Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174896 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Deus existe?
« Resposta #1425 Online: 25 de Maio de 2010, 11:02:30 »
Outro tópico para mostrar o imperialismo humano e a servidão animal seria bem interessante. Maturana fornece conteúdo para mostrar que o esquema taxonômico tem uma graduação hierárquica das estruturas autopoiéticas (organismos). Fiquei ouvindo muita lorota de que as espécies são todas iguais em termos de sobrevivência e nenhuma se adapta melhor que a outro pois isto é uma perspectiva antropocêntrica.

A plasticidade neural da nossa espécie é uma conquista da história evolutiva e é nesta confluência com a lógica biológica que conflui esta nova epistemologia, muito mais realista.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #1426 Online: 25 de Maio de 2010, 12:00:42 »
O que não podemos é afirmar que o humano é um modelo supremo, único capaz da questionar sua própria existência, sem provas!!

E a linguagem escrita, não é "super-power from devil" como muitos pregam, existem formas de comunicação muito mais avançada que a nossa..
Não deseje.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #1427 Online: 25 de Maio de 2010, 12:08:24 »
Mais avançada que a comunicação cibernética eu duvido...  <_<

Porém acredito que estamos caminhando para um democratização evolutiva, onde outras espécies terão sua vez  :)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1428 Online: 25 de Maio de 2010, 12:13:12 »
Mr. Mustard declarou: "eu não consegui achar um elo/estudo cuja consciência animal seja exatamente igual a consciência humana."

Precisa encontrar um elo/estudo para dar suporte à verdade, sendo que você até já respondeu a essa questão através da verdade?

E se a fonte humana te contrariar, vai acolhê-la em detrimento de sua convicção?

Mr. Mustard, afirmo: em sua busca, acabou de dar um passo para trás. Só me resta saber se fez isso para não ficar mal perante o grupo ou se realmente me enganei com vc desde o começo.

Vamos recorrer à insanidade da Gibíblia, quando apreciamos uma passagem a respeito da semente lançada em meio aos espinhos.

Lusitano, consegue alcançar este pensamento?
« Última modificação: 25 de Maio de 2010, 12:31:54 por Nada »

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1429 Online: 25 de Maio de 2010, 12:22:21 »
Mr. Mustard,

gostaria que desse seu parecer a respeito da citação do Lusitano: "No programa televisivo "odisseia", os oceanógrafos, já mostraram imagens comoventes de cetácios, se "suicidando": principalmente golfinhos e baleias."

Pois esta evidência, teoricamente anula seu pensamento: "Comprove que um animal cometeu suicídio."

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1430 Online: 25 de Maio de 2010, 12:51:38 »
E se a fonte humana te contrariar, vai acolhê-la em detrimento de sua convicção?

Sem dúvida.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1431 Online: 25 de Maio de 2010, 13:05:12 »
O que não podemos é afirmar que o humano é um modelo supremo, único capaz da questionar sua própria existência, sem provas!!

E a linguagem escrita, não é "super-power from devil" como muitos pregam, existem formas de comunicação muito mais avançada que a nossa..

Eu tenho conhecimento de evidências que corrobam a inteligência animal e os seus níveis consciências.
Mas de reflexão da existência, nenhum. Se você tiver algum estudo que evidêncie isto, por favor, poste.

Eu ainda acredito que o homem é o único capaz de refletir sobre sua própria existência, até porque, para que possamos refletir sobre alguma coisa, precisamos de uma linguagem e uma escrita, pensamentos ordenados, raciocínio lógico, dedução, planejamento, consciência e autoconsciência.

Gritar a quatro cantos que PRECISAMOS DE PROVAS não adianta muito, isto porque, se animais possuem a capacidade de refletir sobre sua própria existência, os mesmos possuem uma linguagem tão refinada que nenhum humano é capaz de detectar, e isto eu definitivamente não acredito.

Eu já perguntei antes: Se você acha que os elementos que citei são insuficientes para deduzir que animais não refletem sobre sua própria consciência, refute com elementos que afirmam o contrário.

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1432 Online: 25 de Maio de 2010, 13:09:15 »
Mr. Mustard,

gostaria que desse seu parecer a respeito da seguinte citação do Lusitano: "No programa televisivo "odisseia", os oceanógrafos, já mostraram imagens comoventes de cetácios, se "suicidando": principalmente golfinhos e baleias."

Pois esta evidência, teoricamente anula seu pensamento: "Comprove que um animal cometeu suicídio."

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1433 Online: 25 de Maio de 2010, 13:11:07 »
Mr. Mustard, afirmo: em sua busca, acabou de dar um passo para trás. Só me resta saber se fez isso para não ficar mal perante o grupo ou se realmente me enganei com vc desde o começo.

Mal perante o grupo? Como assim?

Eu não estou disputando nada aqui, Sr. Nada.
Eu estou trocando conhecimentos. E se eu estiver errado, porque não admitir o erro e aprender?

Como nós já desvirtuamos o tópico com este monstruoso off-topic e como você já deve ter percebido, alguns foristas postaram links sobre a capacidade de inteligência e aprendizagem dos animais, mas não chegamos a um acordo quanto a capacidade dos mesmos de refletir sobre sua existência.

E por aí vai.

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1434 Online: 25 de Maio de 2010, 13:13:47 »
Mr. Mustard,

gostaria que desse seu parecer a respeito da seguinte citação do Lusitano: "No programa televisivo "odisseia", os oceanógrafos, já mostraram imagens comoventes de cetácios, se "suicidando": principalmente golfinhos e baleias."

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1435 Online: 25 de Maio de 2010, 13:15:21 »
Mr. Mustard,

Depende muito de como tal documentário chegou a conclusão de ser um suicídio não é?
Eu não vi o documentário e não tenho elementos para contra-argumentar.

O Lusitano poderia nos explicar como é este mecanismo de suicídio, certo? Por exemplo: Pararam de respirar? Se jogaram contra uma parede de corais? Como os cientistas concluiram que foi um suicídio? Etc...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1436 Online: 25 de Maio de 2010, 13:16:13 »
Moderação, por favor, poderiam separar este tópico?? Devo criar um antes?

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1437 Online: 25 de Maio de 2010, 13:24:27 »
Mustard declara: Eu estou trocando conhecimentos.

Mustard declara: "É sério que tem forista com dúvida disto aqui?"

Isso é trocar conhecimentos? Com esta sua segunda declaração vc quebrou todo mundo aqui. Não estou te condenando por isso. Foi a melhor coisa que eu li até agora neste Clube, e olha que já perdi alguns dias lendo muita coisa aqui. Mustard, está certo de que quer abrir mão disso, para voltar ao roll dos achismos? Isso é algo muito sério, pois em sua resposta ao suicídio animal, voltou a se colocar em posição de autoridade (não condeno, pois se respondeu com autoridade, é porque realmente possui autoridade para tal).

Por isso afirmo a todos: Há pensamentos que são maiores. Há de se buscá-los. Mas para alcançá-los, tem que seguir em frente, SOZINHO.

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1438 Online: 25 de Maio de 2010, 13:31:52 »
Se dividirem o tópico, vou atrás daquele onde há elucidação, convicção e autoridade. Deus existe? Se os pensamentos maiores ficarem aqui, ficarei por aqui. Mas se os pensamentos maiores migrarem de tópico, é para lá que eu vou. Pois estou em busca de Deus. Se o outro tópico tiver outro título, isso não interessa, pois a existência de Deus vai ser debatida lá. E os achismos que fiquem por aqui; os achismos e seus adeptos.

Lusitano consegue entender minhas palavras?
« Última modificação: 25 de Maio de 2010, 13:40:15 por Nada »

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1439 Online: 25 de Maio de 2010, 13:38:03 »
Mr. Mustard,

vc crê que aquele suicídio que o Lusitano citou foi realmente um suicídio, de acordo com sua convicção a respeito da consciência animal? Sinceramente, gostaria que respondesse apenas sim ou não. Não precisa explicar.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1440 Online: 25 de Maio de 2010, 13:39:30 »
Mr. Mustard,

vc crê que aquele suicídio que o Lusitano citou foi realmente um suicídio, de acordo com sua convicção a respeito da consciência animal? Sinceramente, gostaria que respondesse apenas sim ou não. Não precisa explicar.

Não.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1441 Online: 25 de Maio de 2010, 13:46:55 »
Pessoal,

Somente para elucidar (extraído da Wikipédia): " ...O homo sapiens, como espécie, tem como característica o desejo de entender e influenciar o ambiente à sua volta, procurando explicar e manipular os fenômenos naturais através da filosofia, artes, ciências, mitologia e da religião. Esta curiosidade natural levou ao desenvolvimento de ferramentas e habilidades avançadas. O ser humano é a única espécie conhecida capaz de criar o fogo, cozinhar seus alimentos, vestir-se, além de utilizar várias outras tecnologias. Os humanos passam suas habilidades e conhecimentos para as próximas gerações e, portanto, são considerados dependentes da cultura..." Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Homo_sapiens

Se a reflexão da existência vem ANTES de todas estas habilidades humanas, podemos afirmar que os animais são superiores moralmente (ou quem sabe em todos os sentidos) e refletem melhor sua existência?

Para mim é o mesmo que acreditar em ETs...

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1442 Online: 25 de Maio de 2010, 13:47:09 »
Mustard citou pergunta que fiz a ele: "E se a fonte humana te contrariar, vai acolhê-la em detrimento de sua convicção?"

Mustard respondeu: "Sem dúvida"

Mustard, tu é um baita de um mentiroso, hein! (falo isso na boa)

Pois independente das provas apresentadas ou que venham a ser apresentadas, vc mesmo já respondeu com autoridade: "Não (e fim de papo)". O "fim de papo" eu adicionei, mas é este o espírito.

« Última modificação: 25 de Maio de 2010, 13:50:45 por Nada »

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1443 Online: 25 de Maio de 2010, 13:52:14 »
Mustard, não sei por que citou a Wikipedia, pois seus pensamentos próprios já davam um grande suporte à sua convicção.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1444 Online: 25 de Maio de 2010, 13:52:50 »
Mustard citou pergunta que fiz a ele: "E se a fonte humana te contrariar, vai acolhê-la em detrimento de sua convicção?"

Mustard respondeu: "Sem dúvida"

Mustard, tu é um baita de um mentiroso, hein! (falo isso na boa)

Pois independente das provas apresentadas ou que venham a ser apresentadas, vc mesmo já respondeu com autoridade: "Não"...(e fim de papo)

Sua tática de indução é fraca. Você não me pediu explicações.

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1445 Online: 25 de Maio de 2010, 13:54:08 »
Mustard citou: "Se a reflexão da existência vem ANTES de todas estas habilidades humanas, podemos afirmar que os animais são superiores moralmente (ou quem sabe em todos os sentidos) e refletem melhor sua existência?"

Não há ninguém que possa responder isso aqui. Ou vão vir com achismos.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1446 Online: 25 de Maio de 2010, 13:55:06 »
Mustard, não sei por que citou a Wikipedia, pois seus pensamentos próprios já davam um grande suporte à sua convicção.

Acontece que, e você já deveria saber, este é um fórum cético. Convicções pessoais não são suficientes. É preciso elaborar mais, preferencialmente com fatos e dados.

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1447 Online: 25 de Maio de 2010, 13:56:35 »
A tática de indução não é fraca. A VERDADE que você fala é que é muito forte (não estou sendo irônico). Como induzir a VERDADE ao erro? Não há possibilidade.
« Última modificação: 26 de Maio de 2010, 08:53:15 por Nada »

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1448 Online: 25 de Maio de 2010, 14:01:59 »
Na verdade, é isso que quero fomentar nos foristas. Convicções. Temos potencial para perceber o imperceptível. Não preciso do Darwin, Einstein, Newton, para observar a natureza e formar uma convicção minha dos fatos. Eles acham que o negócio é assim. Eu afirmo que o negócio é assado. Ou será que não tenho potencial de observação para formular minhas convicções? Sempre vou consultar Darwin?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1449 Online: 25 de Maio de 2010, 14:11:22 »
Na verdade, é isso que quero fomentar nos foristas. Convicções. Temos potencial para perceber o imperceptível. Não preciso do Darwin, Einstein, Newton, para observar a natureza e formar uma convicção minha dos fatos. Eles acham que o negócio é assim. Eu afirmo que o negócio é assado. Ou será que não tenho potencial de observação para formular minhas convicções? Sempre vou consultar Darwin?

Eu te entendo, Sr. Nada.

Claro que temos condições de manter nossas convicções somente por observações. Exemplo: Uma onda de cinco metros vem em sua direção. Se você ficar parado esperando ela chegar, você tem grandes chances de morrer afogado.

Mas é diferente de: Uma onda de cinco metros vem em sua direção, mas você vai ficar parado porque Deus te predestinou a fazer isto. Sacou?

No caso da reflexão humana, eu tenho convicção que somente o homem possui condições de refletir sobre sua existência porque nós, em nossas fases evolutivas, também passamos por todos os ciclos de aprendizado e evolução destes animais, no entanto, somente nossa espécie desenvolveu habilidades que eu considero muito superioras as demais espécies.

Obviamente que qualquer evidência irrefutável do contrário me fará refletir sobre o tema. Entendeu?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!