As evidências originais que temos de Deus datam de mais de 2000 anos atrás. O que nós sabemos sobre Deus, foi passada de geração para geração por séculos até chegar em um ponto escrito. A Bíblia foi traduzida, adaptada, revisada, muitas e muitas vezes, é a mesma coisa que você ler um livro em sua língua original e ler sua tradução, na sua tradução vão ficar implícitas suas conclusões. Não se tem o entendimento real do que foi escrito, pelo simples fato de que não existe mais o acesso a versões menos modificadas da Bíblia. Fora isso, uma pergunta (retórica, por favor) , vocês acham que a Globo manipula pessoas? Pois é, a instituição católica surgiu mais de 500 anos depois da morte de seu mártir. Ela fez várias trocas, manipulações, distorções para permanecer "do lado de quem estava ganhando". Durante mais de 2000 anos as crenças sobre Deus foram modificadas, e vocês podem ter certeza, cada pessoa acredita em um Deus diferente. Para Joãozinho Deus é coomprensivo e amoroso, enquanto para Mariazinha Deus só é coomprensivo com quem é um devoto, e por aí vai.
Nenhum de nós conheceu Deus por si mesmo, conhecemos Deus por meio da opinião de nossos pais e durante nossa vida fomos influenciados a acreditar no que nossos pais diziam. Um exemplo bem básico e que combina com os brasileiros, eu torço pelo meu time, sofro por ele, amo ele, vibro com ele, uso suas roupas, suas bandeiras, "prego" a sua superioridade, enquanto isso, condeno meu time rival. O porém é que não existe razão para que eu faça tudo isso, mas eu fui influenciado a acreditar em A ou em B e realmente acabei acreditando, por influência, não por descoberta própria, por razão aparente, apenas por influências externas.
Assim, Deus faz parte da História, nunca saberemos a real razão pela qual ele surgiu nas crenças humanas, assim como nunca saberemos se Hitler realmente se matou, se foi Nero que colocou fogo em Roma, porque isso está muito distante de nós, isso passou por muitas modificações ao longo da História para chegar ao ponto onde estamos, tirando que a História é interpretada, ou vai dizer que você acha que autores de livros não fazem uma "manipulação" também?
Bom, espero ter sido claro.
vocé tá bem enganado, amigo. Existem milhares de fragmentos de papyrus do novo testamento, que estão livre para serem examinados para quem que seja, e o que está escrito em cada um deles, pode ser comparado com as traduções que temos hoje. Não há divergencias que justificam esta crítica.
Caro AngeloItacare,
Você faz idéia do que se perde em uma tradução? Você imagina o quão danoso é uma alteração em um livro que é a base de uma religião de massas? Um pequeno exemplo, você conhece a seguinte frase: "É mais fácil um camelo passar por um buraca de agulha, do que um rico entrar no reino do céu"? Você sabia que a palavra camelo foi a tradução escolhida para a palavra Kámilos, que tem seu real significado por: corda de amarrar navios à doca? Pois é, faz muito mais sentido dizer que uma corda grossa não passaria num buraco de uma agulha do que um camelo, não? Além do mais, esses papiros, hoje, estão em posse do vaticano, sendo que apenas pequenos fragmentos são disponibilizados ao público, sob escolha do vaticano.
Você sabia, também, que a bíblia foi traduzida 2454 vezes, para as mais diversas línguas, sendo que não existe nenhum livro em português que não tenha sido editado menos do que 47 vezes, contando só após a DITADURA MILITAR? Desculpe, mas se você quer basear a sua vida espiritual em palavras sem comprovação, que passaram por diversas edições e em fragmentos de papel aleatórios, garanto que não há nada que você possa ler nesse tópico que vá mudar a sua opinião, por isso avise-nos, porque assim não perderemos tempo tentando lhe mostrar nosso ponto de vista.