Tenham uma coisa em mente. Eu sigo a premissa de que a matéria não pode ser criada, só transformada. Ou seja, pra mim sempre existiu. Pode não ter sem pre existido a matéria de nosso universo, mas quem sabe de um outro mais antigo que o nosso e assim vai? Pra dizer a verdade, o que as pessoas chamam de espiritualidade também seria feita de uma matéria que sempre existiu.
Pro cético, a matéria se iniciou com o big bang. Pro religioso, Deus fez a matéria a partir do nada. Ou seja, ambos aqui estão seguindo esta premissa de que a matéria em si teve uma origem a partir do nada. Pra mim, esse deus é um mecanismo natural que transforma uma matéria existente em outra como matéria prima e então dá origem tanto ao espírito quanto aos universos, sejam físicos ou sutis. Mecanismo esse que não está num só lugar, mas em toda parte, englobando todos os universos.
Com isso em mente, poderia dizer que é onipresente, se esse mecanismo estiver englobando todos os universos que surgem a partir dele. Pra mim, todos os universos inclusive o nosso estão dentro de uma complexa malha. E essa malha que os forma seria esse deus, mas sem ser um indivíduo. Só um processo natural mesmo.
Poderia dizer que esse é o meu criacionismo não-bíblico, mas sim um naturalista. Até porque ninguém sabe quando teria surgido a matéria antes do big bang. Não seria um criacionismo a partir do nada por uma vontade divina, mas uma coisa totalmente natural, mecânica. Uma explicação com base na própria natureza. Porém o evolucionismo seria também uma verdade, já que organismos evoluem e até mesmo o espírito, de acordo com relatos espíritas.
No caso do espírito, quanto mais evolui, mais complexa ficaria sua estrutura. Ou seja, eu vejo o evolucionismo tanto no físico quanto no extrafísico. Mas também com essa forma diferenciada de criacionismo.
Evolucionismo + o meu criacionismo natural = Criolucionismo!
E isso acabaria com a pergunta de quem criou deus... ele sempre existiu, e nada mais é do que uma parte organizada do caos que deu origem a formas mais organizadas dele (a nossa matéria física que é estável o suficiente para ter formado diversas partículas que deram origem ao átomo, pelo resfriamento). Pois ninguém diz quando o caos se iniciou. O caos que havia antes do big bang...
O fluido cósmico universal, que daria origem tanto à matéria física quanto ao perispírito, assim como o próprio espírito (a sua própria matéria), teriam surgido pelo "resfriamento" ou desaceleração de partículas ainda mais energéticas, que seriam a matéria caótica primordial e a matéria harmonizada primordial (ambas no mesmo patamar). A matéria harmonizada usaria a caótica como matéria prima para gerar estabilidade nesta, dando origem à matéria que conhecemos. E ambas estariam por toda parte, mas fora do nosso universo, numa dimensão que englobaria todos (a tal malha energética ou estrutural que ligaria todos os universos gerados por isso).
É essa a minha forma materialista de explicar deus. Não como uma divindade, mas como parte da natureza, a origem dela. Acho que isso é monismo. É um deísmo meu só que diferente, com nome próprio, pois é o espiritualismo e naturalismo numa coisa só. Um explicando o outro, ao invés de se aniquilarem. É mais um ismo meu, mais um ismo que unificaria estas duas visões numa só, ao invés de segregar. É uma forma minha de encontrar o equilíbrio que necessito, além disso poder servir para outras pessoas em conflito. Ao conflito entre naturalismo e o espiritualismo.
Eu vejo essa suposta consciência cósmica como algo material, mecânico. Pois deve haver algo que permitiria seu funcionamento, apesar de eu não concordar que esse deus pensaria. Pode ser que essa palavra consciência tenha na verdade um outro significado. Pra mim, um mecanismo cósmico, mecânico, inconsciente e indiferente. Como a própria natureza...
É assim que penso por enquanto.