Nada Lusitano, vc discorreu suas idéias e solicitou a Vacherot que desse suporte a elas. Há alguns anos, ele citou um pensamento em reflexão avalizando sua interpretação de hoje. Vc citou este pensamento de Vacherot, com a intenção de dar crédito ao seu pensamento. Traduzindo para um bom entendedor: Vacherot é uma verdade para vc. Ou está mentido para vc mesmo? Ou não tem consciência da verdade? Ou é mentiroso? Veja bem, isto não é uma ofensa - é para meditar a respeito (ou filosofar).
"Sei" que você não me está a ofender!!! Mas vejamos: Vacherot, não é uma verdade para mim, é uma probabilidade. Pois Descartes, anteriormente, já havia afirmado: "
penso, logo existo".
Não - não estou a mentir - tenho a ideia clara e distinta, que se "deus" existir, e estivesse em pura "solidão", se calhar não se apercebia que existia. Então ele depende da nossa autoconsciência para dar conta de si mesmo.
Eu digo isto, na suposição que as nossas ideias sobre "deus", possam ter eventualmente algo em comum... Pelo menos a palavra.
Ora eu sei, que a palavra "deus" é uma palavra homófona e homógrafa. Isto é; lê-se e escreve-se da mesma maneira, mas na realidade, pode ter um significado completamente diferente para cada um de nós.
Você aparenta evocar para o seu consumo pessoal uma concepção "divina" absolutamente incogniscível, o que não é o meu caso.
Daquilo que eu compreendi da sua primeira exposição sobre "deus", você é uma "marioneta" nas suas mãos. Você é uma espécie de robot divino, que emite sentenças, conforme a sua vontade. Você, simplesmente é um
"nada" em relação a ele.
Pela minha óptica pessoal, "deus", é a minha substância, a minha consciência e a minha liberdade de espírito.
"Deus" só existe se eu existir. Lusitano citou: De que vale existir seja o que for - mesmo "deus" - se não existir um testemunho para essa realidade? Portanto - "deus" só tem existência, se existir uma consciência capaz de o comprovar. Claro, neste caso o Homem.
Realmente está tentando inserir Deus nas limitações de seus pensamentos humanos. Se Deus existe, e se Ele é poderoso a ponto de criar tudo a partir do nada, e te deu consciência para estar agora apresentando este tipo de idéia, não seria lógico Ele te dar consciência maior que a Dele próprio a ponto de vc poder anulá-Lo, principalmente caso Ele seja Onisciente. Se o mundo todo explodisse e só ficasse o Lusitano, por esse motivo o Lusitano deixaria de existir? É necessário testemunhas de que ele está vivo? Ou a própria consciência de Lusitano afirma para ele mesmo, mesmo só: "Estou vivo". No momento em que Deus decide utilizar sua consciência para criar, a criação está subordinada ao criador, e não o contrário. Ou o Lusitano está tentando inverter a hierarquia e se tornar um "deus", a ponto de anular o próprio Deus? E assim, os devaneios deste mundo vão seguindo, claro, conforme o propósito de Deus, se é que Ele existe.
Eu sou de opinião, que a a consciência humana é uma "matrix", com diversos níveis de auto-consciência. Eu não nego a existência de "deus", porque seria o equivalente a auto-negar-me. O que eu defendo, é que há uma relação de interdependência existencial.
Se Deus existe, o Universo que está aí não necessita de comprovação, pois o que está posto faz parte de Sua natureza, tanto o visível quanto o invisível.
Você é um ser auto-consciente; portanto você inalienavelmente, é uma testemunha da sua existência. O que seria se você não existisse - haveria alguma hipótese de estarmos a discutir - parece-me que não.
Deus, se é que Ele existe, é tão maior quanto a limitação dos pensamentos filosóficos de Lusitano que não deixou brechas nem para esse tipo de idéia. Deus não deu ao homem consciência capaz de comprovar a existência Dele. O homem não tem essa capacidade. Quem decide se alguém vai ser capacitado para enxergá-lo é Ele mesmo
Desculpe-me caríssimo
nada: o seu estilo de afirmar "deus" sugere a maior dúvida sobre a sua existência. Aliás, você já confessou que não tem a mínima ideia do que seja "deus". Ele tanto pode existir como não existir -
só ele é que sabe - ele não compartilha informações consigo.
Deus (
se é que Ele existe).
Ele não depende de Lusitano; Lusitano depende Dele pois já estava antes de Lusitano, e através Dele o Lusitano é. Claro, se Lusitano foi capacitado para enxergar Deus. Pois se Lusitano não foi, Lusitano não é. Simples Teoria da Predestinação.
Se a nossa noção de "deus" -
não é a mesma - então estamos a jogar à "
bugalhoada & à alhoada".

Usamos a "mesma" palavra, mas de facto estamos a referir-nos as realidades muitíssimo diferentes.

Você não pode garantir a si próprio, que em termos da concepção que eu tenho de "deus", ele não depende da minha existência para existir como tal. Na medida, em que você não tem a mínima ideia do que realmente "deus" seja, ou pretende.
Segundo você mesmo - apenas sabe que ele existe... -
Mas não por informação directa dele. Se não foi ele que o informou, como é que lhe foi possível descobrir a sua existência e tudo o que aventa a respeito dele?