Aproveitando este tópico, gostaria de perguntar aos diletos ateístas do forum o que poderia ser uma prova aceitável da existência de Deus, espíritos, enfim, do sobrenatural?
(E não perturbem com perguntas do tipo "O Deus cristão ou o Deus budista ou... ou... ou...?")
No FR existe um tópico cujo título é "Religiosos, provem que Deus existe". Como poderia ser isso? Que prova seria aceitável? Se vcs dizem que não há prova que poderia ser aceitável então o tópico perde o sentido, pois nenhuma prova seria aceita.
Eu esperava que alguém dissesse "algo que possa ser medido no laboratório", mais ou menos como o que respondeu o Derfel e não, uma colocação do tipo "não me pergunte que tipo de prova eu aceitaria porque não há prova aceitável".
Bem, substitua a palavra sobrenatural por outra qualquer que veicule o pensamento. Pode ser espírito, assombração, sei lá... O que importa é a questão "O que seria uma prova aceitável?" Não quero saber se há provas, mas o que seria aceitável como prova.
Bem, os teístas costumam usar o argumento da sintonia fina como uma suposta prova da existência de deus.
Não acho esse argumento nem um pouco aceitável, por suas várias falhas e inconsistências, até mesmo teológicas - na verdade um cristão que tenta usar esse argumento para provar a existência do seu deus nem sequer é capaz de perceber que está dando um baita tiro no pé (o argumento da sintonia fina é inconsistente com um "sintonizador" todo poderoso).
O ponto a que quero chegar é que mesmo usando-se do argumento da sintonia fina, seja pra justificar as condições propícias à vida na terra, seja para justificar os "ajustes" das supostas constantes cósmicas que tornam um universo como o nosso possível, no final das contas o que se tem é que tudo acaba sendo levado a condiçoes no mínimo esperadas, ou previsíveis. Ou seja, no final tudo acaba sendo explicável ou explicado naturalmente, dentro daquilo que é esperado ou previsível, sem que nada fuja do âmbito dos fenômenos conhecidos ou, como queiram, das "leis da física".
Agora, respondendo à pergunta do colega, o argumento da sintonia fina, na minha opinião, não prova a existência de deus, porque ele não foge em nada do esperado ou previsto pelo nosso conhecimento da natureza. Ao contrário, imagina só se descobríssemos que de alguma forma nossa existência vai contra todo o nosso conhecimento acerca dos processo naturais, que segundo o que sabemos não era para existir universo, terra ou vida? Imagina, por exemplo, que se em nossa caminhada em busca do conhecimento, tivéssemos descoberto que a terra na verdade se encontra no centro do sol e não orbitando-o a uma distância que se esperaria propícia ao desenvolvimento da vida? Isso seria um milagre, uma suspensão ou quebra das leis naturais, e não acho que algo desse tipo poderia ser desprezado por quem quer que seja.