Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174887 vezes)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
Re: Deus existe?
« Resposta #1200 Online: 13 de Maio de 2010, 14:15:08 »
Fernando Silva

famado  em  Hoje às 12:13:24

Aproveitando este tópico, gostaria de perguntar aos diletos ateístas do forum o que poderia ser uma prova aceitável da existência de Deus, espíritos, enfim, do sobrenatural?

(E não perturbem com perguntas do tipo "O Deus cristão ou o Deus budista ou... ou... ou...?")

...

Talvez um dia fique provado que espíritos existem, no sentido de que a consciência sobrevive à morte do corpo material, mas isto não significará que haja um deus.

Esses espíritos serão apenas uma outra forma das memórias que ficam em livros, fotos, filmes etc. Uma memória consciente. Uma vez explicada sua existência e essência, serão incorporados ao mundo natural e deixarão de ser sobrenaturais.

Mais ou menos de acordo...  :ok:

Quanto a Deus...o que é um deus? Como defini-lo, o que pedir como provas de sua existência?

Se chegarmos a uma definição, quem nos garante que o que essa entidade superpoderosa nos mostrar será verdade?

Se ela for poderosa o suficiente, bastará enfiar as visões, sensações e memórias em nossa cabeça. Não precisará fazer nenhum milagre de fato.

Entre as mais diversas concepções que se conhecem sobre "Deus", o interessante, é que alguém já afirmou, que em realidade só existe "deus". Nós simplesmente somos, imagens "cinematográficas" na sua imaginação.

"deus", é o supremo solipsista.
« Última modificação: 14 de Maio de 2010, 19:31:03 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1201 Online: 13 de Maio de 2010, 15:15:00 »

Talvez um dia fique provado que espíritos existem, no sentido de que a consciência sobrevive à morte do corpo material, mas isto não significará que haja um deus.
Esses espíritos serão apenas uma outra forma das memórias que ficam em livros, fotos, filmes etc. Uma memória consciente.
Uma vez explicada sua existência e essência, serão incorporados ao mundo natural e deixarão de ser sobrenaturais.

Ok. Bom insight. Mas tá meio espírita. Eles vão gostar desse seu argumento.

Quanto a Deus...o que é um deus? Como defini-lo, o que pedir como provas de sua existência?
Sei lá, fiz a pergunta primeiro.

Se chegarmos a uma definição, quem nos garante que o que essa entidade superpoderosa nos mostrar será verdade?
Se ela for poderosa o suficiente, bastará enfiar as visões, sensações e memórias em nossa cabeça. Não precisará fazer nenhum milagre de fato.
Ok.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #1202 Online: 13 de Maio de 2010, 21:19:16 »
Aproveitando este tópico, gostaria de perguntar aos diletos ateístas do forum o que poderia ser uma prova aceitável da existência de Deus, espíritos, enfim, do sobrenatural?

(E não perturbem com perguntas do tipo "O Deus cristão ou o Deus budista ou... ou... ou...?")

No FR existe um tópico cujo título é "Religiosos, provem que Deus existe". Como poderia ser isso? Que prova seria aceitável? Se vcs dizem que não há prova que poderia ser aceitável então o tópico perde o sentido, pois nenhuma prova seria aceita.

Eu esperava que alguém dissesse "algo que possa ser medido no laboratório", mais ou menos como o que respondeu o Derfel e não, uma colocação do tipo "não me pergunte que tipo de prova eu aceitaria porque não há prova aceitável".

Bem, substitua a palavra sobrenatural por outra qualquer que veicule o pensamento. Pode ser espírito, assombração, sei lá... O que importa é a questão "O que seria uma prova aceitável?" Não quero saber se há provas, mas o que seria aceitável como prova.

Bem, os teístas costumam usar o argumento da sintonia fina como uma suposta prova da existência de deus.

Não acho esse argumento nem um pouco aceitável, por suas várias falhas e inconsistências, até mesmo teológicas - na verdade um cristão que tenta usar esse argumento para provar a existência do seu deus nem sequer é capaz de perceber que está dando um baita tiro no pé (o argumento da sintonia fina é inconsistente com um "sintonizador" todo poderoso).

O ponto a que quero chegar é que mesmo usando-se do argumento da sintonia fina, seja pra justificar as condições propícias à vida na terra, seja para justificar os "ajustes" das supostas constantes cósmicas que tornam um universo como o nosso possível, no final das contas o que se tem é que tudo acaba sendo levado a condiçoes no mínimo esperadas, ou previsíveis. Ou seja, no final tudo acaba sendo explicável ou explicado naturalmente, dentro daquilo que é esperado ou previsível, sem que nada fuja do âmbito dos fenômenos conhecidos ou, como queiram, das "leis da física".

Agora, respondendo à pergunta do colega, o argumento da sintonia fina, na minha opinião, não prova a existência de deus, porque ele não foge em nada do esperado ou previsto pelo nosso conhecimento da natureza. Ao contrário, imagina só se descobríssemos que de alguma forma nossa existência vai contra todo o nosso conhecimento acerca dos processo naturais, que segundo o que sabemos não era para existir universo, terra ou vida? Imagina, por exemplo, que se em nossa caminhada em busca do conhecimento, tivéssemos descoberto que a terra na verdade se encontra no centro do sol e não orbitando-o a uma distância que se esperaria propícia ao desenvolvimento da vida? Isso seria um milagre, uma suspensão ou quebra das leis naturais, e não acho que algo desse tipo poderia ser desprezado por quem quer que seja.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1203 Online: 14 de Maio de 2010, 06:11:03 »
West

Agora, respondendo à pergunta do colega, o argumento da sintonia fina, na minha opinião, não prova a existência de deus, porque ele não foge em nada do esperado ou previsto pelo nosso conhecimento da natureza. Ao contrário, imagina só se descobríssemos que de alguma forma nossa existência vai contra todo o nosso conhecimento acerca dos processo naturais, que segundo o que sabemos não era para existir universo, terra ou vida?
Imagina, por exemplo, que se em nossa caminhada em busca do conhecimento, tivéssemos descoberto que a terra na verdade se encontra no centro do sol e não orbitando-o a uma distância que se esperaria propícia ao desenvolvimento da vida?
Isso seria um milagre, uma suspensão ou quebra das leis naturais, e não acho que algo desse tipo poderia ser desprezado por quem quer que seja.

Interessante: A Terra - não se encontra dentro do sol - mas entretanto encontra-se dentro duma galáxia. Isto é: a Terra está embrulhada com estrelas e algumas delas, muito maiores que o nosso Sol. :arrow: :idea:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1204 Online: 14 de Maio de 2010, 07:19:16 »
Mussain!

..........

Alegria.

A definição quase sempre é essa, então trabalharemos com ela:

Imutável, onisciente, onipotente, onipresente e infinitamente bom.

Essas são as maiores características de um Deus. E a prova de que isso é impossível...

A mim parece-me, que você é que acredita, que essa definição acima sugerida por si, é que é a mais representativa de todas as definições de "deus".

Entretanto eu concordo, que existem a "omnipotência e a omnipresença".

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #1205 Online: 14 de Maio de 2010, 07:32:20 »
West

Agora, respondendo à pergunta do colega, o argumento da sintonia fina, na minha opinião, não prova a existência de deus, porque ele não foge em nada do esperado ou previsto pelo nosso conhecimento da natureza. Ao contrário, imagina só se descobríssemos que de alguma forma nossa existência vai contra todo o nosso conhecimento acerca dos processo naturais, que segundo o que sabemos não era para existir universo, terra ou vida?
Imagina, por exemplo, que se em nossa caminhada em busca do conhecimento, tivéssemos descoberto que a terra na verdade se encontra no centro do sol e não orbitando-o a uma distância que se esperaria propícia ao desenvolvimento da vida?
Isso seria um milagre, uma suspensão ou quebra das leis naturais, e não acho que algo desse tipo poderia ser desprezado por quem quer que seja.

Interessante: A Terra - não se encontra dentro do sol - mas entretanto encontra-se dentro duma galáxia. Isto é: a Terra está embrulhada com estrelas e algumas delas, muito maiores que o nosso Sol. :arrow: :idea:

A idéia central do meu post é que não há nada de subrenatural na suposta sintonia fina - por isso (mas não somente por isso) ela não serve para provar a existência de um supostos sintonizador cósmico. Contrariamente, se calhássemos de encontrar alguma evidência que demonstrasse que o universo, a terra ou a vida não deveriam existir - que essa existência contraria todo o nosso conhecimento acerca da natureza - aí sim teríamos algo em que pensar.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1206 Online: 14 de Maio de 2010, 12:50:25 »
West

Interessante: A Terra - não se encontra dentro do sol - mas entretanto encontra-se dentro duma galáxia. Isto é: a Terra está embrulhada com estrelas e algumas delas, muito maiores que o nosso Sol. 

........................................................... ....

A idéia central do meu post é que não há nada de subrenatural na suposta sintonia fina - por isso (mas não somente por isso) ela não serve para provar a existência de um supostos sintonizador cósmico. Contrariamente, se calhássemos de encontrar alguma evidência que demonstrasse que o universo, a terra ou a vida não deveriam existir - que essa existência contraria todo o nosso conhecimento acerca da natureza - aí sim teríamos algo em que pensar.

Concordo!!! Não me parece que haja algo de sobrenatural, no facto das leis da física, se conjugarem para gerarem a vida. :ok:

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #1207 Online: 14 de Maio de 2010, 13:15:53 »
West

Interessante: A Terra - não se encontra dentro do sol - mas entretanto encontra-se dentro duma galáxia. Isto é: a Terra está embrulhada com estrelas e algumas delas, muito maiores que o nosso Sol. 

........................................................... ....

Concordo!!! Não me parece que haja algo de sobrenatural, no facto das leis da física, se conjugarem para gerarem a vida. :ok:

Não. O que seria de se admirar é que a vida existisse, apesar de todas as leis naturais conhecidas lhes serem contraditórias. E até o momento não se tem conhecimento de nenhuma limitação nesse sentido. 

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #1208 Online: 14 de Maio de 2010, 13:42:47 »
Tentei te arrancar uma grana. :D

Se aproveitam da minha nobreza...
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #1209 Online: 15 de Maio de 2010, 00:22:32 »
A vida é tão "rara" e tão sem graça ao mesmo tempo..
Não deseje.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #1210 Online: 15 de Maio de 2010, 08:09:53 »

Ainda não dá pra fazer essa afirmação.
Pode ser que a vida seja bastante abundante, mas nossas atuais limitações nos impedem de perceber.
Pode ser que a vida como conhecemos seja apenas uma, dentre toda uma variedade de "modos" de vida possíveis.

Somos menor do que um grão de areia no Saara ou uma gota d´água no oceano.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #1211 Online: 15 de Maio de 2010, 13:02:11 »
Mas o que chamamos de vida é a materia num movimento específico (evolutivo - deriva natural). Podemos observar o movimento das galáxias e das partículas subatômicas mas apenas o biomovimento nos comove a chamarmos de vida.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #1212 Online: 15 de Maio de 2010, 13:18:26 »

Ainda não dá pra fazer essa afirmação.
Pode ser que a vida seja bastante abundante, mas nossas atuais limitações nos impedem de perceber.
Pode ser que a vida como conhecemos seja apenas uma, dentre toda uma variedade de "modos" de vida possíveis.

Somos menor do que um grão de areia no Saara ou uma gota d´água no oceano.

Por isto eu coloquei as aspas...
Não deseje.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1213 Online: 15 de Maio de 2010, 15:22:21 »
... imagina só se descobríssemos que de alguma forma nossa existência vai contra todo o nosso conhecimento acerca dos processo naturais, que segundo o que sabemos não era para existir universo, terra ou vida? Imagina, por exemplo, que se em nossa caminhada em busca do conhecimento, tivéssemos descoberto que a terra na verdade se encontra no centro do sol e não orbitando-o a uma distância que se esperaria propícia ao desenvolvimento da vida? Isso seria um milagre, uma suspensão ou quebra das leis naturais, e não acho que algo desse tipo poderia ser desprezado por quem quer que seja.

O que vc está dizendo é que uma prova da existência de Deus poderia ser "descobrir um fenômeno qualquer que aconteça contrariando as leis naturais"?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #1214 Online: 15 de Maio de 2010, 16:21:35 »
... imagina só se descobríssemos que de alguma forma nossa existência vai contra todo o nosso conhecimento acerca dos processo naturais, que segundo o que sabemos não era para existir universo, terra ou vida? Imagina, por exemplo, que se em nossa caminhada em busca do conhecimento, tivéssemos descoberto que a terra na verdade se encontra no centro do sol e não orbitando-o a uma distância que se esperaria propícia ao desenvolvimento da vida? Isso seria um milagre, uma suspensão ou quebra das leis naturais, e não acho que algo desse tipo poderia ser desprezado por quem quer que seja.

O que vc está dizendo é que uma prova da existência de Deus poderia ser "descobrir um fenômeno qualquer que aconteça contrariando as leis naturais"?
Nem assim, as leis da natureza não são dogmáticas, é possível aperfeiçoa-las e adequa-las a realidade da natureza.

Deus é um dogma religioso, só tem validade dentro da própria religião.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1215 Online: 15 de Maio de 2010, 16:43:52 »
Nem assim, as leis da natureza não são dogmáticas, é possível aperfeiçoa-las e adequa-las a realidade da natureza.

As leis da natureza não podem ser aperfeiçoadas ou adequadas à realidade. O que se aperfeiçoa ou se adequa é a nossa compreensão dessas leis.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #1216 Online: 15 de Maio de 2010, 17:01:08 »

As leis da natureza não podem ser aperfeiçoadas ou adequadas à realidade. O que se aperfeiçoa ou se adequa é a nossa compreensão dessas leis.
Mas o que chamamos de leis é exatamente essa compreesão mais fidedigna da realidade. Leis, teorias, hipóteses, conjecturas ou seja lá como queira definir as explicações científicas, são consideradas de acordo com esta proximidade ou distanciamento da realidade.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1217 Online: 16 de Maio de 2010, 09:54:13 »

Aquilo a que chamamos "leis da natureza" na verdade são descrições do que vemos. Essas descrições podem ser melhoradas com o tempo.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1218 Online: 16 de Maio de 2010, 09:55:27 »

Um milagre não é algo que contraria as leis da natureza, é algo que contraria aquilo que sabemos das leis da natureza.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #1219 Online: 17 de Maio de 2010, 08:06:06 »

Exato. Por exemplo, se a terra estivesse localizada no centro do sol e não a uma distância adequada à vida e mesmo assim as coisas fossem como são por aqui. Não haveria nenhuma "lei" natural, sequer em tese, que podesse explicar esse fato. Ele seria totalmente contrário á própria natureza, não somente contrário ao que conhecemos da natureza.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #1220 Online: 17 de Maio de 2010, 08:54:03 »
Mas o que chamamos de vida é a materia num movimento específico (evolutivo - deriva natural). Podemos observar o movimento das galáxias e das partículas subatômicas mas apenas o biomovimento nos comove a chamarmos de vida.

Isso é muito interessante e é algo que eu também já andei pensando a respeito. Antigamente a idéia de vida estava indissociavelmente vinculada à ideia de movimento. É por isso que ainda hoje costumamos usar os termos "seres animados" e "inanimados" para separarmos as duas coisas. Mas, a medida que nosso conhecimento evoluiu, descobrimos que o movimento não é atributo exclusivo dos ditos "seres vivos". O movimento browniano foi um dos primeiros a chamar a atenção dos cientistas, daí em diante identificamos as forças naturais que regem a coesão e a dinâmica do mundo, as partículas fundamentais e a evolução da matéria a partir de energia.

De certa forma podemos dizer sim, que o cosmos é vivo, dinâmico e está em constante evolução. Os seres a que chamamos de vivos é apenas mais um estágio nesse processo, mas não por isso devemos deprezar os demais.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #1221 Online: 17 de Maio de 2010, 09:02:00 »

Aquilo a que chamamos "leis da natureza" na verdade são descrições do que vemos. Essas descrições podem ser melhoradas com o tempo.

Não totalmente. Existem "coisas" acerca das quais não restam dúvidas. Geralmente essas coisas coincidem com o que podemos obsersavar diretamente usando os sentidos. Por exemplo, não resta dúvida de que não pode haver "vida" no núcleo das estrelas, por analogia com o que sabemos de nossas experiências em laboratório (observação direta).

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #1222 Online: 17 de Maio de 2010, 09:06:50 »

Em parte sim e em parte não. As ditas "leis" naturais são indiscutivelmente criações humanas - modelos mentais para entendimento do mundo. Na natureza não existem "leis" e sim fenômenos que nós tentamos compreender por meio de uma codificação/simbologia própria. Por isso elas podem mudar, conforme nosso entendimento muda.

Contudo, há algumas coisas acerca da natureza sobre as quais não restam dúvidas - essas sim são "imutáveis".

« Última modificação: 17 de Maio de 2010, 09:11:00 por West »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1223 Online: 17 de Maio de 2010, 09:17:10 »
West

Famado - escreveu: O que vc está dizendo é que uma prova da existência de Deus poderia ser "descobrir um fenômeno qualquer que aconteça contrariando as leis naturais"?

........................................................... ..............

Fernando Silva - escreveu: Um milagre não é algo que contraria as leis da natureza, é algo que contraria aquilo que sabemos das leis da natureza.

...

Exato. Por exemplo, se a terra estivesse localizada no centro do sol e não a uma distância adequada à vida e mesmo assim as coisas fossem como são por aqui, não haveria nenhuma "lei" natural, sequer em tese, que podesse explicar esse fato. Ele seria totalmente contrário á própria natureza, não somente contrário ao que conhecemos da natureza.

Pode garantir a si próprio, que se um planeta vivo, estivesse dentro duma estrela, seria totalmente contrário á própria natureza, e não somente contrário ao que conhecemos da natureza? :)

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #1224 Online: 17 de Maio de 2010, 09:20:07 »
West

Famado - escreveu: O que vc está dizendo é que uma prova da existência de Deus poderia ser "descobrir um fenômeno qualquer que aconteça contrariando as leis naturais"?

........................................................... ..............

Fernando Silva - escreveu: Um milagre não é algo que contraria as leis da natureza, é algo que contraria aquilo que sabemos das leis da natureza.

...

Exato. Por exemplo, se a terra estivesse localizada no centro do sol e não a uma distância adequada à vida e mesmo assim as coisas fossem como são por aqui, não haveria nenhuma "lei" natural, sequer em tese, que podesse explicar esse fato. Ele seria totalmente contrário á própria natureza, não somente contrário ao que conhecemos da natureza.

Pode garantir a si próprio, que se um planeta vivo, estivesse dentro duma estrela, seria totalmente contrário á própria natureza, e não somente contrário ao que conhecemos da natureza? :)

Sim. Sem dúvida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!