Não considero deuses uma possibilidade, de forma alguma.
Ateísmo forte.
Não tinha lido sua definição (que não é a usual) de ateísmo no outro tópico, onde TUDO é ateu, até crente é ateu no sentido "estritamente físico" (*sem deus*). Porém, dá outra conotação para ateu no sentido "mental", onde ateísmo sugere (na sua opinião) a hipótese de deus. Então, a confusão é toda sua.
Eu não fui convidado para a reunião onde decidiram qual seria a classificação, para os humanos, nesse quesito. Se quiserem tentar me enquadrar nos seus padrões para entenderem quem ou o que sou, são livres para isso. Mas não esperem que eu me enquadre da mesma forma. Sou muito mais livre que isso. Eu sou o que sou e tenho autonomia bastante para definir-me a mim mesmo.
Cada um que fique com suas *próprias* confusões. Acho louvável.
Inventou uma definição própria para ateu só para não se enquadrar nela. Ateu continua significando pessoa que não crê em deus/deuses.
Qualquer um é livre pra se chamar de qualquer coisa, só não se surpreenda se não se fizer entender. A confusão continua sendo só sua.
Não me defino como ateu pois esta palavra suscita ou pressupõe a hipótese de existência de algum deus.
Não. Quer dizer *sem deus*, conforme você mesmo já afirmou.
Uma pessoa que nunca tenha ouvido esta palavra. Se outra dirige-se a ela e diz você é ateu. A pessoa pergunta (a pergunta já foi suscitada): o que é ateu? É sem deus, você é sem deus. A pessoa também não conhece essa palavra e pergunta: o que é deus? (já foi suscitada a idéia de deus -- precisa dispor sua mente para escutar as descrições da outra). É como aquela piada do esquimó quietinho no iglu dele: Chega o pregador e fala sobre deus. O esquimó entende e pergunta: quer dizer que se eu não soubesse dessas coisas que você me disse eu seria inocente e deus não me puniria? O pregador diz sim e o esquimó: Então porque veio me contar isso seu filho duma........
Significar e suscitar não são a mesma coisa.
Eu sou, mais ou menos, como esse esquimó. Não sei do que vocês estão falando.
Se quiser, pode ver o que eu escrevi para o São Tomé.
../forum/topic=22711.75.html
../forum/topic=22711.100.html
Todos leiam, se quiserem.
Como você não é um esquimó, teve contato com a palavra ateu, teve de conhecer o que significa *deus* para inferir que "isso não existe", "isso é fantasia", "coisa para trouxa", se enquadra na sua própria definição de "ateu mental".
Puuuuuuuuuxa Tex!!!!!!!!!!!! Contra isso não posso argumentar. Você me pegou hein!
Aceito sua desistência.
Aceita minha desistência e continua debatento? Incoerente isso. Espero que não esteja *se* debatendo.
Aceito sua desistência quanto a afirmação que "cientistas não podem ser religiosos", pois não mostrou argumento nem experimentos científicos (o que seria de se esperar de você), e sim provocação, como de praxe em seus posts.
De qualquer forma, até hoje, só vi crentes dizerem que ateísmo pode ser dogmático.
Falta de informação sua. Existem diversos níveis de ateísmo, desde os que não acreditam em divindades, mas aventam como possibilidade (improvável, mas não impossível), até aqueles que afirmam com convicção a inexistência de deuses (como você).
Ou também não são ateus de verdade, e sim "cientistas"?
Se não estou enganado, as diversas variações de ateus (que foram definidas naquela reunião para a qual não fui convidado) são relativas à autodeclarabilidade dos ateus e não às suas convicções.
O fato de você não ter sido convidado é irrelevante. Palavras e classificações devem ser criadas o tempo todo a nossa revelia.
De onde saiu essa regra de autodeclarabilidade? Pessoas TAMBÉM são classificadas conforme suas convicções.
Se o indivíduo começar defender a implantação do comunismo em seu país (convicção), será definido como comunista. Se ele disser que não é, porque acha a palavra comunista pejorativa, bom, boa sorte pra ele em tentar reformular o significado dessa palavra.
Essse papo de autodeclarabilidade é um tiro no próprio pé. Se um cientista se declara religioso, você mesmo não pode rebater se ele mostrar convicções contrárias. Dá para mostrar coerência?
Pelo que sei, quem manifesta dúvida é definido como agnóstico.
Existem ateus que consideram deus improvável mas não impossível (repetindo), diferentemente de agnósticos, que afirmam que não sabem. Mas acabas de definir um grupo por suas convicções, que coisa não? Exemplos:
Você não consegue entender quando lê ou entende só o que te interessa para distorcer as palavras alheias? Você é crente também?
Se você tem dúvida de que deuses não são possíveis, como se define ateu? Não quer mudar para agnóstico? Ou confessar que no fundo no fundo, é crente mesmo? Seria uma boa explicação para reações tão exacerbadas contra mim.
Eu não sou um crente, desses iguais a vocês, com quem estão acostumados a lidar.
Viu como é normal?
Sinceramente? Tô pouco ligando.
Claro...
Você é crente?
Acredito em trolls.
Resumindo, para você:
1)cientista não pode ser religioso (afinal, acreditar é pra crente, cientista só é capaz de pensar racionalmente)
2)crente é ateu (pois todos são ateus, só não sabem disso),
3)ateu é crente (pois ateísmo suscita deus/deuses).
É...
E afinal, Lemaître era cientista ou não? A batina era uma farsa?
1)Exatamente (substituindo racionalmente por cientificamente).
2)Exatamente (fisicamente ateu).
3)Cada "ateu" decida o que é. Só não acho lícito mentir, nem pra si mesmo.
1)Já foram expostos vários exemplos de cientistas religiosos, e seu único argumento é "não são porque não é possível". Onde estão as pesquisas científicas sobre isso?
2)Está enquadrando pessoas conforme sua opinião, veja só. Ainda bem que não houve essa reunião com os crentes, senão ia ser uma confusão dos diabos.
3)Tergiversou. Você mesmo já disse que ateu pressupõe idéia de deus, ou como se ateus "acreditassem" em um deus mentiroso (li essa em
outro post). E quem está mentindo? Elabore.
Todo mundo que usa batina é religioso, crê em deus e não abusa de criancinha.
Mas eu conheço um cara que...
Aaaaaaahhhhhhh!!!!!!!!!! Mas ele não usa a batina de verdade.
Que argumento pueril que eu acabei de usar!
Mas vocês não conseguem entender outra coisa, né?
Pra mim, se ele não abusava de criancinha, já tá de bom tamanho.
EU perguntei se a batina era uma farsa, acenei com essa possibilidade. Não sou eu a dizer que TODO religioso é isso ou aquilo. Generalizações eu deixo por sua conta. Lemaître se declarava religioso. Era cientista. Logo, era mentiroso?
Se tem alguma evidência, use.
Tex, procurando no tópico "Não dá pra acreditar", achei este comentário interessante que demonstra no que dá esse negócio de achar que crente pode ser cientista. Acho que você vai gostar.
http://www.youtube.com/watch?v=r1M5gY-xfmQ&feature=related
Ha! Só o título já é uma enganação. Documentário da BBC uma pinóia.
Não há questionamento nenhum aí, um monte de criacionistas concordando uns com os outros, mostrando beeeelas imagens da natureza, com o velho argumento simplório: "Veja que bonito, que complexo, funciona feito máquina, só pode ter sido planejado".
Parece que o que resta ao pessoal da DI é promover este tipo de desinformação mesmo, porque no meio acadêmico vivem dando com os burros n´água (Michael Behe e Stephen C. Meyer, 2 das estrelas do vídeo, que o digam). Pelo jeito largaram mão de provar seu ponto através da ciência, se é que algum momento tiveram essa intenção.
E ainda vai procurar "respostas" no fórum onde o Sodré promove a "ciência" dele... ADÃO E EVA E A GENÉTICA DE POPULAÇÕES... ah, vai querer ser enganado assim lá na...!
edit: não tinha visto que o forista foi banido, e ainda saiu no estilo "pombo enxadrista".
E daí?
Esses caras tem uma agenda (que não é científica), generalização descabida que todo cientista, sendo religioso, tem o mesmo comportamento. Falácia do espantalho.