Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174894 vezes)

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
Re: Deus existe?
« Resposta #1375 Online: 22 de Maio de 2010, 12:21:26 »
Pois não receberam da fonte que recebi, que é maior que vcs.
Sei, sei. A você, Deus fala diretamente. Com a mãe dele, mandou recado.

Só não fui eu quem falou isso. :)
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1376 Online: 23 de Maio de 2010, 09:50:49 »
Pois não receberam da fonte que recebi, que é maior que vcs.
Sei, sei. A você, Deus fala diretamente. Com a mãe dele, mandou recado.
Só não fui eu quem falou isso. :)
Corrigido. Inclusive nesta.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #1377 Online: 24 de Maio de 2010, 00:14:15 »
O homem, que é o único ser capaz de questionar sobre sua própria existência

Opa...  :susto: Como você sabe, que um cachorro ou um peixe, não questiona a sua própria existência ?
Não deseje.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1378 Online: 24 de Maio de 2010, 06:30:06 »
Opa...   Como você sabe, que um cachorro ou um peixe, não questiona a sua própria existência ?

Como poderiam, se eles não tem o cérebro desenvolvido o suficiente para isto? :o

"Deus prefere os ateus"

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1379 Online: 24 de Maio de 2010, 06:35:35 »
N3RD

-------------------
panem et circenses

Citação de: Mr. Mustard  em  20 Mai 2010, 12:40:44O homem, que é o único ser capaz de questionar sobre sua própria existência

........................................................... ...................

Opa...   Como você sabe, que um cachorro ou um peixe, não questiona a sua própria existência ?  :susto:

Parece-me que a sua pergunta é excelente. :ok: Como é possível saber-se tal coisa, será que os vertebrados - não hominídeos - possuem auto-consciência?  

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1380 Online: 24 de Maio de 2010, 10:00:18 »

Opa...  :susto: Como você sabe, que um cachorro ou um peixe, não questiona a sua própria existência ?

Você já conversou com algum? Se sim, retiro o que eu disse.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #1381 Online: 24 de Maio de 2010, 11:13:06 »

Os animais também tem o sentimento de luto na perca de um outro animal próximo. Essa semana mesmo na TV passou a reportagem de uma gata que estava velando pelo seu dono, onde ele foi enterrado e ficava contemplativa "pensando" na vida.

A cognição animal impressiona e quanto mais o homem avança na compreesão da sua própria cognição mais vai percebendo a de outros animais.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #1382 Online: 24 de Maio de 2010, 11:16:18 »
Só porque não conversei com nenhum alemão quer dizer que eles não questionam sua própria existência ?

Minha incapacidade em se comunicar com eles não quer dizer nada...
Não deseje.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1383 Online: 24 de Maio de 2010, 11:50:03 »
N3RD

-------------------
panem et circenses

Mr. Mustard, disse: Se você já conversou com  algum, retiro o que disse.

........................................................... ....

Só porque não conversei com nenhum alemão quer dizer que eles não questionam sua própria existência ?

........................................................... .................................

Eu atrevo-me a concordar consigo!!! :ok:

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1384 Online: 24 de Maio de 2010, 12:08:31 »

Nossa, você esqueceu a pergunta que fez? Te ajudo: Você já conversou com um cachorro ou peixe? Se sim, eu retiro o que eu disse.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1385 Online: 24 de Maio de 2010, 12:12:29 »

Os animais também tem o sentimento de luto na perca de um outro animal próximo. Essa semana mesmo na TV passou a reportagem de uma gata que estava velando pelo seu dono, onde ele foi enterrado e ficava contemplativa "pensando" na vida.

A cognição animal impressiona e quanto mais o homem avança na compreesão da sua própria cognição mais vai percebendo a de outros animais.

Quando um ornitorrinco lançar um livro filosófico, a coisa muda muito.

Até lá (e dúvido que isto aconteça um dia), não tenho a menor dúvida que os animais expressam sentimentos de alguma forma.

O que não tem nada a haver sobre questionar a própria existência. É sério que tem forista com dúvida disto aqui?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #1386 Online: 24 de Maio de 2010, 12:26:29 »

Até lá (e dúvido que isto aconteça um dia), não tenho a menor dúvida que os animais expressam sentimentos de alguma forma.

O que não tem nada a haver sobre questionar a própria existência. É sério que tem forista com dúvida disto aqui?
O que vale é a comunicação oral e escrita então. Essa complexa atividade comunicativa é própria dos humanos mesmo. Meu tópico sobre a superioridade humana em Popper tem como base este mote.  :ok:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1387 Online: 24 de Maio de 2010, 12:37:37 »
Mr. Mustard

........................................................... .................................

Na minha opinião você não está a ser inteiramente consistente na sua demonstração.

A maior parte da Humanidade, nunca inventou nada, nem publicou coisa alguma.

O facto de certos animais, neste caso determinados vertebrados, não aparentarem produzir algum tipo de tecnologia relevante em comparação com a humana, não implica necessáriamente, ausência de autoconsciência, ou outro tipo de reflexão mental.

Pode ser até que tal pareça óbvio, pela observação das notáveis diferenças de cerebração; no entanto, não creio que isso seja inteiramente conclusivo, na medida em que têm sido divulgado experimentos, como por exemplo papagaios, em que se verificou extraordinárias aptidões comunicativas e cognitivas.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1388 Online: 24 de Maio de 2010, 12:43:16 »
Na minha opinião você não está a ser inteiramente consistente na sua demonstração.

A maior parte da Humanidade, nunca inventou nada, nem publicou coisa alguma.

O facto de certos animais, neste caso determinados vertebrados, não aparentarem produzir algum tipo de tecnologia relevante em comparação com a humana, não implica necessáriamente, ausência de autoconsciência, ou outro tipo de reflexão mental.

Pode ser até que tal pareça óbvio, pela observação das notáveis diferenças de cerebração; no entanto, não creio que isso seja inteiramente conclusivo, na medida em que têm sido divulgado experimentos, como por exemplo papagaios, em que se verificou extraordinárias aptidões comunicativas e cognitivas.

Comprove que um animal cometeu suicídio.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1389 Online: 24 de Maio de 2010, 13:39:12 »
[...]

Mr. Mustard

De modo geral eu concordo com voce quanto à diferenciação entre expressar sentimentos e questionar a própria existência, porque para isto o indivíduo tem de ter consciência dele.

Mas eu li recentemente que pesquisas apontaram que pelo menos uma espécie de chimpanzé e de golfinho tem consciência deles mesmos, o que abriria a possibilidade de questionamento quanto a sua própria existência.

O que voce acha disto?

P.S. Não lembro onde eu li. É a idade.
Foto USGS

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1390 Online: 24 de Maio de 2010, 14:59:51 »
O que voce acha disto?

Geotecton,

Sem entrar no mérito da comunicação, escrita e diferenças físicas:

Entendo perfeitamente o que você está dizendo e até acredito que alguns animais possuam tal consciência, mas está muito, mas muito distante mesmo daquela que nós, humanos, conhecemos: Analisar, observar, deduzir e colocar em prática algum conhecimento adquirido e não somente agindo a instintos naturais, ignorando um fim cujas consequencias quase nunca consegue prever.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1391 Online: 24 de Maio de 2010, 15:07:32 »
Geotecton,

Entendo perfeitamente o que você está dizendo e até acredito que alguns animais possuam tal consciência, mas está muito, mas muito distante mesmo daquela que nós, humanos, conhecemos: Analisar, observar, deduzir e colocar em prática algum conhecimento adquirido e não somente agindo a instintos naturais, ignorando um fim cujas consequencias quase nunca consegue prever.

Ok. :)
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1392 Online: 24 de Maio de 2010, 17:33:25 »

Opa...  :susto: Como você sabe, que um cachorro ou um peixe, não questiona a sua própria existência ?

Pergunte ao Lusitano. Ele tem o dom da telepatia animal.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1393 Online: 24 de Maio de 2010, 20:17:46 »
Mr. Mustard

........................................................

Essa foi muito bem apanhada!!! :ok: Mas como é que eu vou comprovar uma coisa dessas... Os veterinários ou os zoólogos, não poderiam dizer algo a respeito? :)

Mas será que um vertebrado - tem de se suicidar - para provar aos humanos que é emocionalmente consciente?   

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1394 Online: 24 de Maio de 2010, 20:27:09 »
Gigaview

........................................................... ................

Pergunte ao Lusitano. Ele tem o dom da telepatia animal.

Nem tanto assim meu caro; admito que presenciei um fenómeno bastante inusitado... Mas daí a dizer, que tenho esse tão controverso dom, vai um passo de gigante, com "as botas de sete léguas calçadas"!!! 8-) :arrow: :idea:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1395 Online: 24 de Maio de 2010, 22:05:38 »
O que voce acha disto?

Geotecton,

Mas diversos animais analisam um problema, observam e colocam em prática um conhecimento adquirido para resolvê-lo. Chimpanzés e golfinhos são apenas dois exemplos. Chimpanzés confeccionam ferramentas para os mais diversos fins, como pegar cupins e quebrar nozes, e é uma capacidade adquirida através de uma dura aprendizagem por orientação, normalmente, da fêmea. Essa confecção de ferramentas adquire até mesmo um valor cultural, ou protocultural, na medida que as técnicas variam entre grupos de chimpanzés. Lembro de um programa de TV em que um chimpanzé conseguiu ser o macho alfa por causa da sua habilidade com tambores de lata e paus, com os quais conseguia fazer um barulho que assustava os adversários (isso sendo menor e mais fraco que eles). Já alguns grupos de golfinhos aprenderam a criar bolhas de ar em forma de anéis que utilizam para brincadeiras. Também um conhecimento adquirido e não instintivo. Outros primatas também apresentam essa característica (como bonobos, gorilas, orangotango...) e também algumas aves.

E então?

http://cienciatube.blogspot.com/2008/08/aneis-de-bolhas-de-ar-feitos-por.html
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3631832-EI238,00.html

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1396 Online: 24 de Maio de 2010, 22:46:36 »
Mr. Mustard está completamente correto em suas afirmativas. (é verdadeiro no que declara)

As citações de Mr. Mustard: "O homem, que é o único ser (criado por Deus - complemento meu) capaz de questionar sobre sua própria existência" e "Comprove que um animal cometeu suicídio", já descredencia qualquer outra afirmação que tente anular a idéia que Mr. Mustard defende com sabedoria. Só reforçando a convicção de Mustard a respeito da falta de consciência dos animais, eu afirmo: "os animais não estão debaixo da Lei". Quem tem sabedoria que medite a respeito. Só resta perguntar ao Mr. Mustard: Quem te revelou que os animais não possuem consciência? Fonte humana, ou Fonte de Deus, pois vejo que esta revelação, dentre os foristas que debatem contigo, só foi dada a você.
« Última modificação: 24 de Maio de 2010, 23:03:21 por Nada »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1397 Online: 24 de Maio de 2010, 23:26:08 »
O que voce acha disto?

Geotecton,

Mas diversos animais analisam um problema, observam e colocam em prática um conhecimento adquirido para resolvê-lo. Chimpanzés e golfinhos são apenas dois exemplos. Chimpanzés confeccionam ferramentas para os mais diversos fins, como pegar cupins e quebrar nozes, e é uma capacidade adquirida através de uma dura aprendizagem por orientação, normalmente, da fêmea. Essa confecção de ferramentas adquire até mesmo um valor cultural, ou protocultural, na medida que as técnicas variam entre grupos de chimpanzés. Lembro de um programa de TV em que um chimpanzé conseguiu ser o macho alfa por causa da sua habilidade com tambores de lata e paus, com os quais conseguia fazer um barulho que assustava os adversários (isso sendo menor e mais fraco que eles). Já alguns grupos de golfinhos aprenderam a criar bolhas de ar em forma de anéis que utilizam para brincadeiras. Também um conhecimento adquirido e não instintivo. Outros primatas também apresentam essa característica (como bonobos, gorilas, orangotango...) e também algumas aves.

E então?

http://cienciatube.blogspot.com/2008/08/aneis-de-bolhas-de-ar-feitos-por.html
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3631832-EI238,00.html

E então que tudo isto que você postou não se aplica na nossa sociedade. Ou você já viu um golfinho estudando a Teoria da Relatividade Geral numa biblioteca de uma Universidade?
Leia meu post anterior: Eu não duvido da capacidade dos animais, mas suas consciências estão a kilometros de distância das dos humanos.

E não confunda inteligencia com consciência. Somos Homo Sapiens Sapiens (Homem que sabe que sabe). Percebeu a diferença?

Para os animais, ter atitudes inteligentes e a capacidade de aprender, não significa que ficam meditando sobre o que fazer no dia seguinte. É mais instinto do que qualquer outra coisa.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1398 Online: 24 de Maio de 2010, 23:30:31 »
Mr. Mustard

........................................................

Essa foi muito bem apanhada!!! :ok: Mas como é que eu vou comprovar uma coisa dessas... Os veterinários ou os zoólogos, não poderiam dizer algo a respeito? :)

Mas será que um vertebrado - tem de se suicidar - para provar aos humanos que é emocionalmente consciente?   

Não. A pergunta que lhe fiz foi apenas um exemplo de uma atitude consciênte, até agora, limitada ao humanos. Mas eu também poderia lhe perguntar sobre qual fêmea um gorila gostaria de se casar e ter seus filhos e educá-los da melhor forma, formando uma unidade familiar com valores, princípios e costumes. Você conhece algum animal com este nível de consciência?

Eu disse ao Derfel e digo a você: Não confundam inteligencia com consciência.

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1399 Online: 24 de Maio de 2010, 23:44:32 »
É de muita alegria perceber que alguém deste Clube está abrindo mão das fontes de conhecimento humanas que já estão aí, pré-concebidas, nos livros, revistas científicas, para meditar a respeito de uma proposição e apresentar um conteúdo verdadeiro, mesmo sendo um tanto controverso daquilo que estamos acostumados a aprender nas rodas de estudos. Não é o número de pessoas que concordam com um certo fato que torna um fato verdadeiro. Já afirmei isso antes. E afirmo que o Mr. Mustard está correto em suas colocações. Pois vejo que o Mr. Mustard é o único que afirma com certeza e consciência do que diz, enquanto o resto especula e apresenta fontes externas como resposta para o debate.
Mr. Mustard, não quero te desanimar, mas acredito que talvez esteja ocorrendo uma mudança em seu ser. Acredito que as "verdades" apresentadas, talvez não estejam mais satisfazendo, ou mesmo fazendo diferença quando vc tem convicção da VERDADE.
« Última modificação: 25 de Maio de 2010, 01:00:00 por Nada »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!