
Mas como Você não existe, depois eu pago minhas penitências e está tudo certo: eu e eu!!!

O seu ponto de vista sobre "deus", é portanto o velho cartapácio chamado bíblia, não assim?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1005 Online: 09 de Maio de 2010, 16:00:50 »
Caramba............ esse tópico é particular?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1006 Online: 09 de Maio de 2010, 16:02:34 »
Suyndara  

" A criação de além-mundos não seria muito grave se seu preço não fosse tão alto: o esquecimento do real, portanto a condenável negligência do único mundo que existe. Enquanto a crença indispõe com imanência, portanto com o eu, o ateísmo reconcilia com a terra, outro nome da vida"

(Michel Onfray)

Eu aprecio imenso Michel Onfray, mas não concordo a 100% com ele.

O grande problema da invenção de Deus é justamente a morte da vida

Permita-me discordar... Como é que isso pode ser verdade, se Ele(a) é a vida? Paradoxo não?  

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1007 Online: 09 de Maio de 2010, 16:05:32 »
Caramba............ esse tópico é particular?
O pior que não é a primeira vez... kkkk

Talvez quando ele perceber que diz nada com nada, diminua um pouco. Tenhamos fezes que o fará!!!  :lol:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1008 Online: 09 de Maio de 2010, 16:09:38 »
O Lusitano é o maior assassino de tópico do CC.  :D
« Última modificação: 09 de Maio de 2010, 19:43:33 por Fabrício »
"Deus prefere os ateus"

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1009 Online: 09 de Maio de 2010, 16:46:25 »
L I E B

Nada Sei, escreveu: Imagine que você é Deus, está lá sozinho e pode fazer qualquer coisa. Você então se transforma em toda uma variedade de seres e "experimenta" a vida como todos eles.

.....................................................

A tal da solidão é brava mesmo, em vez de sofrer sozinho criou um monte de gente pra sofrer junto, porque não foi jogar paciência? Traria menos problemas ...

De certo modo você acertou no ponto. Ele é mesmo um perito a jogar à "paciência" :!: :arrow: :idea: O universo consciente e inconsciente, é mais ou menos o jogo de paciência" de "deus".

A arte dele(a), é tão genial, que você acredita piamente, ser uma peça separada dela(e) e até que ele(a) não existe.

Se deus é onisciente ou é o tudo, não precisa experimentar nada, ela é o tudo, não há nada a mais além dele. Mas se ele precisa fazer "experimentos", para poder "experimentar" a vida ...

Se "deus" é "omnisciente", ou não - não se sabe - Mas eu especulo que é um fantástico construtor de mundos e que pode perfeitamente experimentar e testar a sua genial capacidade criativa, sem necessariamente se contradizer.

Considere lá seriamente, se você de facto, não é efectivamente um extraordinário experimentador? :arrow: :idea: 

Nada Sei, citou: Você então não é algo por si só ou uma "criatura", um "ser" novo feito por "Deus", você "é" Deus, é uma das formas que ele tomou para viver a vida. Dessa forma a criação ganha um duplo sentido, pois os seres "criados" são manifestações do criador, do mesmo ser, ao mesmo tempo são seres novos e diferentes.

...

Realmente não sou só por mim, sou uma soma de várias coisas e reflexo de algumas outras. Ele não deveria precisar viver a minha vida, deveria viver a dele e respeitar minha privacidade.

É rigorosamente isso o que de facto acontece. Você é um conjunto de seres das mais variadas espécies: Átomos, moléculas, células, tecidos e orgãos; em suma, os seus queridíssimos corpos físicos e metafísicos.

As suas células vivem a sua própria vida e você a sua, não é assim? Ou será que o seu cérebro está farto de si? Não será que você um intrometido no seu sistema nervoso, digestivo, ou locumotor? 

O "problema", é que você vive em sociedade, em simbiose com seres do seu estilo de consciência. :)  :arrow: :idea:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1010 Online: 09 de Maio de 2010, 17:02:53 »
Alenônimo

Na verdade um ateu pensaria mais ou menos assim:

“Deus existe? Não há nada que me faça acreditar que sim, então vou simplismente dizer que não e aguardar alguém chegar com uma resposta melhor. Como Deus e nada parecem ser a mesma coisa, então não perco nada em negar.”

:ok:

Essa é a posição cética padrão. Não se vai ficar perdendo tempo provando tudo o que não existe.

:no: :arrow: Parece-me que você confunde cepticismo, com "ateísmo".

Quem acredita em algo positivo que se mexa pra provar que está certo.

:idea: :arrow: :ok:

A propósito: quando um ateu pede um motivo para acreditar em alguma coisa, ele se refere a alguma evidência física observável em laboratório. É bom deixar isso bem claro pois tem crentes que acham que qualquer coisa serve.

Isso que diz, talvez seja verdade, em relação aos "ateus" científicos, como você. 8-)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1011 Online: 09 de Maio de 2010, 17:10:26 »
Suyndara

A filosofia conta com grandes religiosos,

Concordo totalmente consigo. :ok:

alguns deles que fazem de tudo para burlar a lógica e justificar deus, como é o caso de Tomás de Aquino e sua insípida "summa"

Acha mesmo que isso é intencional, essa de tentarem burlar a lógica? :)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1012 Online: 09 de Maio de 2010, 17:16:51 »
Fernando Silva

Suyndara, escreveu: Nenhuma religião colaborou com a ciência, os cientistas é que ao longo da história sempre foram privados e até mesmo restringidos pelo poder político exercido pelos líderes religiosos (veja por exemplo o belo atraso científico causado pela idade média)

Se calhar é verdade. :idea:

A serpente de Adão e Eva deveria ser o símbolo da ciência. Foi ela que lhes abriu os olhos. Cada milímetro que a ciência avança é um milímetro que a religião teve que recuar.

:ok: :arrow: Boa :idea: :!: Entretanto já é o símbolo da "ciência" médica e da farmácia.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1013 Online: 09 de Maio de 2010, 17:25:34 »
Suyndara

Cada milímetro que a ciência avança é um milímetro que a religião teve que recuar.

Parece que sim :!: :arrow: :ok:

Eu estava lendo uma crítica teológica ontem (uma tal de revista "resposta fiel" que os assembleianos publicam) e lá falava que satanás foi punido por que ousou desobecer e questionar os desígnios divinos...

Sendo assim, até admito que a serpente foi bem simpática  Segundo a lenda ela dá à humanidade a capacidade de questionar e duvidar

Sim pode apostar, que "satanás", é o patrono da filosofia e da ciência. :arrow: :idea:

Por que Adão e Eva foram punidos, e com ele toda a humanidade... já é sadismo mesmo

:ok: :arrow: Concordo inteiramente consigo. Todavia já ouvi interpretar esse mito, de forma absolutamente construtiva. :arrow: :)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1014 Online: 09 de Maio de 2010, 19:04:56 »
Suyndara

Mancha,

Eu acho o "acaso" algo extraordinariamente belo, algumas pessoas acham que seja um absurdo e que ele não deveria existir, pq nada pode existir sem autorização de um deus criador e provedor de todo o universo 

Olha essa foto:

Algumas pessoas, extasiadas diante da beleza dessa cachoeira acham que isso é uma prova indiscutível da existência de um deus criador, perfeito. Outras pessoas já acham que isso é apenas capricho do acaso  O que eu e o Manhattan estávamos dizendo é que não há nenhuma necessidade de criar um deus das lacunas para preencher ou mesmo justificar a beleza do mundo natural, já que a ciencia por si só a explica

O paradoxo, é que para "algumas" pessoas, o "acaso" e a "beleza", são características que estão incluídas no conceito de "deus". Evidentemente, que não se trata de "Jeová".

No entanto, "deus" é o alfa & o ómega. 8-)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1015 Online: 09 de Maio de 2010, 19:35:17 »
Suyndara

ridículo comparar um cristal perfeito, com toda a complexa matemática dos fractais por trás com tinta jogada a esmo   (muito fraca a comparação!)

O acaso existe, que pena!

Não há dúvida que o "acaso" é um fantástico matemático... E o mais estranho ainda, é que há pessoas, que acreditam que o "acaso", é uma das mais estranhas características de "deus" :!:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1016 Online: 09 de Maio de 2010, 19:41:09 »
Fernando Silva

VideoMaker, escreveu: Deus é causa não causada! se não entendes, não me culpe. E se tivesse esse entendimento passaria a ser o mesmo. vc entende isso?Não entendo, não. Por que tudo tem que ter uma causa, mas isto não vale para Deus?

........................................................... ..................

Simples: porque aí a explicação dos crentes ficaria furada.
Daí eles, arbitrariamente, dizem que Deus sempre existiu.
E por que  não o universo?

Sim concerteza, o universo sempre existiu. Por essa razão, certas pessoas igualaram o universo com "deus".

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1017 Online: 09 de Maio de 2010, 19:59:55 »
Suyndara

Nem tudo preciso de um projetista (com excessão de relógios)

Veja lá bem, se não tem mais alguma coisa, além de relógios?

A vida NÃO precisou e isso é fato comprovado

:?: :arrow: Desculpe :!: mas não estou suficientemente convencido com o seu argumento.

Se vc não tem argumentos, abstenha-se!

Verifique se isto é um argumento válido: Se a vida parece ser um "projecto inteligente", porque é que não é?

Se a fisiologia humana não é um projecto inteligente, porque é que o homem, se comporta conscientemente, como um projectista inteligente? :)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1018 Online: 09 de Maio de 2010, 20:15:50 »
Fernando Silva

O que há de errado em se admitir que talvez não haja nenhum propósito na nossa existência?

Talvez a gente apenas nasça, sofra, morra e ponto final.

Não me parece que exista algo de errado, nessa sua óptica pessoal de perceber a existência. Só que me parece pouco ambicioso da sua parte. :idea:

« Última modificação: 09 de Maio de 2010, 20:20:33 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1019 Online: 09 de Maio de 2010, 20:43:48 »
Alenônimo

Religião nunca significou conhecimento. Pára de ficar inventando, NadaSei.

E você Alenónimo, não está inventando, também?

Religião significa "religar". Religar o natural ao sobrenatural

Se por "acaso" todos os místicos, consensualmente, considerarem que o alvo religioso por excelência, tenha uma existência sobrenatural.

Eu conheço uma religião, cujo objectivo é religar o homem à Humanidade e à restante Natureza universal.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1020 Online: 09 de Maio de 2010, 20:46:50 »
Syl

O meu, sim. Eu o criei, logo, tem que existir.

Então estamos de acordo!!! :ok: :arrow: :idea:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1021 Online: 09 de Maio de 2010, 20:51:20 »
Luz  

O meu também existe e é mulher, vulgo "Voz da Consciência", ou simplesmente "A Voz"!

Aaaaahhh... Como eu gosto desse "deus".  :ok: :arrow: :) :arrow: :idea:  

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #1022 Online: 09 de Maio de 2010, 20:54:59 »
Buckaroo Banzai

Mauricio Rubio, escreveu: ciencia NUNCA vai provar a existencia de um deus. Porque deus é tudo, não uma parte. Quanto a isso, vc pode ter certeza.

Depende totalmente da definição. Se deus é definido como "tudo, não uma parte", de certa forma até já está "provado", é o universo. Daí a provar que o universo é um tipo de ser pensante com superpoderes - o que seria mais aproximado de provar que é "deus" - são outros 500, e é possivelmente sujeito a algum tipo de teste, independentemente do universo "ser tudo", ainda que seja uma hipótese bem pouco verossímil.

Nós podemos averiguar que há características no universo, mesmo que ele seja "tudo". Essas características podem ser, tanto que, ele tem estrelas, quanto que é inteligente, tem volição. É mais complicado verificar a última coisa, mas não é fundamentalmente diferente, não é inerentemente impossível apenas por estar se falando de "tudo".

Se fica confirmado que no universo, há pelo menos um planeta, a bordo do qual, existe vida inteligente e pensante, não fica desse modo confirmado que o universo é vivo inteligente e pensante? :idea:

Não .
 A única coisa confirmada é que a existência de vida inteligente ( e de vida , em geral) é compatível com as leis que regem o universo.
Para afirmar que o universo é vivo , inteligente e pensante teria que comprovar a existência de vida ( basicamente a auto-replicação) e de intencionalidade em todo o universo ( aí incluido da poeira estelar às galáxias).
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1023 Online: 09 de Maio de 2010, 21:13:24 »
Luz 

ginopieri - escreveu: Luz, eu disse apenas que é mais provavel a não existência que a existência de deus. Parece-me implicito que não é uma prova da sua não existência nem da sua existência. Somente os cristâos tem a certeza de possuir a Verdade, eu, ateu só tenho as verdades que posso demonstrar.
Para mais esclarecimentos veja: Dawkin, Hitchens, Onfray, Rodriguez, nas livrarias encontrará bons livros deles.

Saudações

...

Bom, eu diria então que: a não existência de deus é mais provável para ateus tanto quanto sua existência é mais provável para teístas - do contrário, teriam mudado de opinião é claro. A resposta para essa questão não está sujeita a comprovação, por isso não é mais nem menos provável - depende da convicção.

:ok: :arrow: Concordo :!:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1024 Online: 09 de Maio de 2010, 21:18:35 »
VideoMaker

Custo a acreditar nesse universo tão complexo sem nenhuma autoria!
É que vejo no menos complexo tanta engenharia.
Rimou...

Também a mim. No entanto o universo pode ser o autor de si próprio. Uma vez que há quem acredita, que existe algo, ou alguém sem autor...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!