Desde o princípio o homem é idólatra. Alguns idolatram a lua, ou vacas, bezerros, reis, religiosos, homens. Criamos esculturas para representar nossa fé. Crucifixos, ou estátuas, ou pingentes, ou amuletos, ou nós mesmos. Criamos sufixos para enquadrar nossa fé. Cristianismo, islamismo, protestantismo, mormonismo, humanismo. Se deposito a fé numa cruz, como diz o Lusitano, aparenta ser como o "génio da lâmpada": pau para todo o serviço!!!. Se deposito minha fé num pé de coelho, aparenta ser como o "génio da lâmpada": pau para todo o serviço!!! Se deposito em Vacherot, aparenta ser como o "génio da lâmpada": pau para todo o serviço!!!. Se eu não cresse em Vacherot, porque citaria um argumento dele para dar suporte à minha verdade? Se deposito minha fé no homem, aparenta ser como o "génio da lâmpada": pau para todo o serviço!!!. Pois em tudo aquilo que acolhemos como o poder para nos dar paz e segurança, não passa de perturbação, pois estamos depositando nossas esperanças àqueles que verdadeiramente não tem poder algum para que possamos dizer aliviados com toda certeza: "Tô tranquilo". Lusitano necessita desesperadamente de um testemunho de que ele é. Alguém tem que testificar das coisas que ele fala, ou dar suporte às suas divagações. Se concordamos, ele posta sinal positivo. Se não concordamos, ele rebate. Deus não precisa que concordemos com Ele, nem necessita de nosso testemunho, pois Ele é a própria justiça, a própria vida, a própria consciência. Quem estava lá no princípio para conselhar Deus sobre a maneira que Ele devia criar, ou planejar? Ele mesmo era seu próprio conselheiro. Quem necessita do testemunho de que Deus existe é o próprio homem, para que faça parte também da consciência de Deus, juntamente com Ele. Quem não entende isso é porque é limitado pela corrupção. A consciência da fé que adquirimos, foi semeada desde o princípio pelo semeador e criador de todas as coisas. Não temos nada sem que antes tenhamos recebido. Muitos tem fé em tudo aquilo que está fora de Deus. Alguns afirmam que fora Dele a fé torna-se loucura, pois fora Dele está a fé no homem, e da fé no homem vem a fé nos mortos, na moedinha do Tio Patinhas, no Darwin, nas religiões,... Esse é o tipo de teísta que sou, respondendo ao Sr. Famado.