Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174880 vezes)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
Re: Deus existe?
« Resposta #1025 Online: 09 de Maio de 2010, 21:32:13 »
VideoMaker

ginopieri escreveu: Luz, eu disse apenas que é mais provavel a não existência que a existência de deus. Parece-me implicito que não é uma prova da sua não existência nem da sua existência. Somente os cristâos tem a certeza de possuir a Verdade, eu, ateu só tenho as verdades que posso demonstrar.
Para mais esclarecimentos veja: Dawkin, Hitchens, Onfray, Rodriguez, nas livrarias encontrará bons livros deles.
Saudações

........................................................... ..........................

É que teistas não aceitam um universo que deu certo por acaso! é que somos mais exigentes.

Parece-me ter compreendido, que já apareceram "ateus" a eslarecer, que o universo simplesmente está aí... Sem relação alguma com o acaso. Incluso que a própria vida é tudo, menos casual. E que em termos "Darwinistas", a selecção natural, é causal.  :arrow: :idea:

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1026 Online: 09 de Maio de 2010, 22:54:44 »
Lusitano, tem foristas que nem estão mais frequentando o fórum... Para....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #1027 Online: 09 de Maio de 2010, 23:10:43 »
Eu voltei 3 paginas procurando onde o alenonimo havia postado...
Não deseje.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1028 Online: 10 de Maio de 2010, 08:17:03 »
Alenónimo

Aqui tem uma resenha definitória actualizada, sobre o que significa a palavra conhecimento.

Conhecimento:

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair idéia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento).

O tema "conhecimento" inclui, mas não está limitado a, descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros. O estudo do conhecimento é a gnoseologia. Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é de ampla compreensão que conhecimento é aquilo que se sabe de algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico. Contudo, para falar deste tema é indispensável abordar dado e informação.

Associamos informação à semântica. Conhecimento está associado com pragmática, isto é, relaciona-se com alguma coisa existente no "mundo real" do qual temos uma experiência directa.

O conhecimento pode ainda ser aprendido como um processo ou como um produto. Quando nos referimos a uma acumulação de teorias, idéias e conceitos o conhecimento surge como um produto resultante dessas aprendizagens, mas como todo produto é indissociável de um processo, podemos então olhar o conhecimento como uma atividade intelectual através da qual é feita a apreensão de algo exterior à pessoa.

A definição clássica de conhecimento, originada em Platão, diz que ele consiste de crença verdadeira e justificada. Aristóteles divide o conhecimento em três áreas: científica, prática e técnica.

Além dos conceitos aristotélico e platônico, o conhecimento pode ser classificado em uma série de designações/categorias:

Conhecimento Sensorial: É o conhecimento comum entre seres humanos e animais. Obtido a partir de nossas experiências sensitivas e fisiológicas (tato, visão, olfato, audição e paladar).

Conhecimento Intelectual: Esta categoria é exclusiva ao ser humano; trata-se de um raciocínio mais elaborado do que a mera comunicação entre corpo e ambiente. Aqui já pressupõe-se um pensamento, uma lógica.

Conhecimento Vulgar/Popular: É a forma de conhecimento do tradicional (hereditário), da cultura, do senso comum, sem compromisso com uma apuração ou análise metodológica. Não pressupõe reflexão, é uma forma de apreensão passiva, acrítica e que, além de subjetiva, é superficial.

Conhecimento Científico: Preza pela apuração e constatação. Busca por leis e sistemas, no intuito de explicar de modo racional aquilo que se está observando. Não se contenta com explicações sem provas concretas; seus alicerces estão na metodologia e na racionalidade. Análises são fundamentais no processo de construção e síntese que o permeia, isso, aliado às suas demais características, faz do conhecimento científico quase uma antítese do popular.

Conhecimento Filosófico:
Mais ligado à construção de idéias e conceitos. Busca as verdades do mundo por meio da indagação e do debate; do filosofar. Portanto, de certo modo assemelha-se ao conhecimento científico - por valer-se de uma metodologia experimental -, mas dele distancia-se por tratar de questões imensuráveis, metafísicas. A partir da razão do homem, o conhecimento filosófico prioriza seu olhar sobre a condição humana.

Conhecimento Teológico: Conhecimento adquirido a partir da fé teológica, é fruto da revelação da divindade. A finalidade do Teólogo é provar a existência de Deus e que os textos Bíblicos foram escritos mediante inspiração Divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestáveis. A fé pode basear-se em experiências espirituais, históricas, arqueológicas e coletivas que lhe dão sustentação.

Conhecimento Intuitivo:
Inato ao ser humano, o conhecimento intuitivo diz respeito à subjetividade. Às nossas percepções do mundo exterior e à racionalidade humana. Manifesta-se de maneira concreta quando, por exemplo, tem-se uma epifania.

1.Intuição Sensorial/Empírica:
“A intuição empírica é o conhecimento direto e imediato das qualidades sensíveis do objeto externo: cores, sabores, odores, paladares, texturas, dimensões, distâncias. É também o conhecimento direto e imediato de estados internos ou mentais: lembranças, desejos, sentimentos, imagens.” (in: Convite à Filosofia; CHAUÍ, Marilena).

2.Intuição Intelectual: A intuição com uma base racional. A partir da intuição sensorial você percebe o odor da margarida e o da rosa. A partir da intuição intelectual você percebe imediatamente que são diferentes. Não é necessário demonstrar que a “parte não é maior que o todo”, é a lógica em seu estado mais puro; a razão que se compreende de maneira imediata.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1029 Online: 10 de Maio de 2010, 08:23:40 »
"Cientista"

N3RD, por que você não acredita que é verdade?

Ônix, em outras palavras, gente que sabe que não existem divindades mas que acreditam assim mesmo. O que será pior...?

"cientista" - eu sei - que você é uma divindade. :idea:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1030 Online: 10 de Maio de 2010, 08:31:32 »
Adriano

A crença numa divindade está mais associada a contemplação do universo e da natureza e a associação desta contemplação ao que é bom, o que é o bem. A sociedade entende deus assim. Temos que traduzir os simbolos linguísticos e suas possíveis acepções.

A sociedade, tem diversas opiniões sobre "deus": dependendo do pendor místico, poético, filosófico e científico de cada pessoa, ou grupos de pessoas. Você por exemplo, tem uma inclinação, científica, socio-biológica, antropológica e "ateia" de "deus". 

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1031 Online: 10 de Maio de 2010, 08:37:11 »
Cientista

É claro que uma coisa anula a outra. Enquanto se acreditava no flogístico, não se podia compreender a química. Enquanto se acredita numa divindade, não se pode compreender como o universo funciona.

Creio que você está laborando num enorme mal-entendido. :)

A crença numa divindade está associada à projeção, no universo, de si mesmo. É a posição mais arrogante que se pode assumir.

Parece-me que você está a exagerar. :idea:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1032 Online: 10 de Maio de 2010, 08:42:49 »
André Luiz

Mas eu sempre acho que cientistas religiosos quando tiverem a chance serão desonestos intelectualmente.

:?: :arrow: :|

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1033 Online: 10 de Maio de 2010, 09:24:52 »
"Cientista"

"Cientista" - em 26 Abr 2010, 01:09:55 - escreveu: E não existem cientistas religiosos, isso é metira. Qualquer "cientista" que se tenha declarado religioso ou não é/era ou estava cedendo a pressões. O pensamento científico é isenção de magia.

Talvez você tenha razão... Todavia é necessário compreender o que determinadas pessoas, pretendem dizer com a palavra "magia".

Primeiro tenho que retificar erros nessa minha própria citação, não só com relação ao n que comi em "mentira" mas, principalmente, devido a uma palavra essencial que não digitei pela pressa. O que queria escrever era:

Qualquer "cientista" que se tenha declarado religioso ou não é/era *cientista* ou estava cedendo a pressões.

Não sei se o estou a perceber bem... Qualquer "cientista", que se tenha declarado religioso, não era "cientista" de facto, ou tinha deixado de o ser.

Qualquer "cientista, que afirmasse ser religioso - na verdade - estava a fazer falsas declarações debaixo do temor ao "santo ofício"; portanto estava a proceder estrategicamente...

Se realmente, for como diz neste último parágrafo, então parece-me muito razoável, esta sua opinião. Dado que, pelo que eu suponho saber de "verdade" histórica, a "Santa Inquisição", não se permitia tolerar hereges de espécie alguma, nem dos académicos. Recordo-me dos casos de Giordano Bruno, Galileu Galilei e outros, incluindo Descartes. :idea:

Entretanto, em relação ao primeiro parágrafo, considero que você não está a compreender perfeitamente, o que é, que convencionalmente de facto, é ser "cientista", ou "religioso". :)

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1034 Online: 10 de Maio de 2010, 10:04:45 »
Não há no mundo ninguém que possa responder se Deus existe. A não ser que Deus mostre-se a alguém. E o mostrar-se compete exclusivamente a Ele. Por esforço próprio não tem como vê-Lo.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #1035 Online: 10 de Maio de 2010, 10:10:49 »
Não há no mundo ninguém que possa responder se Deus existe. A não ser que Deus mostre-se a alguém. E o mostrar-se compete exclusivamente a Ele. Por esforço próprio não tem como vê-Lo.

Logo Deus é similar ao Dragão na garagem logo...
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1036 Online: 10 de Maio de 2010, 10:27:13 »
Cientista

Primeiro tenho que retificar erros nessa minha própria citação, não só com relação ao n que comi em "mentira" mas, principalmente, devido a uma palavra essencial que não digitei pela pressa. O que queria escrever era: Qualquer "cientista" que se tenha declarado religioso, ou não é/era *cientista* ou estava cedendo a pressões.

Pessoal, eu sei do que tô falando. Ainda não notaram meu nick, ora bolas?

:) :arrow: Você apresenta-se como "cientista".

Falando sério, não é à toa que uso esse nick. Pensamentos céticos ou ateus não passam de articulação(divagação mesmo) filosófica até que se fundamentem em ciência. Pensar cientificamente é o ápice do racionalismo e do realismo.

:ok:

Não me defino como ateu pois esta palavra suscita ou pressupõe a hipótese de existência de algum deus.

Esta sua interessante afirmação - induz-me a perceber - que você é "cientista"; não exactamente "ateu". 

Se alguém usa sua mente para inventar deuses não tenho nada que ver com isso. Não considero deuses uma possibilidade, de forma alguma. Posso considerar-me cético, mas não posso sustentar meu ceticismo senão por meio da ciência. Então defino-me cientista.

:ok:

Mas, o que é um cientista? É alguém que, falando pitorescamente,  manipula tubos de ensaio, olha através de microscópios e telescópios, faz cálculos e anotações e contribui para o aumento do cabedal de informações e dados da ciência? Não, certamente.

Acho que estou a compreender a sua ideia.

Cientista é alguém que pensa cientificamente.

Estamos entendidos nesta particularidade cognitiva.

Por milênios, na história humana, uma batalha tem sido travada em arenas mentais, e ela prossegue até hoje. Não é uma batalha entre crença e ateísmo ou entre crença e ceticismo.

É uma batalha entre pensamento mágico e pensamento científico. E não se pode lutar dos dois lados nessa arena, ao mesmo tempo. É o equivalente a lutar contra si próprio mas, incrivelmente, muitos intentam fazer isso.

Também pode ser equivalente a um jogo de paciência, em que as palavras "ciência e magia", são de significado controverso. :idea:

Concordo com Carl Sagan que ciência não é um amontoado de conhecimentos mas uma maneira de pensar.

Também eu concordo!!! :ok:

Disso se pode extrair dois corolários evidentes: ]

1º - Alguém que detenha poucos conhecimentos e dados científicos pode, ainda assim, pensar cientificamente e fazer ciência.

2º - Alguém que detenha muitos conhecimentos e dados científicos pode, ainda assim, não pensar cientificamente e não fazer ciência.

Também concordo!!! :ok:

Confesso que é com perplexidade que recebo, de "céticos", essa ardorosa defesa dos "direitos dos cientistas de acreditarem em coisas mágicas".

Lastimo que você - como "cientista" - tenha de aturar, que qualquer "cientista", tenha a liberdade de cogitar "opiniões mágicas", paralelamente ao "pensamento científico". Parece-me que é uma heresia escandalosa, que salta à vista de qualquer "cientista". :)

Então, por ora, deixo a pergunta: o que é um cientista?

Remeto-lhe à sua própria proposicão: "cientista" - é toda a pessoa - que "pensa cientificamente".

É com tristeza que me ocorre agora que, muitas vezes, a batalha que mencionei acima é travada em arenas físicas.

Compreendo a sua tristeza... :) Mas estou em crer, que as suas lágrimas são excessivas. Pode ser até que as arenas físicas que menciona, sejam apenas mal-entendidos que oportunamente, serão devidamente esclarecidos. :idea:

Em termos de "senso comum" - tenho ouvido dizer - que a conversar, é que tentamos entender-nos. :)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1037 Online: 10 de Maio de 2010, 10:28:59 »
Lusitano, por favor, evite criar diversos posts curtos seguidos. Prefira condensá-los numa mensagem só, como fez nesta última.

Obrigado.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1038 Online: 10 de Maio de 2010, 10:35:00 »
"Cientista"

N3RD, mesmo a medicina verdadeira, de fato, não é ciência mas, apenas, um conjunto de conhecimentos eruditos *fundados* na ciência. Subsiste, ainda hoje, a outra "medicina", a medicina mágica. Mas mesmo que supuséssemos que a verdadeira medicina fosse ciência, eu não poderia entender que contradição teria sido essa minha que você apontou. Sempre resta a possibilidade da pura desonestidade(ou necessidade de mentir).

Você diz, que a "verdadeira medicina", não é uma ciência, mas profissionalmente actua "cientificamente"?

Um pesquisador biólogo pode ser, apenas, um profissional e não necessariamente um cientista

É como dizer, que os engenheiros, não são exactamente cientistas, embora tenham estudado "ciências"? :)

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1039 Online: 10 de Maio de 2010, 10:48:31 »
Luis Souto, é bem isso que estou respondendo. Não enxerga, pois não te foi permitido enxergar.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1040 Online: 10 de Maio de 2010, 10:52:49 »
Espera, espera. Você está usando o dragão na garagem pra justificar fé?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1041 Online: 10 de Maio de 2010, 10:59:10 »
Desculpe Sr. Editor. Na verdade, o dragão na garagem não me interessa. Só estou esclarecendo que a questão do debate sobre a existência de Deus é somente para aqueles a quem Deus não Se manifestou, ou ainda não chegou a hora de Se manifestar, ou não Se manifestará.

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #1042 Online: 10 de Maio de 2010, 11:08:55 »
Ah sim. Ele se manifesta a alguns. Como?
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #1043 Online: 10 de Maio de 2010, 11:22:32 »
Luis Souto, é bem isso que estou respondendo. Não enxerga, pois não te foi permitido enxergar.
Desculpe Sr. Editor. Na verdade, o dragão na garagem não me interessa. Só estou esclarecendo que a questão do debate sobre a existência de Deus é somente para aqueles a quem Deus não Se manifestou, ou ainda não chegou a hora de Se manifestar, ou não Se manifestará.

O Deus como você coloca é um Dragão na garagem.
Procure pelo capítulo do mesmo nome no livro de Cerl Sagan " O Mundo Assombrado pelos Demônios" ou clique no link aqui para saber do que estamos falando.
Se a existência Deus não pode ser demonstrada ela se torna incomunicável , só existe para aquele que a experimentou. Você não tem como provar sua existência para mais ninguém nem tem como provar que realmente ele existe ou se não é apenas uma ilusão sua. Não tem como fazer afirmações sobre ele que outras pessoas possam considerar válidas pois estas não podem avaliá-las independente de sua afirmação.
O conhecimento de Deus como você o coloca te obriga (se deseja ser coerente) ao silêncio sobre tudo que se refere à divindade.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #1044 Online: 10 de Maio de 2010, 11:25:52 »
Mas é a nossa bíblia.  ::)  Se quer saber o que significa, é um exemplo imaginário para mostrar que deus também é um ser imaginário. E se usa depois (no ceticismo) inúmeros outros exemplos imaginários para mostrar que deus é mais provavelmente invenção do homem.  :ok:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1045 Online: 10 de Maio de 2010, 11:47:24 »
Respondendo ao Mister B. Já observou alguém escolhendo batatas num mercado? Aquela montoeira de batatas. Independentemente do defeito, o cidadão escolhe algumas e põe no saco. Algumas o cidadão leva, as outras ele deixa para trás. Podem as batatas que ficaram para trás reclamarem que o cidadão foi injusto em escolher aquelas únicas? Claro q não. Pois o cidadão tem autoridade para escolher a batata que quiser. Simples assim.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1046 Online: 10 de Maio de 2010, 11:49:35 »
Você quer dizer que pra você deus existe e só os que ele escolheu pra participarem do clubinho dele sabem disso? E como a gente não faz parte do clubinho não tem evidência que ele existe, mas a gente precisa acreditar uma vez que você faz parte do clubinho e tá dizendo que é assim?

Não é melhor pegar a hipótese mais simples?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #1047 Online: 10 de Maio de 2010, 11:56:14 »
Respondendo ao Mister B. Já observou alguém escolhendo batatas num mercado? Aquela montoeira de batatas. Independentemente do defeito, o cidadão escolhe algumas e põe no saco. Algumas o cidadão leva, as outras ele deixa para trás. Podem as batatas que ficaram para trás reclamarem que o cidadão foi injusto em escolher aquelas únicas? Claro q não. Pois o cidadão tem autoridade para escolher a batata que quiser. Simples assim.
Tudo isso que você diz já foi dito por outros. As analogias foram as mais diversas possíveis. Como é algo da sua imaginação e que você compartilha com outro crentes, então seus argumentos não tem persuasão alguma. Muitos acompanharam até argumentos mais refinados para o teísmo sem precisar ficar neste feijão com arroz do crentismo medíocre.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1048 Online: 10 de Maio de 2010, 11:59:32 »
Sr. Editor, vc não tem como entrar para o "clubinho", não depende de vc. Aproveitando a Bíblia que o Adriano citou, vamos observar o que escreveu Paulo (um dos participantes do clubinho de Deus):

"Logo, tem Ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz."

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1049 Online: 10 de Maio de 2010, 12:05:09 »
A pedido do Adriano, vou citar um exemplo mais refinado. Imagine uma penitenciária onde só tem marginal. De repente chega um juiz a essa penitenciária, pede para todos os detentos sairem ao pátio para que veja a todos. O juiz sobe no lugar mais alto e aponta para alguns detentos, anistiando-os de suas penas, liberando-os e colocando-os em liberdade. Quanto aos outros, continuam cativos. Uma simples questão de autoridade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!